Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
75% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

283 Comentários

  • Megabyte
  • 87 comentários
  • 26 de maio de 2025

Para quando iphone com 5G+?

Para quando WTF acesso 5G+?


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 26 de maio de 2025

Assim que tenhamos novidades, partilharemos, ​@MiPortugaPC 

Obrigado,


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 27 de maio de 2025

Boa tarde ​@alal,

Agradecemos a sua mensagem.

Após análise sobre este tema, confirmamos que os dois modelos que refere suportam 5G+, no entanto na última versão de software lançada pela Samsung o botão de toggle do 5G+ ficou indisponível no Galaxy S25.
A Samsung comprometeu-se em corrigir esta falha na próxima versão de software.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

 


  • Megabyte
  • 26 comentários
  • 27 de maio de 2025

Muito obrigado pelo esclarecimento e pela identificação da causa!

Eu confirmo que apesar da opção não estar disponível, o meu equipamento e tarifário dão acesso ao 5G+. É possível neste momento ver a mobile data network type é NR SA, como mostra a imagem:

 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 27 de maio de 2025

Agradecemos o seu feedback, ​@alal 

Se surgirem questões, fale connosco. 
Obrigado,


CP001
  • 1549 comentários
  • 27 de maio de 2025

Boa noite,

 

Vejo aqui esta lista

 

E a lista começa com três cellular routers.

 

Mas no site vejo isto

O tarifário com dotação de dados ilimitada é apenas para utilização pessoal e exclusiva do utilizador final do serviço telefónico móvel da NOS e no respetivo terminal de acesso, não podendo ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento, nem para qualquer fim de natureza comercial. Destina-se unicamente a permitir a utilização dos serviços que estejam expressamente indicados, não lhe podendo ser dada qualquer outra utilização, nomeadamente para conversão ou reencaminhamento, sob qualquer forma, de tráfego, independentemente da sua origem ou para estabelecimento de comunicações permanentes e/ou ininterruptas. O Cliente não pode, ainda que de uma forma meramente tentada, atacar a rede ou os sistemas da NOS ou de terceiros, nem utilizar ilicitamente recursos de sistemas de terceiros, ainda que não provoque quaisquer danos. A NOS poderá monitorizar a utilização do serviço para verificação do cumprimento das condições de acesso e utilização. No caso de utilização indevida do serviço, a NOS reserva-se o direito de aplicar restrições à sua utilização, efetuar o desligamento ou retirar de serviço o respetivo cartão SIM.

https://www.nos.pt/movel/tarifarios-movel/tarifarios-movel-pos-pagos?accordionid=ui-id-1

Aqui  no Fórum o mesmo:

 

Mário P. escreveu:

O Tarifário Mais Gigas é para o serviço móvel e não para o serviço fixo, ou seja, tem disponível aqui informações detalhadas sobre a velocidade anunciada, velocidade máxima e estimativa da velocidade máxima do serviço de acesso à Internet móvel (secção 3).

 

Mário P. escreveu:

Bom dia a todos, 
Como indicámos o serviço contratado é para uma utilização no respectivo equipamento, ou seja, sendo um tarifário de telemóvel com uma dotação de minutos, sms e dados móveis é necessário utilizá-lo num Smartphone. A NOS fornece uma variedade de ofertas de serviços como por exemplo: 

Se pretende utilizar o serviço de internet num equipamento como Router, escolha o serviço adequado, ou seja, internet Fixa ou móvel. 

Obrigado

  

Mário P. escreveu:

A NOS monitoriza o serviço para o cumprimento das condições de acesso ao serviço e ao utilizar o serviço de forma contrária do estabelecido, são aplicadas medidas necessárias para salvaguardar o serviço.

 

 

 

Não é contraditório? Dizem que o cellular router é compatível com 5G+ mas depois o melhor tarifário 5G+ não permitem usar em cellular routers?

 

Não era altura de eliminarem estas barreiras que só esse tarifário ilimitado possui? 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 27 de maio de 2025

Agradecemos o comentário, juntamente com as citações, ​@CP001.

Por concordarmos, endereçámos a situação, pelo que assim que tenhamos resposta partilharemos. 

Muito o​​​brigado,


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

@CP001, boa tarde. 
Mais uma vez agradecemos o alerta. Vamos proceder à alteração da listagem e remover os Routers. 

Qualquer questão ou sugestão, por favor, fale connosco. 
Obrigado, 


CP001
  • 1549 comentários
  • 28 de maio de 2025

😴

 

Atitude típica da NOS. Em vez de corrigirem a cláusula, tiram os routers…. Só visto 😡 são mesmo mauzinhos para os clientes... Fazem sempre isto aos clientes.

 

Se acham correta essa maneira de proceder, tudo bem. Eu acho uma forma de estar muito estranha da parte das chefias da NOS. É tudo o que é errado. Não admira que tenham perdido tantos clientes com a entrada da DIGI


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

Lamentamos que a resposta não vá ao encontro com as suas expectativas, ​@CP001

Caso existam novidades, partilharemos. 
Obrigado, 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

Atualmente a NOS apenas disponibiliza tarifários de telemóvel com o acesso ao 5G+ e, por lapso, foram adicionados equipamentos à listagem da compatibilidade que correspondem a um tipo de utilização diferente mas que, de momento, não foi disponibilizado pela NOS. Assim, para que os clientes NOS não sejam induzidos em erro, procederemos à atualização da informação. 

Desta forma, sugerimos que fique atento às novidades. 
Obrigado, 


CP001
  • 1549 comentários
  • 28 de maio de 2025

Mas ​@Mário P. o que estava certo e é assim em muitos outros operadores (ver o caso da DIGI) é estarem lá os cellular routers. Não há distinção nenhuma técnica entre o serviço num telemóvel e o serviço num cellular router. É uma imposição da NOS sobre este serviço de móvel ilimitado que é anacrónica e poucos operadores fazem isso.

 

Se a NOS quer estar do lado do grupo de operadores que complicam a vida aos clientes e inventam regras e regrazinhas que não lembram ao careca, que o faça. 

 

Não esperem é que os clientes queiram ficar num operador assim.

Os clientes logicamente vão preferir um operador que não tenha essas regras sem sentido e essas complicações.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

@CP001, trata-se de uma condição de serviço transversal aos tarifários de telemóvel. 
Agradecemos, no entanto, a sua sugestão. 
Obrigado, 


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9094 comentários
  • 28 de maio de 2025

Caros ​@Mário P. e ​@João H.,

Relativamente à correção efetuada na lista de equipamentos 5G+, compreendo a necessidade de atualização da informação. No entanto, quando uma comunicação oficial cria expectativas legítimas quanto à compatibilidade de determinados equipamentos com serviços comerciais ativos, essa informação pode assumir relevância contratual.

De acordo com o regime jurídico aplicável (Lei n.º 24/96 e DL n.º 24/2014), qualquer alteração às condições de acesso ou utilização de um serviço que represente uma limitação face ao que foi anteriormente comunicado deve ser antecedida de uma informação clara ao cliente, com um mínimo de 30 dias de antecedência, sobretudo quando há impacto direto na sua decisão de aquisição.

Seria importante clarificar se a listagem anterior foi considerada vinculativa à data da sua publicação e que medidas estão previstas para os clientes que basearam a sua escolha nessa comunicação.

Agradeço desde já a atenção e reforço a importância de assegurar total clareza e estabilidade na informação prestada aos utilizadores da NOS.

Obrigado. 


CP001
  • 1549 comentários
  • 28 de maio de 2025
Mário P. escreveu:

@CP001, trata-se de uma condição de serviço transversal aos tarifários de telemóvel. 
Agradecemos, no entanto, a sua sugestão. 
Obrigado, 

Trata-se então de uma condição de serviço da NOS ​@Mário P. Não é de mais ninguém..

Porque o operador DIGI já declarou que não tem essa condição.

 

Acresce que o ​@Mário P. está a dizer para mim é novo. O que está escrito é “no tarifário com dotação de de dados ilimitados”.

 

Se afinal é como descreve algo transversal aos tarifários da NOS, então sinceramente para mim é hora de abandonar este operador. Sempre usei os cartões SIM onde me apeteceu até hoje.  Se é essa a política, então vou abandonar este operador e vou para outro “menos complicado” e mais amigo do cliente.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

Não houve alterações às condições do serviço, ​@Jorge C

As condições do serviço de telemóvel mantêm-se, até ao momento, inalteradas. Os tarifários 5G+ mantém-se a ser disponibilizados nas mesmas características indicadas no site. 

Parece-nos claro, que foram adicionados equipamentos que são compatíveis com a tecnologia, sim, mas que a NOS não disponibiliza ainda tarifários com o 5G+ para os equipamentos em causa. 

A consulta da listagem, não invalida ou isenta a consulta das condições especificas do serviço/produto. 

Quanto “(...)assegurar total clareza e estabilidade na informação prestada aos utilizadores da NOS”, parece-nos ter sido prestada toda a informação necessária para esclarecer o tema levantado, e bem, pelo ​@CP001. Indicámos: 

  1.  as regras de acesso aos tarifários de telemóvel mantém-se; 
  2.  que por lapso, foram adicionados equipamentos, que apesar de compatíveis, não foram ainda disponibilizados tarifários para serem utilizados nos mesmos;
  3. que vamos proceder à correção para não induzir ninguém em erro. 

Obrigado,

 


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 31686 comentários
  • 28 de maio de 2025

@CP001, como indicado no comentário ao ​@Jorge C
Que tenhamos conhecimento não houve alterações às condições já existentes. 

Referimo-nos sempre àquelas já existentes. 

Ainda assim caso tenha dúvidas exponha-as. 
Obrigado,


Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 9094 comentários
  • 28 de maio de 2025

Caro ​@Mário P. e ​@João H.,

Agradeço os esclarecimentos, mas entendo que persistem pontos relevantes por esclarecer.

A inclusão inicial de routers na listagem de equipamentos compatíveis com 5G+, embora posteriormente corrigida, criou uma expectativa legítima nos clientes. Ainda que as condições dos tarifários móveis não tenham sido formalmente alteradas, a comunicação oficial pode ter influenciado decisões de compra, o que exige responsabilidade adicional por parte da NOS.

A limitação de uso dos tarifários móveis 5G+ apenas em smartphones, apesar da compatibilidade técnica dos routers, resulta de uma política comercial da NOS e não de um impedimento técnico.

Esta distinção torna-se difícil de justificar quando outros operadores, como foi aqui referido, não impõem essas restrições. A evolução do mercado justifica uma reavaliação destas políticas, tornando-as mais ajustadas às necessidades reais dos clientes.

Por fim, reforço que a comunicação oficial deve manter coerência com as condições efetivas do serviço. Mesmo quando há correções, é importante prestar esclarecimentos claros e completos, para salvaguardar a confiança e a estabilidade da informação prestada.

Obrigado.


CP001
  • 1549 comentários
  • 28 de maio de 2025

@Mário P. não fiquei com dúvidas. Fiquei surpreendido com toda a situação mas esclarecido.

Não é operador para mim um operador que funcione assim.

 

Claro que a NOS pode sempre ir buscar uma daquelas cláusulas suficientemente vagas para dar para tudo, mas essa cláusula de proibição de uso do cartão SIM  fora de um telemóvel e/ou fora de cellular router não existe no contrato. Podem ir buscar uma cláusula vaga qualquer, mas explícita e objetivamente no contrato (como é vossa obrigação legal) não existe, é nulo por isso. Só existia para o tarifário ilimitado essa informação.


  • Megabyte
  • 26 comentários
  • 29 de maio de 2025
alal escreveu:

Muito obrigado pelo esclarecimento e pela identificação da causa!

Eu confirmo que apesar da opção não estar disponível, o meu equipamento e tarifário dão acesso ao 5G+. É possível neste momento ver a mobile data network type é NR SA, como mostra a imagem:

 

No seguimento do meu meu último post, confirmo que a opção para usar 5G standalone networks se encontra disponível com a versão Android 16 (One UI 8) para S25 Ultra:

 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 29 de maio de 2025

Boa tarde,

Agradecemos os vossos testemunhos ​@Jorge C e ​@CP001 e lamentamos a situação.

Agradecemos também a sua partilha. Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


  • Megabyte
  • 19 comentários
  • 3 de junho de 2025

Bom dia,

Será que com o lançamento iminente do Android 16, os utilizadores dos Google Pixel, terão alguma novidade da NOS para o 5G+?


Obrigado 👍🏼


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31839 comentários
  • 4 de junho de 2025

Boa tarde ​@Vipauer,

Agradecemos a sua mensagem.

De momento não temos novidades sobre este tema. Sugerimos que acompanhe a Lista de terminais Compatíveis com 5G+ .através deste artigo.

A listagem é atualizada automaticamente pelas equipas NOS responsáveis.

Obrigado


  • Kilobyte
  • 25 comentários
  • 4 de junho de 2025

Quando vai estar disponível a voNR ou voz pelo 5G ?


Boa noite. Já reportei problemas de velocidade no 5G+ pela linha de apoio e até agora não obtive qualquer resolução. Possuo um Samsung S25 Ultra com o tarifário 5G+ ilimitado e as velocidades em 5G SA raramente andam acima de 40mbps em download e upload. Vivo na Maia, Porto a menos de 100 metros de uma antena. Tenho esim instalado e a opção de 5G SA ativa no smartphone. Se desativar o 5G SA nesta zona automaticamente passa para velocidades de + de 500mbps em download e + de 50 mbps em upload. Assim que ativo o 5G SA a velocidade cai logo para os 40mbps no máximo. Tenho a última versão do software instalado no S25 Ultra e a indicação que está em NR SA a conexão, nas definições do Android. Agradeço ajuda. Obrigado.


Comentário