Skip to main content
Header
Respondido

Disponibilidade do 5G Standalone (NR SA) na NOS

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
55% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

139 Comentários

• Kilobyte
  • 20 comentários
  • 5 de novembro de 2024

Pois tenho um tarifário ilimitado sem limites e samsung s22 ultra e nao tenho acesso tb

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7428 comentários
  • 5 de novembro de 2024
Wesley M Lima escreveu:

Boa noite

sabe quando à Apple vai ter atualização para o 5g standalone?

@Wesley M Lima segundo a Apple a compatibilidade é a seguinte.

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7428 comentários
  • 5 de novembro de 2024
Wesley M Lima escreveu:

Pois tenho um tarifário ilimitado sem limites e samsung s22 ultra e nao tenho acesso tb

@Wesley M Lima é necessário que se encontre numa localização com cobertura 5G+.

Obrigado.

• Kilobyte
  • 20 comentários
  • 5 de novembro de 2024
Jorge C escreveu:
Wesley M Lima escreveu:

Boa noite

Obrigado.

Tenho um iphone 15 pro max 

so que ainda nao tem a opção de ativar o 5G standalone nas definições como nos outros países.

onde tem cobertura 5G+ conseguimos saber?

Jorge C
Super User
  • Super User
  • 7428 comentários
  • 5 de novembro de 2024
Wesley M Lima escreveu:
Jorge C escreveu:
Wesley M Lima escreveu:

Boa noite

Obrigado.

Tenho um iphone 15 pro max 

so que ainda nao tem a opção de ativar o 5G standalone nas definições como nos outros países.

onde tem cobertura 5G+ conseguimos saber?

A informação que existe está neste site.

Obrigado.

• Megabyte
  • 8 comentários
  • 1 de dezembro de 2024

Eu tenho um telemóvel da lista compatível com o 5G+. Pretendo aderir ao tarifário ilimitado, mas sem saber se na minha área de residência há 5G+... como posso ter essa informação antes de aderir? Afinal estamos a falar de 24 meses de fidelização…

Há alguma lista publica dos concelhos com 5G+? Há em todos os locais 5G NSA?

A NOS poderia ser mais transparente a respeito deste assunto.

Cumprimentos 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 28094 comentários
  • 1 de dezembro de 2024

Boa tarde, ​@Sr. Cardoso
Infelizmente, de momento, não conseguimos aceder à cobertura 5G para confirmar a informação que nos pede. Assim, para podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e código postal para o perfil ​@Fórum
Vamos endereçar à equipa que vai ajudar. 
Obrigado, 

ManuelBrito1989
  • Megabyte
  • 23 comentários
  • 27 de dezembro de 2024

Grande trapalhada que vai nesta empresa. Primeiro tem de se ter tarifário ilimitado. Tudo bem. Depois equipamento compatível (são 2 aqui em casa) e depois não sabem quais as áreas com 5G+? Só podem andar a brincar! Se não sabem nem estavam prontos, não lançavam, simples. Lançavam em massa, para que os clientes pudessem usufruir ou mudar de tarifário para usufruir… Mas com os preços que praticam… deixem acabar a fidelização e ardeu o 5G+ e o que for. E já agora, eduquem os vossos técnicos a não vandalizar as redes de outras operadoras, quando andarem a colocar PDO nas paredes! Agradecido!

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27816 comentários
  • Resposta
  • 13 de janeiro de 2025

Boa tarde a todos,

Três anos depois de ter sido a primeira a lançar o 5G, em Portugal, a NOS é agora a primeira a disponibilizar o 5G+ aos seus clientes, uma rede ainda mais rápida e sustentável. 📶🛜

Saiba mais sobre o 5G+ da NOS, também tecnicamente conhecido por 5G Stand Alone (SA),  através do nosso artigo:

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 14 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

Três anos depois de ter sido a primeira a lançar o 5G, em Portugal, a NOS é agora a primeira a disponibilizar o 5G+ aos seus clientes, uma rede ainda mais rápida e sustentável. 📶🛜

Saiba mais sobre o 5G+ da NOS, também tecnicamente conhecido por 5G Stand Alone (SA),  através do nosso artigo:

Obrigado

A 5G+ está disponível apenas para clientes da NOS com tarifário ilimitado, enquanto os clientes WTF continuam sem acesso.

Enfim, políticas estúpidas que acham que os clientes vão migrar para o tarifário ilimitado só para ter acesso ao 5G+, o que vai contra a solução que o 5G+ (5G SA) veio oferecer: resolver a saturação da rede 4G e melhorar a gestão do espectro com o 5G SA.

A rede 5G NSA ainda utiliza o espectro e o core da rede 4G, logo, não resolve o problema de saturação da 4G. 😇

Enfim, quando as políticas financeiras valem mais que as soluções técnicas...

CP001
  • 1451 comentários
  • 14 de janeiro de 2025

@luisbaker não seria avisado da parte da NOS acabar com o core 4G. Isso era deixar clientes 4G sem acesso ou clientes com equipamentos 5G NSA (sem SA) também eles sem acesso

O que a NOS deve estar a pensar é, à medida que os terminais dos clientes forem migrando para 5G SA, vai gradualmente desalocando espetro do 4G e do 5G NSA (que tem o tal core 4G).

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 14 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:

@luisbaker não seria avisado da parte da NOS acabar com o core 4G. Isso era deixar clientes 4G sem acesso ou clientes com equipamentos 5G NSA (sem SA) também eles sem acesso

O que a NOS deve estar a pensar é, à medida que os terminais dos clientes forem migrando para 5G SA, vai gradualmente desalocando espetro do 4G e do 5G NSA (que tem o tal core 4G).

Quem falou em acabar com o 4G? Eu apenas referi que o 5G NSA utiliza o core e as frequências do 4G, juntamente com duas novas bandas NR. Com muitos clientes a utilizar o 5G NSA, juntamente com clientes que têm apenas terminais 4G, a rede 4G pode saturar. Se a NOS tivesse adotado a política de disponibilizar o 5G SA para todos os tarifários da operadora NOS/WTF, isso não aconteceria e seria mais raro 😇.

As vantagens de melhoria na gestão de tráfego e no espectro que o 5G SA oferece, tecnicamente, deveriam estar disponíveis para todos os clientes atuais com acesso ao 5G+. Assim, a própria rede ganharia vantagem. No entanto, a política de limitar o 5G+ apenas aos clientes NOS com tarifários ilimitados é completamente contrária às questões técnicas, sendo uma decisão puramente financeira.

CP001
  • 1451 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
luisbaker escreveu:
CP001 escreveu:

Quem falou em acabar com o 4G? Eu apenas referi que o 5G NSA utiliza o core e as frequências do 4G, juntamente com duas novas bandas NR. Com muitos clientes a utilizar o 5G NSA, juntamente com clientes que têm apenas terminais 4G, a rede 4G pode saturar. Se a NOS tivesse adotado a política de disponibilizar o 5G SA para todos os tarifários da operadora NOS/WTF, isso não aconteceria e seria mais raro 😇.

As vantagens de melhoria na gestão de tráfego e no espectro que o 5G SA oferece, tecnicamente, deveriam estar disponíveis para todos os clientes atuais com acesso ao 5G+. Assim, a própria rede ganharia vantagem. No entanto, a política de limitar o 5G+ apenas aos clientes NOS com tarifários ilimitados é completamente contrária às questões técnicas, sendo uma decisão puramente financeira.

Muito bem, não tinha percebido. Se é isso que está a defender (um alargamento de tarifários) então estou completamente de acordo consigo

De qualquer forma, quero só notar que a maioria do parque de smartphones dos clientes da NOS só é compatível com 5G NSA. Telemóveis com 5G SA são sobretudo os mais recentes e nem todos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 27816 comentários
  • 14 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@luisbaker e partilha do ​@CP001.

Confirmamos que de momento apenas que os tarifários NOS ilimitados para clientes residenciais têm acesso ao 5G+.

A NOS está a trabalhar para garantir que a cobertura 5G está ao alcance de todos os portugueses. Estamos continuamente a investir para levar o 5G+ a cada vez mais clientes e localizações.

Fique atento a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário