Skip to main content
widget chatbot
chat
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
79% acharam o tópico útil
Mostre a primeira mensagem

269 Comentários

• Megabyte
  • 19 comentários
  • 16 de junho de 2025

Bom dia,

Reparei ontem que na Área de Cliente -> Serviços Contratados, o meu modelo de telemóvel deixou de aparecer e ficou assim:

Sendo um Google Pixel 9 Pro e usando a dica dada acima de visitar o site: https://www.imei.info/

Confirmo que introduzindo o imei aparece toda a informação do modelo, inclusive o TAC, SNR e CD.

Estando a usar e-SIM, também terei algum problema na utilização do 5G+ quando disponível?

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 16 de junho de 2025

Boa tarde ​@Vipauer,

Agradecemos a sua mensagem.

A apresentação dessa informação na my NOS em nada influencia a utilização do serviço.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • 257 comentários
  • 17 de junho de 2025

Para quando a expansão do 5G+ nas zonas ransharing? 

• Megabyte
  • 15 comentários
  • 17 de junho de 2025

Parece que a NOS deixou esquecidas as zonas rurais e ransharing. Zonas que iriam beneficiar todos,  promovendo melhores consumos energéticos .

Vendo que a MEO agora também se meteu na corrida do 5G+ não me admira que os vejamos primeiro a implementar essa tecnologia nas zonas acima citadas. A NOS dá o pontapé de saída mas depois...

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 19 de junho de 2025

Viva pessoal, segundo a lista de terminais compatíveis os iPhone já o são. 

No entanto continuo com a mesma mensagem de Sim incompatível.

é necessário mais alguma configuração?

RGarrido03
  • Kilobyte
  • 33 comentários
  • 19 de junho de 2025

Sim, o ponto da MEO é importante. Até porque o 5G+ da MEO é grátis para todos os tarifários, ao contrário da NOS 👀 alguma perspetiva de alteração no futuro?

Porém também sei dar a mão à palmatória e dizer que a MEO em termos de infraestrutura 5G está muito longe da NOS, e que claramente a qualidade se paga. Afinal de contas, ser a melhor rede móvel do país tem custos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 20 de junho de 2025

Bom dia,

Agradecemos as vossas mensagens ​@Celso Costa, ​@Sr. Cardoso, ​@Nuno Videira e ​@RGarrido03.

De momento não temos novidades a partilhar sobre este tema. Logo que existam, serão partilhadas neste tópico. 

Fiquem atentos a todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 23 de junho de 2025

Boa tarde a todos,

Trazemos novidades sobre o 5G+ da NOS. 😊

Já está disponível informação sobre a disponibilização do VoNR (Voz sobre 5G+), a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+, bem como a atualização da lista de equipamentos compatíveis com 5G+, que foi alargada e agora inclui novos modelos, como dispositivos Apple e outros smartphones Android.

Para o ajudar como ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento e também a verificar a sua compatibilidade, consulte o nosso artigo de ajuda, em: 

Se surgirem questões, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

• Megabyte
  • 19 comentários
  • 23 de junho de 2025

Ainda sem data de quando a disponibilização do serviço para o Google Pixel 9 Pro?

Obrigado 👍🏼

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 30968 comentários
  • 23 de junho de 2025

Em breve termos novidades, sugerimos que fique atento, ​@Vipauer

Obrigado, 

Bruno S.
Forum|alt.badge.img
  • Terabyte
  • 128 comentários
  • 23 de junho de 2025

@Celso Costa e ​@Sr. Cardoso  nas zonas Ran Sharing já confirmei existem antenas a emitir 5G Standalone, o problema é que a NOS não desbloqueou o acesso à mesma.

@João H. No meu equipamento, Samsung Galaxy A54, aparece o símbolo VoNR, no entanto, ao fazer chamadas faz downgrade para VoLTE / 5G NSA. Creio que seja algo do lado da NOS, visto que o equipamento suporta a tecnologia.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • 30968 comentários
  • 24 de junho de 2025

Boa tarde, ​@Bruno S..

Vamos verificar a situação.

De forma a ser possível, envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu número de telemóvel e o número de contribuinte associado.

Obrigado.

• Kilobyte
  • 9 comentários
  • 24 de junho de 2025

Segundo a informação disponibilizada só os eSIM emitidos para o próximo mês é que são compatíveis com o SA, esta informação está correcta?

Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • 257 comentários
  • 24 de junho de 2025
Bruno S. escreveu:

@Celso Costa e ​@Sr. Cardoso  nas zonas Ran Sharing já confirmei existem antenas a emitir 5G Standalone, o problema é que a NOS não desbloqueou o acesso à mesma.

@João H. No meu equipamento, Samsung Galaxy A54, aparece o símbolo VoNR, no entanto, ao fazer chamadas faz downgrade para VoLTE / 5G NSA. Creio que seja algo do lado da NOS, visto que o equipamento suporta a tecnologia.

Todas emitem SA simplesmente falta a configuração do lado da Nos no ransharing sabes que tá a emitir se aparecer o TAC se não aparecer é simplesmente o forçar o nr e nos samsung isso buga  😂

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 24 de junho de 2025
Nuno Videira escreveu:

Segundo a informação disponibilizada só os eSIM emitidos para o próximo mês é que são compatíveis com o SA, esta informação está correcta?

De acordo com 

dizem que os eSIM são compatíveis.
Confirmas o que aparece neste momento?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 25 de junho de 2025

Boa tarde a todos,

@Bruno S. o VoNR, à data, so está disponível em smartphones Apple, conforme descrito neste artigo.

Assim que existam novidades sobre a certificação de outros equipamentos a utilizarem esta tecnologia na NOS, estas serão atualizadas na Lista de equipamentos certificados também disponíveis neste artigo.

De momento não temos informações sobre qualquer tipo de restrição a tipos de cartões SIM. Caso surjam novidades partilhamos através desta via.

Obrigado

Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • 831 comentários
  • 25 de junho de 2025

Seria interessante os clientes saberem onde já está disponível 5G+ (SA / Standalone)

Bruno S.
Forum|alt.badge.img
  • Terabyte
  • 128 comentários
  • 25 de junho de 2025
João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

@Bruno S. o VoNR, à data, so está disponível em smartphones Apple, conforme descrito neste artigo.

Assim que existam novidades sobre a certificação de outros equipamentos a utilizarem esta tecnologia na NOS, estas serão atualizadas na Lista de equipamentos certificados também disponíveis neste artigo.

De momento não temos informações sobre qualquer tipo de restrição a tipos de cartões SIM. Caso surjam novidades partilhamos através desta via.

Obrigado

Boa tarde,

Fico, então, sem perceber o motivo pela qual o meu equipamento tem o ícone de VoNR assinalado quando estou ligado ao 5G Standalone.

Esperemos que haja novidades em breve.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 25 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos.

O equipamento pode até suportar a tecnologia, mas a samsung (ou qualquer outro modelo com android) ainda não a disponibilizou, ​@Bruno S..

Acompanhe todas as novidades aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

CP001
  • 1548 comentários
  • 26 de junho de 2025
Celso Costa escreveu:

Para quando a expansão do 5G+ nas zonas ransharing? 

@Mário P. ​@João H. chamo a atenção para esta situação divulgada pelo ​@Celso Costa 

O que é que a NOS está a pensar fazer nas zonas ransharing com a Vodafone? É que é grande parte do país que que ainda não tem 5G+

João H. escreveu:

Boa tarde a todos,

Trazemos novidades sobre o 5G+ da NOS. 😊

Já está disponível informação sobre a disponibilização do VoNR (Voz sobre 5G+), a tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+, bem como a atualização da lista de equipamentos compatíveis com 5G+, que foi alargada e agora inclui novos modelos, como dispositivos Apple e outros smartphones Android.

Para o ajudar como ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento e também a verificar a sua compatibilidade, consulte o nosso artigo de ajuda, em: 

Se surgirem questões, partilhem connosco. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,

Mais uma boa notícia esta de os iPhone 16 já terem VoNR. Logo, neste momento esses terminais são os únicos que não dependem do 4G para chamadas e dados.

Continuem assim a adicionar tecnologias, equipamentos e tarifários compatíveis. Nós clientes agradecemos :)

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 31517 comentários
  • 27 de junho de 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho sobre o tema ​@CP001.

Relativamente à sua questão, de momento não temos informação que possamos partilhar. Estamos a trabalhar ativamente para alargar a cobertura 5G+ no país e contamos trazer novidades brevemente. 

Obrigado

ChristianMSeabra escreveu:

Deixo aqui uns prints ​@João H. 

As velocidades continuam assim em 5G SA, com a NOS. Chamadas para me tentar vender produtos recebo, agora uma resolução do problema, nada! Muito desiludido com a NOS. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2404 comentários
  • 1 de julho de 2025

As velocidades continuam assim em 5G SA, com a NOS. Chamadas para me tentar vender produtos recebo, agora uma resolução do problema, nada! Muito desiludido com a NOS. 

Em que terreola é que estás? se as velocidades estão baixas é porque a cobertura não é a melhor.

um bem haja 

Bruno Aleixo escreveu:

Em que terreola é que estás? se as velocidades estão baixas é porque a cobertura não é a melhor.

um bem haja 

Centro da Maia, Porto. É normalmente as velocidades que tenho em todo o lado com o Samsung S25 Ultra. Troquei o cartão para um iPhone 16 Pro Max e ainda consegue ser pior. Chego a ter menos de 8 mbps em 5G SA. Troquei o cartão e a NOS recusou a devolução dos 7,50€. Estou seriamente chateado com a NOS e nada faz. Uso este serviço para trabalhar e estou a pagar e a ter estas velocidades que nem um video do YouTube consegue reproduzir na máxima resolução. A NOS nada faz às minhas reclamações.

Jorge C
Super User
  • 8822 comentários
  • 1 de julho de 2025

Boa noite ​@ChristianMSeabra

Sugiro que use o 5G NSA uma vez que tem cerca de 500 Mb até resolverem a questão do 5G+. 

Obrigado.

Comentário