Skip to main content
Header
Megabyte
February 21, 2025

NOS-5G 2023-02-14 a 2025-02-13 | Da Excelência à Mediocridade

Bom dia e os meus cumprimentos

Contrato: InternetMovel PlanoMovelPro_20230214-20250213 (Fidelização)

...Testes / Medições:

No mesmo local, com os mesmos aparelhos, nas mesmas condições e configurações - através da «Net.mede» da «ANACOM» - portanto não questionáveis; os da «NOS» são um pouco mais optimistas, mas não se afastam muito dos valores da «ANACOM / Net.mede». 

...Seguem Valores (Salvaguardados em Arquivo, como prova, caso sejam postos em causa):

Download: 626,8Mbps   Upload: 86,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2023, 17:49
Download: 276,0Mbps   Upload: 102,1Mbps Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2024, 12:04
Download: 144,2Mbps   Upload: 36,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 18 MAI 2024, 10:37
Download: 137,2Mbps   Upload: 32,3Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 08 FEV 2025, 13:30
Download: 148,0Mbps   Upload: 26,4Mbps   Latência: 13ms   <>   Data e Hora: 20 FEV 2025, 10:52

...Ou seja, da excelência à mediocridade em apenas 1 ano!
Por outras palavras, a «Rede de Comunicações 5G» não foi actualizada/ampliada e está sobrecarregada, ou então, a NOS passou a utilizar "Traffic Shaping" diário, aplicando restrições à velocidade e ao tráfego contratados.

Utlizo a Internet - basicamente para trabalhar - e Upload de 26,4Mbps é simplesmente ridículo para «5G em 2025» (Lisboa/Telheiras), e mais grave ainda, provoca quedas/percas de ligação em «TeamViewer» ou «AnyDesk»!

Depois de várias reclamações - a última em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025 - continuo sem solução ou comunicação de análise/reparação da situação, isto é, tudo na mesma!

Em conclusão: REDE 5G Mediocre e Péssimo Serviço De Atendimento Ao Cliente!

...Desafio os responsáveis - da «NOS», ou deste «Forum» - para refutar o que aqui deixei transcrito,  ou melhor ainda, que indiquem/aprontem forma de corrigir o problema, em suma, repondo/voltando, no mínimo, aos valores iniciais!

Fico, então, a aguardar.

Atentamente,

Gigabit

32 Comentários

Kilobyte
March 21, 2025

Para quê? Não há nada dito sobre limites de velocidade de ~150Mbps no contrato.

Jorge C
Super User
Super User
March 21, 2025
Kilobyte
March 21, 2025

Kilobyte
March 21, 2025

Obrigado por dedicar tempo a apontar os documentos exatos relacionados a este problema.  
No entanto, você optou por ignorar o contrato que eu publiquei no comentário anterior. 
Não diz 750 Mbps?

Agora, por favor, se puder, explique como exatamente um cliente comum deveria entender, a partir desses documentos com linguagem vaga, que a sua velocidade 5G seria limitada a 150 Mbps se ele renovasse o seu tarifário durante uma chamada telefónica de 3 minutos com o vendedor da NOS?

Jorge C
Super User
Super User
March 21, 2025

Boa noite ​@Michael Kh

Fico satisfeito que tenha apreciado e pela troca de ideias 😊 

O modelo de resumo de contrato que facultou menciona como velocidade máxima 750Mbps. 

A escolha do contrato é realizada pelo cliente que pode e deve consultar a informação relacionada ou limitar-se a um simples telefonema. 

Obrigado. 

Kilobyte
March 22, 2025

Note a diferença entre um fornecedor que mostra diretamente o limite de velocidade na página de oferta da tarifa e outro que não o faz.

Anunciar uma rede 5G+ e depois limitar secretamente a velocidade a 150Mbps não é uma boa prática comercial.

Jorge C
Super User
Super User
March 22, 2025

Boa tarde ​@Michael Kh

Conforme pode constatar no casos que destacou. 

1º A velocidade é “ilimitada” mas não informam mais nada. 

2º A velocidade é “ilimitada” mas é “até 1Gbps” portanto poderá ser menos.

3º Pode confirmar todos os detalhes da oferta 5G+ da NOS neste tópico. 

Tarifários para clientes residenciais:

Tarifários NOS para Telemóvel com dados ilimitados.

Nova oferta de tarifários para Telemóvel 5G+ pós-pagos constituídos por 4 perfis de dados – 100GB, 200GB, 500GB e ilimitados. Os tarifários que, além do acesso ao 5G+, incluem os serviços de Smart Number e Navegação Segura gratuitos. 

A velocidade máxima é de 1Gbps de Download e 100Mbps de Upload. No MRC é comunicada a estimativa de velocidade máxima e não a velocidade máxima por decisão da Diretiva (UE) 2018/1972 que define qual a informação que deve ser comunicada no MRC. 

Informação sobre velocidades do Serviço de Acesso à Internet 

Obrigado.

Kilobyte
March 22, 2025

Boa tarde,

Não sei qual foi o seu comentário, mas você acabou de confirmar meu ponto de que a NOS não mostra a velocidade para as tarifas.

Minha conta recebe 150Mbps, meu contrato de tarifa no e-mail diz 750, um representante da NOS me diz em uma mensagem privada aqui que 300 é o limite da minha conta. Não tenho ideia do que está acontecendo.

Jorge C
Super User
Super User
March 22, 2025

Boa tarde,

Não sei qual foi o seu comentário, mas você acabou de confirmar meu ponto de que a NOS não mostra a velocidade para as tarifas.

Minha conta recebe 150Mbps, meu contrato de tarifa no e-mail diz 750, um representante da NOS me diz em uma mensagem privada aqui que 300 é o limite da minha conta. Não tenho ideia do que está acontecendo.

O representante da NOS está certo, pois de acordo com os dados que existem, se não tiver um tarifário ilimitado, a velocidade máxima é 300Mbps para telemóveis conforme pode verificar. 

A menção que a internet móvel tem uma velocidade máxima de 150Mbps é sobre os hotspots. 

Obrigado.