Header
Respondido

Internet 200mbps/ 20mbps


Reputação 1

Boa dia ... queria saber se é possível eu ter um contrado de 200mbps  20mbps  e estar a usufruir de apenas 1/3 disso?

Tenho um router 3.0 ja ha muito tempo e tenho vezes que a internet falha

Estou no PC ou na Playstation e faço o teste de velocidade aparece sempre valores muito baixo para aquilo que eu estou a contratar.. senao resolverem rapido meto a rescisão de contrato por justa causa porque estou a ter um mau serviço de internet 

icon

Melhor resposta por marcolopes 29 May 2020, 00:58

Ver pergunta inicial

27 Comentários

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Igor Daniel,

O PC está ligado por cabo de rede? Qual é a velocidade medida?

Reputação 1

Esta por wi fi

https://www.speedtest.net/result/9514158689

este foi o teste que fiz agora mesmo.. como podem ver muito pior lolol

Reputação 1

Isto não pode continuar assim

Reputação 7
Crachá +2

Faça reset de fábrica ao router, desligue extensores se tiver e faça o teste por wifi em 2 equipamentos diferentes.

Reputação 1

Como faço o reset de fabrico? E desligar os extensores e os fios que estao ligados ao router?

Reputação 7
Crachá +2

Como faço o reset de fabrico? E desligar os extensores e os fios que estao ligados ao router?


Reset de fábrica normalmente está do lado direito do router. É um pequeno orificio redondo. Precisa de algo pontiagudo para pressionar.

Os extensores são aqueles aparelhos que expandem o sinal wifi pela casa não estou a falar de cabos do router. Se não tiver não precisa fazer nada.

Depois fazes o teste aqui: teste em 2 aparelhos diferentes para ganrantir que não é algo relacionado com o aparelho

Reputação 1

Necessito desligar o router primeiro ou nao e preciso?

Reputação 7
Crachá +2

Necessito desligar o router primeiro ou nao e preciso?


o reset de fábrica é isso que faz. por isso não precisa. Atenção que reset de fábrica elimina as configurações, por exemplo noem do wifi ou password se alguam vez alterou.

Reputação 1

Estou com muito receio de fazer isso e dar em nada ou mesmo nao puder ligar me de novo a internet 

Reputação 7
Crachá +2

Estou com muito receio de fazer isso e dar em nada ou mesmo nao puder ligar me de novo a internet 


Isto é o procedimento normal. A única coisa que poderá fazer é eliminar o nome e password do wifi. Não me acredito que alguma vez tenha mudado por isso vai ficar tudo igual. Isto é para lhe resolver a situação da velocidade.

Reputação 1

 

Muito longe do serviço contratado.. Fiz o reset e nada

Estou mesmo a pensar ir para a concorrencia lol porque assim não !!

Reputação 7
Crachá +2

Em termos de wifi é um pouco complicado. Testou em 2 diferentes como lhe disse? A nos garante 10% por wifi do contratado logo no seu caso 20mbps. acima disso ok. Tem que fazer um teste por cabo para ter a certeza que está a receber o contratado.

Reputação 1

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

Reputação 1

É normal ? Eu acho que nao 

Reputação 7
Crachá +2

E mesmo que estivesse a usar os 200Mbits, era um desperdício… 

 

Até fico pasmado com clientes a pedir pacotes de 500 e 1000!! :grinning:

 

No entanto o UPLOAD está quase sempre limitado a 20! VINTE! :nerd:

Reputação 7
Crachá +2

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps


Sim é normal. o cabo ou o pc está limitado a 100? acredito que um ou outro esteja, ou até os 2.

Reputação 7
Crachá +2

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

 

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

Reputação 1

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

 

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

 

Como disse fiz os testes um com Cabo e outro sem cabo .. com o cabo deu 100mbps e upload os 20 e wifi deu o resultado que tem em cima.. isto claro no pc

Fui aos documetos e esta certo limite de 200mbps 

 

 

Infelizmente os testes que faça nenhum bate ou chega perto dos 200mbps .. seja no pc por cabo ou wifi ou mesmo na playstation ou telemóvel 

Onde e que poderei reclamar porque isto nao esta certo

Reputação 7
Crachá +2

Por cabo no pc tinha 100mbps e 22 mbps

 

COMO testar as velocidades CONTRATADAS de INTERNET FIXA CABO/FIBRA (100/10, 200/20, etc)

Antes de mais, certifique-se que a sua velocidade CONTRATADA é aquele que PENSA que é!!!
a) Aceda à sua área de CLIENTE NOS: https://cliente.nos.pt (se ainda não tiver acesso, faça o registo e adicione o seu serviço)
b) Aceda a RESUMO -> OS MEUS SERVIÇOS -> INTERNET FIXA, e verifique as velocidades (ex: 120 Mbps / 10 Mbps)
NOTA: Caso as velocidades apresentadas não estejam de acordo com o que foi "contratado", aceda à opção INFORMAÇÃO de CONTA -> DOCUMENTOS, e verifique o COMPROVATIVO de VENDA mais recente.
Pode ter uma surpresa! (principalmente nas velocidades de UPLOAD, uma vez que a NOS publicita 100Mbits nos pacotes com o ROUTER 5 - REDE CABO HFC - mas apenas suporta 20Mbits de UPLOAD no máximo! Se lhe foram garantidos 100Mbits de UPLOAD, reclame!)

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação FÍSICA ao ROUTER!

1) LIGUE O ROUTER a UM COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PLACA DE REDE de 1Gbit, através de CABO DE REDE CAT5e ou superior!
NOTA: Placas de rede de 100Mbits OU placas de rede de 1Gbit + CABOS de REDE CAT5 ou inferiores, resultam ou podem resultar em velocidades máximas de 100Mbits!!!

2) Aceda a um dos seguintes sites e execute o teste de velocidade:
a) Através do site da Ookla: https://www.speedtest.net
b) Através do site da ANACOM: https://netmede.pt
c) Através do site da NOS: https://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades_App.aspx

Não tem um equipamento com PLACA de REDE (ou a placa de rede não tem velocidades de 1Gbit)?

A forma mais fiável de testar as velocidades contratadas é através de uma ligação WiFi (802.11ac) 5 GHz! https://www.duckware.com/tech/wifi-in-the-us.html

1) COLOQUE-SE PERTO DO ROUTER e LIGUE um equipamento (ex: telemóvel) através da rede WiFi 5Ghz DO ROUTER!
a) Se tiver um ROUTER 3 (Router WiFi) ou inferior, estará ligado a uma rede 2.4Ghz. Neste caso, NÃO IRÁ OBTER velocidades muito superiores a 30Mbits!!!
b) Se tiver um ROUTER 4 (Power Router) ou superior (ex: Giga Router) pode estar ligado a qualquer uma das redes (dependendo do equipamento ligado)
NOTA: Não ligue o equipamento a OUTRAS redes que não a do ROUTER, uma vez que os EXTENDERS reduzem a velocidade WiFi practicamente pela METADE!

Como se certificar que está ligado a uma rede 5Ghz?
a) Configure as REDES WiFi 2.4Ghz e 5Ghz do seu router com SSIDs distintos (ex: wifi_casa e wifi_casa_5)
b) Verifique que o equipamento se ligou à rede 5Ghz. Caso o equipamento não esteja ligado à rede 5Ghz, force a ligação através do SSID correcto.

3) Efectue o DOWNLOAD da aplicação SPEEDTEST e execute o teste de velocidade:
a) ANDROID: https://play.google.com/store/apps/details?id=org.zwanoo.android.speedtest
b) IOS: https://apps.apple.com/us/app/speedtest-by-ookla/id300704847

A velocidade dos testes fica aquém da velocidade contratada?
a) Se fez o teste de velocidade por CABO, prove que o fez através de uma ligação física de 1Gbit (ou 100Mbits para velocidades contratadas até 100Mbits) e reclame!
b) Se fez o teste de velocidade por WiFi, prove que o fez através de uma ligação WiFi 5Ghz JUNTO AO ROUTER (o teste pode ser influenciado pela DISTÂNCIA dos equipamentos e dos OBSTÁCULOS existentes)
Para saber mais sobre como se comportam as redes WiFi, pode ler este artigo: https://www.tecmundo.com.br/tecmundo-explica/60428-tecmundo-explica-wifi-diferenca-entre-2-4-ghz-5-ghz-video.htm

 

Como disse fiz os testes um com Cabo e outro sem cabo .. com o cabo deu 100mbps e upload os 20 e wifi deu o resultado que tem em cima.. isto claro no pc

Fui aos documetos e esta certo limite de 200mbps 

 

 

Infelizmente os testes que faça nenhum bate ou chega perto dos 200mbps .. seja no pc por cabo ou wifi ou mesmo na playstation ou telemóvel 

Onde e que poderei reclamar porque isto nao esta certo

 

Não me disse se confirmou a VELOCIDADE da ligação entre o PC e o ROUTER!

A que velocidade está estabelecido o LINK?

 

Reputação 1

Aqui está !!

Com o Wi Fi

 

Com o cabo

 

Reputação 7
Crachá +2

Aqui está !!

Com o Wi Fi

 

Com o cabo

 

 

Está tudo explicado! Seguiu à risca o meu TUTORIAL?

 

WiFi é miserável! Deve estar ligado À rede 2.4Ghz

SEPARE os SSID no router, p.f.!!!!!!!!!

CABO. 100Mbits!!!!! Logo não vai ter mais do que isso! Das duas uma (ou AMBAS!). A placa de PC não é GIGABIT (terá de ver nas propriedades do hardware) OU / E o CABO não é CAT5e ou superior (terá de ver as inscrições no próprio CABO)

Reputação 1

Segui o que consegui.. e agradeço 

Sim a banda é 2.4Ghz .. alias o router é 3.0 logo é o normal

O SSID é o que já agora? Desculpem esta cena toda mas é assim pelo que estou a ver ando a pagar por um serviço que não é o contratado lol

O cabo é digamos bem antigo lol é o único que tenho

Reputação 7
Crachá +2

Segui o que consegui.. e agradeço 

Sim a banda é 2.4Ghz .. alias o router é 3.0 logo é o normal

O SSID é o que já agora? Desculpem esta cena toda mas é assim pelo que estou a ver ando a pagar por um serviço que não é o contratado lol

O cabo é digamos bem antigo lol é o único que tenho

 

Não… não anda… Tem um é router obsoleto no que toca a WIFi, mas digo-lhe já… é o MELHOR ROUTER DA NOS! NÃO TROQUE para as PORCARIAS dos novos routers!!!! Não se meta em trabalhos!!! Mais vale comprar um PONTO de ACESSO e ligar ao ROUTER!

 

Pelos vistos venderam-lhe um pacote 200/20 e deixaram ficar o router antigo :D

 

O Router 3 (HUB) só tem WiFi 2.4… Não interessa separar os SSID, porque só tem um. O SSID é o ID que lhe aparece nos aparelhos quando vai ligar a uma REDE WiFi… pode e deve ser personalizado! Em WiFi, NUNCA terá a velocidade de DOWNLOAD contratada… MUITO  LONGE disso!!!! Nem perto dos 100 chega! (o UPLOAD é uma anedota na NOS, por isso vai ter sempre os 20Mbits)

 

Por CABO, terá de fazer o que lhe disse! Tem uma placa de 1Gbit? Se tem, então o problema é o CABO! Se não tem, pode ser a placa E o cabo!

Reputação 1

Bom muito obrigado pela ajuda meu caro..  se diz que o router 3.0 é o melhorzito vou deixar estar, até porque ouvi dizer que o power router e uma porcaria por assim dizer

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Bom muito obrigado pela ajuda meu caro..  se diz que o router 3.0 é o melhorzito vou deixar estar, até porque ouvi dizer que o power router e uma porcaria por assim dizer

 

 

Se se quiser meter em trabalhos, e passar um calvário para os resolver, meta-se no Router 4 ou até no 5 :D

 

Eu negociava com a NOS um dos gadgets que eles agora tentar impingir aos clientes devido aos routers não suportarem as normas WiFi mais recentes ou não terem cobertura suficiente… mas NUNCA aceitaria mudar o router. Estou com um router 5, depois de ter passado por 4 ROUTERS 4!!! (quatro!) e a saga continua! Tive os routers quase todos da ZON, e deveria ter parado no Router 3!

Comentário