Header
Destaque

5G - Perguntas mais frequentes


Reputação 7
Crachá +6
  • Gestor da comunidade
  • 12822 comentários

Depois de conhecer a rede 5G da NOS, quer saber mais sobre a nova geração de rede móvel? Consulte as perguntas mais frequentes! 

Neste tópico respondemos-lhe a algumas das questões que pode ter sobre o 5G. 😉

 

1.O que é o 5G?

A 5ª Geração de Comunicações Móveis, também definida como 5G, é a evolução das redes 4G. Esta rede permite uma melhor experiência de utilização em termos de:

  • velocidade - até 100 vezes superior ao 4G;
  • menor latência - numa primeira fase até metade do valor em 4G;
  • maior densidade -  número de equipamentos conectados chega a 1 milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).

 

2.Como funciona o 5G?

Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.

 

3.Como se compara a velocidade do 5G com a do 4G?

A velocidade do 5G depende da frequência utilizada e da largura de banda disponibilizada pelo regulador para cada faixa. Estima-se que para uma largura de banda típicas de 100 MHz (faixa 3500 MHz) um utilizador obtenha velocidades máximas acima de 1 Gbps e velocidades médias na ordem dos 100 Mbps. Numa segunda fase, e com a utilização da faixa dos 26 GHz, esperam-se velocidades máximas até 20 Gbps.

 

4. Como se compara a latência do 5G se com a do 4G?

A latência mede a rapidez de resposta da rede móvel em serviços de dados. Por exemplo, no controlo remoto de drones ou robots e em serviços críticos como veículos autónomos, a reação da rede a pedidos de informação entre os terminais tem de ser muito baixa para maior segurança e suporte de mobilidade. Para aplicações mais críticas são requeridas latências inferiores a 5 ms. Importante ter em consideração que a latência atual das redes 4G oscila entre 25 e 45 ms, tipicamente.

 

5.Como se compara a densidade (n.º objetos conectados) do 5G com a do 4G?

As redes 5G têm como requisito suportar até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade hoje possível, por exemplo com tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT). Este requisito só estará disponível numa 2ª fase das redes 5G (mMTC – Massive Machine Type Communications), sendo que atualmente a capacidade da rede NB-IoT está longe de se esgotar.

 

6.Como se compara a minha experiência ao utilizar uma rede 5G com a da uma rede 4G?

Numa primeira fase, onde os serviços são do tipo (Evolved) Mobile Broadband, consegue experienciar velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo (assume rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda). Estas velocidades, associadas a uma latência inferior ao 4G, proporcionam uma experiência de utilização de dados “instantânea”, suportando vídeos 4k no smartphone sem perdas ou uma experiência de gaming similar à das redes fixas.

Em ambientes ou aplicações empresariais a velocidade e a latência aumentam, por exemplo, a capacidade produtiva ou a mobilidade de equipas, permitindo o acesso em todo o lado, à cloud e servidores/aplicações internas, com uma experiência similar à rede fixa.

 

7.O 5G é importante porquê?

O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conetar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.

Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.

 

8.Quando é que vou ter o 5G?

A NOS está pronta para lançar esta tecnologia e dar a melhor experiência de utilização aos nossos clientes. Aguardamos apenas que nos seja disponibilizada a data por parte das entidades competentes, após conclusão do leilão.

 

9.O que é preciso para ter 5G?

Para beneficiar das vantagens 5G necessita de um equipamento 5G, um serviço compatível com a rede e se encontrar numa localização com cobertura 5G.

 

10.O 5G da NOS estará ao alcance de todos os Clientes?

Sim. Atempadamente, iremos comunicar aos nossos Clientes a data de lançamento e as respetivas condições comerciais para beneficiar da tecnologia 5G.

 

11.O meu telemóvel funciona com rede 5G?

Atualmente já existem várias marcas com smartphones 5G que a NOS disponibiliza. Consulte melhor as nossas ofertas aqui ou no site.

 

12.A minha zona de residência vai ter 5G?

Estamos a trabalhar para garantir que a cobertura 5G esteja ao alcance de todos os portugueses. No lançamento do 5G poderá saber se a tecnologia está disponível na sua localização.

 

13.A rede 5G é diferente de rede WiFi 5Ghz?

Sim. A tecnologia de rede móvel 5G permite que o equipamento funcione sem depender de rede fixa.         
No caso do WiFi, esta conexão
de internet possibilita que um dispositivo se ligue a outro, sem fios, operando com a frequência 2,4 GHz e 5 GHz.
Na altura da criação da frequência 5 GHz, não se pensava na implementação de uma internet móvel 5G e, dessa forma, os utilizadores apelidavam o Wi-Fi 5 GHz de “Wi-Fi 5G”. Nesta ótica, o “5G” apenas resulta de uma abreviação de “5 GHz”.

 

14. Porque é que a NOS ganhou o leilão?

A NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país. É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

 

15.Com a chegada do 5G, a tecnologia 4G vai ser descontinuada?

A chegada do 5G não significa que a rede 4G deixe de funcionar. Aliás, as duas redes vão funcionar em simultâneo sem que qualquer uma delas seja afetada.

 

Respondemos às suas questões? Tem curiosidades para partilhar connosco? Veja ainda algumas respostas que temos para si sobre características e conceitos da rede móvel 5G aqui.

Conheça ainda todos os equipamentos 5G que a NOS disponibiliza aqui.

 

Quer conhecer melhor a rede 5G da NOS? Veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.


Partilhe connosco a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos ao seu dispor!

 

 Faça o que ninguém fez! 😁


62 Comentários

Reputação 5
Crachá +1

Vai ser preciso trocar de cartão sim para usufruir do 5G?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Celso Costa,

Agradecemos a sua mensagem. 

Movemos o seu comentário para organização do Fórum.

Para beneficiar das vantagens 5G necessita de um equipamento 5G, um serviço compatível com a rede e se encontrar numa localização com cobertura 5G.

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos,

O 5G esta cada vez mais pertoA NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país.

É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.

Com mais ligações, mais inovação, mais oportunidades, juntos, vamos fazer o que ninguém fez. 😊

Esteja atento às próximas novidades. Saibam mais aqui

Reputação 7
Crachá +5

Olá a todos,

NOS é o primeiro operador a lançar a tecnologia móvel mais disruptiva de sempre: o 5G😊

Os clientes NOS em todo o país já podem tirar partido das características únicas do 5G, beneficiando de uma experiência de utilização superior.

O 5G já está disponível nos tarifários Sem Limites Max, que sem necessidade de qualquer ativação, passam a ter acesso imediato à nova tecnologia móvel da NOS. E em breve também vai poder experimentar nos outros tarifários. 😉

Esteja atento às próximas novidades. Saibam mais aqui

Boa tarde @Celso Costa,

Agradecemos a sua mensagem. 

Movemos o seu comentário para organização do Fórum.

Para beneficiar das vantagens 5G necessita de um equipamento 5G, um serviço compatível com a rede e se encontrar numa localização com cobertura 5G.

Obrigado

Bom dia,

Tenho o pacote NOS 4 com 500MB com 2 telemoveis cada 1 com 4GB.

E gostaria de saber para quando o acesso ao 5G , visto no sem limites max já estar ativo essa rede 5G.

Aguarde resposta.

Cumprimentos

Sérgio

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Sérgio44,

Fique atento ao Fórum NOS. Logo que tenhamos mais novidades partilhamos com a comunidade. :blush:

Obrigada

Não consigo ter acesso á rede 5G no meu telemóvel só 4G+, contudo tenho o seguinte:

- Equipamento 5G compatível,Poco F3 

- Rede 5G ativa nas preferências definições de rede 

- Serviço 5G ativo na app da Nos 

- Cartão SIM com vários anos mas que a Nos diz ser compatível, cartão começa pelo número 21 

- Nas definições fiz o teste de redes disponíveis e aparece 2G, 3G, 4G mas 5G não.

- Zona de acesso á rede, centro de Braga, Fórum. 

 

Já contatei a Nos, mas é para esquecer o seu atendimento...

Alguem pode ajudar?

 

 

 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @lourencomax,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Não entendi...

Visto que ainda ninguém respondeu e ou deu qualquer pista, surgiu-me esta questão. Sendo o Poco F3 compatível com as bandas (em 5G) n1, n3, n5, n7, n8, n20, n28, n38, n41, n77, n78 qual é a banda de frequências que a NOS está a utilizar no 5G? Se for na banda n12 (700Mhz) que foi libertada na TDT então este equipamento comercializado em Portugal não é compatível certo?

Reputação 7
Crachá +1

Olá @lourencomax 

Há relatos de cobertura 5G da NOS nas frequências n78 (3,6GHz), n28 (700MHz) e n3 (1800MHz). No entanto, poderá e deverá usar mais...

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @lourencomax

Para que possamos ajudar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado 

A mesma situação comigo com o mesmo telefone. Também já contactei a NOS a dias sem solução a vista. Devo referir que o NetMonster detecta a rede 5g e diz que e a operadora que não deixa ligar. Este telefone e dual sim e tenho tb um cartão VDF sendo que esse cartão apanha 5g sem qualquer problema quando está activo. 

Restricted by carrier

 

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Rui Rafael,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Obrigado Diogo e Rafael pela informação.

Snr João H, desculpe mas eu não vou perder mais tempo em contactar a nos. Está mais que visto, não só por mim pelos vistos,  que este operador nada percebe da tecnologia que "disponibilizou" aos seus clientes…

Aguarda-se por isso respostas concretas com conhecimentos técnicos fiáveis.

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Rui Rafael 

"Restricted by carrier" é porque o tarifário não tem o 5G ativo. Já fez a ativação na App NOS?

@lourencomax Tem de estar numa zona com cobertura. Já verificou noutros lugares?

Olá @Rui Rafael 

"Restricted by carrier" é porque o tarifário não tem o 5G ativo. Já fez a ativação na App NOS?

@lourencomax Tem de estar numa zona com cobertura. Já verificou noutros lugares?

Ola, o problema reside mesmo aí eu tenho tarifário 5g e segundo a linha de apoio está tudo ok para ter e na APP aparece como activo, deveria em teoria ser possivel aceder a rede 5G. Segundo a linha de apoio estão a tentar perceber qual e o problema.

Resumindo tenho tarifário 5G pelo qual pago um extra a mais que o normal que tinha tenho telemóvel 5G e cobertura em quase toda a cidade mas não tenho o serviço. Isto desde que a NOS lançou o 5G. Não e uma questão de extrema importância eu sei mas se pago pelo serviço gostava de ter acesso. 

Reputação 7
Crachá +1

Olá @Rui Rafael 

Por enquanto não está a pagar nada. Faça assim, desative o serviço e volte a ativar. Veja se soluciona.

Olá @Rui Rafael 

Por enquanto não está a pagar nada. Faça assim, desative o serviço e volte a ativar. Veja se soluciona.

Nao posso o meu tarifário e de 20GB não dá para desactivar ou activar o 5G porque e um tarifário 5G não e a oferta gratuita. E sim estou a pagar mais porque tinha um tarifário de 6Gb mas antevendo o consumo extra que iria fazer ao utilizar o 5G e porque queria ficar com o serviço depois da oferta gratuita alterei para o de 20GB. E o 5G da me imenso jeito por motivos profissionais partindo do princípio que tenho mais velocidade e ligação mais estável. 

Eu sou NOS a imensos anos tirando um ou outro problema que foram resolvidos tenho estado satisfeito com a operadora não estou a criticar a NOS só estou a ver se resolvem o problema até porque aparentemente não sou o único. 

Um update relativo a questão. Como me foi dito enviei a mensagem privada para o @Fórum ainda nao obtive resposta. No entanto ontem liguei para o serviço de apoio novamente e fui transferido para um tecnico que pensava que eu estava sem acesso a internet no telefone era isso que estava registado no processo. Expliquei a situação foi me dito para fazer varios testes ( retirar cartao esperimentar em outro telefone etc ) nada se alterou. Ao verificar as minhas definições do cartão internas da NOS disse me que havia valores que nao estavam correctos e que ia proceder a correção e que quando fosse corrigido seria contactado disse tambem que poderia ser a causa do problema ou não por isso era ver depois da alteração. Estou neste momento a aguardar o contacto ainda sem acesso ao 5G. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos a demora @Rui Rafael.

Respondemos à sua mensagem privada.

Obrigado

E continuamos igual desde dia 7 que foi a primeira vez que liguei para a linha sobre este assunto. A informação e que estão a ver a analisar a tratar e que ligam de volta mas quase 10 dias e nada ninguém sabe o o que se poderá passar e o que estou a entender. Entretanto tenho usado a rede 5G da concorrência no mesmo telefone sem qualquer problema. 

 

...e sem teres que ativar nada na app ou teres que fazer outra marosca qualquer para teres acesso ao 5G. Como já expliquei tem que ser os utilizadores a tentar obter respostas ao problema por outras vias.

 

...e sem teres que ativar nada na app ou teres que fazer outra marosca qualquer para teres acesso ao 5G. Como já expliquei tem que ser os utilizadores a tentar obter respostas ao problema por outras vias.

 

Por acaso foi tudo automatico sim mas na NOS tendo eu um tarifario de 20GB tb deveria ter sido mas não foi e ainda não o é…. 

Neste momento ja perdi a esperança de isto ser resolvido tomei a iniciativa ( sem que a NOS me aconselhasse a tal ) e fui pedir uma segunda via do meu cartão pela qual paguei 7,5 euros ( o meu cartão não começava por 21 nem 22 ) a ver se conseguia resolver eu o problema mas nada feito esta tudo na mesma mesmo com um cartão começado por 22. Com as chamadas para a linha de apoio pagas e o custo do cartão acho que ja chega de gastar dinheiro e tempo para ter 5G. Esta nas mãos da NOS @Fórum agora.

Comentário