Skip to main content
Header
Pergunta

De WTF para NOS mobile 5g+ sem limites max

Boa noite, 

Mudei o meu tarifário de WTF para NOS mobile 5G+ sem limites max na sexta-feira.

O novo tarifário ficou ativo passado 2 horas. Contudo, não tenho acesso ao 5G+ no meu iPhone e o id da rede mantém-se WTF.

Liguei para a NOS ontem e disseram que teria que aguarda 24 horas.

Passaram as 24 horas e nada.

Fui a uma loja NOS e foi-me dito que taria que aguardar 48h.

Tenho eSIM, isto não deveria ser automático?

A minha ideia inicial era mudar o WTF para a DIGI, a NOS conveceu-me a ficar com a história da qualidade da rede, etc.

Mas se a única coisa que os destingue da DIGI não conseguem ativar, prefiro mudar para a DIGI (pelo menos pago bem menos).

20 Comentários

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 2, 2026

Bom dia, ​@RSLO, bem-vindo ao Fórum NOS. 

Agradecemos a sua mensagem. Estamos aqui para ajudar.

O serviço 5G fica automaticamente ativo e consegue utilizá-lo desde que tenha um equipamento compatível com a rede e esteja numa zona com cobertura. Saiba mais em:

Aguardamos o seu testemunho. 

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 2, 2026

Bom dia,

Obrigado!

O telemóvel é compatível (iPhone 16) e está atualizado, contudo a opção 5G standalone não permite ativar (aparece escurecida)

Dá-me a entender que é por falta de atualização do eSIM.

O eSIM que está instalado ainda é WTF.

O ID da rede ainda aparece como WTF.

Parece que o problema está aí, mas já liguei para o apoio e já fui a uma loja e parece que ninguém compreende…fazem-me esperar em vão e andar de um lado para o outro…

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 3, 2026

Boa tarde ​@RSLO,

Agradecemos o seu testemunho. Estamos aqui para ajudar.

Diga-nos, por favor, há quanto tempo possui o seu eSIM atual ou se se recorda da data da transição de SIM para eSIM.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 3, 2026

Boa noite,

O eSim atual não consigo precisar à quanto tempo o tenho, talvez 2 anos mais coisa menos coisa.

Continuo sem acesso ao 5G+ e identificação da rede permanece como WTF.

Se continuar a ser algo que a NOS não consegue resolver, então prefiro sair para onde pague menos. Mudei para um tarifário mais caro do que o que tinha e mais caro do que muitos outros que existem por aí, para nada.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 4, 2026

Boa tarde ​@RSLO,

Esta situação ainda se mantém? Se sim, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o número em causa e o NIF associado para podermos analisar.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • August 5, 2026

Sim mantém-se.

Mensagem privada enviada ontem conforme solicitado.

Obrigado

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 5, 2026

Boa tarde ​@RSLO,

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe com a maior brevidade.

Muito obrigada

• Kilobyte
  • August 5, 2026

Boa tarde

esim com tanto tempo não tem acesso ao 5g+, tem de ser dos novos de fase 18. Basta pedir uma segunda via e pronto problema resolvido. Aqui não há conversa das 24 horas, 48, o seu esim nao suporta 5g+ por ser antigo, apenas isso.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 5, 2026

Pois, também acho que é por isso. 
Mas, nem a linha de apoio técnico, nem na loja resolveram dessa forma…vão sempre dizendo para aguardar mais 24h que a coisa resolve-se por obra e graça do senhor…

O preço, esse, vão cobrá-lo desde a primeira hora, não tenho dúvidas….

• Kilobyte
  • August 5, 2026

Basta ir a outra loja, dizer que queres segunda via para poder ter 5g+ que o teu cartão é antigo e pronto.

Vem no formato cartão mas em papel com o qr code.

Do outro lado tb não te complicarão a vida, pede se te podem reembolsar pois a limitação está no cartão antigo que te impede de usufruir do tarifario em pleno e isso não é culpa tua.

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

Boa tarde

esim com tanto tempo não tem acesso ao 5g+, tem de ser dos novos de fase 18. Basta pedir uma segunda via e pronto problema resolvido. Aqui não há conversa das 24 horas, 48, o seu esim nao suporta 5g+ por ser antigo, apenas isso.

boas, o que quer dizer com fase 18?

pelo que diz aqui neste artigo tem que possuir um cartão SIM compatível para usar o 5G+

Em dispositivos Android:

Não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G+. Em caso de dúvida, todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G+ (ver exemplo infra).
Adicionalmente, todos os eSIM estão também preparados para a tecnologia 5G+.

Em dispositivos Apple:

Ter cartão SIM ou eSIM compatível com a tecnologia: cartões SIM expedidos ativados a partir de junho de 2024, em princípio, são todos já compatíveis; eSIMs ativados a partir de julho de 2025 também são compatíveis. Cartões SIM ou eSIM adquiridos antes destas datas, será necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

Os novos cartões SIM são facilmente identificados através do SIM a verde na parte da frente:

Os novos cartões eSIM são facilmente distinguidos através do verde na parte da frente: 

• Autor
  • Kilobyte
  • August 5, 2026

Basta ir a outra loja, dizer que queres segunda via para poder ter 5g+ que o teu cartão é antigo e pronto.

Vem no formato cartão mas em papel com o qr code.

Do outro lado tb não te complicarão a vida, pede se te podem reembolsar pois a limitação está no cartão antigo que te impede de usufruir do tarifario em pleno e isso não é culpa tua.

Acredito que irá ter mesmo de ser assim…

O problema é que me encontro de férias e sem possibilidade de me deslocar a uma loja. Daí ter tentado resolver a questão no fim de semana passado.

É incrível como se complica o que deveria ser simples de resolver remotamente sem o cliente ter que andar de um lado para outro.

• Kilobyte
  • August 5, 2026

Pois...uns por falta de conhecimento, outros por burucracias, é como tudo…

Também não teres 5gSA por uns dias não chateia e quando for possivel vais a uma loja e resolves isso rapido.

Boas férias :)

• Kilobyte
  • August 5, 2026

Boa tarde

boas, o que quer dizer com fase 18?

pelo que diz aqui neste artigo tem que possuir um cartão SIM compatível para usar o 5G+

Em dispositivos Android:

Não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G+. Em caso de dúvida, todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G+ (ver exemplo infra).
Adicionalmente, todos os eSIM estão também preparados para a tecnologia 5G+.

Em dispositivos Apple:

Ter cartão SIM ou eSIM compatível com a tecnologia: cartões SIM expedidos ativados a partir de junho de 2024, em princípio, são todos já compatíveis; eSIMs ativados a partir de julho de 2025 também são compatíveis. Cartões SIM ou eSIM adquiridos antes destas datas, será necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

Os novos cartões SIM são facilmente identificados através do SIM a verde na parte da frente:

Os novos cartões eSIM são facilmente distinguidos através do verde na parte da frente: 

Quer dizer versão do cartão (software) que inclui novas funcionalidades para que possa usufruir em pleno da rede.

Só comecaram a ser fornecidos a partir dessas datas que indicas.

No caso aqui do companheiro acima, o esim dele tem 2 anos, logo está fora dessa data, e é ai que reside o problema :)

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 5, 2026

Boa tarde ​@Rui Tavira e ​@ByteSábio,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema.

@RSLO, estamos a acompanhar a sua situação por mensagem privada e vamos responder-lhe com a maior brevidade.

Obrigada

• Kilobyte
  • August 5, 2026

Boa tarde ​@Rui Tavira e ​@ByteSábio,

Agradecemos as vossas mensagens e partilhas sobre este tema.

@RSLO, estamos a acompanhar a sua situação por mensagem privada e vamos responder-lhe com a maior brevidade.

Obrigada

De nada Rafaela, eu é que agradeço pela sua intervenção e interesse em querer ajudar.

Realmente o envio de um esim nao implica ir à loja e fica resolvido na hora...é preciso colaboração do outro lado :)

A ter em conta que o 5g SA ainda nao está disponivel em todos os lados, e portanto ​@RSLO não se assustar porque é mesmo assim, nao é mau funcionamento, isto claro quando estiver tudo certo com a situação do esim.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 6, 2026

Bem, parece que a odisseia ainda não terminou…

Acabei de receber uma mensagem privada da NOS a dizer que o meu tarifário WTF não é compatível com o 5G+.

Quando já tenho o tarifário NOS mobile 5G+ sem limites max ativo desde sexta-feira passada, com SMS e emails a comprovar a alteração e o novo contrato…

Que grande trapalhada!

Mas a culpa é minha, iniciei este processo com o intuito de mudar o meu tarifário para a concorrência onde ia ter dados ilimitados por um preço bem mais baixo.

Cai no erro de aceitar ficar na NOS com a ladainha de que a rede tem o 5G+, ”wiskas e batatas”…

Esqueçam, como não conseguem ou não querem resolver isto, assim que regressar de férias (onde não dá jeito estar a tratar disto), vou mesmo fazer a portabilidade que já deveria ter feito.

Obrigado a todos os companheiros de forum que tentaram ajudar.

• Kilobyte
  • August 6, 2026

Bom Dia, isso são tarifários de retenção e sim tem 5g+ o proprio nome do tarifario assim o indica. “ NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max”

Vais loja, loja NOS mesmo, não daquelas pequenas que são agentes e pedes uma segunda via, em sim fisico ficas melhor servido, dizes para darem o reembolso na proxima fatura.

Não te preocupes agora com isso, goza as férias descansado, isto é um bom tarifário.

• Autor
  • Kilobyte
  • August 6, 2026

Obrigado ​@Rui Tavira 

Sim, acho que vou mesmo esquecer de tentar resolver isto em férias 😂

Vou sou dar mais uma oportunidade à Rafaela que tem sido a única pessoa na NOS que tem verdadeiramente tentado ajudar remotamente.

Mas sim, vou mas é gozar as férias.

Também te digo, quando regressar, não me irei dar ao trabalho de ir a loja alguma (já fui uma vez em vão apanhei uma seca e fiquei na mesma).
Assim que regressar mudo para outra operadora, os problemas vão continuar a existir, mas pelo menos pago menos ao fim do mês.

Uma vez mais obrigado 🙏 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • August 6, 2026

Boa tarde, ​@RSLO 

Lamentamos o transtorno.

A questão continua a ser verificada, pelo que vai receber uma resposta em breve.

Obrigada pela sua compreensão.