Header
Respondido

Internet por Cabo


Bom dia

Tenho o pacote Tv + Telef. + Internet de 100mbps. Acontece que de momento só estou a usar o Wi-Fi.
Queria ligar o portátil á rede fixa. O que preciso de fazer ?
Que cabos preciso , ligar de onde e para onde , etc ...
Se fôr para ligar cabos Rj45 Cat 6 eu tenho alicate e fichas para fazer . Só preciso também de saber qual o tipo de ligação (cabo directo, cabo cruzado ).
Muito obrigado
icon

Melhor resposta por C24XXXX201 23 July 2019, 21:13

Ver pergunta inicial

12 Comentários


Os cabos crossover são usados para ligar diretamente duas máquinas sem a necessidade de um router (p.ex. PC-PC).
Uma extremidade do cabo usa uma T-568A e a outra extremidade usa uma T-568B.

Os cabos Ethernet normais (modem/router-PC) têm em ambas as extremidades fichas com a mesma sequência de ligação.

Boa noite. Na passada quinta feira foi instalado o WiFi total aqui em casa com 3 pod. O técnico fez a ligação modem pod com cabo RJ45 cat5e e eu hoje experimentei por um Cat6 que tenho aqui em casa. Logo de imediato a luz do conector mudou de amarelo do cat5e para verde do Cat6 que instalou e a velocidade no cat5e vai aos 200 megas que tenho contratado e com o Cat6 não ultrapassa os 97megas. Qual o significado da cor das luzes amarela e verde no conector RJ45 do modem e porque razão ao por um cabo superior diminui a velocidade? Obrigado 

Reputação 7
Crachá

Boa noite. Na passada quinta feira foi instalado o WiFi total aqui em casa com 3 pod. O técnico fez a ligação modem pod com cabo RJ45 cat5e e eu hoje experimentei por um Cat6 que tenho aqui em casa. Logo de imediato a luz do conector mudou de amarelo do cat5e para verde do Cat6 que instalou e a velocidade no cat5e vai aos 200 megas que tenho contratado e com o Cat6 não ultrapassa os 97megas. Qual o significado da cor das luzes amarela e verde no conector RJ45 do modem e porque razão ao por um cabo superior diminui a velocidade? Obrigado 

O Cat6 provavelmente é do China. Não deverá fazer qualquer diferença ser um cabo 5e ou 6.

​​

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite. Na passada quinta feira foi instalado o WiFi total aqui em casa com 3 pod. O técnico fez a ligação modem pod com cabo RJ45 cat5e e eu hoje experimentei por um Cat6 que tenho aqui em casa. Logo de imediato a luz do conector mudou de amarelo do cat5e para verde do Cat6 que instalou e a velocidade no cat5e vai aos 200 megas que tenho contratado e com o Cat6 não ultrapassa os 97megas. Qual o significado da cor das luzes amarela e verde no conector RJ45 do modem e porque razão ao por um cabo superior diminui a velocidade? Obrigado 

é porque o cat6 está a limitar a velocidade a 100mbps. É um cabo grande?

Reputação 7
Crachá

Boa noite. Na passada quinta feira foi instalado o WiFi total aqui em casa com 3 pod. O técnico fez a ligação modem pod com cabo RJ45 cat5e e eu hoje experimentei por um Cat6 que tenho aqui em casa. Logo de imediato a luz do conector mudou de amarelo do cat5e para verde do Cat6 que instalou e a velocidade no cat5e vai aos 200 megas que tenho contratado e com o Cat6 não ultrapassa os 97megas. Qual o significado da cor das luzes amarela e verde no conector RJ45 do modem e porque razão ao por um cabo superior diminui a velocidade? Obrigado 

é porque o cat6 está a limitar a velocidade a 100mbps. É um cabo grande?

Tendo em conta que um cabo Cat6 deve suportar 10Gbps até 50m, teria quer ser um muito grande mesmo 🤣

É mais provável que o cabo seja de fraca qualidade mesmo. Além disso, com cabos de tamanhos normais ( 1/2/3m ) não deve notar sequer a diferença entre ser um cabo 5e ou 6.

O cabo e da marca teka cat6 e tem cerca de 50 cms, fui eu que o fiz como ja fiz tantos outros. a crimpagem foi segundo a norma t568b. branco laranja,laranja branco verde azul branco azul verde branco castanho castanho… estranho.

Reputação 7

O cabo e da marca teka cat6 e tem cerca de 50 cms, fui eu que o fiz como ja fiz tantos outros. a crimpagem foi segundo a norma t568b. branco laranja,laranja branco verde azul branco azul verde branco castanho castanho… estranho.

 

Boa tarde @Carselda,

 

Sugiro que faça um teste com outro cabo CAT6.

 

Obrigado

Fiz agora novo cabo igual mas mais longo cerca de 3 metros e funciona bem. Será que por ser demasiado pequeno trava a velocidade?

Boa noite. Na passada quinta feira foi instalado o WiFi total aqui em casa com 3 pod. O técnico fez a ligação modem pod com cabo RJ45 cat5e e eu hoje experimentei por um Cat6 que tenho aqui em casa. Logo de imediato a luz do conector mudou de amarelo do cat5e para verde do Cat6 que instalou e a velocidade no cat5e vai aos 200 megas que tenho contratado e com o Cat6 não ultrapassa os 97megas. Qual o significado da cor das luzes amarela e verde no conector RJ45 do modem e porque razão ao por um cabo superior diminui a velocidade? Obrigado 

O Cat6 provavelmente é do China. Não deverá fazer qualquer diferença ser um cabo 5e ou 6.

​​

O cabo é um teka cat 6. Fiz com cerca de 50cms. Agora fiz outro de 3 metros exatamente igual e já não trava. Será que o ser muito curto trava a troca de dados?

 

Reputação 7

Não existe uma distância mínima mas tenho conhecimento de erros desses ligando, por exemplo, um switch e um dispositivo com cabos inferiores a 90cm.

Fico satisfeito que tenha o problema resolvido 😊

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Carselda

A comunidade deu uma boa ajuda. 
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. 
Se surgirem questões, por favor, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Fiz agora novo cabo igual mas mais longo cerca de 3 metros e funciona bem. Será que por ser demasiado pequeno trava a velocidade?

Boa tarde @Carselda 

Vejo que está tudo operacional com o novo cabo mas sugiro que reveja a crimpagem do que deu problema. Quase de certeza que o problema está no elo mais simples: as fichas ou a sua crimpagem. Por muito que estejamos atentos há sempre uma possibilidade de ficar um fio mal fixo ou desligado e isso basta para a ligação baixar para 10/100 = 97...

Comentário