Header
Respondido

Satélite NOS o que fazer ao prato?


Reputação 5
Crachá +2
  • Petabyte
  • 81 comentários
Boa tarde, Acabei de trocar satélite por fibra, e fiquei com a parabólica para deitar para o lixo, o Técnico levou somente o descodificador (para aproveitar) - só dava para a NOS, não é verdade?

É que entretanto lembrei-me que se calhar este disco/prato dá colocar descodificador TDT, até tenho dois receptores em casa TDT mas a parabólica sem a peça que o técnico levou não tem forma de ligar nada, se não já tinha experimentado.
Lembrei-me disso pois na nossa casa do Alentejo temos TDT e os técnicos usaram prato (parabólica) MEO.
Que me dizem? O meu pensamento está correto?
É que tenho um tio com antena interna, com péssimo sinal, a morar num vilarejo aqui do Norte do país em que ainda não existem estas modernices de NOS e afins e assim dava-lhe a antena.

Já agora, o que é que as pessoas costumam fazer à satélite quando mudam de operador ou para cabo/fibra? Há com certeza um sitio certo para as deitar fora, correto?

Obrigada.
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 28 June 2019, 20:16

Ver pergunta inicial

8 Comentários

Poderá existir alguma confusão em relação ao tema TDT ou apenas o uso errado da sigla...
Tentando clarificar...

TDT - Televisão Digital Terrestre
Emitida a partir de estações terrestres na banda UHF, os utilizadores necessitam de uma antena de recepção UHF e respectiva cablagem até as suas TV’s, e um descodificador compatível com a tecnologia DVB-T e com a norma MPEG4/H.264.



Porém...

Em zonas de deficiente cobertura da rede de emissores terrestres, também conhecidas como zonas DTH ou zonas brancas, a cobertura é complementada com emissões via satélite (DTH).
Nestas zonas, para receber os canais incluídos no serviço TDT é necessário um Kit TDT Complementar (DTH), composto por um descodificador de satélite e o respetivo cartão, um telecomando e cabos de ligação.

Resumindo, os descodificadores para receção dos canais do serviço TDT (RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP3, RTP Memória e Canal Parlamento) são diferentes, consoante se trate de uma zona TDT normal (UHF) ou uma zona de cobertura complementar por satélite.

É que entretanto lembrei-me que se calhar este disco/prato dá colocar descodificador TDT, até tenho dois receptores em casa TDT ...

A que tipo de descodificador se refere? Receptor da banda UHF com sintonizador DVB-T? Ou a receptor satélite?
Reputação 5
Crachá +2
Muito obrigada pela explicação simplificada, realmente um dos receptores que tenho é somente DVB-T, e o do meu tio a quem queria dar a antena não faço ideia, mas também deve ser, para estar ligado a uma antena interna...
Realmente agora que andei para aqui a ler sobre o assunto, a do Alentejo é parabólica MEO com o receptor samsung, próprio para aquela antena 🙂 Nunca me tinha questionado sobre se era iguais ou não, para leigos - como eu - são receptores de sinal e pronto.

Então, neste caso, já que a NOS não se responsabiliza pela recolha da antena satélite, e não é um lixo que se possa colocar no lixo comum, o que posso/devo fazer com este mono, que sempre acreditar voltaria para a NOS.

Obrigada.
No lixo comum, certamente que nao!
No Ecoponto Amarelo há quem diga que também não (??) porque não se trata de embalagem... eu colocaria se não tivesse outra alternativa!
Ligue para os serviços municipais de recolha de "monos" e agende a sua recolha ou entregue-a no sucateiro mais próximo,
Reputação 5
Crachá +2
Infelizmente estou faz um ano em Julho a aguardar que venham buscar outros monos. Não funcionam bem esses sistemas de recolha fora das grandes cidades. Mas obrigada pela dica.
Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde, Acabei de trocar satélite por fibra, e fiquei com a parabólica para deitar para o lixo, o Técnico levou somente o descodificador (para aproveitar) - só dava para a NOS, não é verdade?

É que entretanto lembrei-me que se calhar este disco/prato dá colocar descodificador TDT, até tenho dois receptores em casa TDT mas a parabólica sem a peça que o técnico levou não tem forma de ligar nada, se não já tinha experimentado.
Lembrei-me disso pois na nossa casa do Alentejo temos TDT e os técnicos usaram prato (parabólica) MEO.
Que me dizem? O meu pensamento está correto?
É que tenho um tio com antena interna, com péssimo sinal, a morar num vilarejo aqui do Norte do país em que ainda não existem estas modernices de NOS e afins e assim dava-lhe a antena.

Já agora, o que é que as pessoas costumam fazer à satélite quando mudam de operador ou para cabo/fibra? Há com certeza um sitio certo para as deitar fora, correto?

Obrigada.


O Prato so da para satelite, TDT não serve pois é por via terrestre, so se for para o kit DTH da MEO para a TDT por satelite, que é usado nas zonas sombra onde a TDT terrestre não emite ou chega em muito más condições.
Satelite emite em DVB-S2 e TDT em DVB-T, são normas diferentes.
Se morasses mais perto ficava-te com a antena, pois sou adepto da tv satelite, mas no Norte fica um bocado fora de mão... Sou de Lisboa.
Sendo assim ou dás a alguém que lhe de verdadeiro uso ou deita para o lixo.

Posso usar uma antena satélite MEO com o serviço satélite/descodificador satélite NOS?

Tenho também uma antena satélite que não está a ser utilizada e queria subscrever o serviço NOS satélite para a usar, mas não queria que substituissem a antena pois está em acesso muito difícil.

É possível?

@Nunomef , sim é possível. Os serviços de ambos os operadores são emitidos pelo mesmo satélite.

@Nunomef , sim é possível. Os serviços de ambos os operadores são emitidos pelo mesmo satélite.

Muito obrigado!

Comentário