Header
Respondido

Configurar APN Hotspot 5G


Reputação 1

Bom dia, já tinha o hotspot 4G Kanguru ilimitado, fizeram upgrade substituindo os cartões sim de 4G para 5G, que podia usufruir sem limites o uso em 5G.

Recentemente adquiri um hotspot 5G da Alcatel, livre, coloquei o cartão sim, funcionou logo à primeira, porém com o rodar do tempo, fiquei sem acesso, alterei o APN, funcionou mais um curto tempo e voltou a não ter acesso à net, pus o problema à firma onde comprei o equipamento, alega que será da configuração do APN, face a isto preciso da vossa ajuda para o configurar o APN.

Aguardo resposta.

icon

Melhor resposta por Jorge C 9 October 2023, 01:50

Ver pergunta inicial

44 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @FBranco, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Sugerimos que experimente configurar o seguinte APN: 

  • Nome: NOS NET
  • APN: umts
  • Proxy: não definido
  • Porta: não definido
  • Nome de utilizador: não definido
  • Palavra passe: não definido
  • Servidor: Não definido
  • MMSC: http://mmsc:10021/mmsc
  • Proxy de MMS: 62.169.66.5
  • Porta MMS: 8799
  • MCC: 268
  • MNC: 03
  • Tipo de autenticação: não definido
  • Tipo APN: default,supl

Aguardamos o seu feedback.

Obrigado

Reputação 1

 

Reputação 1

Conforme printscrean, a configuração do APN é diferente.

Aguardo novas instruções. 

Reputação 7

Conforme printscrean, a configuração do APN é diferente.

Aguardo novas instruções. 

Boa noite @FBranco,

Escolha “edit” e mude para a configuração facultada e pode também consultar este artigo.

Boa sorte

Reputação 1

Bom dia, já tenho feito a criação de novo APN e seguido o link acima referenciado, contudo na sua criação, o “Dial number” e o “IP Type” são obrigatórios o seu preenchimento conforme imagem em anexo.

Continuo aguardar instruções para poder resolver a situação.

 

Reputação 1

Mesmo colocando o “Dial number” o predefinido, conforme imagem em anexo, o problema persiste, isto é não se liga, enquanto recolocar o SIM no meu existente Hotspot de 4G, tenho net, mas claro só até 4G!

 

Reputação 7

Boa noite @FBranco,

Sugiro que faça um teste noutro local.

Obrigado

Reputação 1

Já fiz, desde onde estou, Alpiarça, a Santarém e até Portimão. 

Problema persiste, eu entendo que nada tem a ver com local, por mesmo que não apanhe o 5G, tinha obrigação apanhar o 4G. Mas, simplesmente não liga à rede, coisa que já chegou a funcionar, por curto tempo. Tudo indica é questão de configuração do APN, mas só os técnicos da matéria poderão ajudar.

Aguardo sentado.... 

Reputação 7

Já fiz, desde onde estou, Alpiarça, a Santarém e até Portimão. 

Problema persiste, eu entendo que nada tem a ver com local, por mesmo que não apanhe o 5G, tinha obrigação apanhar o 4G. Mas, simplesmente não liga à rede, coisa que já chegou a funcionar, por curto tempo. Tudo indica é questão de configuração do APN, mas só os técnicos da matéria poderão ajudar.

Aguardo sentado.... 

 

Sugiro a leitura deste tópico com um desfecho agradável.

Obrigado

Reputação 1

Bom dia, obrigado pela ajuda, porém já tinha visto este link e salvo melhor opinião não se aplica na minha situação. O 5G está ativo e já têm funcionado no hotspot em causa, por tempo indeterminado, isto é, chega a funcionar uns dia e depois que desligo e torno a ligar fica sem sinal de ligação à net, depois altero a configuração do APN de "internet" para "my connection", volta funcionar mais um ou outro dia depois também deixa de funcionar e por último alterei o APN para "UMTS" , funciona mais um curto tempo e agora deixa de ligar a net, a não ser que tenham outra configuração do APN ou que algum técnico da matéria possa pronunciar! 

E mais, mesmo depois no Hotspot alterar a prioridade de acesso à rede para 4G em vez do 5G, não faz a ligação à net. Tudo indica que será bloqueio  dos serviços ao hardware ou IP ou coisa assim.

Face ao exposto continuo a aguardar solução. 

@FBranco experimente trocar IPv4v6 por apenas IPv4. A NOS não utiliza IPv6 na rede móvel.

 

Tipicamente usa-se IPv4v6 (dual-stack), mas por descargo experimente IPv4.

Reputação 1

Obrigado pela ajuda, mas já tinha feito isso e o problema se mantem!

@FBranco desculpe-me a pergunta, mas é útil para despistarmos que é mesmo um problema do lado da NOS?

 

Experimentou colocar um cartão de telemóvel de outra operadora no hotspot? Funciona bem?

Reputação 1

Bem, não é mal pensado, mas como não tenho outro cartão doutra rede, não consigo tirar conclusão. 

 

Bem, não é mal pensado, mas como não tenho outro cartão doutra rede, não consigo tirar conclusão. 

 

E não consegue pedir emprestado a um colega de trabalho ou amigo? Deixo essa sugestão.

Reputação 1

Não, dos que conheço não!

Mas deste uma brilhante ideia!

Primeiro tentei usar o meu cartão Sim 5G do meu telemóvel, não deu!

Mas depois surgiu-me outra ideia, porque não experimentar cartão 4G que possui 7Gbytes e é de graça, acompanhado do meu pacote NOS?

Dito e feito, não fiz nenhuma configuração no APN, funcionou logo à primeira, tinha net e não só, era em 5G, conforme printscrean que anexo, mais a configuração que estava no APN e por fim o teste de velocidade.

Conclui que é mesmo problema da NOS, entre o novo cartão 5G, algo não está ativado ou coisa assim, convém resolver, alguma dúvida ou esclarecimento da minha parte, disponham, mas….mas é melhor eu ficar à espera, sentado, neh?

 

Reputação 1

Anexo a configuração do APN (default)

 

Reputação 1

E por fim a velocidade testado com o Hotspot 5G + cartão SIM 4G com 7GB free.

Este teste feito aqui em casa, Alpiarça

 

Reputação 1

E o mais “engraçado” depois de usar o SIM de 4G em referência, tornei a repor o SIM de 5G ilimitado, não é que está a funcionar, conforme printscrean.

 

Reputação 1

E quanto à configuração do APN, fico com o default, conforme printscrean.

Contudo sei que por tempo indeterminado, pode ser daqui uma hora ou amanhã ou depois de amanhã, voltar a não conseguir conectar!

Pelo que agradeço que a NOS resolve duma vez a minha frágil situação!

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @FBranco,

Agradecemos o seu testemunho e ajuda partilhada pelo @CP001 e @Jorge C.

Confirme-nos, por favor, se desde a sua ultima intervenção, continuou a conseguir acesso à rede NOS.

Obrigado

Reputação 1

Boa tarde @FBranco,

Agradecemos o seu testemunho e ajuda partilhada pelo @CP001 e @Jorge C.

Confirme-nos, por favor, se desde a sua ultima intervenção, continuou a conseguir acesso à rede NOS.

Obrigado

Boa tarde, neste momento ainda está a funcionar, não o tenho ligado 24 horas, mas vou agora deixar ligado até amanhã, vamos ver se continua a “Bombar”

Porque neste momento estou em caso, não vou precisar fazer uso, a minha preocupação é quando precisar e o bicho não funcionar!

Depois darei cá o feedback.

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia, @FBranco.

Agradecemos a informação. 😊

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões.

Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Reputação 1

Bom dia, @FBranco.

Agradecemos a informação. 😊

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões.

Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Bom dia, cumpre-me informar que até hoje, continua a funcionar sem qualquer problema, ontem esteve todo o dia ligado, bem que deves em quando desligada ou reiniciava para ver o comportamento do mesmo e tudo normal.

Fico é estranho quanto à configuração do APN, não foi preciso fazer qualquer configuração e está a funcionar, conforme já acima descriminado com imagem printscrean!

Atualmente é tudo, como não tenho saída da área da residência, não consigo dar mais desenvolvimento sobre o seu uso noutro locais.

Mas uma coisa é certa, nem com a configuração do APN normal da NOS, “myconnection” ou “internet” ou ainda “UMTS”, funcionam neste Hotspot 5GEE da Alcatel, que é bue estranho!

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde, @FBranco.

Muito obrigado pelo seu testemunho! Ficamos felizes por este tema estar resolvido. 😊

Por favor, partilhe connosco se surgirem mais questões. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado

Comentário