Skip to main content
Header
Megabyte
February 21, 2025

NOS-5G 2023-02-14 a 2025-02-13 | Da Excelência à Mediocridade

Bom dia e os meus cumprimentos

Contrato: InternetMovel PlanoMovelPro_20230214-20250213 (Fidelização)

...Testes / Medições:

No mesmo local, com os mesmos aparelhos, nas mesmas condições e configurações - através da «Net.mede» da «ANACOM» - portanto não questionáveis; os da «NOS» são um pouco mais optimistas, mas não se afastam muito dos valores da «ANACOM / Net.mede». 

...Seguem Valores (Salvaguardados em Arquivo, como prova, caso sejam postos em causa):

Download: 626,8Mbps   Upload: 86,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2023, 17:49
Download: 276,0Mbps   Upload: 102,1Mbps Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 23 MAR 2024, 12:04
Download: 144,2Mbps   Upload: 36,9Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 18 MAI 2024, 10:37
Download: 137,2Mbps   Upload: 32,3Mbps   Latência: 15ms   <>   Data e Hora: 08 FEV 2025, 13:30
Download: 148,0Mbps   Upload: 26,4Mbps   Latência: 13ms   <>   Data e Hora: 20 FEV 2025, 10:52

...Ou seja, da excelência à mediocridade em apenas 1 ano!
Por outras palavras, a «Rede de Comunicações 5G» não foi actualizada/ampliada e está sobrecarregada, ou então, a NOS passou a utilizar "Traffic Shaping" diário, aplicando restrições à velocidade e ao tráfego contratados.

Utlizo a Internet - basicamente para trabalhar - e Upload de 26,4Mbps é simplesmente ridículo para «5G em 2025» (Lisboa/Telheiras), e mais grave ainda, provoca quedas/percas de ligação em «TeamViewer» ou «AnyDesk»!

Depois de várias reclamações - a última em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025 - continuo sem solução ou comunicação de análise/reparação da situação, isto é, tudo na mesma!

Em conclusão: REDE 5G Mediocre e Péssimo Serviço De Atendimento Ao Cliente!

...Desafio os responsáveis - da «NOS», ou deste «Forum» - para refutar o que aqui deixei transcrito,  ou melhor ainda, que indiquem/aprontem forma de corrigir o problema, em suma, repondo/voltando, no mínimo, aos valores iniciais!

Fico, então, a aguardar.

Atentamente,

Gigabit

32 Comentários

GigabitAutor
Megabyte
February 27, 2025

Bom dia, Jorge C

Os meus cumprimentos e o agradecimento pelo contacto

...Por favor, releia o tópico do príncipio ao fim.

Verá os valores iniciais de Download, Upload e Latência e os que agora tenho, aliás como foi também mencionado e que transcrevo - No mesmo local, com os mesmos aparelhos, nas mesmas condições e configurações, através da «Net.mede» da «ANACOM» - portanto não questionáveis, e donde concluirá a razão do meu descontentamento e a justificação desta reclamação.

Não é um problemo exclusivo de áreas geográficas, horários ou situações específicas, é geral nos locais onde me ligo e ligava, ou seja, é o «Serviço 5G da NOS» que baixou de qualidade/velocidade/etc.,  situando-se - desde Maio de 2024 e após avaria no serviço da «NOS», relativamente ao meu contrato, e que demorou 12 dias até ser ultrapassado -  em valores patéticos para 5G, pelo menos no distrito de Lisboa nos locais onde é/foi usado!

...E desde a última reclamação efectuada em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025, à espera do contacto da «Equipa Técnica da NOS», ou seja, 16 dias passados e nada!

Continuo, assim, totalmente insatisfeito e a aguardar contacto e solução.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
February 27, 2025

Boa tarde ​@Gigabit,

Agradecemos a sua mensagem.

Detalhe-nos, a situação, por favor. Em que locais nota dificuldades na rede móvel NOS, e quais as velocidades que atinge.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Jorge C
Super User
Super User
February 27, 2025

Boa tarde ​@Gigabit

Agradeço a sua sugestão para que releia o tópico mas considero a minha analise apropriada. 

Sugiro que partilhe a informação que o leva a afirmar que o 5G da NOS baixou de qualidade, velocidade e outros indicadores a nível nacional. 

Obrigado.

Guimas
Super User
Super User
February 27, 2025

Se já passou esse tempo acredito que a situação tenha ficado arquivada. Se quer falar com técnicos pode ligar para a linha de apoio é a mesma coisa. Mas dificilmente vão fazer alguma coisa, só se houver mesmo algum problema numa antena que seja verificado e seja feito manutenção

Kilobyte
March 21, 2025

Não é um problemo exclusivo de áreas geográficas, horários ou situações específicas, é geral nos locais onde me ligo e ligava, ou seja, é o «Serviço 5G da NOS» que baixou de qualidade/velocidade/etc.,  situando-se - desde Maio de 2024 e após avaria no serviço da «NOS», relativamente ao meu contrato, e que demorou 12 dias até ser ultrapassado -  em valores patéticos para 5G, pelo menos no distrito de Lisboa nos locais onde é/foi usado!

...E desde a última reclamação efectuada em Lisboa, na Loja da Av da República 10, no dia 11 de Fevereiro de 2025, à espera do contacto da «Equipa Técnica da NOS», ou seja, 16 dias passados e nada!

Há 2 semanas, renovei minha tarifa Mobile NOS e ambos os meus telefones passaram de 1Gbps para ~150Mbps. Outras tarifas NOS (mais antigas/prépagas) ou eSIM em roaming na rede NOS NÃO foram afetadas e continuam a atingir 1Gbps no mesmo local e/ou com os mesmos dispositivos móveis.

Você conseguiu consertar sua velocidade?

Referência - 

Jorge C
Super User
Super User
March 21, 2025

Boa tarde ​@Michael Kh

Acredito que a situação que refere está descrita neste tópico. 

Espero ter ajudado a esclarecer a questão. 

Obrigado.

Kilobyte
March 21, 2025

Boa tarde ​@Jorge C 

Sim, e a legalidade desses termos, que estão enterrados em alguns arquivos PDF no site, enquanto um vendedor da NOS renova a tarifa/contrato de um cliente sem notificar o cliente sobre essa grande redução, pode ser contestada.
Se eu quisesse velocidade limitada, eu iria para outro provedor móvel e pagaria 50% menos pelo mesmo serviço.

Quando você compra um carro novo e, após recebê-lo, descobre que o carro só pode atingir a velocidade máxima de 50 km/h na rodovia porque o fabricante limitou a velocidade, como você agiria?

Jorge C
Super User
Super User
March 21, 2025

Como pretende a minha opinião, eu teria lido as condições do contrato antes de aceitar. 

A NOS é obrigada a disponibilizar, antes da celebração do contrato e mesmo que se trate de um contrato à distância (como, por exemplo, por telefone ou Internet), um resumo com os principais elementos desse contrato (Lei n.º 16/2022, de 16 de agosto), incluindo as principais características dos serviços contratados. 

Operadores obrigados a disponibilizar um resumo do contrato | ANACOM 

Caso tenha mais questões partilhe com a comunidade. 

Obrigado.

Kilobyte
March 21, 2025

Obviamente, tenho mais perguntas.
Uma vez que a NOS é obrigada a fornecer um resumo dos principais elementos do contrato... antes da celebração do contrato, como é que não me foi dito que a minha velocidade móvel iria cair de 1 Gbps para 150 Mbps quando renovei o contrato por telefone?
A menos que enterrar esses termos num PDF no site seja considerado como fornecer um "resumo dos principais elementos"?
O vendedor não forneceu nenhuma informação sobre o contrato durante a chamada telefónica.

Estou agora vinculado a um contrato de 24 meses com uma velocidade limitada de cerca de 150 Mbps em ambos os telemóveis?

Jorge C
Super User
Super User
March 21, 2025

Pode consultar a condições do seu contrato que estão disponíveis pela App my NOS. 

Obrigado.