Skip to main content
Header
Jotenko
Megabyte
May 30, 2023

Usar uma tomada estrela TV-R para ligar o router ao splitter no ATI

Muito bom dia.

Gostaria de perguntar a algum entendido na matéria o seguinte:

É possível usar uma tomada (de estrela) TV-R no sentido “inverso”, para levar o sinal RF para dentro do ATI? Ou seja, queria fazer a seguinte ligação:

Saída RF do router → Tomada TV-R→ Splitter dentro do ATI → (Todas as TVs da casa)

A tomada TV-R vai deixar passar o sinal no sentido inverso? Isto é aceitável?

Obrigado a todos.

19 Comentários

CP001
June 5, 2023

Boa noite @Jotenko 

Importa ser ou não ser uma tomada bidirecional. Como disse na minha primeira mensagem, nesse caso usa-se uma tomada moderna Dados + Dados (TV Dados + TV Dados) ou TV + Dados e não uma tomada antiga TV + Radio. Existem ainda tomadas TV Dados + Radio que funcionam para o efeito. O técnico da NOS saberá identificar. Se pretender que dê uma ajuda por aqui, tire foto à tomada que tem, se possível por dentro.

Caso o sinal depois mesmo assim não chegue às restantes televisões da casa, nesse caso retira-se a tomada e faz-se a ligação sem tomada ou com a tomada anulada, porque com a  tomada faz perder sinal. Em casas com 4 ou mais televisões esta situação é importante.

Em ITED (4.ª versão) é tudo mais fácil. Simplesmente liga os equipamentos ao ATI (quando tenha ventilação) ou a uma tomada gigante denominada ZAP, que se trata no fundo do prolongamento do ATI ao interior da casa

Jotenko
JotenkoAutor
Megabyte
July 24, 2023

Boa noite @Jotenko 

Importa ser ou não ser uma tomada bidirecional. Como disse na minha primeira mensagem, nesse caso usa-se uma tomada moderna Dados + Dados (TV Dados + TV Dados) ou TV + Dados e não uma tomada antiga TV + Radio. Existem ainda tomadas TV Dados + Radio que funcionam para o efeito. O técnico da NOS saberá identificar. Se pretender que dê uma ajuda por aqui, tire foto à tomada que tem, se possível por dentro.

Caso o sinal depois mesmo assim não chegue às restantes televisões da casa, nesse caso retira-se a tomada e faz-se a ligação sem tomada ou com a tomada anulada, porque com a  tomada faz perder sinal. Em casas com 4 ou mais televisões esta situação é importante.

Em ITED (4.ª versão) é tudo mais fácil. Simplesmente liga os equipamentos ao ATI (quando tenha ventilação) ou a uma tomada gigante denominada ZAP, que se trata no fundo do prolongamento do ATI ao interior da casa

Boa noite.

Só para dizer que a tomada terminal de estrela afinal funciona perfeitamente para o que eu disse (receber o sinal RF vindo do router para depois levar o sinal para trás até ao repartidor dentro do ATI).

Na verdade, tal cenário até está descrito como possibilidade no ITED v4, página 156 (secção 5.3, imagem 5.10 “Exemplo de uma instalação por fibra ótica e TDT TV/R SAT”): https://www.atec.pt/images/Manual-ITED4-vfinal-atec.pdf

Obrigado.

CP001
July 24, 2023

Boa noite @Jotenko 

Boa noite.

Só para dizer que a tomada terminal de estrela afinal funciona perfeitamente para o que eu disse (receber o sinal RF vindo do router para depois levar o sinal para trás até ao repartidor dentro do ATI).

Na verdade, tal cenário até está descrito como possibilidade no ITED v4, página 156 (secção 5.3, imagem 5.10 “Exemplo de uma instalação por fibra ótica e TDT TV/R SAT”): https://www.atec.pt/images/Manual-ITED4-vfinal-atec.pdf

Obrigado.

Boa noite,

Claro que sim. Basta que a tomada tenha retorno (a isso chamámos nas mensagens anteriores uma tomada bidirecional ou uma tomada "TV Dados").

Essa tomada enorme que vê na imagem de baixo é a tal ZAP de que falámos na mensagem anterior.

Super User
July 24, 2023

Melhor do que isso tudo é meter um multiswitch, que amplifica o sinal injectado e o distribui por todo o lado. Mas tendo uma caixa ATI é melhor consultar um técnico experiente que lhe vai explicar ou instalar o que precisa para levar o sinal para as outras divisões.

Jotenko
JotenkoAutor
Megabyte
July 24, 2023

Melhor do que isso tudo é meter um multiswitch, que amplifica o sinal injectado e o distribui por todo o lado. Mas tendo uma caixa ATI é melhor consultar um técnico experiente que lhe vai explicar ou instalar o que precisa para levar o sinal para as outras divisões.

Multiswitch? Para distribuir um simples sinal RF por 3 divisões que estão logo umas ao pé das outras? Amplificação para quê?

Eu já tenho repartidores simples no ATI que servem muito bem o propósito. O use case aqui não tem nada a ver com dificuldades na repartição, foi apenas uma mera pergunta técnica sobre a possibilidade de tomadas terminais estrela serem usadas para injeção de sinal ao invés de serem outlet.

Já está respondido, e o cenário já está implementado em minha casa.

Super User
July 25, 2023

Multiswitch? Para distribuir um simples sinal RF por 3 divisões que estão logo umas ao pé das outras? Amplificação para quê?

Eu já tenho repartidores simples no ATI que servem muito bem o propósito. O use case aqui não tem nada a ver com dificuldades na repartição, foi apenas uma mera pergunta técnica sobre a possibilidade de tomadas terminais estrela serem usadas para injeção de sinal ao invés de serem outlet.

Já está respondido, e o cenário já está implementado em minha casa.

Eu não sugeri o multiswitch, apenas recomendei que consultasse um técnico, mas ainda bem que o ajudaram aqui porque é esse o objetivo do fórum.

Mário P.
Gestor da comunidade
July 26, 2023

Ficamos contentes que a comunidade tenha conseguido ajudar na sua questão, @Jotenko

Qualquer questão que tenha, fale connosco. Estamos aqui para ajudar. 
Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
January 14, 2026

Bom dia, estou com o mesmo problema e os técnicos da nos não me deram solução a não ser o router na caixa ATI, claro fico sem Wi-Fi na casa toda, mas vou fazer como foi descrito e que resolveu o problema, muito obrigado 

João H.
Gestor da comunidade
January 14, 2026

Boa tarde ​@Carlos Rosa Setúbal,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.