Header

Serviços Adicionais (ativação/desativação de packs)


Existem no fórum inúmeros relatos de dificuldades observadas na ativação/desativação de serviços adicionais, alguns dos quais que comentei numa tentativa de melhor perceber a dificuldade e ajudar a ultrapassá-la. Mas só “passando por elas” é que se pode entender melhor a verdadeira dificuldade.

Quando se adere aos pacotes UMA ou Iris, estes vêm com “...serviços adicionais por defeito que podem ser trocados de forma imediata pelo cliente. Após a 1ª troca, os novos serviços adicionais estão sujeitos a um período de fidelização de 30 dias. Passado este período, é possível trocar por outros com efeito imediato.

Serviços adicionais por defeito, significa que podem ser quaisquer entre a oferta disponível, os quais podem ser alterados pelo cliente de forma imediata.

Há uns meses, o utilizador @HASPT (o que lhe terá acontecido para estar tanto tempo ausente do forum?) escrevia no topico Como gerir serviços adicionais? (Pack de Canais, Pack de Conteúdos e Canais Premium) :
...Por exemplo, se tiver 10 euros em serviços adicionais, pode trocar os serviços, uma vez por mês, mas tem de completar os mesmos 10 euros, nao pode ficar saldo por atribuir senao o sistema rejeita....”

Ora, não existindo nas páginas oficiais do operador (se alguém souber que diga onde), nenhuma referência clara quanto a obrigação de manter um mínimo de serviços ativos por forma a perfazer a totalidade do plafond atribuído ao cliente, nem podendo essa regra ser inferida do facto de o serviço ser fornecido com Serviços Adicionais por defeito, de que outra forma se pode tomar conhecimento dessa regra? Eu diria que só mesmo pela tentativa e erro, complementada por informação do SAC quando questionado sobre a dificuldade encontrada. Exatamente o que me aconteceu também.

Sugestão da Sara, via messenger:
"...Quando acede à Gestão de conta, para fazer a gestão dos seus serviços, sugerimos que remova os que não quer utilizar e adicionar outros serviços adicionais. Só depois é que deve confirmar as alterações…”

Então porque que os clientes não são alertados para tal, sem necessidade de contatar o SAC?
Quantos mais clientes terão de entupir as linhas para tomarem conhecimento de procedimentos adotados pelo operador e não divulgados de outra forma? Nao deveria esta informação ter já sido partilhada no site e nas Apps oficiais?

Ao contrário do que foi escrito no comentário de HASPT, o sistema não parece rejeitar. Rejeitando, até seria uma boa forma do cliente se aperceber de que algo não estaria de acordo com os procedimentos definidos pelo operador.
Em vez de rejeitar, o sistema agenda a desativação dos serviços para o final do período de faturação, tal como acrescentou a Sara no messenger:
“...Caso pretenda apenas remover os serviços adicionais, fica agendada a desativação para o fim do seu ciclo de faturação, que neste caso é no dia 31 de Maio…”

E entretanto, os serviços selecionados ficam nesse estado de “desativação agendada” (na prática, bloqueados!) até a data indicada, não sendo possível ao cliente (e pelos vistos nem ao SAC) reverter a situação para que o cliente possa tentar de novo a substituição desses serviços de acordo com os procedimentos corretos e sem que ultrapasse o plafond atribuído.

E ja agora, o que acontecera apos o dia 31?
Se o cliente nao ativar entretanto outro pack e atendendo a que o plafond atribuído não pode ficar por preencher, muito provavelmente os serviços continuarão ativos… ou seja, não existirá desativação nenhuma! Nem imediata, nem no final do período de faturação!!
Entao, para que serve este procedimento complicado?

Resumindo: por falta de informação clara e deficiente sistema de validação das operações, os clientes ficam sujeitos a verem-se impossibilitados de procederem à troca de serviços adicionais até ao final do período de faturação e ainda à possibilidade de lhe serem cobrados consumos extra por ativação de um pack numa altura em que alguns dos serviços estão bloqueados a “aguardar desativação”.

Fica a sugestão para que os competentes serviços do operador procedam às alterações adequadas por forma a eliminar a possibilidade de “bloqueio” inadvertido dos serviços ou, em alternativa, a possibilidade de reverter a situação, eliminando o agendamento da desativação.

Ultrapassado que seja, um prazo razoável para a implementação do sugerido, seguirá a mesma pelas vias formais.

EDITADO: Entretanto verifiquei que atraves da gestao de Serviços Adicionais na Box, esta disponivel a opçao "Manter Serviço" relativamente aos packs na situaçao "pendente". Opçao inconsequente ja que apos confirmaçao surge uma indicaçao de "Nao é possivel concluir o pedido. Tente mais tarde. ID:203"
Mais um ciclo interminavel...

22 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @C24XXXX201,

Neste momento, não é necessário utilizar o plafond de serviços adicionais por inteiro. Cabe ao cliente decidir de que forma faz a utilização desse valor.
Na gestão destes serviços através da Área de Cliente, tem sempre uma mensagem adicional para confirmar as alterações, através das opções "Sim" ou "cancelar". Nessa altura caso não queira desativar os serviços, pode cancelar a operação.
Ao confirmar, o serviço fica pendente de desativação, uma vez que existe um período mínimo de 30 dias em que terá de manter o pack/canal premium. Pelo que nos indica, a 31 de maio os canais serão desativados.
Meu caro @Tiago C., nao me fiz entender...
1) Sim, existe "...uma mensagem adicional para confirmar as alterações..." mas em momento algum anterior a essa mensagem o cliente é informado que a desativaçao ficara pendente até ao final do ciclo de faturaçao e

2) Nao, ja nao existia período mínimo de 30 dias a decorrer, pelo que tambem nao foi por esse motivo que o cancelamento deixou de ser imediato.
Reputação 1
Bom dia,
Tenho-me deparado com as mesmas dificuldades em perceber o funcionamento de trocas de packs, além de que considero a informação constante do site enganosa.
Quanto à possibilidade de alteração de packs/serviços adicionais, é-nos indicado:
"(...) os novos serviços adicionais estão sujeitos a um período de fidelização de 30 dias. Passado este período, é possível trocar por outros com efeito IMEDIATO."
Dá a entender que, desde que decorra pelo menos UM período de fidelização de 30 dias, após esse período a qualquer momento podemos cancelar um pacote e substituí-lo por outro, o que não acontece devido ao agendamento da desativação já referido.
Logo de início, este período de fidelização de 30 dias é muito dúbio - julguei que fosse desde a primeira subscrição, já li algures que é conforme o período de faturação, mas no SAC também já me indicaram que por exemplo uma substituição de box reinicia esse período...
O mais preocupante é que, na gestão de serviços adicionais na área de cliente, ao selecionarmos um serviço para desativação, o plafond por ele ocupado é imediatamente liberto, mesmo que ele fique em período de desativação. Ora, lá vai o cliente ingénuo subscrever logo um novo pacote, aparentemente dentro do plafond de serviços adicionais que tem, para mais tarde descobrir que houve uma sobreposição de custos porque o pacote anterior ainda não tinha sido desativado! Isto não está correto...
Reputação 7
Crachá +5
@João SM Bom dia, é isso mesmo que acontece, o valor fica disponível no carrinho de compras mas entretanto o canal que desativou mantem-se a funcionar até à data que o sistema agendou para desativação efetiva, quem não conhecer o sistema e ativar outro canal dentro desse período vai pagar os dias.
1) 8 meses decorridos da abertura deste topico, pelo que se percebe, o operador nada alterou. Lamentavel!

2) Em todos os contatos com o operador (via papagaios de callcenter) foi-me garantido que nada havia a fazer para reverter a situaçao.

3) Apesar do acima descrito, assumi perante o operador a subscriçao voluntaria do novo pack e os respetivos custos (que começaram por ser faturados).

4) Ja apos a cessaçao do contrato que ocorreu no mes seguinte, o operador enviou-me nota de credito anulando o valor da subscriçao do novo pack...

Conclusao: o procedimento nao foi nem sera corrigido porque existirao sempre "passarinhos" .
Reputação 4
Crachá +1
Olá @C24XXXX201,

Neste momento, não é necessário utilizar o plafond de serviços adicionais por inteiro. Cabe ao cliente decidir de que forma faz a utilização desse valor.
Na gestão destes serviços através da Área de Cliente, tem sempre uma mensagem adicional para confirmar as alterações, através das opções "Sim" ou "cancelar". Nessa altura caso não queira desativar os serviços, pode cancelar a operação.
Ao confirmar, o serviço fica pendente de desativação, uma vez que existe um período mínimo de 30 dias em que terá de manter o pack/canal premium. Pelo que nos indica, a 31 de maio os canais serão desativados.


Caro Tiag
Tinha os meus 7.50€ dos SA ocupados com os 3 packs antigos, Canais Series e Documentário, Desporto Musica e kids e Mais HD (activos em 30 de Abril).
Desativei estes 3 packs,ficando logo o plafond disponível... mas porque é que não ficaram logo desativados? Já tinham passado os 30 dias obrigatórios...
Depois activei o novo pack... (hoje dia 12/06)
Pergunto ao sr. Moderador, assim e desta maneira penso que não tenho a pagar nada, certo?
Porque se tiver a pagar ... tudo isto é uma grande aldrabice...
Fico á espera de uma resposta
Cumprimentos
Francisco Alvo
Reputação 7
Crachá +5

Olá @C24XXXX201,

Neste momento, não é necessário utilizar o plafond de serviços adicionais por inteiro. Cabe ao cliente decidir de que forma faz a utilização desse valor.
Na gestão destes serviços através da Área de Cliente, tem sempre uma mensagem adicional para confirmar as alterações, através das opções "Sim" ou "cancelar". Nessa altura caso não queira desativar os serviços, pode cancelar a operação.
Ao confirmar, o serviço fica pendente de desativação, uma vez que existe um período mínimo de 30 dias em que terá de manter o pack/canal premium. Pelo que nos indica, a 31 de maio os canais serão desativados.
Caro Tiag
Tinha os meus 7.50€ dos SA ocupados com os 3 packs antigos, Canais Series e Documentário, Desporto Musica e kids e Mais HD (activos em 30 de Abril).
Desativei estes 3 packs,ficando logo o plafond disponível... mas porque é que não ficaram logo desativados? Já tinham passado os 30 dias obrigatórios...
Depois activei o novo pack... (hoje dia 12/06)
Pergunto ao sr. Moderador, assim e desta maneira penso que não tenho a pagar nada, certo?
Porque se tiver a pagar ... tudo isto é uma grande aldrabice...
Fico á espera de uma resposta
Cumprimentos
Francisco Alvo

Se ativou um canal antes de os outros estarem efetivamente desativados, isto é, ainda com desativação agendada, irá ter um custo.
Reputação 4
Crachá +1


Olá @C24XXXX201,

Neste momento, não é necessário utilizar o plafond de serviços adicionais por inteiro. Cabe ao cliente decidir de que forma faz a utilização desse valor.
Na gestão destes serviços através da Área de Cliente, tem sempre uma mensagem adicional para confirmar as alterações, através das opções "Sim" ou "cancelar". Nessa altura caso não queira desativar os serviços, pode cancelar a operação.
Ao confirmar, o serviço fica pendente de desativação, uma vez que existe um período mínimo de 30 dias em que terá de manter o pack/canal premium. Pelo que nos indica, a 31 de maio os canais serão desativados.
Caro Tiag
Tinha os meus 7.50€ dos SA ocupados com os 3 packs antigos, Canais Series e Documentário, Desporto Musica e kids e Mais HD (activos em 30 de Abril).
Desativei estes 3 packs,ficando logo o plafond disponível... mas porque é que não ficaram logo desativados? Já tinham passado os 30 dias obrigatórios...
Depois activei o novo pack... (hoje dia 12/06)
Pergunto ao sr. Moderador, assim e desta maneira penso que não tenho a pagar nada, certo?
Porque se tiver a pagar ... tudo isto é uma grande aldrabice...
Fico á espera de uma resposta
Cumprimentos
Francisco Alvo
Se ativou um canal antes de os outros estarem efetivamente desativados, isto é, ainda com desativação agendada, irá ter um custo.


Então chego á conclusão que tudo isto é uma grande aldrabice... desativei os packs depois de ter passado muito os 30 dias minimos que é exigido... porque é que não ficaram logo desativos?
Vai contra o que é dito no site dos serviços adicionais...
Deve ser para apanhar alguns incautos... como eu...
Que tristeza... se tiver que pagar alguma coisa no final do mês... terei que reclamar no gestor da Nos e no livro de reclamações...
Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +1
Continuo a afirmar que não tens que pagar nada. Podes verificar na tua área de cliente através da box se te aparece algum valor extra para pagares, assim vês por ti próprio.
Reputação 7
Crachá +5



Olá @C24XXXX201,

Neste momento, não é necessário utilizar o plafond de serviços adicionais por inteiro. Cabe ao cliente decidir de que forma faz a utilização desse valor.
Na gestão destes serviços através da Área de Cliente, tem sempre uma mensagem adicional para confirmar as alterações, através das opções "Sim" ou "cancelar". Nessa altura caso não queira desativar os serviços, pode cancelar a operação.
Ao confirmar, o serviço fica pendente de desativação, uma vez que existe um período mínimo de 30 dias em que terá de manter o pack/canal premium. Pelo que nos indica, a 31 de maio os canais serão desativados.
Caro Tiag
Tinha os meus 7.50€ dos SA ocupados com os 3 packs antigos, Canais Series e Documentário, Desporto Musica e kids e Mais HD (activos em 30 de Abril).
Desativei estes 3 packs,ficando logo o plafond disponível... mas porque é que não ficaram logo desativados? Já tinham passado os 30 dias obrigatórios...
Depois activei o novo pack... (hoje dia 12/06)
Pergunto ao sr. Moderador, assim e desta maneira penso que não tenho a pagar nada, certo?
Porque se tiver a pagar ... tudo isto é uma grande aldrabice...
Fico á espera de uma resposta
Cumprimentos
Francisco Alvo
Se ativou um canal antes de os outros estarem efetivamente desativados, isto é, ainda com desativação agendada, irá ter um custo.
Então chego á conclusão que tudo isto é uma grande aldrabice... desativei os packs depois de ter passado muito os 30 dias minimos que é exigido... porque é que não ficaram logo desativos?
Vai contra o que é dito no site dos serviços adicionais...
Deve ser para apanhar alguns incautos... como eu...
Que tristeza... se tiver que pagar alguma coisa no final do mês... terei que reclamar no gestor da Nos e no livro de reclamações...
Cumprimentos

Quando desativou, embora imediatamente o sistema tivesse disponibilizado o valor, também informou que aquela desativação ficava agendada para o dia X, são pequenos pormenores que passam despercebidos aos utilizadores e que provocam isso mesmo, mais encargos para os clientes. Também já caí nessa ratoeira, mas não tinha como reclamar, já que a informação estava realmente disponível e eu não tive capacidade para interpretar o aviso.
@Jose Rodrigues ,
"...Quando desativou, embora imediatamente o sistema tivesse disponibilizado o valor, também informou que aquela desativação ficava agendada para o dia X,..."

Verdade, são informados que fica agendada e a partir daí quem subscreva novos pack deveria saber que terá de suportar os respetivos custos!
Mas, no momento em que se é informado do agendamento e não pretendendo tal mas sim a troca IMEDIATA por outros packs de idêntico valor, nesse momento já não existe chance de corrigir o procedimento ou seja o cliente toma conhecimento de um facto consumado. A informação deveria ser disponibilizada antes da confirmação do procedimento. Algo como "Quer agendar a desativaçao ou trocar por outros de imediato?"
Reputação 7
Crachá +5
@Jose Rodrigues ,
"...Quando desativou, embora imediatamente o sistema tivesse disponibilizado o valor, também informou que aquela desativação ficava agendada para o dia X,..."

Verdade, são informados que fica agendada e a partir daí quem subscreva novos pack deveria saber que terá de suportar os respetivos custos!
Mas, no momento em que se é informado do agendamento e não pretendendo tal mas sim a troca IMEDIATA por outros packs de idêntico valor, nesse momento já não existe chance de corrigir o procedimento ou seja o cliente toma conhecimento de um facto consumado. A informação deveria ser disponibilizada antes da confirmação do procedimento. Algo como "Quer agendar a desativaçao ou trocar por outros de imediato?"

Está correto, mas eu ainda vou mais longe, após o pedido de desativação de um canal, o sistema não deveria permitir que voltasse a ser ativado o mesmo canal enquanto durasse o periodo de desativação agendada.
Reputação 4
Crachá +1

@Jose Rodrigues ,
"...Quando desativou, embora imediatamente o sistema tivesse disponibilizado o valor, também informou que aquela desativação ficava agendada para o dia X,..."

Verdade, são informados que fica agendada e a partir daí quem subscreva novos pack deveria saber que terá de suportar os respetivos custos!
Mas, no momento em que se é informado do agendamento e não pretendendo tal mas sim a troca IMEDIATA por outros packs de idêntico valor, nesse momento já não existe chance de corrigir o procedimento ou seja o cliente toma conhecimento de um facto consumado. A informação deveria ser disponibilizada antes da confirmação do procedimento. Algo como "Quer agendar a desativaçao ou trocar por outros de imediato?"
Está correto, mas eu ainda vou mais longe, após o pedido de desativação de um canal, o sistema não deveria permitir que voltasse a ser ativado o mesmo canal enquanto durasse o periodo de desativação agendada.


Isso só não é feito, porque cheira a aldrabice... assim conseguem apanhar mais uns quantos clientes menos atentos... se já tinha passado o período de fidelização exigido (30 dias), quando se desactivasse o pack ele deveria ficar logo desactivo (que é o que se passa quando se quer activar, fica logo activo), e assim poderia logo de imediato activar outro pack sem necessidade de pagar qualquer mais...
Hhuuummmm, cheira mesmo a aldrabice....
Olá, eu estou aqui com uma dúvida: eu já não estou fidelizado à NOS mas queria fazer a mudança dos 3 packs que tenho para o Pack Canais Extra. Se mudar, volto a ficar fidelizado mais 2 anos?

Tenho essa duvida visto que isto são Serviços Adicionais.
Reputação 7
Crachá +2
Olá, eu estou aqui com uma dúvida: eu já não estou fidelizado à NOS mas queria fazer a mudança dos 3 packs que tenho para o Pack Canais Extra. Se mudar, volto a ficar fidelizado mais 2 anos?

Tenho essa duvida visto que isto são Serviços Adicionais.


Não, ao gerir os serviços adicionais não implica nenhuma renovação com período de fid à empresa.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @pm76 ☺️,

Tal como o @Olaf indicou, fazendo a subscrição de serviços adicionais não acarreta qualquer tipo de período de fidelização.

Se tiver mais alguma questão em que possamos ajudar, partilhe connosco. ☺️

Obrigada.
Gostaria de saber se é possível ativar o canal elevensports por intermédio do plafond dos serviços adicionais. Obrigado.
Reputação 7
Crachá
Gostaria de saber se é possível ativar o canal elevensports por intermédio do plafond dos serviços adicionais. Obrigado.
Olá,
Não é possível.
Canais de desporto (Eleven, Sporttv e BTV) são considerados extra pacote (serviço premium).

No plafon apenas podem ser trocados pelos restantes serviços premium ou pack de conteúdos.

Cumprimentos
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Pedro Carmo,

O @Pedro Rios deu a resposta correta. 😎

Caso tenha alguma outra questão, não hesite.

Muito Obrigado.

Boa noite,

gostava de desactivar os canais tvcine, no entanto, não consigo desativar.

Diz que renova mensalmente ao dia 12. Como faço para puder cancelar este serviço? 

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite,

gostava de desactivar os canais tvcine, no entanto, não consigo desativar.

Diz que renova mensalmente ao dia 12. Como faço para puder cancelar este serviço? 

Boa noite, para desativar o pack canais TV Cine, deve entrar na sua Área de Cliente no separador Televisão/Serviços Adicionais proceder à desactivação. Ou na BOX clicar em Menu/apps/Gestão de Conta/Inserir o PIN 5555 e desativar. Deverá agendar a data em que desativa efetivamente.

Reputação 7
Crachá +6

Bem-vinda ao Fórum NOS, @Deolinda Rodrigues.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda. :grinning:

Neste tópico encontra informação adicional sobre o tema. 

Comentário