Skip to main content
Header
Diogo
Super User
Super User
April 7, 2022
Destaque

Box Apple TV 4K testada por Diogo

Fotografias @Diogo 

Olá comunidade ☀️,

Preparei-vos mais uma review!

Para vos inteirar sobre o assunto, em 2020 fui convidado a testar a NOS TV na Apple TV 4K (1.ª geração).

Neste artigo foco-me no processo de troca para a nova Apple TV 4K (2.ª geração) e tudo o que ela inclui! 🤩

Em todos os meus artigos a vossa participação e questões respeitando o tema são bem-vindas. Deixem o vosso parecer em baixo. 

Envio

O envio foi de 1 dia útil e entregue por estafeta, tal e qual como os Super Extenders da Plume. Espreitem aqui.

Conteúdo da caixa

A box;

Comando da Siri;

Cabo lightning para USB;

Cabo de alimentação;

*Cabo HDMI;

*Cabo Ethernet 

(*) Fornecidos pela NOS. 

Se a box for adquirida no site da Apple ou através de um Revendedor Autorizado Apple esses mesmos cabos são vendidos à parte.

Instalação 

Foi um processo imensamente simples.

Desconectei apenas a box anterior dos cabos e conectei a nova aos mesmos.

A *configuração foi feita pelo iPhone, e os poucos passos a seguir aparecem no ecrã de forma descomplicada. 

A NOS TV é apresentada na configuração inicial e associa-se de imediato à tua conta de cliente. Sem mais logins! ❌

*Tens de ter um Apple ID para avançar.

O que melhorou em relação à geração anterior?

Mantêm-se as 3 entradas para HDMI, Ethernet Gigabit e Alimentação. 

Visualmente a box é indistinguível, mas não se deixem levar pelos looks porque as alterações encontram-se no interior! 

Vão poder *transmitir (por Airplay) e reproduzir vídeos em *4K HDR Dolby Vision com taxa de fotogramas elevada a 60fps, proporcionando uma experiência de visualização mais suave e realista. 

A entrada HDMI é 2.1 e a norma Wi-Fi 6 (802.11ax) está, igualmente, presente no último router (6.0 FTTH) que a NOS lançou no ano passado.

Vale mencionar que esta box funciona com Thread, um sistema de rede mesh que ajuda a box a comunicar com os mais variados dispositivos inteligentes tais como: fechaduras eletrónicas, adaptadores de tomada, lâmpadas/interruptores, sensores, câmaras e + instantaneamente. 

*Requer iPhone 12 Pro ou superior.

*A vossa TV necessita de suportar estes formatos. 

Capacidade

A NOS tem a versão máxima de 64Gb disponível. Considero mais do que suficiente para descarregarem tudo o que quiserem sem atingir o limite de espaço ou verificar lentidão na navegação ou enquanto assistem a algum conteúdo.

Siri Remote

Emparelhamento 

Sem qualquer passo a seguir. 

Ao clicar comunicou com a box desde o primeiro segundo. 

A Apple repaginou o acessório, adicionando botões novos para alguns recursos dedicados que tornam-o mais ergonómico. É confortável ao toque devido à sua espessura e comprimento. É também mais resistente pois já não utiliza vidro, mas sim alumínio.

O novo Siri Remote (Bluetooth 5.0) tem um clickpad sensível ao toque com botões direcionais que funcionam super bem para avançar ou retroceder nos filmes e séries que vais ver na NOS TV e noutras APPS. 

Foram adicionados os botões ON/OFFMute e Voltar (que substitui o botão “Menu”).

O botão Siri, por sua vez, foi reposicionado agora na lateral direita.

Carregamento 

Permanece pela porta Lightning. 

Sem USB-C pessoal.

Curiosidade: É possível desativar os toques na superfície touch indo às definições da box.

Apple TV Remote

Esta funcionalidade pode substituir o comando físico. Dou por mim a utilizá-la na maior parte do tempo porque tenho o meu iPhone sempre à mão.

Assim, posso escrever com maior facilidade e rapidez quando estou a pesquisar algo, por exemplo, na minha conta do Youtube ou quando é necessário digitar o e-mail e password.

Encontra-se na Central de Controlo, e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch.

*Opções de touchpad e botões direcionais disponíveis.

NOS TV+

Este serviço é apenas necessário caso tenhas uma box própria.

Permite usufruires da NOS TV na Apple/Android TV em qualquer parte da casa, dependendo da ligação da rede Wi-Fi do vosso serviço NOS.

A 2,49€ p/mês é um custo consideravelmente menor que alugar uma box extra ao operador. Basta aderir uma vez, onde vos permite fazer login na APP até 3 dispositivos em simultâneo com qualidade Full HD/4K.

Como aderir?

Deves instalar a App NOS TV e clicar em “Saber mais” e “Ativar grátis”.

*Ambas as imagens retiradas do site da NOS.

O que tem de diferente do Chromecast e Airplay?

Tudo. É uma APP pensada e desenvolvida especificamente para assistir aos conteúdos na TV da maneira mais cómoda e imersiva para o utilizador.Quando fazem Chromecast ou Airplay estão apenas e só a transmitir os conteúdos na TV em menor qualidade de imagem.

NOS TV

Sou felizardo por ser Piloto de ambas as versões da NOS TV para boxes Android TV e Apple TV, por isso tenho vindo a testá-las intensivamente. 

A APP é muito user friendly. Fornece uma interface limpa, intuitiva e navegação ultra rápida. Contém praticamente todas as funcionalidades a que estamos habituados da box convencional mas com uma fluidez brilhante. 

Está bastante madura, os canais têm imagem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e melhora progressivamente ficando cada vez mais completa.

Acontece apenas algum delay nos programas em direto, o que é normal por se tratar de um serviço OTT. 

Nem vou começar a falar do splash screen ao aceder à APP. 🤯 O bom gosto predomina! 

Existe APPS além da NOS TV?

Sim! A App Store permite-vos fazer o download de todas as vossas plataformas de streaming favoritas (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Spotify etc) e muito mais. 

Apple TV, APP Apple TV e Apple TV+

Um pouco confus@? Eu ajudo. 

Apple TV 4K é a box que torna a vossa TV numa Smart TV. 

APP Apple TV conta com filmes recentes que podem ser alugados/comprados em 4K Dolby Vision e som Dolby Atmos!

O serviço Apple TV+ é uma plataforma de streaming que reside na aplicação Apple TV e carece de uma subscrição mensal para poderem assistir ao catálogo de Apple Originals (filmes e séries) de alta qualidade.

UMA v2 ou Apple TV

Deixem-me começar por dizer que a Apple TV  (1.ª e agora 2.ª geração) dá outra vida à NOS, e ao mesmo tempo uma valente abada a qualquer outra box que utilizamos até hoje. 

É a minha box principal desde 2020. 🗣️️️️️ Surpreendidos? 

Está numa categoria dela própria. Todo o seu funcionamento é exímio. 

São fornecidas por largos anos atualizações constantes de software, ou seja, novas funcionalidades e correção de erros para o desempenho estar sempre em alta.

Além das especificações que mencionei ao longo da review, conta com uma store (App Store) repleta de APPS para todos os gostos. 

É bastante mais costumizável face à UMA e podem organizar as aplicações em pastas. 

Para quem evita ao máximo o uso de cabos quando não são necessários, a box descarta os cabos coaxial e ethernet podendo ser ligada por Wi-Fi.

Psshhh… os screen savers épicos somam pontos! 

A UMA v2 tem tido melhorias e está mais completa acompanhada de um comando por voz bem atual. Vejam aqui.

Conta com APPS de streaming como a Netflix e Amazon Prime Video e o Youtube, mas não muito mais do que isso. É muito dependente de acordos entre a operadora e as empresas detentoras dos conteúdos. 

Por agora, requer o cabo ethernet e coaxial, contudo, está previsto poder ser ligada por Wi-Fi.

Update: Wi-Fi disponível na UMA v2 👇🏼

Devo comprar/alugar a Apple TV?

Aos clientes UMA que dão valor a uma box com desempenho global excelente, acesso a todos os conteúdos num só equipamento e desfrutar da NOS TV da melhor forma possível, não pensem duas vezes. 

Tenham em conta que em regime de aluguer à NOS obtêm toda a ajuda necessária pelos meios habituais, e em última instância a troca do equipamento. 

Se tens uma Apple TV 4K da 1.ª geração e não sentes uma necessidade específica pela alta taxa de atualização Dolby Vision, padrão de rede Wireless mais recente ou suporte para Thread (acessórios HomeKit) não creio que comprar seja a melhor opção. 

O novo comando é um dos pontos a considerar para ti? Encontras-o à parte na loja online da NOS.

Testei e funciona perfeitamente com a ATV de geração anterior. 

Como posso obter uma box Apple TV?

Há a possibilidade de alugarem a ATV por 7,49€ p/mês ou adquirí-la a pronto na loja online ou *física da NOS a 219,99€, aqui.

(*) Mediante stock existente.

Ofertas 

É-vos oferecido 3 meses de Apple TV+ na ativação da box.

Como já tive essa oferta na 1ª, desta vez a Apple incluiu o serviço de jogos Apple Arcade pelo mesmo período de 3 meses. 

Podem emparelhar os vossos comandos das consolas para jogar! 🎮

A vocês 

Divirto-me muito a criar e partilhar convosco estas reviews. É uma paixão minha e um hobbie as telecomunicações, por isso gosto tanto de estar a par das novidades, pôr as mãos no produto mais recente e ajudar da melhor maneira que consigo. 

A gratidão é imensa por acompanharem, enaltecerem e gostarem do que tenho a dizer sobre os diversos assuntos.

Não é ao acaso que já somos 80 mil membros e a somar a passos largos ❤️

Disclaimer: 

Reviews 💯 imparciais baseadas nos meus testes, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros. 

2022 @Diogo - Créditos ao partilharem qualquer foto ou excertos de texto da minha autoria presentes nos meus artigos neste ou noutro local.

23 Comentários

dxnog
Super User
Super User
April 7, 2022

Boa review.

Sabes se o novo comando é compativel com a box da 1ª geração?

Parece-me bem melhor de manusear que da box que tenho.

Diogo
Super User
DiogoSuper UserAutor
Super User
April 7, 2022

Olá @dxnog,

Muito obrigado! ☺️

Sim, é compatível. Encontras essa info na review. ✨

@Diogo
Bruno Aleixo
Super User
Super User
April 7, 2022

Excelente review @Diogo S.! 💪,

Não tenho assim tanto jeito para fazer review, mas adoro lê-las, e as tuas são incríveis! 

Um bem haja camarada 

O amigo Bruno ajuda
João H.
Gestor da comunidade
April 7, 2022

Boa tarde a todos, 

Agradecemos o seu testemunho sobre a nova geração da Box Apple TV 4K, @Diogo S.  

Mais uma vez,  presenteou à comunidade uma excelente review  e com bastante detalhe. 😊 Ficamos contentes que esteja a disfrutar na nova Box, e todas as novidades que esta confere! 

Agradecemos que, novamente, através do Fórum NOS, partilhe a sua experiência connosco e com a comunidade. Acreditamos ser uma mais valia para todos os que ainda têm alguma dúvida a verem esclarecida.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Mário P.
Gestor da comunidade
April 7, 2022

Boa tarde @Diogo S.

Excelente a review! 😎

De certo que a sua opinião pode ajudar utilizadores que pretendam conhecer a Apple TV (v2) e NOS TV+. 

Muito obrigado pela partilha e pelo contributo que presta à comunidade. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Diogo
Super User
DiogoSuper UserAutor
Super User
April 7, 2022

Olá @Bruno Aleixo@João H. e @Mário P.,

Estou super lisonjeado, muito obrigado! 😍

Vocês fazem toda a diferença na nossa crescente comunidade.

Agradeço-vos muito pelas constantes mensagens de carinho.

@Diogo
velias
Kilobyte
April 7, 2022

Boa review.

Uma pergunta dá para trocar a v1 pela v2? 

NOS 3P - Internet: 1Gbps/200Mbps // F@st 5670 6.0 Wi-Fi 6 // Uma V2 // Nvidia Shield TV PRO // Nvidia Shield TV // Apple TV (3.ª geraçãophone 16 Pro Max 8GB/256GB // Apple Whatch Series 10 // IOS 18.1)/
Bruno Aleixo
Super User
Super User
April 7, 2022

Boa review.

Uma pergunta dá para trocar a v1 pela v2? 

Tudo é possível, quando fazes uma renegociação contratual. 

Um bem haja 

O amigo Bruno ajuda
CP001
April 7, 2022

Review espetacular @Diogo S. cheia de vida e boas energias. Nota-se que te estás a divertir ao mesmo tempo que escreves uma das mais completas reviews que alguma vez li. Muito bom

Já agora, qual é o comando de que gostas mais das duas?

P. S. Também acho os screen savers excelentes. Dão amplitude a qualquer casa, a sala fica a parecer maior 

Diogo
Super User
DiogoSuper UserAutor
Super User
April 7, 2022

Olá @CP001,

Uau, o teu comentário fez o meu dia. 🥺

Muito obrigado pelos rasgados elogios! 

Entre ambos, prefiro o Siri Remote da ATV 4K de 2.ª geração. Permite-me ter um maior controlo e precisão e é significativamente mais agradável na mão.

Fiquei fã do clickpad. 

@Diogo