Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
79% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

269 Comentários

• Megabyte
  • 9 comentários
  • 9 de junho de 2025

ios 18.5

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 9 de junho de 2025

O problema agora são os eSIM porque com cartões SIM físicos e tarifário compatível funciona. 
Há sempre uma. 
Não atualizaram ainda foi o guião após as Carrier settings da apple terem sido disponibilizadas.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 24 comentários
  • 9 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a clarificação ​@Nuno Videira e o seu testemunho ​@Jpfa81.

Confirmem-nos, por favor, qual a versão de software instalada no iPhone.

Obrigado

18.5

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 9 de junho de 2025

Curioso, acabou de me pedir outro Carrier Update Settings, mas sem alterações visíveis, nem nas opções nem na versão, continua na 64.1

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 9 de junho de 2025

Retiro o que disse, desapareceu a opção de VoLTE, e a de VoNR também 

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 9 de junho de 2025

Ou saiu uma atualização de Carrier Settings por parte da Apple que não estava programada. 
o certo é que nos casos em que há a opção de ativar 5G Standalone apenas funciona com cartões físico, eSIM não. 

Com está nova atualização do iOS 26 a opção desapareceu  

• Kilobyte
  • 25 comentários
  • 9 de junho de 2025

O meu ja apareceu a opção 

Cartao fisico recente deste ano diz que nao suporta.

Mas no S23 ultra funciona o 5G SA

Será problema da atualização? 

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 24 comentários
  • 10 de junho de 2025

Atualizei para o iOS 26 e a opção desapareceu mesmo Carrier estando numa versão superior (64.5.3) ao iOS 18.5 (64.1)

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 33 comentários
  • 10 de junho de 2025

É normal isso acontecer no iOS 26, acontece-me o mesmo. Isto ocorre porque, apesar de a versão beta ter um bundle com uma versão aparentemente superior, na verdade, este foi compilado ainda antes do novo bundle que possui o 5G+.

Provavelmente na próxima beta (daqui a 2 semanas) tudo já virá em condições.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 30978 comentários
  • 10 de junho de 2025

Boa tarde,

Vamos esclarecer. 

A rede 5G+, é tecnicamente conhecido como 5G Standalone e ainda não está disponível para equipamentos com sistema operativo IOS. 

Podem verificar esta informação em nos.pt 

Assim que tenhamos novidades, partilharemos com a comunidade. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 

Tenho iPhone 16 pro max e 5g standalone já está ativo no meu cartão sim, ficou ativo ontem

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 24 comentários
  • 11 de junho de 2025
Mário P. escreveu:

Boa tarde,

Vamos esclarecer. 

A rede 5G+, é tecnicamente conhecido como 5G Standalone e ainda não está disponível para equipamentos com sistema operativo IOS. 

Podem verificar esta informação em nos.pt 

Assim que tenhamos novidades, partilharemos com a comunidade. 

Estamos sempre disponíveis para ajudar. 

Obrigado, 

se é assim porquê já existe sistemas iOS com a funcionalidade?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31541 comentários
  • 11 de junho de 2025

Boa tarde ​@NevesPT e ​@Jorge Miguel Aguiar,

Agradecemos o vosso testemunho.

Apesar dos equipamentos já poderem ter esta capacidade, para ser possível garantir o uso da tecnologia no operador, é necessário que os equipamentos sejam primeiro certificados pela NOS.

Nesse sentido, sugerimos que aguardem esta certificação e  acompanhem novidades através desta artigo, onde a lista de equipamentos certificados é atualizada regularmente.

Obrigado

Eduardo Miguel Martins Correia escreveu:

Este problema está a acontecer comigo, tanto que coloco o chip num s23 ultra e ele já deteta que estou a usar um s23 ultra, se a nos pudesse corrigir isso manualmente, eu posso fornecer o meu tac para associarem, eu vi também que acontece com o iphone 15/16, porém não sei o modelo exato do meu colega, se pudessem corrigir, acho que o 5g+ ficaria a funcionar para todos

Boa tarde.

Estou com este problema, no modelo aparece “TAC not found in GSMA”, mas possuo um Samsung S25 Ultra, com Esim NOS e tarifário NOS 5G+ Ilimitado.

Alguma solução para passar a identificar o modelo do meu smartphone?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31541 comentários
  • 12 de junho de 2025

Boa tarde ​@ChristianMSeabra,

Agradecemos a sua mensagem.

Não consegue aceder à rede 5G+ da NOS e encontra-se numa zona com cobertura 5G? 

Nas definições do seu dispositivo não surge o botão para ativação da ligação com esta rede? 

Obrigado

João H. escreveu:

Boa tarde ​@ChristianMSeabra,

Agradecemos a sua mensagem.

Não consegue aceder à rede 5G+ da NOS e encontra-se numa zona com cobertura 5G? 

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Como indiquei nuns tópicos anteriores, estou numa zona 5G+ (4470-487 Maia), com excelente cobertura e continuo com velocidades na ordem dos 10/15mbps em download/upload em 5G+.

Ao navegar hoje na app da NOS, verifiquei a situação que relato acima, nos serviços e no campo do modelo do equipamento.

Haverá relação entre esta situação e o facto de ter velocidades muito baixas em 5G+?

Obrigado.

Jorge C
Super User
  • 8842 comentários
  • 12 de junho de 2025

Boa tarde ​@ChristianMSeabra

A mensagem "TAC not found in GSMA" que está a surgir está relacionada com a não identificação automática do modelo do seu smartphone na App my NOS.

Isto acontece quando o TAC (Type Allocation Code) — os primeiros 8 dígitos do IMEI que identificam o modelo e fabricante do equipamento — ainda não consta na base de dados oficial da GSMA, que é a referência utilizada pelas operadoras para apresentar o nome do modelo.

Como refere estar a utilizar um Samsung S25 Ultra, trata-se provavelmente de um modelo muito recente, e é natural que a informação do TAC ainda não tenha sido sincronizada com os sistemas da GSMA e, consequentemente, com os da NOS.

🛠️ O que pode fazer:

• Pode aguardar, pois a base de dados GSMA é atualizada periodicamente, e a NOS irá refletir essa informação automaticamente assim que disponível.

🔍 Se quiser verificar se o seu TAC já foi adicionado à GSMA, pode utilizar sites como imei.info — ao introduzir o IMEI, poderá ver se o modelo já está listado publicamente.

Esta situação não afeta em nada o funcionamento do serviço, incluindo o uso de eSIM, 5G+ Ilimitado, chamadas ou dados.

Fico ao dispor para qualquer ajuda adicional.

Obrigado.

Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@ChristianMSeabra

A mensagem "TAC not found in GSMA" que está a surgir está relacionada com a não identificação automática do modelo do seu smartphone na App my NOS.

Isto acontece quando o TAC (Type Allocation Code) — os primeiros 8 dígitos do IMEI que identificam o modelo e fabricante do equipamento — ainda não consta na base de dados oficial da GSMA, que é a referência utilizada pelas operadoras para apresentar o nome do modelo.

Como refere estar a utilizar um Samsung S25 Ultra, trata-se provavelmente de um modelo muito recente, e é natural que a informação do TAC ainda não tenha sido sincronizada com os sistemas da GSMA e, consequentemente, com os da NOS.

🛠️ O que pode fazer:

• Pode aguardar, pois a base de dados GSMA é atualizada periodicamente, e a NOS irá refletir essa informação automaticamente assim que disponível.

🔍 Se quiser verificar se o seu TAC já foi adicionado à GSMA, pode utilizar sites como imei.info — ao introduzir o IMEI, poderá ver se o modelo já está listado publicamente.

Esta situação não afeta em nada o funcionamento do serviço, incluindo o uso de eSIM, 5G+ Ilimitado, chamadas ou dados.

Fico ao dispor para qualquer ajuda adicional.

Obrigado.

Muito obrigado pela ajuda ​@Jorge C .

Já verifiquei no site imei.info e o IMEI já consta nas informações, pelo que realmente deverá ser só aguardar a atualização da base de dados.

Cumprimentos

Boa tarde,

Venho por este meio perguntar se o Iphone 15 pro max possui 5g+, visto que aparece a opção no meu telemovel mas  diz que o cartao sim nao esta preparado para 5g+. É entao devido ao cartao sim, ao tarifario (é wtf, mas se precisar eu troco de tarifario) ou é devido ao telemovel?

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 13 de junho de 2025
JULIEN ESTEVES PIRES escreveu:

Boa tarde,

Venho por este meio perguntar se o Iphone 15 pro max possui 5g+, visto que aparece a opção no meu telemovel mas  diz que o cartao sim nao esta preparado para 5g+. É entao devido ao cartao sim, ao tarifario (é wtf, mas se precisar eu troco de tarifario) ou é devido ao telemovel?

O seu iPhone suporta 5G+
Aparece essa informação pode ser do SIM, no entanto julgo que na NOS (ao contrário do MEO que disponibiliza neste momento para todos os clientes independentemente do tarifário que tiverem) apenas permite acesso ao 5G+ que tiver tarifários com 5G+ no nome e apenas com cartão SIM físico. Se for um eSIM, não é possível.

Por isso, mesmo que lhe deem um cartão SIM físico novo, continuará a não ter acesso ao 5G+
Mas não se iluda porque não vai notar nenhuma melhoria no acesso à Internet seja em 5G (NSA) ou 5G+ (SA)

O meu cartao é fisico, entao teria de mudar de tarifario né? poque não haveria diferença se está afirmado que existe alguma na latencia e na rapidez?

obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 13 de junho de 2025
JULIEN ESTEVES PIRES escreveu:

O meu cartao é fisico, entao teria de mudar de tarifario né? poque não haveria diferença se está afirmado que existe alguma na latencia e na rapidez?

obrigado

É questão de testar a confirmar.
Para a utilização diária num telemóvel, julgo que não irá notar diferenças.

O objetivo do 5G+ é ser aplicado a serviços diferenciados de empresas por exemplo, ou recorrendo à mais valia do tal “slice” consegue parametrizar a rede para aquele cliente com a velocidade que pretender e com baixa latência.
Para o utilizador comum, na minha opinião não tem qualquer vantagem.

Mas isto não passa da opinião de um leigo na matéria.

Quanto ao tarifário, consulte o  código de validação da portabilidade (CVP) na área de cliente e aguarde contacto ou ligue para a linha de apoio e peça contacto com a parte das renegociações de contrato para ver um tarifário que permita 5G+ a um preço mais vantajoso. Não vá atrás do que está no site.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31541 comentários
  • 13 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@ChristianMSeabra e a ajuda do ​@Jorge C sobre o tema.
Esta situação encontra-se a ser acompanhada internamente pelas equipas NOS responsáveis. Logo que tenhamos novidades partilhamos consigo.

Agradecemos também as vossas mensagens ​@JULIEN ESTEVES PIRES e ​@DanielS
Os modelos de terminais em causa ainda não se encontram certificados na NOS para uso de 5G. Podem acompanhar novidades através da consulta da Lista de terminais Compatíveis com 5G+ neste artigo.

Obrigado

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 13 de junho de 2025

Eu abdico de tanta velocidade em retorno de estabilidade em zonas congestionadas e latencia mais baixa/estável.. o próximo passo é migrar uns 30 modems para 5G e começar a falar com o gestor de conta..

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31541 comentários
  • 13 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@Nuno Videira.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Comentário