Header
Destaque

Atualização de software na TV Satélite


Reputação 7
Crachá +6


Atualização de software na TV Satélite

Estamos a fazer atualizações de software em algumas boxes Satélite. Para saber quais são, pedimos que veja a tabela no final do tópico. Para fazer esta atualização deve desligar e voltar a ligar através do comando da box. Após efetuar o stand by, deverá aguardar 10 segundos até voltar a ligar. Ao ligar deverá surgir uma mensagem com a indicação de que existe um novo software a ser instalado. Deve aguardar até que a instalação seja concluída. Se não for instalada com sucesso, aparece uma mensagem, no ecrã, a indicar a falha, ou interrompe a contagem no painel frontal da box.

Caso não consiga concluir com sucesso a atualização de software, siga os seguintes passos:

Passo 1: Pressione a tecla “Menu” > Selecione a opção “Definições”


Nota: O campo “As minhas Gravações” não existe no equipamento BOX HD+

Passo 2: Escolha a opção “ZON Box”


Nota: O campo “Gravador (DVR) não existe no equipamento BOX HD+

Passo 3: Insira PIN (que por defeito é 1234) > Pressione Ok


Passo 4. Selecione “Configurações Avançadas”


Passo 5. Selecione “Atualização de Software”


Passo 6. Pressione “Ok/Confirmar”


Passo 7. Aguarde a validação de nova versão. Se tiver sucesso o equipamento iniciará contagem no painel frontal


Passo 8. Selecione o idioma pretendido


Passo 9. Escolha a sua zona geográfica


Passo 10: Selecionar opção “Pesquisa de canais” e pressionar “OK”


Passo 11. Neste momento foram encontrados os canais. O processo está terminado. Poderá escolher o canal que pretende ver e pressionar “Ok”.



Saiba aqui como validar se tem a versão mais recente:


Passo 1: Pressione a tecla “Menu” > Selecione a opção “Definições”


Nota: O campo “As minhas Gravações” não existe no equipamento BOX HD+

Passo 2: Escolha a opção “ZON Box”


Nota: O campo “Gravador (DVR) não existe no equipamento BOX HD+

Passo 3: Insira PIN (Defeito 1234) > Pressione Ok


Passo 4: Pressione “Ok”


Passo 5: Verifique que a sua box (ver linha Fabricante) tem a versão de software mais recente





Se seguiu estes passos e, mesmo assim, o software continua desatualizado, pedimos que nos ligue, através do 16990.

91 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
Atualizou a minha DVR da PACE e continua com o mesmo problema. Não consigo regular o volume pela BOX!!! Ficamos na mesma?
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Daniel Queiroz,

Essa situação pode acontecer em televisões com Dolby Digital, para que possa tirar o máximo partido da qualidade de som. 🙂
Esta atualizacao nao esta a funcionar na minha box , continua se a desligar constantemente
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vinda ao Fórum NOS, @Catia Mano.

Como se trata de um assunto técnico específico da box, pedimos que ligue para a Linha de Apoio para que sejam feitos despistes, pois pode ser uma situação que se resolva de imediato ou seja necessário a deslocação de uma equipa técnica.
Ja entrei em contacto com a linha de apoio mas a resposta que me deram foi que para ir um tecnico a casa resolver o problema terei de pagar a deslocacao , quando o problema é da parte da Nos ! Nao percebo porque terei de pagar para resolverem um problema que nao é da minha parte , ja me desloquei a loja para trocar a box mas continua na mesma !
Boa tarde, quanto à última atualização, existe alguma novidade em termos de design e/ou funcionalidades? É que, apesar de aparentemente possuir a última versão, o campo "Última atualização de software", surge como "Informação não disponível", quando deveria mostrar a data em que a atualização foi realizada. Não me recordo de a ter realizado, mas ainda assim possuo a última versão.
O serviço de satélite da NOS não presta. A box reinicia sozinha quando “se puxa” por ela é às vezes nem isso, o volume não funciona, as gravações ficam mal feitas, a pesquisa não funciona. Vamos ver como fica depois desta atualização.
A versão do software está atualizada mas não aparece a data da última atualização. O som da box também não funciona corretamente.
Diz que tem software para instalar mas não instala. Serviço muito fraco.
Horrível serviço assim que acabar o contrato desisto!
Horrível serviço assim que acabar o contrato desisto!

Não precisas de esperar até o contrato acabar. Se eles não estão a cumprir tens o direito de o terminar.
Reputação 7
Crachá +5
Olá a todos,

Queremos ajudar, no entanto como estas são questões técnicas que devem ser despistadas e seguidas por uma equipa especializada, precisamos que nos liguem, por favor. Saibam aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Aqui o unico problema é que para nos resolverem os problemas da box teremos de pagar para um tecnico se deslocar a nossa casa quando o problema é da parte da Nos !
Boa tarde, estou há cerca de 1 semana com problemas na box, onde o sinal pára de forma constante. Fiz o que me indicaram , actualizei o software mas o problema manteve-se e a NOS aconselhou-me a trocar de box. Fiz a troca e o problema continua , a box está sempre a parar , um pouco menos nos 4 canais portugueses. O que fazer ? Obrigado pela vossa atenção
Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde, estou há cerca de 1 semana com problemas na box, onde o sinal pára de forma constante. Fiz o que me indicaram , actualizei o software mas o problema manteve-se e a NOS aconselhou-me a trocar de box. Fiz a troca e o problema continua , a box está sempre a parar , um pouco menos nos 4 canais portugueses. O que fazer ? Obrigado pela vossa atenção

Se trocas-te de box e o problema se mantem, poderá haver algum problema com a Antena/LNB, cabos de ligação...
Poderá ser necessário alguém verificar a instalação...
Boa tarde, estou há cerca de 1 semana com problemas na box, onde o sinal pára de forma constante. Fiz o que me indicaram , actualizei o software mas o problema manteve-se e a NOS aconselhou-me a trocar de box. Fiz a troca e o problema continua , a box está sempre a parar , um pouco menos nos 4 canais portugueses. O que fazer ? Obrigado pela vossa atenção

Se trocas-te de box e o problema se mantem, poderá haver algum problema com a Antena/LNB, cabos de ligação...
Poderá ser necessário alguém verificar a instalação...


Já pensei nisso , porque é estranho o dos 4 canais estar impecável e outros só param. Tenho de efectuar algum pagamento por isso?? Obrigado pela atenção
Reputação 7
Crachá +4
Boa tarde, estou há cerca de 1 semana com problemas na box, onde o sinal pára de forma constante. Fiz o que me indicaram , actualizei o software mas o problema manteve-se e a NOS aconselhou-me a trocar de box. Fiz a troca e o problema continua , a box está sempre a parar , um pouco menos nos 4 canais portugueses. O que fazer ? Obrigado pela vossa atenção

Se trocas-te de box e o problema se mantem, poderá haver algum problema com a Antena/LNB, cabos de ligação...
Poderá ser necessário alguém verificar a instalação...


Já pensei nisso , porque é estranho o dos 4 canais estar impecável e outros só param. Tenho de efectuar algum pagamento por isso?? Obrigado pela atenção


Por relatos que já tenho visto por aqui acho que sim, a NOS cobra pela deslocação nos serviços por satélite.
Reputação 7
Crachá +5
Bem-vindo à comunidade, @Ricardo P.

Queremos ajudá-lo, no entanto como a situação que nos refere deve ser acompanhada por uma equipa técnica, precisamos que nos ligue, por favor. Veja aqui quais as linhas de apoio disponíveis.
Reputação 3
Vocês têm que atualizar este PDF que está disponível no vosso site!! Este PDF está todo desatualizado: https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Documents/grelha_satelite.pdf
Reputação 7
Crachá +2
Essa grelha é de 2016. Esta é de Fevereiro de 2018, tá atualizada.
Será que a posição do satélite mudou? Moro em kent (sudeste) no reino unido e há 3/4semanas que dia sim dia não ficamos sem sinal na televisão. Leva me a crer que não tenho as coordenadas certas. O tempo nem está mau! Por isso não sei qual é o problema. Lembro me que no princípio de Setembro apareceu uma msg no ecrã mas não tive tempo de ler tudo mas dizia qualquer coisa como fazer um upgrade qualquer. Mas os miúdos foram demasiado rápidos a mudar o canal. Alguém pode dar me essa informação? Agradecida desde já
Reputação 7
Crachá +4
Será que a posição do satélite mudou? Moro em kent (sudeste) no reino unido e há 3/4semanas que dia sim dia não ficamos sem sinal na televisão. Leva me a crer que não tenho as coordenadas certas. O tempo nem está mau! Por isso não sei qual é o problema. Lembro me que no princípio de Setembro apareceu uma msg no ecrã mas não tive tempo de ler tudo mas dizia qualquer coisa como fazer um upgrade qualquer. Mas os miúdos foram demasiado rápidos a mudar o canal. Alguém pode dar me essa informação? Agradecida desde já

A posição é mesma, houve um upgrade há tempos sim, nomeadamente alterações de frequências.

Não sei se terá a ver com isso, a tua perca de sinal, mas podes tentar atualizar a box:
https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/atualizacao-de-software-na-tv-satelite-8049
Senão resolver pode haver algum problema com a box ou mesmo com a antena e ai será melhor um técnico verificar a instalação.
Reputação 5
Crachá +1
Boa noite
Aproveito este tópico para perguntar quando haverá uma actualização das boxes satélite da NOS (que andam esquecidas), de modo a permitir ver programas que deram nos últimos 7 dias e aceder ao videoclube.
Obrigado
Não quero que os "bots" da NOS presentes neste fórum me respondam com o inútil: "fale para este nº para resolver problema". Não é um problema meu. É do software da BOX. Se querem mesmo ajudar, enviem este texto para os técnicos responsáveis pelas atualizações de software, se é que os há...

BOX 1.0 HD+DVR
ARRIS modelo DSR 8151


Sou cliente NOS Satélite desde Outubro-2018, pago 5,5 €/mês por esta box, já vou na segunda, pois a primeira estava sempre em "init" de 10 em 10 minutos, mas há problemas que os técnicos disseram ser "normais", mas que recuso a aceitar como tal:

1- por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- não grava séries agendadas. Em vez disso, grava os minutos equivalentes a cada episódio com "estática", ou melhor, com uma imagem da NOS a dizer que a gravação não foi possível.
RESOLVIDO: após contactar suporte da NOS, disseram para repor definições. Resultou.

3- por vezes, ao andar pelo Guia de Programação, este desaparece e fica indisponível para todos os canais e para todos os dias da semana.
POR RESOLVER: repor definições e atualizar software não adianta nada. Mas o problema parece ser temporário e o Guia de Programação volta a aparecer após a BOX estar algum tempo em Standby.

4- não dá para controlar o volume com o comando da BOX, e só dá ou o som máximo, ou o Mute.
POR RESOLVER: posso usar comando da TV para regular o volume, mas o ideal era poder fazê-lo com o comando da BOX (isto passa-se com uma LG 4K modelo 49UJ620V: https://www.lg.com/za/tvs/lg-49UJ620V - com áudio transmitido pela BOX via HDMI).

5- não dá para controlar o volume NEM SEQUER FAZER MUTE com o comando da BOX, quando esta está ligada à TV por HDMI, e às colunas pela "7. Saída Áudio Analógico" como referido no manual.
POR RESOLVER: tenho de usar o comando das colunas para controlar o volume e para poder fazer mute.

6- em certos programas de TV, o círculo vermelho (que indica que o programa em questão tem gravação agendada) aparece por defeito todas as semanas, mesmo que o programa em causa não tenha gravação agendada (felizmente nesse caso a gravação não acontece). Se agendar para gravar, esta faz-se corretamente, mas na GUI da BOX, passam a aparecer dois círculos vermelhos na info desse programa de TV.
POR RESOLVER: nada corrige bug do grafismo, nem restaurar definições, nem atualizar software, nem deixar BOX em Standby, nem voltar a pesquisar canais, nem marcar e voltar a desmarcar gravação desse programa.

7- por vezes, ao ver uma gravação ou programa que esteja em memória (nos tais 90 minutos, desde que não se mude de canal), ao pressionar o botão "24. Retroceder capítulo", em vez de retroceder, avança, o que desorienta a procura de um momento específico da gravação.
POR RESOLVER.

8- ao passar pela lista das gravações Realizadas, na visualização em minuatura do conteúdo no canto superior direito da GUI, vemos o que está na gravação em causa, mas mesmo sem carregar OK para ver essa gravação, ao sair do menu das Gravações, a BOX continua a transmitir essa gravação agora em ecrã inteiro, ao invés de "voltar a ver TV", como seria expectável.
POR RESOLVER.

9- apesar da BOX estar ligada a um cabo duplo (2x LNB), e de poder receber 2 canais em simultâneo (ver um canal e gravar outro canal), quando a BOX está em Standby, não é possível fazer 2 gravações em simultâneo, algo que estaria perfeitamente ao alcance da capacidade de escrita do disco.
SUGESTÃO: implementar isto, útil por exemplo quando se quer gravar 2 programas durante a madrugada com horários sobrepostos. Se por acaso a BOX for ligada durante esta situação, deve mostrar apenas um menu com uma escolha tripla (semelhante à escolha dupla quando se agenda gravações sobrepostas): ver TV e continuar a gravar A (mas não 😎, ver TV e continuar a gravar B (mas não A), ou continuar a gravar A e B (e desligar BOX).

BOX 1.0 HD
Intek modelo HD-S61NV


Por esta BOX, paguei 79 €...

1- (tal como na outra BOX que referi) por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- por vezes, ao mudar de canal, o som fica dessincronizado da imagem (som primeiro, imagem 1 segundo depois), algo que é acima de tudo notório quando se muda para a RTP 3.
POR RESOLVER: ao mudar de canal com as teclas [+] e [-] não resolve. Mas ao fim de algumas tentativas ao mudar para outro canal e voltando à RTP 3 com as teclas numéricas, o som lá volta a ficar sincronizado com a imagem.

PERGUNTA EXTRA: em qualquer das boxes, apesar de anunciarem que são "HD", nenhuma delas é realmente Full HD, ou seja, mesmo Alta Definição. Só têm disponível o HD Ready (QUASE alta definição): ou o 720p (1280x720 progressive, ou seja cada frame atualiza as 720 linhas), ou o 1080i (1920x1080 interlaced, ou seja cada frame atualiza só 540 linhas alternadamente).
Para quando a compatibilidade com Full HD, a alta definição (HD) verdadeira de 1080p (1920x1080 progressive, ou seja cada frame atualiza todas as 1080 linhas), se é que estas BOX têm capacidade para isso?
Numa época de introdução das TV 8K no mercado, com as TV 4K já a serem generalizadas, e as 1080p em quase todas as casas, é mesmo do século passado continuar a oferecer apenas HD Ready (720p ou 1080i). Já para não falar da maioria dos canais, pelos quais pagamos, ainda transmitirem em SD (576i), o que dá uma qualidade NOJENTA em que os pixels se notam todos... mas isso é outro assunto.
Reputação 6
Crachá +1
Não quero que os "bots" da NOS presentes neste fórum me respondam com o inútil: "fale para este nº para resolver problema". Não é um problema meu. É do software da BOX. Se querem mesmo ajudar, enviem este texto para os técnicos responsáveis pelas atualizações de software, se é que os há...

BOX 1.0 HD+DVR
ARRIS modelo DSR 8151


Sou cliente NOS Satélite desde Outubro-2018, pago 5,5 €/mês por esta box, já vou na segunda, pois a primeira estava sempre em "init" de 10 em 10 minutos, mas há problemas que os técnicos disseram ser "normais", mas que recuso a aceitar como tal:

1- por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- não grava séries agendadas. Em vez disso, grava os minutos equivalentes a cada episódio com "estática", ou melhor, com uma imagem da NOS a dizer que a gravação não foi possível.
RESOLVIDO: após contactar suporte da NOS, disseram para repor definições. Resultou.

3- por vezes, ao andar pelo Guia de Programação, este desaparece e fica indisponível para todos os canais e para todos os dias da semana.
POR RESOLVER: repor definições e atualizar software não adianta nada. Mas o problema parece ser temporário e o Guia de Programação volta a aparecer após a BOX estar algum tempo em Standby.

4- não dá para controlar o volume com o comando da BOX, e só dá ou o som máximo, ou o Mute.
POR RESOLVER: posso usar comando da TV para regular o volume, mas o ideal era poder fazê-lo com o comando da BOX (isto passa-se com uma LG 4K modelo 49UJ620V: https://www.lg.com/za/tvs/lg-49UJ620V - com áudio transmitido pela BOX via HDMI).

5- não dá para controlar o volume NEM SEQUER FAZER MUTE com o comando da BOX, quando esta está ligada à TV por HDMI, e às colunas pela "7. Saída Áudio Analógico" como referido no manual.
POR RESOLVER: tenho de usar o comando das colunas para controlar o volume e para poder fazer mute.

6- em certos programas de TV, o círculo vermelho (que indica que o programa em questão tem gravação agendada) aparece por defeito todas as semanas, mesmo que o programa em causa não tenha gravação agendada (felizmente nesse caso a gravação não acontece). Se agendar para gravar, esta faz-se corretamente, mas na GUI da BOX, passam a aparecer dois círculos vermelhos na info desse programa de TV.
POR RESOLVER: nada corrige bug do grafismo, nem restaurar definições, nem atualizar software, nem deixar BOX em Standby, nem voltar a pesquisar canais, nem marcar e voltar a desmarcar gravação desse programa.

7- por vezes, ao ver uma gravação ou programa que esteja em memória (nos tais 90 minutos, desde que não se mude de canal), ao pressionar o botão "24. Retroceder capítulo", em vez de retroceder, avança, o que desorienta a procura de um momento específico da gravação.
POR RESOLVER.

8- ao passar pela lista das gravações Realizadas, na visualização em minuatura do conteúdo no canto superior direito da GUI, vemos o que está na gravação em causa, mas mesmo sem carregar OK para ver essa gravação, ao sair do menu das Gravações, a BOX continua a transmitir essa gravação agora em ecrã inteiro, ao invés de "voltar a ver TV", como seria expectável.
POR RESOLVER.

9- apesar da BOX estar ligada a um cabo duplo (2x LNB), e de poder receber 2 canais em simultâneo (ver um canal e gravar outro canal), quando a BOX está em Standby, não é possível fazer 2 gravações em simultâneo, algo que estaria perfeitamente ao alcance da capacidade de escrita do disco.
SUGESTÃO: implementar isto, útil por exemplo quando se quer gravar 2 programas durante a madrugada com horários sobrepostos. Se por acaso a BOX for ligada durante esta situação, deve mostrar apenas um menu com uma escolha tripla (semelhante à escolha dupla quando se agenda gravações sobrepostas): ver TV e continuar a gravar A (mas não 😎, ver TV e continuar a gravar B (mas não A), ou continuar a gravar A e B (e desligar BOX).

BOX 1.0 HD
Intek modelo HD-S61NV


Por esta BOX, paguei 79 €...

1- (tal como na outra BOX que referi) por vezes, ao ligar a BOX, esta não liga na 1ª tentativa. Em vez disso, faz "init", e volta ao Standby, e só liga à 2ª tentativa.
POR RESOLVER: se a BOX precisa mesmo disto, alterem código de modo a que após o "init", ela inicie sozinha em vez de ir de novo para Standby.

2- por vezes, ao mudar de canal, o som fica dessincronizado da imagem (som primeiro, imagem 1 segundo depois), algo que é acima de tudo notório quando se muda para a RTP 3.
POR RESOLVER: ao mudar de canal com as teclas [+] e [-] não resolve. Mas ao fim de algumas tentativas ao mudar para outro canal e voltando à RTP 3 com as teclas numéricas, o som lá volta a ficar sincronizado com a imagem.

PERGUNTA EXTRA: em qualquer das boxes, apesar de anunciarem que são "HD", nenhuma delas é realmente Full HD, ou seja, mesmo Alta Definição. Só têm disponível o HD Ready (QUASE alta definição): ou o 720p (1280x720 progressive, ou seja cada frame atualiza as 720 linhas), ou o 1080i (1920x1080 interlaced, ou seja cada frame atualiza só 540 linhas alternadamente).
Para quando a compatibilidade com Full HD, a alta definição (HD) verdadeira de 1080p (1920x1080 progressive, ou seja cada frame atualiza todas as 1080 linhas), se é que estas BOX têm capacidade para isso?
Numa época de introdução das TV 8K no mercado, com as TV 4K já a serem generalizadas, e as 1080p em quase todas as casas, é mesmo do século passado continuar a oferecer apenas HD Ready (720p ou 1080i). Já para não falar da maioria dos canais, pelos quais pagamos, ainda transmitirem em SD (576i), o que dá uma qualidade NOJENTA em que os pixels se notam todos... mas isso é outro assunto.

Os problemas que o senhor tem, tenho eu igual! É que são todos!! E a NOS nem os quer resolver!!

Comentário