Skip to main content
Header
Kilobyte
August 23, 2023

Rede 5 g

Boa tarde.

Ontem, fui a loja NOS da Boavista, reclamar do meu problema. 

Quando comprei o meu telemóvel 5G, perguntei ao funcionário da loja NOS, se a captação da rede 5G diferia entre telemóveis. Informou que não, e optei pelo OPPO Reno 8 5G. Pois, tenho tarifário Max da NOS que permite navegar na velocidade máxima do 5G e sem limites. Para espanto meu, o meu telemóvel antigo, Huawei P20 mate Pro, consegue ter mais velocidade que o meu novo telemóvel.

Ora, foi a loja NOS para explicar o meu problema. Sendo a reposta do técnico:

- Temos que fazer um downgrade para 4G!

Respondi:

- Então para que eu quero um telemóvel 5G, para que eu pago um tarifário tão caro?

Resposta:

- É a única solução que a NOS tem.

- A sério? É isso que me diz? E por quanto tempo tenho que funcionar em 4G? A NOS avisa quando o problema estiver resolvido? - perguntei eu

- Não sei por quanto tempo. Tem que ir passando e perguntar. - respondeu.

- E se trocarmos os cartões SIM, a ver se é disso. - Perguntei.

- Não é! Mas se quiser, podemos substituir, são 7€ (e qualquer coisa). - respondeu

- Eu tenho um problema, que nada tem haver com má utilização do cliente, o equipamento tem 3 meses, o problema é Vosso e ainda querem que eu pague para tentar resolver? Então a publicidade em que vocês são a NET mais rápido da Europa, até pode ser verdade. Mentira é que funciona ou que funciona só de vez em quando - respondi e vim embora.

Vim embora, porque é incrivelmente surreal, a incompetência que existe nas várias lojas NOS do Porto, que visitei nos últimos meses.

Nunca vim com o problema resolvido.

Sendo assim, gostaria de saber qual a(s) solução(oes), que a NOS pode apresentar para tentar resolver este problema.

Se comprei um telemóvel 5G e um tarifário com internet e velocidade ilimitada, é para usufruir dela. Caso contrário, devolvo o telemóvel e mudo para um tarifário mais baixo.

Situação, que infelizmente a NOS não permite.

Fico a aguardar a Vossa reposta, obrigado 

31 Comentários

Kilobyte
August 24, 2023

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

Ja o proverbio é velho e sábio:

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

Se não percebe da matéria, remeta-se ao silencio.

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

Exabyte
August 24, 2023

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

Nunca na vida um telemóvel que é 4G, com mais anos, pode dar mais velocidade, que um telemovel 5G.

E nunca deveria desligar o 5G, para conseguir ter internet no telemovel. E mesmo assim, com velocidades inferiores.

Além de que o contratado é para ter velocidades acima dos 10 mbps e não 7,5mbps, como tenho agora e, instável.

Leia o que a NOS diz sobre velocidades 5G: https://www.nos.pt/5g/5g-em-acao/insights-e-noticias/4g-vs-5g

https://www.nos.pt/empresas/transformacao-digital/transformacao-de-empresas/tendencias-e-inovacao/5g-mais-rapido

A ser verdade e não publicidade enganosa, qual a razão para não ter essas velocidades?

E se comprei o telemovel na NOS, a 3 meses, devem ser eles a tentar resolver o problema.

E peço-lhe, vá ganhar pontos num outro tópico, deixe este para os técnicos. Obrigado!

Então fique a saber que existe 2 tipos de 5G o n28 (700Mhz) que é basicamente um mini boost muito visto em zonas rurais e usado para cobertura indoor e parecido ao 4G+ e o n78 aquele super rápido mas que não é grande coisa dentro de casa a não ser que a antena seja muito perto o (3500Mhz) a app netmonster (disponível na playstore) dirá qual o 5G que recebe no seu local, a 5KM da antena com certeza que é o N28 ou o n78 muito degradado, depois o oppo reno 8 5G é um média gama, o que pode não agregar todas as bandas 4G disponíveis com a banda 5G visto que o mesmo ainda não existe em SA ao público o que existe comercialmente ao público é o NSA que é com “Âncora” no 4G por exemplo o meu xiaomi 12 faz todas as bandas 4G mais a banda 5G o que faz imensa diferença na velocidade 

Guimas
Super User
Super User
August 24, 2023

Então olha só tens uma opção, ir a loja e mandar pa reparação

Kilobyte
August 24, 2023

Então fique a saber que existe 2 tipos de 5G o n28 (700Mhz) que é basicamente um mini boost muito visto em zonas rurais e usado para cobertura indoor e parecido ao 4G+ e o n78 aquele super rápido mas que não é grande coisa dentro de casa a não ser que a antena seja muito perto o (3500Mhz) a app netmonster (disponível na playstore) dirá qual o 5G que recebe no seu local, a 5KM da antena com certeza que é o N28 ou o n78 muito degradado, depois o oppo reno 8 5G é um média gama, o que pode não agregar todas as bandas 4G disponíveis com a banda 5G visto que o mesmo ainda não existe em SA ao público o que existe comercialmente ao público é o NSA que é com “Âncora” no 4G por exemplo o meu xiaomi 12 faz todas as bandas 4G mais a banda 5G o que faz imensa diferença na velocidade 

Sr. Celso Costa, seguindo a sua sugestão, na instalação da aplicação NETMONSTER e outras idênticas, afim de apurar a assertividade dos dados, verifico o seguinte:

• A torre mais próxima, fica a 650 metros
  • A escolha do telemóvel foi esta e não o Xiaomi 13 Pro, porque o funcionário da NOS, informou que a nível de velocidades e de captação, eram iguais.
  • Está em NSA 700.
  • Oppo RENO 8 5G: 
    5G bands 1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 77, 78 SA/NSA

Xiami 12 5G:

1, 3, 5, 7, 8, 20, 28, 38, 40, 41, 66, 77, 78, 79 SA/NSA - International

Pelo que vejo, a unica diferença, é a banda 66 e 79

Será que é o suficiente para não funcionar?

• Verifico que, através da aplicação NETMONSTER, a rede G está constantemente a desligar e a ligar? É normal? Será problema das antenas ou do telemovel ou do cartão SIM?

Sr. Celso, pode informar, depois de um teste de velocidade no seu telemovel, qual a velocidade que obtém?

Porque não é a NOS a apresentar soluções e tem que ser os clientes que tem de andar aqui no escuro, tentar adivinhar o problema?

Kilobyte
August 24, 2023

Vou mandar reparar uma coisa que não se tem a certeza que o problema esteja no equipamento, no cartão SIM ou na rede NOS?

Mais uma vez, resposta sem sentido…

Mário P.
Gestor da comunidade
August 24, 2023

Bom dia a todos, 

Conforme indicado, e também confirmado por si, o único factor diferente é o equipamento, pelo que, sim, a comunidade deu uma boa ajuda. 

Uma vez que a rede é a mesma, tal como o local e o cartão são os mesmos, concluímos que a situação reportada tem que ver com o equipamento adquirido. Assim, e uma vez que o mesmo tem um fornecedor/fabricante próprio, é necessário consultá-los. 
Em alternativa, desloque-se a uma Loja NOS e solicite o encaminhamento do smartphone para reparação para que a Marca verifique. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Guimas
Super User
Super User
August 24, 2023

Vou mandar reparar uma coisa que não se tem a certeza que o problema esteja no equipamento, no cartão SIM ou na rede NOS?

Mais uma vez, resposta sem sentido…

🤣🤣

Jorge C
Super User
Super User
August 24, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

Conforme já referi, sugiro que faça a comparação em outro local preferencialmente com melhor cobertura 5G e com certeza nesse local terá maior velocidade.

Se entender, pode consultar a comparação dos telefones na GSM Arena aqui.

Obrigado

Olaf
Super User
Super User
August 24, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

Conforme já referi, sugiro que faça a comparação em outro local preferencialmente com melhor cobertura 5G e com certeza nesse local terá maior velocidade.

Obrigado

Mas porquê Jorge? Se com o equipamento antigo conseguia mas com este não e se todos os outros elementos são iguais… não há de ser na cobertura 

Jorge C
Super User
Super User
August 24, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

Obrigado

Mas porquê Jorge? Se com o equipamento antigo conseguia mas com este não e se todos os outros elementos são iguais… não há de ser na cobertura 

O cliente está a comparar o Huawei Mate 20 Pro 4G com o Oppo Reno8 5G.

Simples