Header
Respondido

Configurar comando UMA em Smart TV LG


Reputação 1
Boas.

Comprei à pouco tempo uma Smart TV LG que tem, entre muitas outras funcionalidades, a opção de configurar vários comandos num só. Quando tento incluir o Comando da UMA (opção NOS na lista de comandos da TV), nenhuma tecla funciona. Já tentei pela marca original da box (ARRIS) e também não funciona.
Contactei a LG para saber se haveria alguma actualização com os códigos de comandos e o que me disseram foi que não têm nenhum actualização para upload com códigos NOS, além do que já exite e que eles pensam que pertence à box IRIS.
Tendo em conta que consegui configurar o comando do blue-ray e da soundbar sem enhum problema, existe alguma forma de configurar o comando da UMA na TV?

Cumprimentos,
João Rodrigues.
icon

Melhor resposta por AJ67 30 December 2018, 17:30

Ver pergunta inicial

8 Comentários

Reputação 7
Crachá +1
Boas.

Comprei à pouco tempo uma Smart TV LG que tem, entre muitas outras funcionalidades, a opção de configurar vários comandos num só. Quando tento incluir o Comando da UMA (opção NOS na lista de comandos da TV), nenhuma tecla funciona. Já tentei pela marca original da box (ARRIS) e também não funciona.
Contactei a LG para saber se haveria alguma actualização com os códigos de comandos e o que me disseram foi que não têm nenhum actualização para upload com códigos NOS, além do que já exite e que eles pensam que pertence à box IRIS.
Tendo em conta que consegui configurar o comando do blue-ray e da soundbar sem enhum problema, existe alguma forma de configurar o comando da UMA na TV?

Cumprimentos,
João Rodrigues.
não vai funcionar, o comando da UMA é um comando RF, radio frequências, o que quer fazer so funciona com comandos IR Infravermelho. o comando da Iris é IR.
Reputação 1
Olá.

Não é seguramente pos causa disso, porque o comando da TV tb é RF, por isso acho estranho que a aplicação de configuração de comandos da TV não funcione com a UMA... Já agora o controlo de outros dispositivos apartir do comanodo da TV (RF) é feito pelos cabos HDMI que estão ligados à TV e não pelo próprio comando. É a aplicação da TV que controla os outros dispositivos indepedentemente se são RF ou IR.

Bom ano,
João Rodrigues.

Bom dia,

 

Mais uma vez ficamos sem resposta. A Box é controlada por HDMI CEC (Consumer Electronic Control), que é um standard do HDMI desde a sua criação (2003) , passados 16 anos, a nova box do século 21 não suporta uma tecnologia básica.

 

MG

 @Marcogomex , o facto do comando do Televisor também ser por RF não é só por si suficiente para que também funcione com qualquer outro equipamento, até mesmo da mesma marca. Repare nesta info na pagina COMANDO MÁGICO da LG.

"...

Deverá confirmar a compatibilidade uma vez que, dependendo do ano de lançamento, cada modelo de Smart TV apenas é compatível com um modelo específico de Comando Mágico. ...

...

Quase todas as TVs com o sistema operativo webOS são compatíveis com o Comando Mágico, no entanto há excepções."

 

Sistema operativo webOS. Para que os comandos da LG funcionem com a UMA, ou qualquer outra Box/equpamento será necessario que estes usem o mesmo SO

Bom dia,

 

@C24XXXX201, Acho que não estamos a falar a mesma língua. A televisão controla a box pelo cabo HDMI, o comando magico é a penas um acessório, e penso ser óbvio, tem de ser compatível com a TV.

A questão aqui é que a box uma não tem o standard HDMI CEC activo, não aceita os as instruções enviadas pela TV. A box iris aceitava, porque afinal de contas é um standard com 16 anos, não estamos a falar de uma tecnologia nova e experimental.

 

MG

@Marcogomex , estamos seguramente a falar a mesma lingua 😅, como pode confirmar por comentários meus em outros tópicos sobre o mesmo tema.

O meu 1.° erro foi ter começado o comentário anterior inserindo o seu nome de utilizador, pois a resposta foi ao comentario de outro utilizador e não propriamente relacionado como o tema HDMI CEC. O 2.° erro foi não ter reparado que esse mesmo comentario ja tinha sido publicado ha 11 meses.

Concretamente em relaçao à UMA e HDMI CEC, penso que está claro pelas respostas (ou ausencia delas) da moderaçao em outros topicos que o equipamento não dispoem desse standard.

 Não posso confirmar, porque já não sou cliente, e também não sei a que versão da box IRIS se refere, mas recordo-me de ter testado com a versao que tinha instalada na altura, sem sucesso, pois os Samsung nunca a detetaram.

Recordo-me bem que a única forma de controlar a IRIS com o comando da Samsung foi fazer uso do emissor IR e respetiva funcionalidade do televisor.

Depois de muita luta, escolhendo diversas marcas, depois de tentar PACE, descobri que podia escolher NOS...quem diria...funcionou. (iris) Tentem na UMA.

 

 

Na box UMA não funciona

Comentário