A Central da Securitas monitoriza durante 24 horas, todos os sinais emitidos pelo seu Alarme Inteligente, garantindo resposta rápida em caso de emergência.
Saiba, neste artigo, como funciona a ligação do seu Alarme Inteligente à Central de Monitorização Securitas.
O Alarme Inteligente NOS | Securitas inclui uma monitorização permanente e profissional da Central da Securitas, o que significa que, durante 24 horas por dia 365 dias por ano, todos os sinais emitidos pelo seu painel de controlo são monitorizados pela Central da Securitas, que garante uma resposta rápida, intervenção e o aviso à polícia, em caso de emergência.
A Securitas, líder na segurança, conta com quase 60 anos de experiência na proteção de pessoas, casas e empresas e com uma equipa de profissionais altamente especializados que têm a capacidade de atuar rapidamente perante qualquer emergência.
A Central Recetora de Alarmes de Securitas é responsável por assegurar dois tipos de monitorização:
Monitorização Passiva
A Central, recetora de alarmes da Securitas, executa a monitorização passiva dos sistemas de alarme dos clientes, analisando diariamente o estado do mesmo de forma a garantir que este se encontra totalmente operacional e que a comunicação com a Central nunca é interrompida. Através deste tipo de monitorização, é possível identificar, por exemplo, falhas de rede móvel ou do sinal de Wi-Fi, cortes de energia ou tentativas de sabotagem do painel. Neste género de ocorrências é interpretado como potencial tentativa de inibição do alarme e, por isso, origina um contacto da Securitas ao cliente.
Monitorização ativa
A Securitas executa também a monitorização ativa dos alarmes, assegurando que, em caso de disparo do alarme, é estabelecido de imediato o contacto com o cliente para validar a ocorrência e despistar eventuais falsos alarmes. Para garantir a privacidade do cliente, a Central não tem acesso, sob nenhuma circunstância, a qualquer imagem, vídeo ou som de sua casa, tal como exigido por lei, exceto na sequência do disparo do alarme e apenas com consentimento prévio.
O que acontece em caso de disparo do alarme?
Se o alarme disparar, a sirene de alta potência irá soar e será alertado de imediato no seu smartphone, via App, sendo informado do(s) sensor(es) que acionaram o disparo do alarme. Nesse momento, será contactado pela Securitas, que terá como objetivo despistar eventuais falsos alarmes e efetuar a ligação à polícia, caso se confirme uma potencial intrusão.
A lei da segurança privada prevê que a Central da Securitas considere potencial intrusão os casos em que i) existe confirmação visual de intrusos, captada através de um fotodetetor/ equipamento de vídeo, ou ii) num tempo inferior a trinta minutos, existe deteção de movimento, de forma sucessiva, em dois ou mais equipamentos de deteção localizados em espaços diferentes. É por este motivo que todas as soluções base incluem um sensor para porta de entrada e um detetor de movimento com câmara.
Procedimentos de autenticação por parte da Central da Securitas
Para estabelecer estes contactos com o cliente, é necessário executar um conjunto de procedimentos de autenticação com códigos previamente definidos pelo cliente no momento da instalação. Esta informação é confidencial e, para segurança do cliente, deve ser do conhecimento exclusivo dos utilizadores do serviço.
Fazem parte destes procedimentos:
Números e sequência de contactos
A Securitas segue a ordem respetiva de contacto dos números telefónicos definidos pelo cliente.
Contrassenha da central
Para que o cliente saiba que está, de facto, a falar com a Securitas, operador da Central utiliza um código de conhecimento de ambos
Código de resposta
código que permite credenciar o cliente e assegurar a Central de que está a falar com a pessoa certa.
Código de coação
se o cliente estiver a ser coagido no momento do contacto, tem a possibilidade de utilizar este código para sinalizar um pedido de ajuda. Neste tipo de situações, o operador desliga a chamada e contacta de imediato as autoridades locais
A Central da Securitas tem um papel fundamental para garantir a ligação às autoridades, se necessário.
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