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Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

 

Desligamento da rede 3G

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração.
Esta atualização vai permitir o reforço das redes 4G e 5G da NOS e uma melhoria na:

  • Qualidade de rede
  • Velocidade de navegação
  • Eficiência energética

Calendário de desligamento 3G

O desligamento da tecnologia 3G na Rede NOS iniciou em maio de 2024.

Atualmente foi concluído nas zonas de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Santarém, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Açores, Madeira, Aveiro, Coimbra, Leiria e Setúbal, e ainda parte de Lisboa.
Nas restantes zonas do país será feito de forma faseada até ao final do ano.
Contamos disponibilizar mais informação, de forma gradual, brevemente.

 

Verificar compatibilidade do cartão SIM e equipamentos 3G

Queremos a sua satisfação e assim garantir que esta transição seja feita de forma gradual e que decorra sem perturbações, para que não sinta qualquer impacto sem ser a melhoria da qualidade dos seus serviços.

Por motivos de antiguidade, alguns equipamentos telemóvel e cartão SIM não captam as redes 4G e 5G, pelo que é necessário à sua substituição de forma a garantir o melhor serviço de rede móvel após o desligamento da rede 3G:
 

Cartão SIM

 

No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:

 


 

Equipamentos

 

Os equipamentos podem estar restritos à rede 3G, por limitação do próprio modelo ou por definições da rede efetuadas no mesmo.
Verifique se o seu equipamento smartphone, tablet ou pen/hotspot, está habilitado a aceder à rede 4G ou 5G.

  • Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel.

    Saiba como verificar se tem o equipamento limitado à tecnologia 3G e como ativar a rede 4G ou 5G nas definições de rede móvel:

    Em equipamento com o sistema operativo Android

    1. Aceda às definições do seu smartphone;
    2. De seguida, em “Ligações”, escolha “Redes móveis”;

       

    3. Selecione “Modo de rede” e verifique se a rede 3G está bloqueada;

       

    4. Ative a rede 4G ou 5G para permitir o acesso às redes mais recentes: 

     

     

    ❗️Os equipamentos com o sistema operativo iOS mais recentes, em regra, já têm a definida a rede 4G/5G de forma automática❗️
    Para confirmar a tecnologia que está seleciona no dispositivo aceda às “Definições” e em “Rede Móvel”, escolha “Opções” e, de seguida, selecione “Voz e dados” 


    Saiba mais em:​​​​

     

     

  • Confirme no site do fabricante do equipamento que utiliza, se o seu equipamento permite acesso às redes 4G e 5G

Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
Apple – iPhone 5 ou inferior

Honor – 4C

Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C

Nokia – C2-01
Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1

Wiko – Sunny2 Plus | Y50

ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II

 

Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a tecnologia VoLTE e a rede 4G/5G. Esta funcionalidade, por defeito, já se encontra ativa para estes equipamento e versões.
Se necessário confirmar ou ativar a VoLTE, que permite facilitar a realização de chamadas em simultâneo com os dados móveis, saiba como o fazer em

 

Descubra ainda na Loja Online da NOS, ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G, os equipamentos compatíveis.

 

Ficou com questões sobre o desligamento da rede 3G. Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Porque é que a rede 3G está a ser desligada?

    O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural pelo qual os operadores de comunicações estão a passar, com vista a evoluir as suas redes de nova geração. É um movimento benéfico para os clientes e que reforça a disponibilidade das redes 4G e 5G, permitindo uma melhoria generalizada da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiência energética.
    Este movimento está a decorrer em todo o mundo e em diversos países nas várias geografias, como Alemanha, Estados Unidos ou Malásia, o 3G já foi desativado com sucesso.

     

  2. Quando é que a rede 3G vai ser desligada?

    A NOS vai começar o seu processo de desligamento do 3G a partir de maio de 2024. Vai ser um movimento gradual e faseado nas várias zonas do País, de forma a garantir que tudo decorre com o mínimo de perturbações possíveis para si.

     

  3. O desligamento da rede 3G está a decorrer apenas em Portugal?

    É uma atualização natural da tecnologia e, como tal, está a decorrer em todo o mundo. Neste momento, em dezenas de países nas várias geografias, o 3G já foi desativado, com sucesso, como ocorreu nos Estados Unidos da América:

     

     

  4. O que vai acontecer se tiver um equipamento ou cartão SIM 3G?

    Caso o seu equipamento seja 3G, isto é, não compatível com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal.
    No entanto o serviço de acesso à Internet através de dados móveis passa automaticamente para 2G, possibilitando o acesso à Internet mas com velocidades bastante menores, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do sei equipamento

    Se o seu cartão SIM for 3G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G, uma rede que a NOS tem cobertura superior a 99% da população em Portugal. No entanto para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G proceda à sua troca gratuitamente por um cartão mais recente.

     

  5. Como sei se o meu equipamento é 3G?

    Atualmente a grande maioria dos equipamentos já são compatíveis com redes 4G e 5G. Certifique-se que as opções de rede 4G e 5G estão ativas nas definições de rede móvel do seu telemóvel. Caso ainda não tenha um equipamento compatível com 4G e 5G, podemos ajudá-lo com tudo o que necessita para fazer a transição.
    Conheça também alguns dos equipamentos 3G que podem não garantir o melhor serviço, em particular o serviço de dados móveis, após o desligamento da rede 3G:

    • Alcatel – 3025X | 2004C | 1C | 3026X | 3C | Pixi4
    • Apple – iPhone 5 ou inferior
    • Honor – 4C
    • Huawei – Ascend Y625 | Honor 4C
    • Nokia – C2-01
    • Samsung – Galaxy Grand Neo Plus DS | Galaxy J1
    • Wiko – Sunny2 Plus | Y50
    • ZTE – NOS NOVU | NOS NOVU II


    Consulte ainda alguns dos equipamentos compatíveis com a rede 4G e 5G e descubra-os na Loja Online da NOS ao selecionar a tecnologia 4G ou 5G..

    Caso tenha dificuldades em perceber se o seu equipamento é 3G ou compatível com rede 4G e 5G, fale connosco.

     

  6. Como sei se o meu cartão SIM é 3G?

    Se adquiriu ou trocou o seu cartão SIM recentemente, este já é capaz de utilizar as redes 4G e 5G.
    Se o seu cartão for anterior a 2013 e se tiver dúvidas, pode dirigir-se a uma loja NOS para ajuda e trocar gratuitamente.
    Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM, uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G.

    Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.

     

  7. Vou poder continuar a fazer chamadas de voz com o meu equipamento ou cartão, mesmo que seja 3G?

    Sim. Mesmo que o seu equipamento ou cartão SIM não sejam compatíveis com as redes 4G ou 5G, as chamadas de voz passam a ser feitas via 2G. Se apenas necessita de fazer chamadas de voz, não é necessário um novo equipamento. A rede 2G da NOS tem uma cobertura superior a 99% da população em Portugal.

     

  8. Continuo a poder aceder à Internet com os dados móveis mesmo que o meu equipamento ou cartão seja 3G?

    Caso o seu equipamento não seja compatível com as tecnologias 4G ou 5G, o serviço passa automaticamente para 2G. Assim, continua a ser possível aceder à Internet, mas com uma velocidade muito menor, pelo que aconselhamos a que seja feita uma atualização do seu equipamento.
    Se o seu cartão SIM não for compatível com as redes 4G e 5G, proceda à sua troca por um cartão mais recente para experienciar a melhor qualidade de rede e velocidade de navegação com as redes 4G e 5G.

    Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

     

  9. Ao perder o 3G vou perder cobertura?

    Não. As outras redes alternativas têm uma cobertura igual ou superior à do 3G e a transição para estas redes é feita automaticamente.

     

Partilhe connosco caso tenha alguma questão.
Estamos sempre disponíveis para ajuda aqui, no Fórum NOS. 😊

Bom dia a todos, 

Estamos a reforçar as redes 4G e 5G da NOS. 

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

Obrigado, 


Bom dia a todos, 

Estamos a reforçar as redes 4G e 5G da NOS. 

De forma a prestar-lhe serviços móveis com maior qualidade, cobertura e velocidade, as redes 4G e 5G da NOS vão ser reforçadas em todo o território nacional e a rede 3G é desligada progressivamente a partir de maio de 2024.

Trabalhamos de forma constante para lhe trazer a melhor experiência no serviço de telemóvel e comunicações móveis na NOS. 😊

Obrigado, 

Boa tarde,

No caso dos equipamentos que suportam HD Voice+ pela rede 3G, mas não estão listados como sendo compatíveis com VoLTE (ainda que seja por pura displicência da NOS, uma vez que o suportam em todas as outras operadoras), é de esperar que se perca esta funcionalidade?

Cumprimentos,

José Pedro Barbosa


Boa tarde @José Pedro Barbosa

O HD Voice é, também, suportado na rede 4G, pelo que caso não tenha VoLTE,  mantem o HD Voice no seu equipamento, caso este seja compatível com a tecnologia LTE (4G). 

Obrigado, 


Boa tarde, estou a utilizar um telefone nokia de teclas. Deixará de funcionar?

Obrigado.


Boa tarde @fbc

Confirme, por favor, se o equipamento é um dos que se encontra referidos no artigo. 

Indique-nos, por favor, o modelo do equipamento em questão para verificar. 

Obrigado, 


Espero mesmo que o 4G/5G seja reforçado nos troços subterrâneos do Metro do Porto, pois na maioria do troço apenas o 3G tem uma ligação estável, mas com velocidades muito baixas. Por exemplo no troço Nau Vitória — Levada chego a ficar sem rede.

Espero que a NOS dê o primeiro passo e garanta uma boa cobertura 4G/5G dentro dos túneis, como tem acontecido em vários metropolitanos no mundo (em Toronto, por exemplo). Esperemos, entretanto o 5G SA (n28 — 700MHz) consiga ajudar a diminuir as falhas e também que seja possível aumentar a cobertura nacional, sobretudo no interior. 


Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 


Caso seja um cliente empresarial e se utilizar equipamentos de IOT (Internet das Coisas), como TPA’s (terminais de pagamento automático), sensores de alarmes ou localizadores de veículos para gestão de frotas, não se prevê nenhuma perturbação decorrente desta atualização, uma vez que continua a ser utilizada a tecnologia 2G.

 

Boa tarde, 

 

Creio que esta resposta que é dada no artigo acima pela NOS não faça muito sentido.

 

Tínhamos uma autoestrada 2G+3G em que passavam os dados destes terminais. Agora, vamos passar de uma autoestrada para uma estrada nacional (2G com menos largura de MHz atribuída). Assim, vai haver perturbações e serão muitas numa primeira fase.

Se a NOS pudesse poupar os clientes de mais estes problemas depois de toda a barafunda nos canais analógicos, eu agradecia. 

Mas ao mesmo tempo mais frequencias ficam livres para serem utilizada ai não? 

e mesmo assim, a maioria dos equipamentos já vão comunicar preferencialmente em 4/5G por isso não vejo que isso fosse afetar qualquer coisa. 

é uma trasnformação que já os 3 operadores estão a fazer, calculo que devam ter planeado bem a coisa para não lixarem o sistema nacional de comunicações xD 

um bem haja 


 

 

 

é uma trasnformação que já os 3 operadores estão a fazer, calculo que devam ter planeado bem a coisa para não lixarem o sistema nacional de comunicações xD 

um bem haja 

Não tenho tanta certeza 🙂 Costuma haver excesso de optimismo nestas implementações, como se viu no caso dos canais analógicos


Bom dia a todos, 

O desligamento da rede 3G é um movimento tecnologicamente natural e gradual pelo qual é necessário passar, com vista a evoluir as suas redes e a de nova geração 4G e 5G, permitindo melhorias da qualidade de rede, maior velocidade de navegação, menor latência e maior eficiente energética.

Obrigado, 


Estou há 5 dias sem comunicação móvel por indisponibilidade de rede no Monte Estoril. Estamos a falar de um estabelecimento comercial que recebe a grande maioria dos seus contactos via telemóvel vendo-se privada de assistência decente aos mesmos e limitando a minha faturação. Já apresentei mais que uma reclamação, na 1ª deram a entender que a rede seria reposta na 3ª feira até às 12h. Hoje só conseguiram dizer que no sistema aparece como prazo de resolução até 31 de Janeiro... Isto não cabe na cabeça de ninguém… Só simpatia e educação não resolvem situações destas.

É incrível que tal possa acontecer nos dias que correm, quer em termos de rapidez na reposição do serviço, quer em termos de resposta vaga sem qualquer explicação plausível. Estou a pagar muito bem por um serviço de que não disponho.


Isso é só 3G ou 4G também? 

secalhar tem que ver com isto:

um bem haja 


Já tinha recebido há pouco uma indicação de alguém ligado a uma operadora de que há efetivamente complicação com a rede NOS e que pensavam que era apenas a 5G. Aconselharam-me a testar a 4G ou até a 3G que poderiam “desenrascar”. Consegui alguns resultados com 3G mas a verdade é que os traços de sinal de rede tanto passam a estar a 0 ou a 3 traços e tanto consegui fazer alguns ensaios de chamadas que parecem durar uma eternidade a serem estabelecidos como de repente aparece a indicação “não registado na rede”.

Das indicações que me prestaram da NOS, talvez a mais pertinente possa ser a que refere:

“No caso do seu cartão SIM ser anterior a 2013 é possível que este não esteja apto a utilizar redes 4G e 5G.
Todos os eSIM estão preparados para a tecnologia 4G e 5G.
Em caso de dúvida consulte o número do seu cartão SIM:

Oculte o conteúdo

Uma vez que todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 4G e 5G, apenas necessita de confirmar este código no seu cartão:”

 pode ser uma razão. Existem 4 telemóveis no local com rede NOS e pelo menos 2 têm cartões que não começam por 21 ou 22 mas, até ao passado Sábado funcionavam todos bem e de repente nenhum tem sinal?


Pode ser necessário trocar o cartão. Experimente ir a uma loja 


Boa tarde a todos, 

Movemos os vossos comentários para o artigo sugerido, e bem, pelo @Bruno Aleixo

Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado


Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 


Sim, e espero bem que não desliguem definitivamente que façam testes para garantir que isso no acontece. Principalmente em época de verão na zona do algarve

 


Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

Espero que a ideia da NOS seja não fazer o mesmo que fez a operadora MEO. Na mesma data em que o 3G é desligado, o 4G deve logo ser reforçado com o espetro radioelétrico que antes estava no 3G.

 

Contudo, penso que a NOS deveria fazer este processo de forma mais lenta. À medida que os clientes fossem passando para 4G, ia diminuindo o espetro alocado ao 3G. Assim o que vai acontecer é uma sobrecarga dos aparelhos limitados a 3G no 2G, com consequente diminuição da qualidade do serviço em 2G. Lembro que a maior parte dos telemóveis continuam a realizar chamadas apenas em 2G/3G e que muitos equipamentos do setor empresarial que hoje trocam dados em 2G/3G deixarão de funcionar e funcionarão pior, dada a sobrecarga.


Se não reforçarem a rede 4G, irá acontecer o que se está a passar com a operadora MEO, um aumento significativo de clientes ligados à célula 4G, ficando a rede saturada com este aumento, segundo o apoio técnico da operadora MEO é uma situação do conhecimento da mesma sem data para solução. 

é o que acontece com a tentativa absurda de competitividade as vezes 😂

Querem todos correr para não serem os ultimos, mas sem terem condições. 

um bem haja 


Bom dia a todos, 
Compreendemos e agradecemos os vossos comentários.

As redes 4G e 5G da NOS estão a ser reforçadas em todo o território nacional para que possamos progressivamente desligar a rede 3G. 
Obrigado


Bom dia a todos, 😊

No decorrer do desligamento da rede 3G para que os todos os clientes de internet móvel mantenham o acesso ao serviço, alguns tarifários serão atualizados para novos tarifários. Desta forma, manter-se-ão com o serviço ativo e com acesso às redes 4G e 5G, melhorando, assim, o serviço, cobertura e velocidade de navegação.🤗

❗️Atenção❗️A alteração ocorrerá a 1 de maio 2024 e não implica aumento de preço nem aumento da duração do contrato.

Todos aqueles a que se destine esta alteração são informados por e-mail, SMS ou Carta, dependendo dos meios de comunicação disponibilizados, com pelo menos 30 dias de antecedência, das novas condições dos seus produtos. 

Obrigado


Boa tarde @Mário P. que tarifários serão descontinuados? Pode publicar a lista? E serão substituídos por que tarifários?

 

Medo 😨 

 

Peço só que não aconteça novamente o que aconteceu aqui:

 

A NOS aqui também disse que não prolongava a fidelização e que não aumentaria o preço, e no fim o que fez foi pegar nos vários produtos que o subscritor tinha em seu nome na morada, alguns com fidelização e outros sem fidelização, e juntá-los todos num único pacote com fidelização. Ao fazer isto sem autorização do subscritor, estava a fidelizar produtos que antes não tinham fidelização. Procedeu a fidelizações sem autorização.

 

Entretanto a prática cessou. Espero bem que não esteja de regresso.


Se for mesmo assim acho que a ação é muito boa por parte da NOS


Se for mesmo assim acho que a ação é muito boa por parte da NOS

Eu tinha um tarifário 3G (Net Mobile Zero+) que a NOS em 2022 decidiu passar a 5G.

Nesse sentido na verdade não existe nenhuma razão para se descontinuar tarifários. A NOS internamente consegue fazer a alteração.

 

Temo que seja só uma desculpa dos responsáveis da NOS para descontinuar tarifários da forma como expressei no comentário anterior, até porque já têm historial disso como mostrei.

Mas posso estar enganado e não ser essa a intenção. O @Mário P. poderá explicar melhor.
Com estas empresas temos de andar sempre com a pulga atrás da orelha.


Bom dia @CP001

Mantemos a informação descrita aqui como, também, no artigo que refere. A mera atualização da nomenclatura ou do tarifário feita pela NOS não prevê uma renovação automática, pelo que apenas se renova o vinculo quando há pedido, por parte do cliente, de alteração ao serviço. 

 

Sugerimos, no entanto, que na comunicação que é enviada seja consultado a hiperligação com a informação detalhada do tarifário para qual vai ser atualizado. 

Obrigado, 


Comentário