Header
Respondido

internet fixa


Bom dia,

 

No dia 15 de outubro foi instalado o giga router 5.0 e a UMAbox 4k após renovação do contrato. Além de outros serviços ficou acordado uma velocidade de internet fixa de 400/20 Mbps.

Hoje fiz um teste à velocidade de internet e para meu espanto a velocidade em vários teste nunca ultrapassou os 98 Mbps, ora isto para mim constitui um incumprimento da parte da NOS do contrato que foi aceite por ambas as partes, logo se a velocidade de internet não se aproximar daquela que foi acordada irei pedir a resolução do contrato.

icon

Melhor resposta por marcolopes 20 October 2019, 17:57

Ver pergunta inicial

14 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Bom dia,

 

No dia 15 de outubro foi instalado o giga router 5.0 e a UMAbox 4k após renovação do contrato. Além de outros serviços ficou acordado uma velocidade de internet fixa de 400/20 Mbps.

Hoje fiz um teste à velocidade de internet e para meu espanto a velocidade em vários teste nunca ultrapassou os 98 Mbps, ora isto para mim constitui um incumprimento da parte da NOS do contrato que foi aceite por ambas as partes, logo se a velocidade de internet não se aproximar daquela que foi acordada irei pedir a resolução do contrato.

 

Eu sei que o tópico é por uma questão de incumprimento de velocidades de DOWNLOAD… mas a minha pergunta é: porque é que alguém precisa de 400Mbits de DOWNLOAD ???

 

Os clientes deveriam reclamar com os ridículos 20Mbits de UPLOAD! 400 Mbits de download para fazer o quê??? :\

Reputação 7
Crachá +2

Caro fisiomig. Este teste foi feito por cabo de rede correto ? Provavelmente a um computador. O seu equipamento tem uma placa de rede que suporte mais que 100mbps? o cabo que utiliza é de categoria cat5e para suportar mais do que 100mbps?  Se achar que seja mais fácil ligue para o apoio técnico que eles conseguem ver se ta limitado a 100mbps.

Reputação 7
Crachá +2

Eu fiz um pequeno resumo para casos de velocidade, porque aqui geralmente confunde-se tudo… rede móvel com rede fixa, rede fixa cabo com rede fixa WIFI, etc…

Qual é o serviço a velocidade de ligação CONTRATADA:
1) REDE MÓVEL (3G, 4G, etc) ou 
2) REDE CABO/FIBRA 400/20 (100/10, 100/100, 200/20, etc)

No caso de CABO/FIBRA, como é que está a fazer os testes?
1) Ligado ao ROUTER via WIRELESS (WIFI)? Se sim, QUAL a banda? (2,5Ghz? 5Ghz?)
2) Ligado ao ROUTER via CABO de REDE? Se sim, QUAL a VELOCIDADE da sua PLACA de REDE?(100Mbits? 1Gbit?). No caso de velocidades de NET superiores a 100Mbits, é necessário uma placa de 1Gbit e um CABO de REDE CAT5e ou superior. Veja primeiro a velocidade da ligação estabelecida pela placa de rede nas propriedades da ligação.

 

Boa noite, agradeço desde já a disponibilidade. O cabo usado é CAT 6, mas na foto penso que tem as características da placa de rede num teste através de rede wireless 5 GHz. Penso que seja do adaptador de rede Rj45 USB 2.0 que usei. 

Fiz testes de velocidade noutros sites sem ser o da NOS e atingiu a velocidade de download de 230 Mb de upload o máximo foi de 18. 

O que pensam? Devo comprar outro adaptador de rede 1 GB? 

 

Obrigado 

 

Reputação 7
Crachá +5

@fisiomig Eu tenho igual ao @marcolopes 1 GB.

 

Reputação 7
Crachá +2

Boa noite, agradeço desde já a disponibilidade. O cabo usado é CAT 6, mas na foto penso que tem as características da placa de rede num teste através de rede wireless 5 GHz. Penso que seja do adaptador de rede Rj45 USB 2.0 que usei. 

Fiz testes de velocidade noutros sites sem ser o da NOS e atingiu a velocidade de download de 230 Mb de upload o máximo foi de 18. 

O que pensam? Devo comprar outro adaptador de rede 1 GB? 

 

Obrigado 

 

 

Isso é WIFI ac com certeza… Se tem downloads de 200 e upload de 20, não tem de comprar mais nada (presumo que a sua ligação seja 200/20). Se está estranhar os 20 de UPLOAD, é assim mesmo!  a NOS dá 10 ou 20, consoante o cliente pague mais ou menos! A concorrência pelo mesmo preço dá 100 ou 200 de UPLOAD!!!!! ou seja, pacotes 100/100, ou até 200/200.

Reputação 7
Crachá +2

@fisiomig Eu tenho igual ao@marcolopes 1 GB.

 

 

Com uma ligação de 1Gbit por cabo de rede ao ROUTER, os testes de velocidade têm de mostrar o valor MÁXIMO da ligação de NET disponibilizada pelo operador (salvo raras excepções, quando os servidores de origem não a suportarem, claro).

Os testes do site www.speedtest.net são muito bons, e fazem LIGAÇÕES AGREGADAS para terem a certeza que é disponibilizada uma largura de banda suficiente para testar as ligações mais rápidas. Em alternativa, pode usar o teste do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

 

Um exemplo do teste da minha ligação (100/10) no site da NOS (NOTA: O download dos pacotes de 100Mega é sempre 120, mas o teste da NOS dá sempre mais um pouco… tanto no DOWNLOAD como no UPLOAD, embora eu não considere isso real. Se no download não faz diferença nenhuma, no UPLOAD dava um jeito enorme ter 12! Para quem tem 10, é uma diferença abismal!!!! 😃😃 :D)

 

O mesmo teste no SPEEDTEST

 

Reputação 7
Crachá +5

@fisiomig Eu tenho igual ao@marcolopes 1 GB.

 

 

Com uma ligação de 1Gbit por cabo de rede ao ROUTER, os testes de velocidade têm de mostrar o valor MÁXIMO da ligação de NET disponibilizada pelo operador (salvo raras excepções, quando os servidores de origem não a suportarem, claro).

Os testes do site www.speedtest.net são muito bons, e fazem LIGAÇÕES AGREGADAS para terem a certeza que é disponibilizada uma largura de banda suficiente para testar as ligações mais rápidas. Em alternativa, pode usar o teste do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

 

Um exemplo do teste da minha ligação (100/10) no site da NOS (NOTA: O download dos pacotes de 100Mega é sempre 120, mas o teste da NOS dá sempre mais um pouco… tanto no DOWNLOAD como no UPLOAD, embora eu não considere isso real. Se no download não faz diferença nenhuma, no UPLOAD dava um jeito enorme ter 12! Para quem tem 10, é uma diferença abismal!!!! 😃😃 :D)

 

O mesmo teste no SPEEDTEST

 


A mim deu-me isto:

 

Reputação 7
Crachá +2

@fisiomig Eu tenho igual ao@marcolopes 1 GB.

 

Com uma ligação de 1Gbit por cabo de rede ao ROUTER, os testes de velocidade têm de mostrar o valor MÁXIMO da ligação de NET disponibilizada pelo operador (salvo raras excepções, quando os servidores de origem não a suportarem, claro).

Os testes do site www.speedtest.net são muito bons, e fazem LIGAÇÕES AGREGADAS para terem a certeza que é disponibilizada uma largura de banda suficiente para testar as ligações mais rápidas. Em alternativa, pode usar o teste do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-veloci

 


A mim deu-me isto:

 

 

Para um pacote contratado 100/10, é exactamente isso que o teste deve revelar!

 

Não me canso de dizer que, pelo MESMO PREÇO, na concorrência (VDF e MEO) teria 100/100!!!!

 

Meus caros eu já sei que a NOS tem um problema evidente em relação à concorrência no que diz respeito à velocidade de upload, mas não é isso que está em causa neste tópico.

 

O que eu preciso saber se me puderem ajudar é se caso a velocidade de download não se aproxime dos 400 Mb contratados em ligação cabeada CAT6 numa placa de rede que suporta velocidade até 867 Mb, se nesse caso posso pedir a resolução do contrato. Obrigado.

 

Isso é WIFI ac com certeza… Se tem downloads de 200 e upload de 20, não tem de comprar mais nada (presumo que a sua ligação seja 200/20). Se está estranhar os 20 de UPLOAD, é assim mesmo!  a NOS dá 10 ou 20, consoante o cliente pague mais ou menos! A concorrência pelo mesmo preço dá 100 ou 200 de UPLOAD!!!!! ou seja, pacotes 100/100, ou até 200/200.

 

O que foi contratado foi 400/20 .

Reputação 7
Crachá +5

Meus caros eu já sei que a NOS tem um problema evidente em relação à concorrência no que diz respeito à velocidade de upload, mas não é isso que está em causa neste tópico.

 

O que eu preciso saber se me puderem ajudar é se caso a velocidade de download não se aproxime dos 400 Mb contratados em ligação cabeada CAT6 numa placa de rede que suporta velocidade até 867 Mb, se nesse caso posso pedir a resolução do contrato. Obrigado.

Para obter uma resposta a essa pergunta, envie por mensagem privada o seu numero de cliente à moderação do Fórum @Tiago C. ou @Ana P. e aguarde contacto.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @fisiomig,

O @Jose Rodrigues deu uma boa sugestão. 
Para o conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o seu número de Cliente NOS. 

Reputação 7
Crachá +2

 

Isso é WIFI ac com certeza… Se tem downloads de 200 e upload de 20, não tem de comprar mais nada (presumo que a sua ligação seja 200/20). Se está estranhar os 20 de UPLOAD, é assim mesmo!  a NOS dá 10 ou 20, consoante o cliente pague mais ou menos! A concorrência pelo mesmo preço dá 100 ou 200 de UPLOAD!!!!! ou seja, pacotes 100/100, ou até 200/200.

 

O que foi contratado foi 400/20 .

 

400/20? Não lhe fizeram o upgrade para essa velocidade! Tem, quase de certeza, 100/10 (120/10, vá)

 

CONSULTE a sua ÁREA DE CLIENTE. Se não tem registo, faça. TEM lá os dados técnicos da ligação NET (velocidade) e os DOCUMENTOS DE VENDA (confira-os sempre!!!)

 

https://cliente.nos.pt/

Comentário