Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
75% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

283 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9094 comentários
  • 4 de junho de 2025

Boa noite ​@ChristianMSeabra

O dispositivo é compatível mas também necessita de um destes tarifários: 

Partilhe feedback com a comunidade. 

Obrigado.

Boa noite.

Como referi no meu post tenho um Samsung S25 Ultra (presente na lista de compatibilidade da NOS e o meu tarifário NOS é o Gigas 5G+ Ilimitado), logo tenho acesso ao 5G+. Tenho o problema de muito baixa velocidade em conexão ao 5G+ (5G SA), já reportei ao apoio técnico e até agora não obtive qualquer resolução.

Obrigado

• Megabyte
  • 19 comentários
  • 5 de junho de 2025

Amigo ​@ChristianMSeabra , pelo que tenho lido de várias pessoas, algumas da área...o 5G SA não atingirá tanta velocidade como o 5G NSA porque não há a agregação das bandas/frequências do 4G/LTE.

O 5G SA foca-se mais na estabilidade e menor tempo de acesso (latência) que no NSA.

Agora pode haver sim algum problema para essas velocidades assim tão baixas.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 5 de junho de 2025

Bom dia ​@Wesley M Lima,

Agradecemos a sua mensagem.

O VoNR é o Voice over New Radio, tecnologia que permite fazer chamadas de voz em redes 5G, utilizando esta rede para transmitir a voz com utilizaçao de dados.

Em breve contamos disponibilizar esta tecnologia, fique atento às novidades aqui no Fórum NOS, na Lista de terminais Compatíveis com 5G+.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 5 de junho de 2025

Bom dia ​@ChristianMSeabra,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jorge C e do ​@Vipauer sobre o tema.

Partilhe connosco, por favor, o código postal completo da zona, por favor. A situação ocorre tanto em espaços interiores como exterior?

Obrigado

João H. escreveu:

Bom dia ​@ChristianMSeabra,

Agradecemos a sua mensagem e partilha do ​@Jorge C e do ​@Vipauer sobre o tema.

Partilhe connosco, por favor, o código postal completo da zona, por favor. A situação ocorre tanto em espaços interiores como exterior?

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Sim, ocorre em interiores e exteriores.

Tenho feito testes de velocidade a 100 metros de uma antena em exterior e em vista de campo aberto com antena. Em interior a velocidade mantém.

Só quando entro numa zona sem 5G SA ou desativado 5G SA é que as velocidades aumentam.

O código postal da zona é o 4470-487 Maia. Estou numa zona com excelente cobertura de rede móvel.

Obrigado.

Deixo aqui uns prints ​@João H. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 6 de junho de 2025

Boa tarde ​@ChristianMSeabra,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF e número de telemóvel em causa.

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 24 comentários
  • 7 de junho de 2025

A Apple acabou de atualizar os serviços de rede (aparece um popup a solicitar para os atualizar) porem eu que uso um eSim diz que 5G SA não é suportado.

Alguma possivel correção?

• Megabyte
  • 12 comentários
  • 7 de junho de 2025

estou na mesma situação!  deve faltar a ativação de algo no lado da NOS

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 35 comentários
  • 7 de junho de 2025

Sim, por aqui igual! Embora eu não tenho um tarifário compatível, não sei se será a razão.

No entanto, é muito bom ver desenvolvimentos neste ramo, os meus parabéns à NOS. Agora é aguardar que isto fique ativo de vez.

Quero acrescentar que penso que a demora terá tido a haver não com a NOS, mas sim com a Apple, uma vez que, de acordo com este website, não foi só a NOS a ter update, mas sim muitas operadoras europeias (vejam a tag “Delivered OTA”). Ou seja, foram quase todas deployed ao mesmo tempo.

Ah, e se explorarem as outras opções do site, conseguem perceber que também o nosso bundle já suporta VoNR :)

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 7 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens. 

indique-nos, por favor, qual o modelo de equipamento em causa,  ​@NevesPT e  ​@Jpfa81.

Obrigado

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 7 de junho de 2025

Eu estou na mesma situação, tanto com um iPhone 16 Pro, tanto um colega  com um 16e.

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 24 comentários
  • 8 de junho de 2025

@João H. iPhone 15 Pro Max

• Megabyte
  • 12 comentários
  • 8 de junho de 2025

@JoaoH ocorre com todos os iPhones que têm eSIM ativo. Com sim físico isso não ocorre 

o meu é o 15PM

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 8 de junho de 2025

Curiosamente se desligar o VoLTE, aparece esta opção ligada. E sim, tenho eSim.

Bruno S.
Forum|alt.badge.img
  • Terabyte
  • 132 comentários
  • 9 de junho de 2025

Bom dia,

Com o meu telemóvel Samsung Galaxy A54 com eSIM, posso confirmar que:

• O 5G+ está disponível no Grande Porto e em algumas partes do distrito de Aveiro e Braga.
  • Em zonas RAN-SHARING, como por exemplo algumas zonas do distrito de Viana do Castelo e Santarém, as antenas estão a emitir 5G SA, porém o dispositivo continua a preferir o 5G NSA (provavelmente ainda não foi permitido o acesso).
  • Aparece o icone VoNR, porém ao efetuar uma chamada, o telemóvel faz downgrade para 5G NSA.
  • O telemóvel consegue agregar a n28 (10MHz) e a n78 (100MHz).
  • As velocidades variam consoante o local, mas tendem a ser idênticas ao 5G NSA, com maior estabilidade a nível de latências e oscilações.
  • Considero que o sinal 5G+ é mais forte a nível de potência que o 5G NSA (que agrega bandas do 4G).

Em roaming, confirmo o 5G+ já está disponível em Espanha, na rede Movistar, sendo que também aparece-me o símbolo de VoNR, no entanto, não testei se efetivamente o VoNR funciona.

CP001
  • 1549 comentários
  • 9 de junho de 2025
Vipauer escreveu:

Amigo ​@ChristianMSeabra , pelo que tenho lido de várias pessoas, algumas da área...o 5G SA não atingirá tanta velocidade como o 5G NSA porque não há a agregação das bandas/frequências do 4G/LTE.

O 5G SA foca-se mais na estabilidade e menor tempo de acesso (latência) que no NSA.

Bom dia,

Não posso corroborar essa informação. O espetro é finito sim, mas o 5G SA há um ponto em que atingirá maiores larguras de bandas que o 4G+5G NSA e cada vez maiores, porque, à medida que os clientes forem migrando para 5G SA, a NOS alocará certamente ao 5G SA as bandas que atualmente estão no 4G+5G NSA.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 9 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos ​@Nuno Videira,  ​@NevesPT, ​@Jpfa81.

Por lapso não compreendemos que a situação em causa é sobre o VoNR. Esta tecnologia ainda não se encontra disponível de momento, não sendo ainda garantida pela NOS.

Inicialmente compreendemos que a dificuldade se tratava apenas da ligação 5G SA, sendo que essa deverá funcionar corretamente.
O VoNR é o Voice over New Radio, tecnologia que permite fazer chamadas de voz em redes 5G, utilizando esta rede para transmitir a voz com utilizaçao de dados.

Relativamente ao VoNR, poderão acompanhar a certificação de equipamentos através deste documento, também disponível neste artigo. 
Em breve contamos disponibilizar esta tecnologia, fique atento às novidades aqui no Fórum NOS.

Obrigado

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 9 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos ​@Nuno Videira,  ​@NevesPT, ​@Jpfa81.

Por lapso não compreendemos que a situação em causa é sobre o VoNR. Esta tecnologia ainda não se encontra disponível de momento, não sendo ainda garantida pela NOS.

Inicialmente compreendemos que a dificuldade se tratava apenas da ligação 5G SA, sendo que essa deverá funcionar corretamente.

Relativamente ao VoNR, poderão acompanhar a certificação de equipamentos através deste documento, também disponível neste artigo. 
Em breve contamos disponibilizar esta tecnologia, fique atento às novidades aqui no Fórum NOS.

Obrigado

No meu caso era mesmo sobre o SA, só achei o curioso o VoNR estar lá e supostamente activo.

• Megabyte
  • 12 comentários
  • 9 de junho de 2025

Nao estamos a falar de VoNR

estamos mesmo a falar do SA que nao permite ser ativo nos menus das definicoes de rede para o iOS

basta verem os prints colocados anteriormente

o toggle surge a sombreado e nao permite ativacao do SA

• Megabyte
  • 12 comentários
  • 9 de junho de 2025
Jpfa81 escreveu:

Nao estamos a falar de VoNR

estamos mesmo a falar do SA que nao permite ser ativo nos menus das definicoes de rede para o iOS

basta verem os prints colocados anteriormente

o toggle surge a sombreado e nao permite ativacao do SA

isto para quem usa eSIM´s

para quem usa o simcard tradicional o problema nao acontece

devem verificar as configuracoes dos vossos esim para permitir a ativacao do 5g SA nos iphones

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 9 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a clarificação ​@Nuno Videira e o seu testemunho ​@Jpfa81.

Confirmem-nos, por favor, qual a versão de software instalada no iPhone.

Obrigado

Bruno S.
Forum|alt.badge.img
  • Terabyte
  • 132 comentários
  • 9 de junho de 2025
CP001 escreveu:
Vipauer escreveu:

Bom dia,

Não posso corroborar essa informação. O espetro é finito sim, mas o 5G SA há um ponto em que atingirá maiores larguras de bandas que o 4G+5G NSA e cada vez maiores, porque, à medida que os clientes forem migrando para 5G SA, a NOS alocará certamente ao 5G SA as bandas que atualmente estão no 4G+5G NSA.

Em Espanha, a Movistar está a optar por utilizar os 2100MHz no 5G e os 700MHz no 4G, oferecendo assim uma maior cobertura 4G e maiores velocidades 5G.

Esperemos que num futuro próximo seja uma realidade da NOS, permitindo assim maiores velocidades, mesmo sabendo que será necessário um Core que aguente velocidades elevadas por bastantes utilizadores.

• Kilobyte
  • 13 comentários
  • 9 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde,

Agradecemos a clarificação ​@Nuno Videira e o seu testemunho ​@Jpfa81.

Confirmem-nos, por favor, qual a versão de software instalada no iPhone.

Obrigado

iOS 18.5

Comentário