Skip to main content
Respondido

Kanguru XL Livre 5G com velocidades inconstantes


Bom dia,

Adquiri recentemente um cartão Kanguru livre XL 10 dias para o meu equipamento 5G.

Aqui na minha zona (Buarcos - Figueira da Foz) apanho o 5G NSA e tenho velocidades inconstantes, ie, umas vezes na ordem 20 a 30 megas de download, outras na casa dos 100 megas e também já consegui 400 a 500 megas de download (speedtest by ookla).

A mina questão é se poderiam por favor verificar se o meu cartão está otimizado para tirar o máximo partido do 5G da minha zona, pois já vi em alguns fóruns pessoas com alguns problemas por terem cartões de tarifários antigo sem estarem otimizados.

Posso enviar o IMEI e o nº do tlm Kanguru se necessário, para o efeito.

Obrigado pela atenção.

Cumprimentos

14 Comentários

Reputação 7

Boa tarde @Bentley,

Para ter acesso pleno ao 5G precisa de reunir estas condições.

  • Um equipamento 5G;
  • Cartão SIM compatível com 5G;
  • Tarifário compatível com 5G;
  • Estar numa localização coberta pela rede 5G da NOS.

Segundo a informação do site abaixo, nem todos os locais tem 5G em Buarcos.

Mapa de cobertura 3G / 4G / 5G, Portugal

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Bentley,

Agradecemos a usa mensagem e partilha do @Jorge C.

Podemos sugerir que configure, através do equipamento que está a utilizar, que escolha uma rede única para utilizar, por exemplo apenas 4G ou 5G, se existir essa possibildiade.

Obrigado

Boa tarde,

O equipamento é 5G, o cartão é o Kanguru XL que tem indicado no invólucro “Pronto para 5G”.

O Tarifário é o do Kanguru XL pré pago, neste caso é o de 10 dias de oferta com tráfego ilimitado.

No mapa, eu resido nesta zona,

Obrigado

Reputação 7

@Bentley o mapa que partilhei faculta informação partilhada por utilizadores, não é oficial.

Obrigado.

@João H. ,  boa tarde. Sim o equipamento deteta o 5G NSA. Só estranho é o facto das velocidades serem tão inconstantes, acabei agora de fazer o speedtest da NOS, print abaixo. Também já me 20mbps e outras vezes deu cerca dos 300 e até 400 Mbps de DL...

Será que o cartão pré-pago tem alguma limitação que não permita todo o potencial do 5G?

 

 

@Jorge C , então oficialmente perto da zona de Buarcos em que coloquei o print, existe alguma antena ou antenas 5G ? Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

@Bentley podes estar a usar o serviço numa zona com pouca cobertura em que o cartão esteja a alternar entre várias redes, acho que por isso é o que o @João H. sugeriu que colocasses numa rede especifica nas configurações

um bem haja 

Reputação 7

@Jorge C , então oficialmente perto da zona de Buarcos em que coloquei o print, existe alguma antena ou antenas 5G ? Obrigado

 

Bom dia @Bentley,

Desconheço informação oficial sobre antenas, realmente pode estar numa zona que comuta entre 5G e 4G se o dispositivo permitir escolha unicamente uma delas para manter a estabilidade.

Obrigado.

Boa tarde,

Agradeço a ajuda, estabilizei a rede 5G com o meu Ipad 5G e consigo resultados melhores, entre os 200 e os 400mbps de DL. Em condições ótimas de rede 5G, qual é o máximo de velocidade (DL e UL) que consigo com este cartão Kanguru XL, quer na modalidade pré-paga quer na pós-paga ?

Obg.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Bentley e partilha da comunidade sobre o tema.

Com um Speed ScoreTM 5G de 317,07, a NOS foi distinguida por ter a rede 5G mais rápida de Portugal com velocidade média de download de 371,65 Mbps.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Bom dia,

Entretanto mudei de tarifário para o Mais Gigas Ilimitado e, curiosamente, estou a verificar que a velocidade de Upload é pior do que a que eu tinha no Kanguru XL, no mesmo local e na mesma morada.

Recebi o cartão Mais Gigas Ilimitado em 20/07/2024 e coloquei no meu tablet 5G, e neste dia tive velocidades de Upload de 60 a 70mbps, semelhantes às que obtive durante o período que estive com o Kanguru XL.

Acontece que nos dias seguintes e até hoje, a velocidade de Upload passou para entre os 20 a 40mbps.

Podem verificar por favor se a NOS entretanto colocou alguma limitação/restrição no Upload do tarifário Mais Gigas Ilimitado?

Obrigado pela ajuda.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde, @Bentley

Agradecemos o seu comentário. 
Diga-nos, por favor, se nas definições do seu tablet a rede móvel selecionada é apenas 5G, caso não seja, e esteja em automático, mude para apenas 5G. Após fazê-lo, reinicie o equipamento e experimente novamente através de um teste de velocidades. 

Obrigado, 

Bom dia, @Mário P. , já efetuei conforme mencionado e acabei de obter estes valores no speedtest da ookla:

DL = 411 mbps

UL = 37,2 mbps

O UL continua bem abaixo do que consegui no 1º dia, e do que eu tinha com o tarifário anterior (Kanguru XL)

Obrigado

 

Reputação 7
Crachá +6

Obrigado nós, @Bentley pela sua cooperação. 
Infelizmente não conseguimos verificar a cobertura 5G, pelo que vamos endereçar a situação. Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de contribuinte, internet móvel e contacto preferencial. 
Obrigado,

Comentário