Fotografias
Olá comunidade ,
Preparei-vos mais uma review!
Para vos inteirar sobre o assunto, em 2020 fui convidado a testar a NOS TV na Apple TV 4K (1.ª geração).
Neste artigo foco-me no processo de troca para a nova Apple TV 4K (2.ª geração) e tudo o que ela inclui! 🤩
Em todos os meus artigos a vossa participação e questões respeitando o tema são bem-vindas. Deixem o vosso parecer em baixo.
Envio
O envio foi de 1 dia útil e entregue por estafeta, tal e qual como os Super Extenders da Plume. Espreitem aqui.
Conteúdo da caixa
A box;
Comando da Siri;
Cabo lightning para USB;
Cabo de alimentação;
*Cabo HDMI;
*Cabo Ethernet
(*) Fornecidos pela NOS.
Se a box for adquirida no site da Apple ou através de um Revendedor Autorizado Apple esses mesmos cabos são vendidos à parte.
Instalação
Foi um processo imensamente simples.
Desconectei apenas a box anterior dos cabos e conectei a nova aos mesmos.
A *configuração foi feita pelo iPhone, e os poucos passos a seguir aparecem no ecrã de forma descomplicada.
A NOS TV é apresentada na configuração inicial e associa-se de imediato à tua conta de cliente. Sem mais logins!
*Tens de ter um Apple ID para avançar.
O que melhorou em relação à geração anterior?
Mantêm-se as 3 entradas para HDMI, Ethernet Gigabit e Alimentação.
Visualmente a box é indistinguível, mas não se deixem levar pelos looks porque as alterações encontram-se no interior!
Vão poder *transmitir (por Airplay) e reproduzir vídeos em *4K HDR Dolby Vision com taxa de fotogramas elevada a 60fps, proporcionando uma experiência de visualização mais suave e realista.
A entrada HDMI é 2.1 e a norma Wi-Fi 6 (802.11ax) está, igualmente, presente no último router (6.0 FTTH) que a NOS lançou no ano passado.
Vale mencionar que esta box funciona com Thread, um sistema de rede mesh que ajuda a box a comunicar com os mais variados dispositivos inteligentes tais como: fechaduras eletrónicas, adaptadores de tomada, lâmpadas/interruptores, sensores, câmaras e + instantaneamente.
*Requer iPhone 12 Pro ou superior.
*A vossa TV necessita de suportar estes formatos.
Capacidade
A NOS tem a versão máxima de 64Gb disponível. Considero mais do que suficiente para descarregarem tudo o que quiserem sem atingir o limite de espaço ou verificar lentidão na navegação ou enquanto assistem a algum conteúdo.
Siri Remote
Emparelhamento
Sem qualquer passo a seguir.
Ao clicar comunicou com a box desde o primeiro segundo.
A Apple repaginou o acessório, adicionando botões novos para alguns recursos dedicados que tornam-o mais ergonómico. É confortável ao toque devido à sua espessura e comprimento. É também mais resistente pois já não utiliza vidro, mas sim alumínio.
O novo Siri Remote (Bluetooth 5.0) tem um clickpad sensível ao toque com botões direcionais que funcionam super bem para avançar ou retroceder nos filmes e séries que vais ver na NOS TV e noutras APPS.
Foram adicionados os botões ON/OFF, Mute e Voltar (que substitui o botão “Menu”).
O botão Siri, por sua vez, foi reposicionado agora na lateral direita.
Carregamento
Permanece pela porta Lightning.
Sem USB-C pessoal.
Curiosidade: É possível desativar os toques na superfície touch indo às definições da box.
Apple TV Remote
Esta funcionalidade pode substituir o comando físico. Dou por mim a utilizá-la na maior parte do tempo porque tenho o meu iPhone sempre à mão.
Assim, posso escrever com maior facilidade e rapidez quando estou a pesquisar algo, por exemplo, na minha conta do Youtube ou quando é necessário digitar o e-mail e password.
Encontra-se na Central de Controlo, e está disponível para iPhone, iPad e iPod Touch.
*Opções de touchpad e botões direcionais disponíveis.
NOS TV+
Este serviço é apenas necessário caso tenhas uma box própria.
Permite usufruires da NOS TV na Apple/Android TV em qualquer parte da casa, dependendo da ligação da rede Wi-Fi do vosso serviço NOS.
A 2,49€ p/mês é um custo consideravelmente menor que alugar uma box extra ao operador. Basta aderir uma vez, onde vos permite fazer login na APP até 3 dispositivos em simultâneo com qualidade Full HD/4K.
Como aderir?
Deves instalar a App NOS TV e clicar em “Saber mais” e “Ativar grátis”.
*Ambas as imagens retiradas do site da NOS.
O que tem de diferente do Chromecast e Airplay?
Tudo. É uma APP pensada e desenvolvida especificamente para assistir aos conteúdos na TV da maneira mais cómoda e imersiva para o utilizador.Quando fazem Chromecast ou Airplay estão apenas e só a transmitir os conteúdos na TV em menor qualidade de imagem.
NOS TV
Sou felizardo por ser Piloto de ambas as versões da NOS TV para boxes Android TV e Apple TV, por isso tenho vindo a testá-las intensivamente.
A APP é muito user friendly. Fornece uma interface limpa, intuitiva e navegação ultra rápida. Contém praticamente todas as funcionalidades a que estamos habituados da box convencional mas com uma fluidez brilhante.
Está bastante madura, os canais têm imagem e melhora progressivamente ficando cada vez mais completa.
Acontece apenas algum delay nos programas em direto, o que é normal por se tratar de um serviço OTT.
Nem vou começar a falar do splash screen ao aceder à APP. 🤯 O bom gosto predomina!
Existe APPS além da NOS TV?
Sim! A App Store permite-vos fazer o download de todas as vossas plataformas de streaming favoritas (Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Spotify etc) e muito mais.
Apple TV, APP Apple TV e Apple TV+
Um pouco confus@? Eu ajudo.
A Apple TV 4K é a box que torna a vossa TV numa Smart TV.
A APP Apple TV conta com filmes recentes que podem ser alugados/comprados em 4K Dolby Vision e som Dolby Atmos!
O serviço Apple TV+ é uma plataforma de streaming que reside na aplicação Apple TV e carece de uma subscrição mensal para poderem assistir ao catálogo de Apple Originals (filmes e séries) de alta qualidade.
UMA v2 ou Apple TV?
Deixem-me começar por dizer que a Apple TV (1.ª e agora 2.ª geração) dá outra vida à NOS, e ao mesmo tempo uma valente abada a qualquer outra box que utilizamos até hoje.
É a minha box principal desde 2020. ️️️️️ Surpreendidos?
Está numa categoria dela própria. Todo o seu funcionamento é exímio.
São fornecidas por largos anos atualizações constantes de software, ou seja, novas funcionalidades e correção de erros para o desempenho estar sempre em alta.
Além das especificações que mencionei ao longo da review, conta com uma store (App Store) repleta de APPS para todos os gostos.
É bastante mais costumizável face à UMA e podem organizar as aplicações em pastas.
Para quem evita ao máximo o uso de cabos quando não são necessários, a box descarta os cabos coaxial e ethernet podendo ser ligada por Wi-Fi.
Psshhh… os screen savers épicos somam pontos!
A UMA v2 tem tido melhorias e está mais completa acompanhada de um comando por voz bem atual. Vejam aqui.
Conta com APPS de streaming como a Netflix e Amazon Prime Video e o Youtube, mas não muito mais do que isso. É muito dependente de acordos entre a operadora e as empresas detentoras dos conteúdos.
Por agora, requer o cabo ethernet e coaxial, contudo, está previsto poder ser ligada por Wi-Fi.
Update: Wi-Fi disponível na UMA v2
Devo comprar/alugar a Apple TV?
Aos clientes UMA que dão valor a uma box com desempenho global excelente, acesso a todos os conteúdos num só equipamento e desfrutar da NOS TV da melhor forma possível, não pensem duas vezes.
Tenham em conta que em regime de aluguer à NOS obtêm toda a ajuda necessária pelos meios habituais, e em última instância a troca do equipamento.
Se tens uma Apple TV 4K da 1.ª geração e não sentes uma necessidade específica pela alta taxa de atualização Dolby Vision, padrão de rede Wireless mais recente ou suporte para Thread (acessórios HomeKit) não creio que comprar seja a melhor opção.
O novo comando é um dos pontos a considerar para ti? Encontras-o à parte na loja online da NOS.
Testei e funciona perfeitamente com a ATV de geração anterior.
Como posso obter uma box Apple TV?
Há a possibilidade de alugarem a ATV por 7,49€ p/mês ou adquirí-la a pronto na loja online ou *física da NOS a 219,99€, aqui.
(*) Mediante stock existente.
Ofertas
É-vos oferecido 3 meses de Apple TV+ na ativação da box.
Como já tive essa oferta na 1ª, desta vez a Apple incluiu o serviço de jogos Apple Arcade pelo mesmo período de 3 meses.
Podem emparelhar os vossos comandos das consolas para jogar!
A vocês
Divirto-me muito a criar e partilhar convosco estas reviews. É uma paixão minha e um hobbie as telecomunicações, por isso gosto tanto de estar a par das novidades, pôr as mãos no produto mais recente e ajudar da melhor maneira que consigo.
A gratidão é imensa por acompanharem, enaltecerem e gostarem do que tenho a dizer sobre os diversos assuntos.
Não é ao acaso que já somos 80 mil membros e a somar a passos largos
Disclaimer:
Reviews imparciais baseadas nos meus testes, opinião e criatividade. Alheias a patrocínios, guião ou qualquer imposição por parte da NOS ou terceiros.
2022