
Depois de conhecer a rede 5G da NOS, quer saber mais sobre a nova geração de rede móvel? Consulte as perguntas mais frequentes!
Neste tópico respondemos-lhe a algumas das questões que pode ter sobre o 5G. 😉
1.O que é o 5G?
A 5ª Geração de Comunicações Móveis, também definida como 5G, é a evolução das redes 4G. Esta rede permite uma melhor experiência de utilização em termos de:
- velocidade - até 100 vezes superior ao 4G;
- menor latência - numa primeira fase até metade do valor em 4G;
- maior densidade - número de equipamentos conectados chega a 1 milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).
2.Como funciona o 5G?
Tal como quando ligamos a televisão ou o portão da garagem com comando, o 5G funciona através de ondas de radiofrequência (RF). Usa uma rede de antenas de small cells, do tamanho de uma mochila. Estas antenas 5G foram concebidas para se integrarem no ambiente e na paisagem urbana, podendo ser instaladas em postes de eletricidade ou candeeiros de rua.
3.Como se compara a velocidade do 5G com a do 4G?
A velocidade do 5G depende da frequência utilizada e da largura de banda disponibilizada pelo regulador para cada faixa. Estima-se que para uma largura de banda típicas de 100 MHz (faixa 3500 MHz) um utilizador obtenha velocidades máximas acima de 1 Gbps e velocidades médias na ordem dos 100 Mbps. Numa segunda fase, e com a utilização da faixa dos 26 GHz, esperam-se velocidades máximas até 20 Gbps.
4. Como se compara a latência do 5G se com a do 4G?
A latência mede a rapidez de resposta da rede móvel em serviços de dados. Por exemplo, no controlo remoto de drones ou robots e em serviços críticos como veículos autónomos, a reação da rede a pedidos de informação entre os terminais tem de ser muito baixa para maior segurança e suporte de mobilidade. Para aplicações mais críticas são requeridas latências inferiores a 5 ms. Importante ter em consideração que a latência atual das redes 4G oscila entre 25 e 45 ms, tipicamente.
5.Como se compara a densidade (nº objetos conectados) do 5G com a do 4G?
As redes 5G têm como requisito suportar até 1 milhão de dispositivos por km2, o que corresponde a um aumento de 100 a 1000 vezes a densidade hoje possível, por exemplo com tecnologia NB-IoT (Narrow-Band IoT). Este requisito só estará disponível numa 2ª fase das redes 5G (mMTC – Massive Machine Type Communications), sendo que atualmente a capacidade da rede NB-IoT está longe de se esgotar.
6.Como se compara a minha experiência ao utilizar uma rede 5G com a da uma rede 4G?
Numa primeira fase, onde os serviços são do tipo (Evolved) Mobile Broadband, consegue experienciar velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo (assume rede 5G na faixa 3500 MHz com 100 MHz de largura de banda). Estas velocidades, associadas a uma latência inferior ao 4G, proporcionam uma experiência de utilização de dados “instantânea”, suportando vídeos 4k no smartphone sem perdas ou uma experiência de gaming similar à das redes fixas.
Em ambientes ou aplicações empresariais a velocidade e a latência aumentam, por exemplo, a capacidade produtiva ou a mobilidade de equipas, permitindo o acesso em todo o lado, à cloud e servidores/aplicações internas, com uma experiência similar à rede fixa.
7.O 5G é importante porquê?
O 5G vai ser um impulsionador da evolução tecnológica em Portugal e transformar profundamente a sociedade como a conhecemos. As velocidades ultrarrápidas, os baixos tempos de resposta e o transporte de quantidades massivas de dados permitem conetar milhões de equipamentos e aplicações em simultâneo.
Maior segurança e eficácia na utilização de drones, os carros autónomos completamente interligados no trânsito, ou experiências 'instantâneas' de realidade virtual e aumentada são apenas algumas das aplicações possíveis do 5G. É todo um novo mundo com pessoas, edifícios, empresas e cidades sempre conetados entre si.
8.Quando é que vou ter o 5G?
A NOS está pronta para lançar esta tecnologia e dar a melhor experiência de utilização aos nossos clientes. Aguardamos apenas que nos seja disponibilizada a data por parte das entidades competentes, após conclusão do leilão.
9.O que é preciso para ter 5G?
Para beneficiar das vantagens 5G necessita de um equipamento 5G, um serviço compatível com a rede e se encontrar numa localização com cobertura 5G.
10.O 5G da NOS estará ao alcance de todos os Clientes?
Sim. Atempadamente, iremos comunicar aos nossos Clientes a data de lançamento e as respetivas condições comerciais para beneficiar da tecnologia 5G.
11.O meu telemóvel funciona com rede 5G?
Atualmente já existem várias marcas com smartphones 5G que a NOS disponibiliza. Consulte melhor as nossas ofertas aqui ou no site.
12.A minha zona de residência vai ter 5G?
Estamos a trabalhar para garantir que a cobertura 5G esteja ao alcance de todos os portugueses. No lançamento do 5G poderá saber se a tecnologia está disponível na sua localização.
13.A rede 5G é diferente de rede WiFi 5Ghz?
Sim. A tecnologia de rede móvel 5G permite que o equipamento funcione sem depender de rede fixa.
No caso do WiFi, esta conexão de internet possibilita que um dispositivo se ligue a outro, sem fios, operando com a frequência 2,4 GHz e 5 GHz.
Na altura da criação da frequência 5 GHz, não se pensava na implementação de uma internet móvel 5G e, dessa forma, os utilizadores apelidavam o Wi-Fi 5 GHz de “Wi-Fi 5G”. Nesta ótica, o “5G” apenas resulta de uma abreviação de “5 GHz”.
14.Porque é que a NOS ganhou o leilão?
A NOS saiu vencedora do leilão da nova geração de rede móvel, para trazer aos seus clientes a melhor rede 5G do país. É a empresa com maior quantidade de espectro adquirido para a exploração da nova tecnologia e para reforço da sua rede 4G e melhoria da qualidade do serviço em todo o território nacional.
Respondemos às suas questões? Tem curiosidades para partilhar connosco? Veja ainda algumas respostas que temos para si sobre características e conceitos da rede móvel 5G aqui.
Conheça ainda todos os equipamentos 5G que a NOS disponibiliza aqui.
Quer conhecer melhor a rede 5G da NOS? Veja tudo o que precisa de saber sobre esta rede móvel aqui.
Partilhe connosco a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, estamos ao seu dispor!
Faça o que ninguém fez!