Skip to main content
Header
Kilobyte
August 23, 2023

Rede 5 g

Boa tarde.

Ontem, fui a loja NOS da Boavista, reclamar do meu problema. 

Quando comprei o meu telemóvel 5G, perguntei ao funcionário da loja NOS, se a captação da rede 5G diferia entre telemóveis. Informou que não, e optei pelo OPPO Reno 8 5G. Pois, tenho tarifário Max da NOS que permite navegar na velocidade máxima do 5G e sem limites. Para espanto meu, o meu telemóvel antigo, Huawei P20 mate Pro, consegue ter mais velocidade que o meu novo telemóvel.

Ora, foi a loja NOS para explicar o meu problema. Sendo a reposta do técnico:

- Temos que fazer um downgrade para 4G!

Respondi:

- Então para que eu quero um telemóvel 5G, para que eu pago um tarifário tão caro?

Resposta:

- É a única solução que a NOS tem.

- A sério? É isso que me diz? E por quanto tempo tenho que funcionar em 4G? A NOS avisa quando o problema estiver resolvido? - perguntei eu

- Não sei por quanto tempo. Tem que ir passando e perguntar. - respondeu.

- E se trocarmos os cartões SIM, a ver se é disso. - Perguntei.

- Não é! Mas se quiser, podemos substituir, são 7€ (e qualquer coisa). - respondeu

- Eu tenho um problema, que nada tem haver com má utilização do cliente, o equipamento tem 3 meses, o problema é Vosso e ainda querem que eu pague para tentar resolver? Então a publicidade em que vocês são a NET mais rápido da Europa, até pode ser verdade. Mentira é que funciona ou que funciona só de vez em quando - respondi e vim embora.

Vim embora, porque é incrivelmente surreal, a incompetência que existe nas várias lojas NOS do Porto, que visitei nos últimos meses.

Nunca vim com o problema resolvido.

Sendo assim, gostaria de saber qual a(s) solução(oes), que a NOS pode apresentar para tentar resolver este problema.

Se comprei um telemóvel 5G e um tarifário com internet e velocidade ilimitada, é para usufruir dela. Caso contrário, devolvo o telemóvel e mudo para um tarifário mais baixo.

Situação, que infelizmente a NOS não permite.

Fico a aguardar a Vossa reposta, obrigado 

31 Comentários

Guimas
Super User
Super User
August 23, 2023

A velocidade que tiver é a velocidade que tiver. O que eles iriam fazer na loja ..?? nada

Jorge C
Super User
Super User
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

A velocidade num serviço 5G pode ser influenciada por vários fatores. Alguns dos principais elementos que podem afetar a velocidade incluem:

1. Cobertura da Rede: A disponibilidade da rede 5G na sua área terá um impacto direto na velocidade que poderá alcançar.

2. Frequência da Banda: As redes 5G operam em diferentes frequências, como as faixas de onda milimétricas (mmWave) e as faixas de onda sub-6GHz. Frequências mais elevadas (mmWave) podem oferecer velocidades mais altas, mas têm um alcance limitado. Frequências mais baixas (sub-6GHz) têm um alcance maior, mas as velocidades podem ser ligeiramente inferiores.

3. Distância à Antena: Aproximar-se da antena 5G pode melhorar as suas hipóteses de alcançar velocidades mais rápidas. A distância à antena influenciará a intensidade do sinal e, consequentemente, a velocidade.

4. Congestionamento da Rede: Em áreas onde muitos dispositivos estão ligados à rede 5G ao mesmo tempo, poderá ocorrer congestionamento. Isto pode resultar em velocidades mais lentas, especialmente durante períodos de utilização intensiva.

5. Capacidade do Dispositivo: A velocidade que poderá experienciar também depende das capacidades do seu dispositivo. Dispositivos mais recentes que suportam frequências 5G mais altas têm maior probabilidade de atingir velocidades mais rápidas.

6. Interferências: Barreiras físicas, como paredes e edifícios, podem afetar a qualidade do sinal 5G e, por consequência, a velocidade.

7. Condições Atmosféricas: Condições meteorológicas extremas, como chuva intensa ou neve, podem temporariamente influenciar a qualidade do sinal e a velocidade.

8. Configurações de Rede: As configurações e a gestão da rede pela operadora podem também ter impacto na velocidade.

Lembre-se de que as velocidades 5G são variáveis e podem oscilar de acordo com estes fatores. A velocidade máxima teórica anunciada para o 5G é alcançável em condições ideais, mas a velocidade real que experienciará poderá variar.

Espero que esta explicação seja esclarecedora.

Obrigado

Kilobyte
August 23, 2023

A velocidade que tiver é a velocidade que tiver. O que eles iriam fazer na loja ..?? nada

Aí sim? Então para V. Exas. acha normal que um telemóvel 4G de 2017, tem mais velocidade, com o mesmo cartão SIM, que um telemóvel de 2023 5G. Muito bem…

Das duas umas, ou você não percebe nada de nada ou é mais um desocupado que gosta de vir entreter se á custa dos outros.

Kilobyte
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

A velocidade num serviço 5G pode ser influenciada por vários fatores. Alguns dos principais elementos que podem afetar a velocidade incluem:

1. Cobertura da Rede: A disponibilidade da rede 5G na sua área terá um impacto direto na velocidade que poderá alcançar.

2. Frequência da Banda: As redes 5G operam em diferentes frequências, como as faixas de onda milimétricas (mmWave) e as faixas de onda sub-6GHz. Frequências mais elevadas (mmWave) podem oferecer velocidades mais altas, mas têm um alcance limitado. Frequências mais baixas (sub-6GHz) têm um alcance maior, mas as velocidades podem ser ligeiramente inferiores.

3. Distância à Antena: Aproximar-se da antena 5G pode melhorar as suas hipóteses de alcançar velocidades mais rápidas. A distância à antena influenciará a intensidade do sinal e, consequentemente, a velocidade.

4. Congestionamento da Rede: Em áreas onde muitos dispositivos estão ligados à rede 5G ao mesmo tempo, poderá ocorrer congestionamento. Isto pode resultar em velocidades mais lentas, especialmente durante períodos de utilização intensiva.

5. Capacidade do Dispositivo: A velocidade que poderá experienciar também depende das capacidades do seu dispositivo. Dispositivos mais recentes que suportam frequências 5G mais altas têm maior probabilidade de atingir velocidades mais rápidas.

6. Interferências: Barreiras físicas, como paredes e edifícios, podem afetar a qualidade do sinal 5G e, por consequência, a velocidade.

7. Condições Atmosféricas: Condições meteorológicas extremas, como chuva intensa ou neve, podem temporariamente influenciar a qualidade do sinal e a velocidade.

8. Configurações de Rede: As configurações e a gestão da rede pela operadora podem também ter impacto na velocidade.

Lembre-se de que as velocidades 5G são variáveis e podem oscilar de acordo com estes fatores. A velocidade máxima teórica anunciada para o 5G é alcançável em condições ideais, mas a velocidade real que experienciará poderá variar.

Espero que esta explicação seja esclarecedora.

Obrigado

Vamos lá, pelos mesmos tópicos:

1. Rede sempre no máximo, segundo indicação do telemóvel.

2. Não foi possível medir a frequência.

3. Do sítio que mais problemas tenho, é no Furadouro, e tem duas antenas a cerca de 5km. É muito longe?

4. Será que uma localização como o Furadouro, não tem uma antena capaz para tão poucos habitantes?

5. É um dispositivo de 2023 e, o Vosso funcionário disse que era tudo igual, que não valia a pena comprar um equipamento mais caro.

6. Estou num campismo, não há barreiras!

7. Está céu limpo, sem vento, 31 graus.

8. As configurações foram as que o técnico da nos, quando comprei o telemóvel verificou e disse que estava apto a funcionar.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
​​@Jorge C deu uma boa ajuda. 

Compreendemos o que nos indica e lamentamos. 
No entanto, esclareça-nos, por favor. A rede é a mesma? O cartão SIM é o mesmo? A zona em que se encontra é a mesma? 

Ficamos a aguardar o seu feedback. 
Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

No entanto, esclareça-nos, por favor. A rede é a mesma? O cartão SIM é o mesmo? A zona em que se encontra é a mesma? 

Obrigado 

A rede é a mesma, a rede NOS. Sim, é o mesmo cartão SIM, retirando e colocando no outro telemóvel. A zona é a mesma, para ser mais preciso, no mesmo lugar do sofá.

Jorge C
Super User
Super User
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 

Obrigado 

A rede é a mesma, a rede NOS. Sim, é o mesmo cartão SIM, retirando e colocando no outro telemóvel. A zona é a mesma, para ser mais preciso, no mesmo lugar do sofá.

Por mera curiosidade, testou noutro local? A cobertura pode não ser a melhor a nível de 5G.

Obrigado

João H.
Gestor da comunidade
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos o seu testemunho.

Fatores como o local onde se encontra e equipamento que está a utilizar podem influenciar a velocidade de navegação, mesmo em redes 5G.

Sendo que confirma que apenas no seu equipamento atual a velocidade é menos, recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
August 23, 2023

Boa tarde @Pcostelha,

Agradecemos o seu testemunho.

Fatores como o local onde se encontra e equipamento que está a utilizar podem influenciar a velocidade de navegação, mesmo em redes 5G.

Sendo que confirma que apenas no seu equipamento atual a velocidade é menos, recomendamos que procure mais informações junto do fabricante.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Sr. João, o Sr leu bem o meu problema? Leu todas as minhas respostas? Leu bem a resposta que V. Exa. deu?

Se o equipamento foi comprado a cerca de 3 meses na NOS, porque motivo, vou consultar o fabricante?

Porque motivo, a NOS não agenda uma visita á loja para verificação do equipamento, se é essa a Vossa suspeita? Porque motivo, é que a NOS vende um equipamento, estando o problema possivelmente na rede NOS (de acordo com o Vosso técnico da loja da Boavista, que informou que a NOS tem havido problemas na rede 5G) e não apresenta solução para o seu cliente? Ja que foi o provedor do equipamento e do serviço?

Enfim, vivemos numa era de avanços tecnológicos e de grande retrocesso nas relações humanas e comerciais.

Parece me que a NOS não tem capacidade para resolver este problema ou não tem técnicos capazes.

Guimas
Super User
Super User
August 23, 2023

Claro que tens de consultar o fabricante, a NOS não tem nada a fazer no teu caso. Agendar uma visita a loja? O técnico olha para o telemovel, ve que ele se liga ao 5g e a conclusão é? Está a funcionar, entrega-te

Como já te disse, a velocidade que tens é a velocidade que tens. É que o problema nem existe, está a ser criado na tua cabeça só porque tás a comparar telemoveis