Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
DestaqueTutorial

Como ativar a rede 5G+ da NOS no seu equipamento


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários

Tenha acesso a velocidade mais rápida e ligue-se a rede móvel 5G+ da NOS. 🌐 😎

Neste artigo explicamos como pode ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento sem qualquer custo adicional, de forma simples e rápida. 😊

Descubra, através deste artigo, como:


​​​​​​​Conheça melhor a rede 5G+ da NOS, as vantagens e como ter acesso:


 

Ativar ou Reativar o 5G+ no seu equipamento

Ative ou reative o acesso ao 5G+ nas definições de rede móvel do seu equipamento e tenha acesso a melhor rede móvel.
Saiba como ativar em equipamentos Android e iOS. 😎


Para ativar o 5G+ garanta que cumpre as seguintes condições:

  • O equipamento tem de ser compatível com a tecnologia 5G+. Consulte os equipamentos elegíveis.
  • Possuir um tarifário elegível:
    Mostre o conteúdo

    Tarifários para clientes residenciais:

     

    Tarifários para clientes empresariais:

  • Possuir um cartão SIM compatível com a tecnologia:
    Mostre o conteúdo

    Em dispositivos Android:

    Todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G+, pelo que não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G+. 
    Adicionalmente, todos os eSIM estão também preparados para a tecnologia 5G+.

     

    Em dispositivos Apple:

    • Ter tarifários NOS Gigas ou ilimitados.
    • Ter dispositivo compatível com a tecnologia. 
    • Ter cartão SIM ou eSIM compatível com a tecnologia:
      • Cartões SIMs adquiridos a partir de junho de 2024, em princípio, são compatíveis com o 5G+;
      • Cartões eSIMs adquiridos a partir de julho de 2025, em princípio também são compatíveis com 5G+;

    Cartões SIM ou eSIM adquiridos antes destas datas, é necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

    Os novos cartões SIM são facilmente identificados através do SIM a verde na parte da frente:

     

    Os novos cartões eSIM são facilmente distinguidos através do verde na parte da frente: 

 

 

 

Ativar 5G+ em equipamentos iOS

Para ativar o 5G+ no seu equipamento iOS, Apple, certifique-se de que as últimas atualizações de software e de operadora estão instaladas e siga os passos abaixo:

  • Atualização Software: “Definições” > “Geral” > “Atualização de Software” > “Atualizar agora” (se aparecer a opção);
  • Atualização Operadora: “Definições” > “Rede Móvel” > “SIM” > “Seleção de Operadora” (se aparecer a opção).
Mostre o conteúdo
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

     

  2. Selecione "Rede móvel";

     

  3. Escolha o SIM em que pretende ativar o 5G+;

     

  4. Selecione “Voz e dados”;

     

  5. Por fim, selecionne ativar “5G autónomo” para ativar a rede 5G+.


    Para ativar o VoNR no seu equipamento iOS, certifique-se de que o 5G+ está ligado, e verifique que o seguinte toggle está ativo:

 

 

 

 

Ativar 5G+ em equipamentos Android

O 5G+ está ativo por defeito em todos os equipamentos Android. Sendo necessário ter um equipamento e tarifário compatível.

Para confirmar que tem a rede 5G+ ativa no seu equipamento Android, verifique os seguintes passos para os dispositivos Samsung, Xiaomi, TCL e Honor:
 

Samsung

 Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Samsung, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

     

  2. Selecione “Redes móveis”;

     

  3. Verifique que a opção “Utilizar redes 5G SA (Stand Alone)” está ativa.

​​​​​​

 

Xiaomi

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Xiaomi, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

     

  2. Selecione “Redes móveis”;

     

  3. Escolha “Gerir eSIM”;

     

  4. Verifique que a opção “Modo Autónomo” está ligada;

 

 

TCL

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento TCL, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

     

  2. Selecione “Cartão SIM e rede móvel”;

     

  3. Escolha “SIM 1 (NOS)”;

     

  4. Verifique que a opção “5G+” está ligada.

 

 

Honor​​​​​​​

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Honor, siga os passos abaixo:

Mostre o conteúdo
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

     

  2. Selecione “Rede Móvel”;

     

  3. Escolha “Dados móveis”;

 

 

 

Fique a conhecer tudo sobre a rede 5G+ na NOS e as evoluções tecnológicas que a acompanham e os equipamentos 5G da NOS:

 

Faça mais com o 5G e 5G+ da NOS 🌐

Se tiver questões partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.😊

Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
50% acharam o tópico útil

50 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 23 de junho de 2025

Boa tarde a todos,

Tenha acesso a velocidade mais rápida e ligue-se a rede móvel 5G+ da NOS. 🌐 😎

Neste artigo explicamos como pode ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento sem qualquer custo adicional, de forma simples e rápida. E ainda verificar o VoNR, a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+. 😊

Saiba tudo sobre o 5G+ da NOS em:

Se surgirem mais questões, por favor, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 23 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

Tenha acesso a velocidade mais rápida e ligue-se a rede móvel 5G+ da NOS. 🌐 😎

Neste artigo explicamos como pode ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento sem qualquer custo adicional, de forma simples e rápida. E ainda verificar o VoNR, a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+. 😊

Saiba tudo sobre o 5G+ da NOS em:

Se surgirem mais questões, por favor, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

Só que não…

Quais os desenvolvimentos relativamente ao problema do eSIM no iPhone?


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 23 de junho de 2025

@DanielS, boa noite. 
Detalhe-nos, por favor, a situação. 
Obrigado, 


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 23 de junho de 2025

 

Mário P. escreveu:

@DanielS, boa noite. 
Detalhe-nos, por favor, a situação. 
Obrigado, 

Como sabe, clientes com tarifários compatíveis com 5G+ e com iPhone 14 ou superior e atualizado, não estão a conseguir aceder ao 5G+ porque a mensagem no momento da ativação é que de o eSIM não permite ou incompatível. 
Perante esta situação a NOS recusa-se a fornecer a título gratuito, sim porque a situação é alheia ao cliente, um cartão SIM físico compatível. 
 

Por isso questiono sobre desenvolvimentos sobre o eSIM. 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa tarde, ​@DanielS 

Neste momento existe compatibilidade com equipamentos Apple, tanto com o cartão físico como com o cartão eSIM.

No entanto, será necessário que o equipamento e o tarifário sejam compatíveis.

Teste, por favor, se já consegue ativar.

Obrigado.


Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 660 comentários
  • 24 de junho de 2025

Finalmente!!!!

que boa notícia para quem tem um iOS, como eu. Demorou mais foi de vez. E com a novidade do VoNR. Tenho de experimentar 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 24 de junho de 2025

Muito obrigado pelo seu feedback, ​@DalleyBorges
Ficamos contentes que esta novidade vai ao encontro das suas expectativas. 

Obrigado, 


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 25 de junho de 2025

Bom dia ​@Mário P. 

No meu iPhone 15 Pro Max nas definições de rede, aparece esta informação:

Eu tenho que trocar de cartão SIM? Se sim, tenho algum custo associado a essa troca?

Obrigado


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 25 de junho de 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que verificamos, de momento, apenas os equipamentos iPhone 16 são certificados, através da Lista de equipamentos elegíveis.

Sugerimos que acompanhe novidades através deste mesmo artigo e documento, que é atualizado automáticamente sempre que existam novidades.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 25 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos a sua mensagem.

Pelo que verificamos, de momento, apenas os equipamentos iPhone 16 são certificados, através da Lista de equipamentos elegíveis.

Sugerimos que acompanhe novidades através deste mesmo artigo e documento, que é atualizado automáticamente sempre que existam novidades.

Obrigado

Boa tarde, 

iphone 15 pro max consta na lista de equipamentos, é possível ajudar na resolução ?

Obrigado


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 25 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@MS1.

Confirmámos novamente e, de facto, os modelos desde iPhone 14 encontra-se na listagem. Agradecemos o alerta.

Confirme-nos, por favor, qual a dificuldade no acesso à rede 5G? 

Obrigado

 


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 25 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@MS1.

Confirmámos novamente e, de facto, os modelos desde iPhone 14 encontra-se na listagem. Agradecemos o alerta.

Confirme-nos, por favor, qual a dificuldade no acesso à rede 5G? 

Obrigado

 

olá,

é na ativação do 5G+, tarifário sem limite Max, iphone 15 pro max

obrigado 

 

 


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 25 de junho de 2025
MS1 escreveu:

olá,

é na ativação do 5G+, tarifário sem limite Max, iphone 15 pro max

obrigado 

Pois foi por isso que coloquei a questão. No meu iPhone 15 Pro Max também não me permite ativar o 5G Standalone, porque diz que o SIM atual não suporta o 5G Standalone.


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 25 de junho de 2025

E existe outra informação incorreta na Lista de equipamentos elegíveis, de iPhones compatíveis. O iPhone 15 Pro/Pro Max suportam também o VoNR, portanto além de 5G Standalone, o Voice Over 5G Standalone também é suportado.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 25 de junho de 2025

@Tiago Ferreira e ​@MS1, boa noite. 

Podem, por favor, confirmar se o número de série do cartão SIM é  iniciado por “21” ou “22”?

Obrigado,


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 25 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

@Tiago Ferreira e ​@MS1, boa noite. 

Podem, por favor, confirmar se o número de série do cartão SIM é  iniciado por “21” ou “22”?

Obrigado,

Olá, será o iccid? Se sim, começa por 89


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 25 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

@Tiago Ferreira e ​@MS1, boa noite. 

Podem, por favor, confirmar se o número de série do cartão SIM é  iniciado por “21” ou “22”?

Obrigado,

O meu começa por 89351322… é isso que queria saber?


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 25 de junho de 2025

Peço desculpa pela falta de especificidade, o número era a seguir a 89351, pode, por favor, verificar, ​@MS1?

@Tiago Ferreira, o seu pelo que nos mostra seria compatível. 

Vamos testar num iPhone 16 Pro Max para verificarmos a situação e caso o cartão SIM do ​@MS1 iniciar por 21 ou 22, vamos endereçar internamente para que seja verificada.

Obrigado, 

 


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 25 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

Peço desculpa pela falta de especificidade, o número era a seguir a 89351, pode, por favor, verificar, ​@MS1?

@Tiago Ferreira, o seu pelo que nos mostra seria compatível. 

Vamos testar num iPhone 16 Pro Max para verificarmos a situação e caso o cartão SIM do ​@MS1 iniciar por 21 ou 22, vamos endereçar internamente para que seja verificada.

Obrigado, 

 

Olá novamente 

893501 03


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 25 de junho de 2025

@MS1, no seu caso é necessário proceder à troca do cartão SIM, pelo que é necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

@Tiago Ferreira, estamos ainda a realizar o teste, pelo que daremos feedback assim que possível.

Obrigado, 


Tiago Ferreira
Forum|alt.badge.img
  • Gigabyte
  • 198 comentários
  • 25 de junho de 2025
MS1 escreveu:
Mário P. escreveu:

Peço desculpa pela falta de especificidade, o número era a seguir a 89351, pode, por favor, verificar, ​@MS1?

@Tiago Ferreira, o seu pelo que nos mostra seria compatível. 

Vamos testar num iPhone 16 Pro Max para verificarmos a situação e caso o cartão SIM do ​@MS1 iniciar por 21 ou 22, vamos endereçar internamente para que seja verificada.

Obrigado, 

 

Olá novamente 

893501 03

Pois mas pelos visto algo está incorreto, pois o meu iPhone 15 Pro Max dá suporte tanto ao 5G Standalone como ao VoNR e no meu aparece a mesma informação do ​@MS1 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 25 de junho de 2025

​Quanto ao VONR, o assunto, foi já endereçado, ​@Tiago Ferreira

Assim que tenhamos a confirmação partilharemos, aqui.

Relativamente à indisponibilidade de ativar o 5G+ (Standalone) mesmo com tarifários compatíveis e cartão SIM compatível  não estar a ser possível, vamos testar para confirmar para podermos atuar. 

Obrigado,


  • Kilobyte
  • 9 comentários
  • 25 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

​Quanto ao VONR, o assunto, foi já endereçado, ​@Tiago Ferreira

Assim que tenhamos a confirmação partilharemos, aqui.

Relativamente à indisponibilidade de ativar o 5G+ (Standalone) mesmo com tarifários compatíveis e cartão SIM compatível  não estar a ser possível, vamos testar para confirmar para podermos atuar. 

Obrigado,

@Mário P.  Vale a pena ir pedir a 2. Via do Esim sem estar solucionado do ​@Tiago Ferreira ? 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30917 comentários
  • 25 de junho de 2025

Querendo, pode aguardar, e ir acompanhando, para assim que estiver resolvido testar, ​@MS1
No entanto, segundo as condições de elegibilidade que dispomos, são aquelas que indicamos neste tópico. 

Muito obrigado, 

 


Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 25 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

Boa tarde, ​@DanielS 

Neste momento existe compatibilidade com equipamentos Apple, tanto com o cartão físico como com o cartão eSIM.

No entanto, será necessário que o equipamento e o tarifário sejam compatíveis.

Teste, por favor, se já consegue ativar.

Obrigado.

De momento tenho o iOS 26 com a Beta 2 e desapareceu a opção de ativar 5G Standalone no entanto já tinha sido aqui reportado que relativamente ao iOS 18 mais atual e ao eSIM surgia uma mensagem de incompatibilidade do mesmo. 
Tarifario: NOS Mobile 5G+ Sem Limites Max


Para além disso, como não divulgam publicamente te os locais com 5G+ também acaba por não ser claro se há ou não cobertura pois estou numa zona Ranshare.

 

Também está a ser divulgada internamente na NOS informação sobre novos eSIM. Os brancos são incompatíveis mas os de papel verde são compatíveis. Podiam clarificar isso em vez de dizer que está tudo normalizado quando não está. 


Comentário