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NOS-5G 2023-02-14 a 2025-02-13 | Da Excelência à Mediocridade


Bom dia e os meus cumprimentos

Contrato: InternetMovel PlanoMovelPro_20230214-20250213 (Fidelização)

 

...Testes / Medições:

No mesmo local, com os mesmos aparelhos, nas mesmas condições e configurações - através da «Net.mede» da «ANACOM» - portanto não questionáveis; os da «NOS» são um pouco mais optimistas, mas não se afastam muito dos valores da «ANACOM / Net.mede». 

...Seguem Valores (Salvaguardados em Arquivo, como prova, caso sejam postos em causa):

Download: 626,8Mbps   Upload: 86,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2023, 17:49
Download: 276,0Mbps   Upload: 102,1Mbps Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2024, 12:04
Download: 144,2Mbps   Upload: 36,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 18 MAI 2024, 10:37
Download: 137,2Mbps   Upload: 32,3Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 08 FEV 2025, 13:30
Download: 148,0Mbps   Upload: 26,4Mbps   Latência: 13ms   <>   Data e Hora: 20 FEV 2025, 10:52

...Ou seja, da excelência à mediocridade em apenas 1 ano!
Por outras palavras, a «Rede de Comunicações 5G» não foi actualizada/ampliada e está sobrecarregada, ou então, a NOS passou a utilizar "Traffic Shaping" diário, aplicando restrições à velocidade e ao tráfego contratados.

Utlizo a Internet - basicamente para trabalhar - e Upload de 26,4Mbps é simplesmente ridículo para «5G em 2025» (Lisboa/Telheiras), e mais grave ainda, provoca quedas/percas de ligação em «TeamViewer» ou «AnyDesk»!

Depois de várias reclamações - a última em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025 - continuo sem solução ou comunicação de análise/reparação da situação, isto é, tudo na mesma!

 

Em conclusão: REDE 5G Mediocre e Péssimo Serviço De Atendimento Ao Cliente!

...Desafio os responsáveis - da «NOS», ou deste «Forum» - para refutar o que aqui deixei transcrito,  ou melhor ainda, que indiquem/aprontem forma de corrigir o problema, em suma, repondo/voltando, no mínimo, aos valores iniciais!

Fico, então, a aguardar.

 

Atentamente,

Gigabit

32 Comentários

Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12152 comentários
  • 21 de fevereiro de 2025

Em 2 anos há mais equipamentos agora a ser utilizado com 5G, a velocidade desce. Mas a velocidade móvel é variável e não algo certo. Não me parece que vá haver alguma resposta ás sua reclamações. As infraestruturas vão sendo atualizadas com o tempo, tem que trabalhar com o que tem.

E sim, pode estar a existir traffic shapping para assegurar a qualidade da rede


Olaf
Super User
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  • Super User
  • 3888 comentários
  • 22 de fevereiro de 2025

Em tecnologias 4G ou 5G a velocidade máxima é de 100 Mbps. https://www.nos.pt/content/dam/nos/assets/pdfs/regulamento_2120%20_nos_comunicacoes.pdf

5g± Velocidades máximas de 1Gbps, na tecnologia 5G+


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 22 de fevereiro de 2025

@Gigabit,  boa tarde.
Sugerimos que, por favor, consulte as condições contratuais através da my NOS no MRC (Modelo de Resumo Contratual), a velocidade máxima estimada é de 75 Mbps/20Mbps

As velocidades podem variar em função de diversos fatores que não dependem do controlo da NOS. Informação sobre fatores influenciadores em nos.pt/ve

Obrigado, 


  • Autor
  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Caros Guimas, Olaf e Mário P.

Os meus cumprimentos

 

E o meu agradecimento pelos vossos comentários.

 

Respondo-vos em conjunto, porque todos parecem estar de acordo que o facto das velocidades de 5G terem, drasticamento, diminuído - no meu caso/zona para valores 4x inferiores, apenas decorrido 1 ano de contrato/fidelização/utilização - é algo de  muito normal, mesmo considerando que a NOS se gaba de ser uma das redes 5G mais rápidas da Europa.

Neste momento, já deverá ser, pelos valores actuais, uma das mais lentas...

Deveriam, pois, publicitar isto como algo de muito normal, ou seja, em vez de manterem o serviço - no mínimo - com a qualidade/velocidade anterior, mesmo atendendo ao número crecente de utilizadores/pagantes, escolhem não fazer nada e deixar que o 5G esteja com valores medíocres, em vez de actualizarem as infraestruturas e serviços para que tal não aconteça.

Dito isto, não posso deixar agradecer toda a documentação enviada, onde se justifica não haver nenhuma anomalia contratual, mesmo que as velocidades de 5G atinjam valores ridículos para o ano de 2025, como se isso fosse algo sem importância. 

No entanto, pior ainda, é defender o «Traffic Shaping» como algo para incrementar a qualidade da rede, em vez de aumentar a sua capacidade/infraestruturas em resposta ao número crescente de utilizadores (clientes pagantes) que escolheram a empresa - e confiaram nela - como o seu fornecedor de serviços!

É, sem dúvida, mais um caso de Portugal no seu melhor - e neste circunstância - com defensores activos e em sintonia!

 

Uma vez mais, um muito obrigado pelas vossas respostas ao meu problema e, sobretudo, por me ilucidarem quanto ao meu futuro provedor de «Serviços de Internet Móvel».

 

Atentamente,

GigaBit

(agora já só MegaBit, por Condições Contratuais)


Olaf
Super User
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  • Super User
  • 3888 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Não. É uma questão de ser a informação disponibilizada no site que não consultou. Se quer velocidades dessas tem de ter 5G+


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Bom dia ​@Gigabit,

Recordo que o 5G+ também está sujeito aos fatores influenciadores e eventualmente outros. 

Condições da oferta do Serviço de Internet Móvel | NOS 

“A NOS poderá definir e aplicar, se necessário, medidas de gestão de tráfego, de forma a garantir uma utilização eficaz dos recursos de rede e a melhoria global da qualidade de transmissão. “ 

Obrigado.


Mário P.
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  • Gestor da comunidade
  • 29457 comentários
  • 23 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ​@Gigabit 

Não nos revemos no género de prática que descreve. 
No entanto, e conforme indicado, pelo ​@Olaf e o ​@Jorge C, segundo as condições especificas do serviço, a NOS pode definir medidas de gestão de tráfego. 
As velocidades máximas do 5G+, desde que tenha um equipamento compatível e esteja numa localidade com essa cobertura, pode ter velocidades superiores. 
Obrigado, 


  • Autor
  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 24 de fevereiro de 2025

Bom dia a todos

 

...Na ‘PÁGINA 9/14’ do documento «Informação sobre velocidades do serviço de acesso à Internet», enviado pelo Olaf, mas seguramente do conhecimento de todos vós, e que aqui transcrevo, lê-se:

 

Nos tarifários do segmento empresarial em que não são anunciadas velocidades máximas nas condições específicas da oferta, a velocidade máxima é de 1 Gbps / 100 Mbps (Download/Upload) em tecnologias 5G’.

 

...Isto é, as actuais velocidades que a NOS me fornece, são:

Download’ - Cerca de 14,8% do Máximo Tecnicamente Possível

Upload’      - Cerca de 26,4% do Máximo Tecnicamente Possível

 

...Quando no início da contratação e durante um ano se situavam em:

Download’ - Cerca de 62,7% do Máximo Tecnicamente Possível

Upload’      - Cerca de 86,9% do Máximo Tecnicamente Possível

 

...Ou seja, da ‘Excelência à Mediocridade’ em cerca de 1 ano, e o «5G+» não é para aqui chamado!

 

Quanto à «Equipa Técnica» que ficou de ligar, após a reclamação efectuada em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025, até hoje, 13 dias passados, apenas 1 contacto por um técnico da NOS, para o meu No. 96*****50, que acabou por não conseguir fazer nada, já que, segundo me disse, não tinha acesso às configuração de serviços/contratos de clientes empresariais, por outras palavras, escolheram quem não tinha poderes/autorização para executar a tarefa!

Deu-me, então, a informação que seria brevemente contactado por outra equipa com a capacidade de intervenção/configuração em serviços/contratos de clientes empresariais - Até hoje, nada!

...Novamente, um Péssimo Serviço De Atendimento Ao Cliente!

 

Espero, pois, que me indiquem a forma de resolver este problema, que se agravou por uma intervenção da NOS, após avaria/falha de serviço em 06-05-2024, nomeadamente o "Shake-hands / Registo / Autenticação" entre a «NOS» e o meu serviço «InternetMóvel - PlanoMóvelPro» ter deixado de funcionar, intervenção levada a cabo através de contacto pelos números 16990 e 931699000, e que na  minha opinião, será em parte responsável pela queda das velocidades do serviço contratado.

 

Desde já, o meu obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 24 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Gigabit,

Agradecemos a sua mensagem.

Por favor, clarifique qual a sua questão.

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 24 de fevereiro de 2025

Boa tarde a todos, 

Segundo entendi o ​@Gigabit está a manifestar a sua insatisfação relativamente à qualidade do serviço 5G da NOS, especialmente no período entre 14 de fevereiro de 2023 e 13 de fevereiro de 2025.

O comentário dele, ao afirmar que houve uma transição de "excelência" para "mediocridade", sugere que, para ele, o serviço 5G não tem correspondido às expectativas de qualidade que foram inicialmente estabelecidas.

Em termos práticos, parece que está a indicar que a experiência com o 5G piorou ao longo do tempo, nomeadamente em relação à cobertura ou à velocidade da conexão, o que lhe causou frustração.

Ele espera uma qualidade superior, mas, segundo o que refere, essa qualidade não tem sido consistente ou satisfatória.

Poderá ser útil aprofundar a questão, solicitar mais detalhes sobre os problemas que experienciou, como as áreas geográficas afetadas, os horários ou situações específicas em que a performance do serviço não correspondeu às suas expectativas.

Isso permitiria uma análise mais clara e objetiva da situação. 

Obrigado. 


  • Autor
  • Megabyte
  • 8 comentários
  • 27 de fevereiro de 2025

Bom dia, Jorge C

Os meus cumprimentos e o agradecimento pelo contacto

 

...Por favor, releia o tópico do príncipio ao fim.

Verá os valores iniciais de Download, Upload e Latência e os que agora tenho, aliás como foi também mencionado e que transcrevo - No mesmo local, com os mesmos aparelhos, nas mesmas condições e configurações, através da «Net.mede» da «ANACOM» - portanto não questionáveis, e donde concluirá a razão do meu descontentamento e a justificação desta reclamação.

Não é um problemo exclusivo de áreas geográficas, horários ou situações específicas, é geral nos locais onde me ligo e ligava, ou seja, é o «Serviço 5G da NOS» que baixou de qualidade/velocidade/etc.,  situando-se - desde Maio de 2024 e após avaria no serviço da «NOS», relativamente ao meu contrato, e que demorou 12 dias até ser ultrapassado -  em valores patéticos para 5G, pelo menos no distrito de Lisboa nos locais onde é/foi usado!

...E desde a última reclamação efectuada em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025, à espera do contacto da «Equipa Técnica da NOS», ou seja, 16 dias passados e nada!

 

Continuo, assim, totalmente insatisfeito e a aguardar contacto e solução.

Obrigado.


João H.
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  • Gestor da comunidade
  • 29383 comentários
  • 27 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Gigabit,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, a situação, por favor. Em que locais nota dificuldades na rede móvel NOS, e quais as velocidades que atinge.

Obrigado


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 27 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Gigabit

Agradeço a sua sugestão para que releia o tópico mas considero a minha analise apropriada. 

Sugiro que partilhe a informação que o leva a afirmar que o 5G da NOS baixou de qualidade, velocidade e outros indicadores a nível nacional. 

Obrigado.


Guimas
Super User
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  • Super User
  • 12152 comentários
  • 27 de fevereiro de 2025

Se já passou esse tempo acredito que a situação tenha ficado arquivada. Se quer falar com técnicos pode ligar para a linha de apoio é a mesma coisa. Mas dificilmente vão fazer alguma coisa, só se houver mesmo algum problema numa antena que seja verificado e seja feito manutenção


  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025
Gigabit escreveu:

 

Não é um problemo exclusivo de áreas geográficas, horários ou situações específicas, é geral nos locais onde me ligo e ligava, ou seja, é o «Serviço 5G da NOS» que baixou de qualidade/velocidade/etc.,  situando-se - desde Maio de 2024 e após avaria no serviço da «NOS», relativamente ao meu contrato, e que demorou 12 dias até ser ultrapassado -  em valores patéticos para 5G, pelo menos no distrito de Lisboa nos locais onde é/foi usado!

...E desde a última reclamação efectuada em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025, à espera do contacto da «Equipa Técnica da NOS», ou seja, 16 dias passados e nada!


Há 2 semanas, renovei minha tarifa Mobile NOS e ambos os meus telefones passaram de 1Gbps para ~150Mbps. Outras tarifas NOS (mais antigas/prépagas) ou eSIM em roaming na rede NOS NÃO foram afetadas e continuam a atingir 1Gbps no mesmo local e/ou com os mesmos dispositivos móveis.

Você conseguiu consertar sua velocidade?

Referência - 

 


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 21 de março de 2025

Boa tarde ​@Michael Kh

Acredito que a situação que refere está descrita neste tópico. 

Espero ter ajudado a esclarecer a questão. 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025

Boa tarde ​@Jorge C 

Sim, e a legalidade desses termos, que estão enterrados em alguns arquivos PDF no site, enquanto um vendedor da NOS renova a tarifa/contrato de um cliente sem notificar o cliente sobre essa grande redução, pode ser contestada.
Se eu quisesse velocidade limitada, eu iria para outro provedor móvel e pagaria 50% menos pelo mesmo serviço.

Quando você compra um carro novo e, após recebê-lo, descobre que o carro só pode atingir a velocidade máxima de 50 km/h na rodovia porque o fabricante limitou a velocidade, como você agiria?


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 21 de março de 2025

Como pretende a minha opinião, eu teria lido as condições do contrato antes de aceitar. 

A NOS é obrigada a disponibilizar, antes da celebração do contrato e mesmo que se trate de um contrato à distância (como, por exemplo, por telefone ou Internet), um resumo com os principais elementos desse contrato (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto), incluindo as principais características dos serviços contratados. 

Operadores obrigados a disponibilizar um resumo do contrato | ANACOM 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025

Obviamente, tenho mais perguntas.
Uma vez que a NOS é obrigada a fornecer um resumo dos principais elementos do contrato... antes da celebração do contrato, como é que não me foi dito que a minha velocidade móvel iria cair de 1 Gbps para 150 Mbps quando renovei o contrato por telefone?
A menos que enterrar esses termos num PDF no site seja considerado como fornecer um "resumo dos principais elementos"?
O vendedor não forneceu nenhuma informação sobre o contrato durante a chamada telefónica.

Estou agora vinculado a um contrato de 24 meses com uma velocidade limitada de cerca de 150 Mbps em ambos os telemóveis?


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 21 de março de 2025

Pode consultar a condições do seu contrato que estão disponíveis pela App my NOS. 

Obrigado.


  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025

Para quê? Não há nada dito sobre limites de velocidade de ~150Mbps no contrato.


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 21 de março de 2025

  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025

 


Jorge C
Super User
  • 8082 comentários
  • 21 de março de 2025

  • Kilobyte
  • 20 comentários
  • 21 de março de 2025

Obrigado por dedicar tempo a apontar os documentos exatos relacionados a este problema.  
No entanto, você optou por ignorar o contrato que eu publiquei no comentário anterior. 
Não diz 750 Mbps?

Agora, por favor, se puder, explique como exatamente um cliente comum deveria entender, a partir desses documentos com linguagem vaga, que a sua velocidade 5G seria limitada a 150 Mbps se ele renovasse o seu tarifário durante uma chamada telefónica de 3 minutos com o vendedor da NOS?


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