Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
79% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

236 Comentários

• Kilobyte
  • 25 comentários
  • 12 de maio de 2025
RGarrido03 escreveu:
Wesley M Lima escreveu:

Alguém sabe se com essa actualização do iOS que chega essa semana o 18.5 ja vem as configurações para o standalone?

Não acredito muito, eu tenho a versão beta (atualmente já em RC), e nada de novidades. Para além de instalar a beta e testar, dá para ir acompanhando neste site: https://ios-rcs.foxwitch.tech/5gsa/, onde é publicado, para todas as operadoras do mundo, as funcionalidades que cada uma suporta. Este site é atualizado a cada nova versão do iOS, seja ela beta ou estável

Pois vou dar uma olhada. Mas acredito que isso não seja a Apple autorizar porque no mesmo telemóvel tenho um e-sim do Brasil e tenho a opção do 5G standalone ativo.

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 29 comentários
  • 12 de maio de 2025
Wesley M Lima escreveu:
RGarrido03 escreveu:
Wesley M Lima escreveu:

Alguém sabe se com essa actualização do iOS que chega essa semana o 18.5 ja vem as configurações para o standalone?

Não acredito muito, eu tenho a versão beta (atualmente já em RC), e nada de novidades. Para além de instalar a beta e testar, dá para ir acompanhando neste site: https://ios-rcs.foxwitch.tech/5gsa/, onde é publicado, para todas as operadoras do mundo, as funcionalidades que cada uma suporta. Este site é atualizado a cada nova versão do iOS, seja ela beta ou estável

Pois vou dar uma olhada. Mas acredito que isso não seja a Apple autorizar porque no mesmo telemóvel tenho um e-sim do Brasil e tenho a opção do 5G standalone ativo.

É um processo entre as operadoras e a Apple. As operadoras configuram o seu carrier bundle consoante as funcionalidades que suportam, e submetem à Apple, que por sua vez valida e assina digitalmente o ficheiro, e o distribui em novas versões do iOS.

A cada versão beta eles adicionam sempre novos bundles, por isso presumo que a espera seja do lado da NOS. Quanto muito, imaginemos que a NOS submetia hoje um bundle, acredito que só ficasse disponível no 18.6 beta. Mas é basicamente isso, a Apple não tem mão sobre o que é que as operadoras suportam, cabe a cada uma delas fazê-lo

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 19 de maio de 2025

Boa tarde,

Estou com um problema já relatado aqui, mas não encontro a resolução.

Tenho um Samsung S25 Ultra e a App NOS detecta o meu telemóvel como “TAC not found in GSMA”.

Naveguei até ao endereço imei.info e após colocar o meu IMEI o telemóvel é detectado como um Samsung S25 Ultra.

Como resolver este problema?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31107 comentários
  • 19 de maio de 2025

Boa tarde ​@alal,

Agradecemos a sua mensagem.

Por favor, clarifique ao que se refere. Encontra-se com alguma dificuldade na utilização do serviço? 

Obrigado

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 19 de maio de 2025

Boa tarde,

aderi a um tarifário com dados ilimitados e queria ter acesso ao 5G+, mas como o meu telemóvel não é reconhecido, não consigo ter acesso ao 5G+.

Esta situação foi reportada anteriormente com um S24 Ultra, mas não encontro a solução. Consegue ajudar?

Jorge C
Super User
  • 8733 comentários
  • 19 de maio de 2025

Boa tarde ​@alal

Caso tenha um dispositivo compatível e um tarifário ilimitado tem acesso. 

Obrigado.

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 19 de maio de 2025
Jorge C escreveu:

Boa tarde ​@alal

Caso tenha um dispositivo compatível e um tarifário ilimitado tem acesso. 

Obrigado.

Obrigado.

Sim, o equipamento é compatível (S25 Ultra).

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 30764 comentários
  • 19 de maio de 2025

@alal, boa noite. 
Sendo que é necessário, também, estar numa localidade com o 5G+ e, infelizmente, não temos como verificar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Penso que é importante sublinhar que nos equipamentos Samsung o símbolo 5G+ não aparece, apenas aparece o símbolo 5G mesmo que esteja ligado a uma rede 5G+, este pormenor pode induzir as pessoas em erro.

Jorge C
Super User
  • 8733 comentários
  • 20 de maio de 2025

Boa tarde  ​@Nuno Calheiros

É uma opção da Samsung no entanto pode garantir uma ligação 5G SA desta forma. 

Obrigado. 

Samsung S24

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 30764 comentários
  • 20 de maio de 2025

@Nuno Calheiros, boa noite. 

Diga-nos, por favor, se no seu equipamento essa opção surge conforme sugerido pelo ​@Jorge C
Obrigado,

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 21 de maio de 2025
Mário P. escreveu:

@alal, boa noite. 
Sendo que é necessário, também, estar numa localidade com o 5G+ e, infelizmente, não temos como verificar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de contribuinte e o número de telemóvel para o perfil ​@Fórum
Obrigado, 

Obrigado! Já enviei ontem os dados solicitados.

@Mário P.  sim no meu Samsung surge a opção tal e qual a imagem que partilha.

O que quis explicar é que nos equipamentos Samsung não aparece o sinal 5G+ mesmo estando ligado a uma rede SA aparece apenas o sinal 5G e como tal pode criar duvidas nas pessoas que ao não verem o sinal 5G+ podem pensar que não estão ligadas a uma rede 5G SA quando na realidade podem estar.

Uma boa forma de verificar se estão ligadas a uma rede 5G SA é utilizarem a app Network cell info, mostra sempre a que tipo de rede estamos ligados, SA ou NSA.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31107 comentários
  • 21 de maio de 2025

Boa tarde​,

Agradecemos o seu testemunho ​@alal. Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Agradecemos também a sua mensagem @Nuno Calheiros e partilha com a comunidade. 🙂 A sua partilha é valiosa para ajudar outros utilziadores na mesma situação.

Obrigado

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 21 de maio de 2025

@João H., tive confirmação hoje de que o meu tarifário móvel foi alterado para Sem Limites Max. A app NOS também já reflete essa informação.

No entanto no meu equipamento ainda não tenho uma opção como mostra a imagem em cima, para usar 5G SA.

Jorge C
Super User
  • 8733 comentários
  • 21 de maio de 2025

Boa noite ​@alal

É necessário que tenha cobertura 5G SA. 

Obrigado.

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 22 de maio de 2025
Jorge C escreveu:

Boa noite ​@alal

É necessário que tenha cobertura 5G SA. 

Obrigado.

Obrigado. Então assim que esteja numa zona com cobertura, vou ver essa opção disponível?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31107 comentários
  • 22 de maio de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@alal e ajuda do ​@Jorge C em esclarecer.

Sim, poderá também confirmar através das definições de rede do seu dispositivo.

Obrigado

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 22 de maio de 2025

Olá ​@João H.,

Obrigado. Nas definições do meu telemóvel não tenho qualquer opção para ativar o 5G SA.

Para clarificar e para ter a certeza que não existe qualquer limitação ou confusão. Pode por favor clarificar o seguinte?

• S25 Ultra é suportado pois existe na lista.
  • O tarifário Sem Limites Max é suportado?
  • A opção nas definições de rede não deveria aparecer?

Jorge C
Super User
  • 8733 comentários
  • 22 de maio de 2025
alal escreveu:

Olá ​@João H.,

Obrigado. Nas definições do meu telemóvel não tenho qualquer opção para ativar o 5G SA.

Para clarificar e para ter a certeza que não existe qualquer limitação ou confusão. Pode por favor clarificar o seguinte?

1. Sim
  2. Sim
  3. É uma definição do telefone independentemente do operador

Obrigado.

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 22 de maio de 2025
Jorge C escreveu:
alal escreveu:

Olá ​@João H.,

1. Sim
  2. Sim

Obrigado.

Obriagado. O meu S25 Ultra não tem essa opção. Estranho, não, uma vez que suporta?

Jorge C
Super User
  • 8733 comentários
  • 22 de maio de 2025
alal escreveu:
Jorge C escreveu:
alal escreveu:

Olá ​@João H.,

1. Sim
  2. Sim

Obrigado.

Obriagado. O meu S25 Ultra não tem essa opção. Estranho, não, uma vez que suporta?

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 23 de maio de 2025

Bom ​@Jorge C ,

Obrigado pelo post, mas como já referi várias vezes, não tenho essas opções no meu S25 Ultra. - Nem VoLTE nem a opção para usar 5G SA. Será que essas opções não estão "provisioned" pela NOS para o meu SIM/telemóvel?

Aqui fica um screenshot das minhas opções no menu "Mobile Networks":

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 24 de maio de 2025

Bom dia,

Após contacto do user Fórum por mensagem privada, foi-me confirmado que apenas nos tarifários pós-pago, é permitido a utilização do 5G+.

Uma vez que o meu tarifário ilimitado é parte do serviço TV NET VOZ MÓVEL, não tenho acesso. 😢

A informação é de facto contraditória, uma vez que foi referido que tarifários ilimitados têm acesso ao 5G+.

• Megabyte
  • 25 comentários
  • 24 de maio de 2025

Isto é muito confuso…

Tive a oportunidade de experimentar o meu SIM num S24 FE e a opção para usar 5G SA aparece.

Isto leva a crer que o problema está relacionado com o meu equipamento não ser detectado correctamente pela NOS. Na app eu vejo isto:

Como posso resolver isto? Algum assistente NOS pode ajudar-me por favor?