Skip to main content
Header
Respondido

converter SIM físico em eSIM

Bom dia, 

Encontro-me fora de Portugal e preciso de converter o meu SIM físico em eSIM para poder usar num novo telemóvel.

Como não tenho como me deslocar a uma loja, gostaria de saber como é que a NOS me poderá ajudar a obter um QR code por email.

Obrigado,

Mark

Melhor resposta por Olaf

Acho que tem de estar em Portugal para ativar o eSim.

Para adquirir pode fazer através da loja online e depois ligar para mudarem para o seu número 

33 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • Resposta
  • December 8, 2022

Acho que tem de estar em Portugal para ativar o eSim.

Para adquirir pode fazer através da loja online e depois ligar para mudarem para o seu número 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 8, 2022

Boa tarde @MarkMartins,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Olaf prestou uma boa ajuda a esclarecer.

A ativação do eSim é necessário que seja realizada em Portugal.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Megabyte
  • February 1, 2023

A mesma situação comigo.

Estamos no estrangeiro e não temos como mudar o esim para um novo equipamento, e nem temos data para ir a Portugal.

@João H. , haverá alguma alternativa em breve? Enviar um código por sms, para ser verificado ao pedir uma segunda via online???  Enviar uma segunda via para o e-mail verificado do titular da conta???

Obrigado

Pedro

• Autor
  • Byte
  • February 2, 2023

A mesma situação comigo.

Estamos no estrangeiro e não temos como mudar o esim para um novo equipamento, e nem temos data para ir a Portugal.

@João H. , haverá alguma alternativa em breve? Enviar um código por sms, para ser verificado ao pedir uma segunda via online???  Enviar uma segunda via para o e-mail verificado do titular da conta???

Obrigado

Pedro

Olá Pedro, 

Se tiveres alguém em Portugal, podes pedir um novo cartão e-SIM, enviar para a morada da pessoa em Portugal. Depois quando ela receber, pode enviar-te uma foto do QR code, fazes setup no teu telefone novo e depois ligas à NOS para transferir o número do teu SIM físico para o teu e-SIM.
São vários passos mas comigo resultou.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2023

Bom dia a todos, 

Não garantimos o bom funcionamento do serviço utilizando a solução indicada pelo @MarkMartins, uma vez que o 1.º acesso deve ser realizando em território nacional. 

Muito obrigado 

• Kilobyte
  • March 25, 2023

A mesma situação comigo.

Obrigado

Pedro

Olá Pedro, 

Se tiveres alguém em Portugal, podes pedir um novo cartão e-SIM, enviar para a morada da pessoa em Portugal. Depois quando ela receber, pode enviar-te uma foto do QR code, fazes setup no teu telefone novo e depois ligas à NOS para transferir o número do teu SIM físico para o teu e-SIM.
São vários passos mas comigo resultou.

Nunca teve de ir a portugal tanto para activar o esim a 1ª vez nem como para fazer a portabilidade?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2023

Bom dia @Andre Gordo
O 1.º acesso do cartão SIM tem de ser feito em território nacional. 
Obrigado

• Kilobyte
  • March 25, 2023

o meu cartao sim fisico ja foi activo a muito tempo. O quero agora é ter um cartao esim e depois fazer a portabilidade do cartao sim fisico para o esim. tendo sempre fora do pais

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • March 25, 2023

Compreendemos, @Andre Gordo
Mas aplicar-se-á o mesmo processo. Uma vez que a ativação do eSIM deve ser feita numa rede NOS, ou seja, o equipamento tem de estar em território português. 
Obrigado

Boa tarde,

Preciso de efectuar uma troca de cartão físico para eSIM. Tentei fazer como indicado neste post 

No entanto, ao ligar para o apoio a cliente, nenhum dos operadores conseguiu fazer o pedido de activação do número de telefone no cartão eSIM que recebi em casa, informando-me em vez, que teria que me deslocar à loja para efectuar a troca e activação do cartão eSIM presencialmente.

Não era o que pretendia fazer, mas lá acatei a indicação para me deslocar à loja de Sines, a mais próxima da minha morada. Chegado lá, encontrei este cenário.

Será mesmo que para fazer esta operação, tenho que ir a Setúbal, Évora ou Beja? 

É este o tipo de presença e apoio que devo esperar da NOS no futuro?

Cumprimentos,

Jorge Marques

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 17, 2024

Boa tarde @Jorge MMarques,

Lamentamos a situação. 

Confirmamos que a ativação da 2 via de cartão em formato esim, é realizada exclusivamente em Loja.

Conheça todas as Lojas NOS e horários de funcionamento aqui.

Obrigado 

A vossa loja de Sines está encerrada. Então, basicamente, o que está a dizer é que todos os vossos clientes no litoral alentejano estão ao abandono. É isso, não é?

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • January 17, 2024

A vossa loja de Sines está encerrada. Então, basicamente, o que está a dizer é que todos os vossos clientes no litoral alentejano estão ao abandono. É isso, não é?

vais a lisboa ou evora, de outra forma podes sempre pedir um sim normal sem ser o esim. Há muita gente noutras zonas do país que também não tem lojas ao lado de casa. 

mas a loja fechou mesmo definitivamente, ou está só fechada por algum motivo? 

um bem haja 

Ir a Lisboa ou Évora não é propriamente o nível de serviço que espero de uma empresa de telecomunicações que propagandeia a melhor cobertura do país.

Estou perfeitamente ciente das dificuldades de não viver em Lisboa. Mas se a NOS acha que esse facto significa que não existem alternativas, e que portanto pode tratar os clientes como lixo, então subestimam a publicidade negativa que um cliente insatisfeito consegue fazer.

Justamente por não ser ao lado de casa é que a minha primeira opção não era ir à loja a Sines, pois implica uma deslocação que o cliente de típico de Lisboa já considerará inaceitável. Não faço ideia se o fecho é temporário, ou permanente. Sei que sou cliente da NOS há quase 20 anos (sim, 20), e pela primeira vez me encontro nesta posição. 

O meu cartão físico funciona perfeitamente, não preciso de 2a via. O que eu queria era usar o eSIm no mesmo telemóvel com outro número (da concorrência). E avaliar as minhas opções actuais e futuras, incluindo esta experiência do apoio a cliente ora prestado. 

Cumprimentos. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 17, 2024

Boa tarde @Jorge MMarques,

Compreendemos a situação, que desde já lamentamos.

Contudo, a ativação do cartão eSIM apenas é possível em loja.

Alternativamente, poderemos enviar um cartão SIM convencional para a sua morada de faturação.

Obrigado

• Kilobyte
  • November 11, 2024

Boa Tarde,

Quero saber até que ponto a informação indicada aqui é verdadeira sobre os eSIMs, pois confirmei com a linha de apoio que diz que sim é verdadeira, mas chegando a loja a operadora diz que é mentira. 

Eis a informação:

“Para adquirir pode fazer através da loja online e depois ligar para mudarem para o seu número”

Isto para a aquisição de um eSIM com um tarifário livre e posteriormente pedir a mudança do meu número fisico para esse eSIM.

O que dizem apenas ser possível é uma segunda via, o que neste forum e linha NOS não é verdade, havendo outras opções.

Não entendo a necessidade de cobrar uma segunda via de algo que já pagamos todos os meses, ainda mais para um cartão virtual. 

Dificultar a vida do cliente só vos vai trazer desistencias.

Obrigado

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • November 11, 2024

É colocado noutro cartão por isso é uma ativação de 2º via , e tem custos dado que existe custos envolvidos também com ativações/registo e não por ser virtual. Era algo gratuito, apenas recentemente é que a politica mudou

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 11, 2024

Boa noite @dpbluester,

Agradecemos a sua mensagem.

Tendo atualmente um número NOS num SIM físico, a alteração para um formato eSIM é considerada a 2ª via do cartão do mesmo número, contudo, num formato diferente.

Partilhe connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • November 12, 2024

Obrigado pelo tempo despendido e pela resposta.

Se eu por acaso adquirir uma segunda via para esim, e mais tarde precisar de trocar de equipamento, como posso transferir o esim?

Li no site da NOS que um ESIM só pode ser configurado 5x, é verdade?

Quer dizer já se paga a 2º via, e tem de se estar sujeito a um numero limitado de mudanças de telefone?

A MEO e a Vodafone podem até ter esse limite mas pelos vistos não cobram segundas vias.

Na MEO a emissão de 2ª via eSIM é gratuita para tarifários pós-pagos, além que pode ser pedida na APP, uma evolução quanto aos vossos serviços.

Na Vodafone a mesma coisa, a troca de SIM para eSIM é gratuita através nos canais digitais (App My Vodafone e TOBi).  Se for efetuada numa loja Vodafone, aplica-se o custo de €2,71.

Mesmo pagando em loja na Vodafone, são 5€ a menos que o valor que a NOS cobra.

Se dizem ser a empresa com maior tecnologia, como conselho mudem estas questões basicas que sinceramente nem deviam ser tema, e só dificultam a vida do cliente.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2024

Boa tarde @dpbluester,

Agradecemos o seu testemunho.

Sim, é possível reativar o eSIM até 5 vezes utilizando o mesmo código QR. Apenas necessita de remover o eSIM do dispositivo anterior e proceder à ativação no novo.

A NOS prioriza a segurança dos seus clientes, pelo que a ativação de 2ª via destes cartões necessita de ser realizada em Loja. 

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • November 12, 2024

Em relação à segurança, é um tema questionável, até porque há muitas formas de segurança para evitar qualquer tipo de burla, mas tudo bem podemos nem entrar no tema de segurança.

Mas sobre o tema custos, cobrar 7,5€ por uma segunda via num cartão pós pago, quando outras operadoras ou oferecem em loja ou cobram no máximo 2,71€, é inadmissivel.

Mas pronto, não há muito a fazer, encontrarei outras opções.

Resto de uma boa semana.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2024

Agradecemos a sua mensagem e partilha @dpbluester.

O seu testemunho é importante para nós para que possamos continuar a melhorar.

Iremos endereçar este tema internamente para que seja alvo da melhor apreciação.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • November 16, 2024

​​@dpbluester  poderias dizer as opções que encontraste?

Estou na mesma situação. Adquiri um equipamento novo e queria experimentar o eSIM.

Também tive na loja e também fiquei confuso quando disseram que teria um custo de 7,50€ para a segunda via. Quando as outras operadoras fazem gratis directamente na APP.

Não faz sentido a “2ª via” porque o SIM não foi perdido/roubado e/ou danificado. Estamos a falar de uma “portabilidade”

Pelo que percebi estamos a falar de um QR Code, um pedaço de papel. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 16, 2024

Bom dia, ​@OKOTCHA
Compreendemos. 

No entanto, a alteração para um formato eSIM é considerada a 2ª via do cartão do mesmo número, contudo, num formato diferente.

Partilhe connosco caso surja alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Kilobyte
  • November 22, 2024

Por estas "pequeninas questões" é que chegou uma operadora fora do cartel e simplificar éa palavra de ordem. Que é o  desejo dos clientes. Simplificar....