Header
Respondido

A NOS é fibra óptica ou de outro tipo?


Reputação 2
Crachá
  • Megabyte
  • 53 comentários
Boa tarde,

Aderi recentemente à NOS e como ainda estou no período experimental, a concorrência tenta cativar-me de volta para a operadora na qual estava. Um dos argumentos que apresentam, além de tentarem diminuir os preços, é que a fibra da NOS não é verdadeiramente fibra óptica, mas cabos de cobre, o que não tem nada a ver com a qualidade, segurança, manutenção, etc da fibra óptica. Aparentemente apenas a MEO e a Vodafone usam verdadeiramente fibra óptica. Queria saber até que ponto isto é verdade ou um argumento falso.

Obrigado!
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 1 March 2018, 00:57

Ver pergunta inicial

8 Comentários

Reputação 2
Fibra nos? Eu pago um serviço dito iris fibra que não é fibra nenhuma,tenho cabo coxial por isso o serviço é um engano,faltam 9 meses de prisão e tenho a vodafone a porta!!!!!
Reputação 2
Crachá
A minha questão relaciona-se mais com o tentar entender, por curiosidade, se é fibra óptica ou fibra de cobre. De resto estarei com um serviço melhor porque não chega mais nenhum tipo de fibra (óptica ou não) à minha freguesia. E com preço bem melhor do que a anterior operadora, da qual era cliente há já 10 anos e que nunca quis diminuir o preço, mesmo quando eu tentei renegociar com eles (e já não estava fidelizado!). Portanto, se queixas tenho, pelo menos para já é da outra operadora. Agora à última da hora fez-se luz na cabeça deles e quiseram descer o preço.

Voltando ao tema, fiquei curioso, porque se for fibra óptica realmente, então é altamente lamentável a propaganda falsa que a outra operadora fez.
Reputação 2
O serviço de fibra optica tem que ser instalado na casa do cliente,não até a porta da casa ou do predio,senão é cabo coxial com perda de qualidade,sou cliente desde o tempo da tv cabo e estou cansado da nos,publicidade enganosa enfim vale tudo
Reputação 2
Crachá
A mim passaram umas fibras para dentro de casa...será que é óptica??
@Rick, enquanto nas redes híbridas (HFC) é usado o padrão DOCSIS para transmissão de dados (os dados são modulados em portadoras de RF, de forma semelhante aos canais DTV), nas redes FTTH os dados são disponibilizados numa ligação Ethernet do ONT, não carecendo portanto de nenhum tratamento adicional (modulação/de-modulação) como acontece com o DOCSIS.
Esta é, no operador NOS, a grande diferença de se ter fibra óptica a terminar em casa, já que para os serviços DTV nada de substancial muda, pois todos estes serviços são modulados em portadoras de RF e distribuídos dentro de casa (TVs e Box) por cabo coaxial, a partir do ONT nas redes FTTH e a partir dos Distribution Hubs (armário na rua) nas redes HFC.

Se privilegia o acesso a net em relação aos serviços DTV, faz todo o sentido optar por rede FTTH.
Porém, a questão não se coloca como opção do cliente. Depende sim, da tecnologia implementada numa determinada zona pelos operadores. E obviamente que, a curto/médo prazo, operador nenhum investirá na cobertura FTTH de zonas onde já tenham cobertura HFC e, incrivelmente até Satélite ;)

Mesmo nas redes FTTH, o acesso à net pode sofrer das consequências da falta de largura de banda no backbone do operador para satisfazer as necessidades de trafego dos clientes, especialmente em horas de maior carga.
Reputação 2
Crachá
Obrigado pela ajuda 🙂
Reputação 7
Crachá +2
A mim passaram umas fibras para dentro de casa...será que é óptica??
Se fizeram a instalação de cablagem dentro de casa, é fibra com certeza! A não ser a casa seja antiga, e não tenha tomadas de cabo coaxial, e aí sim, podiam ter instalado um cabo COAXIAL do exterior para dentro de casa, até ao local onde tem o MODEM e/ou a TV BOX...
Reputação 7
Crachá +2
REMOVIDO

Comentário