Skip to main content
Header
Kilobyte
December 10, 2019
Pergunta

Troca reiterada da box.

Nos últimos 18 meses troquei a box 5 vezes, com a consequente  deslocação até um escritório credenciado para a troca, além dos inconvenientes, tanto na falta do serviço como na solução do problema. No serviço técnico me comunicaram que vai continuar a acontecer quando a box não consiga fazer a atualização. Eles só me oferecem como solução mudar para um pacote com box UMA, mas não quero pagar mais do que pago atualmente que é 29,39. O período de fidelização termina em julho de 2020, posso rescindir antes da data, tendo como argumento os problemas apresentados?

25 Comentários

Kilobyte
    January 2, 2020

O técnico chegou hoje junto comigo ao apto. após uma ligação, não tinha lido a sua opinião. O técnico disse que não faz auditorias nem revisão da instalação, nem tem nada a ver com o problema apresentado, só manutenção, ou seja, fui enganado ao telefone hoje de manhã.  Sim, tudo funciona de maravilha, excetuando a tv da box quando esta avaria.

Mas o pior vem agora, estive todo o tempo ao lado do técnico: desta vez a box, que aparentava estar ok (hora, zapping, ligar/desligar) avariou e também avariou o porto HDMI 1 de entrada da tv. O técnico achou que eu era otário mesmo, começou por trocar a box e trocar para o porto HDMI 2, ligou, todo ok, disse que o problema era da TV que o porto tinha deixado de funcionar, mas como eu confiro os dois portos sempre, lhe pedi para repor a box inicial e conferir no HDMI 2, lógico que não funcionava, recolocou a nova box também no HDMI 1 e não funcionava, o discurso mudou, disse que um surto de sobretensão no apartamento teria avariado o porto HDM1, passei-me! A sobretensão avaria as fontes de alimentação, varistores, etc, mas a qualidade do sinal da box que sai para a tv é responsabilidade da NOS, não é da EDP.

O relatório não existe, o técnico não escreve relatórios, só se limitar à substituição/reparação, me ofereceu um espaço onde eu podia escrever só umas poucas palavras no seu Tablet:  “Mediante a assistência técnica constatou-se que a anomalia detectada foi causada pela box em utilização, afectando/queimando a saida HDMI de entrada da tv”

Não pode se dizer que o valor do sinal do cabo alterou-se por uma sobretensão nas tomadas da casa, agora vão vir “inspetores” para medir a tensão e fazer um relatório, mais papo furado, num dia diferente do dia em que avariou a box. Eu não moro no inicio duma rede de distribuição com equipamento de alta tensão por perto, nem transformadores de distribuição, nem numa área isolada, a qualidade da tensão está dentro do admissível, possíveis alterações nunca danificaram equipamentos na casa, se ocorresse queimariam a alimentação da box que vem fora do equipamento ou a alimentação das tv. Estão se borrifando para o problema real, agora o problema é meu!

January 2, 2020

Sera bom que os "inspetores" avaliem também que tensões estão presentes no cabo coaxial que chega à instalação particular, das quais esta deveria estar isolada, nomeadamente das tensões de alimentação dos amplificadores de linha da rede de distribuiçao da NOS.

Exponha toda a informação (incluindo o histórico de avarias/substituições de box) à Provedoria NOS.

Junte um pedido de responsabilização pela reparação do televisor. É natural que a prova seja trabalhosa e quase sempre muito dificil de se conseguir para a generalidade dos clientes, mas sendo um consumidor ligado á área de energia estará em melhores condições para rebater a argumentação de defesa do operador.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    January 3, 2020

Box número 7 já foi a vida, menos de 24 horas, desta vez provocou vários sons na tv...

Ana P.
    Moderador
    January 3, 2020

Olá @Francisco Font Bell  e @C24XXXX201

@Francisco Font Bell, lamentamos todo o transtorno causado 😞 .

Queremos mesmo ajudá-lo. Pedimos que nos confirme o seu contacto e o melhor horário para falarmos consigo, por mensagem privada, por favor. 

Obrigada  

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    February 18, 2020

Finalmente fizeram ontem a real auditoria da NOS, duas pessoas, por estar eu ocupado com a minha filha só reparei após eles terem ido embora que colocaram um isolador de linha Tratec TRIS-102A antes do primeiro splitter, e não me falaram nem escreveram nada dele na folha que assinei. Agora não sei se elem terão esse elemento em conta no relatório nem como o referirão dado que lhes garante o total isolamento da rede contra fugas dos amplificadores e dos surtos ou descargas atmosféricas que perturbem a rede, assim qualquer ocorrência podem imputar ao cliente (pelo menos acham eles).

Antes tinha tido a visita dum técnico da NOS em janeiro que também tinha feito as mesmas medições além de trazer um provador de ligações nas tomadas UNI-T UT07B-EU que verifica a existência do cabo de terra, assim como a correta instalação deste, a correta instalação da fase e a correta instalação do neutro nas tomadas do apartamento para este fim utilizadas, e provoca uma fuga para conferir o normal funcionamento do diferencial, só não fez fotos.

Após a primeira visita em janeiro fiz a minha valoração técnica e entregue numa loja da NOS, anexa à péssima avaliação técnica do representante da LG no Porto que fez como Pôncio Pilatos e cinicamente disse o problema era entre eu e a operadora, mas levou o dinheiro pelas migas escritas no papel na visita, logo escrevo para a sua empresa. A Nos teve a coragem de me pedir que anexara fotos que comprovarem que o dano foi provocado pela BOX/serviço da NOS e não o inverso. Do ponto de vista da Física é impossível ter um registo visual da direção e sentido do transitório que causou os danos a partir duma câmara comum, muito menos que mostrem um fenómeno transitório “após” a sua ocorrência. Eu lhes pedi fotos similares, como prova de que não me pedem o impossível e de que agem de boa fé  para conferir a existência das mesmas dado que ainda não tenho a capacidade de olhar para a foto duma descarga elétrica (quando é visível) e saber de onde partiu.

A NOS está a deixar de lado que a própria estrutura da box, ao ser plástica pode acumular carga eletrostática e o cabo HDMI é suscetível de se converter no único condutor destas porque a box não fica ligada à terra através do cabo de alimentação próprio nem é solidamente aterrada no lugar, assim as fugas de corrente não podem ser derivadas a terra e detetada pelo diferencial.

Fazer a despistagem (exclusão) de responsabilidades perante avarias apoiados na presença do cabo de terra é no mínimo uma forma groseira de ir contra o consumidor, máxime quando a ficha de alimentação da box não traz cabo de terra que a possa proteger de sobretensões que circulem na rede e das correntes de fuga resultantes das descargas eletrostáticas potencialmente geradas no plástico das que são construídas (correntes resultantes dum campo elétrico induzido por um campo magnético ou vice-versa), ou de perturbações de outra origem como a presença de tensões resultantes na falha do isolamento nos amplificadores das ondas portadoras de radiofrequência que chaga pela rede híbrida até a box. Consultei a operadora que gere a parte técnica no mercado de eletricidade EDP Distribuição e confirmou que os valores de tensão estavam segundo a norma NP EN 50160 para condições de funcionamento normal onde se admitem variações de até  ±10% da tensão nominal.

Agora aguardo o próximo round.

February 18, 2020

Imagino que nao sera tarefa facil lidar com todos os aspectos deste problema mas ha um a que deveria dedicar especial atençao e "forçar" que os serviços tecnicos do operador o assumam explicitamente: a colocaçao do isolador na entrada da instalaçao particular.

Que suspeitas levaram a sua colocaçao e porque que nao o fizeram antes?

Porque que nao ficou registada no respetivo relatorio de intervençao a sua instalaçao?

Caso cessem os problemas verificados ao longo de meses, que conclusao se podera extrair da colocaçao do isolador? E nessa altura que evidencias existirao da sua colocaçao? Fotos tiradas pelo consumidor serao suficientes?

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    February 18, 2020

Muito obrigado, vou ligar para a NOS agora e pedir esclarecimento das observações que você fez, pelo menos fica registado que tomei conhecimento da alteração atempadamente e que não se justifica a omissão informativa dos funcionários.

Ana P.
    Moderador
    February 18, 2020

Olá @Francisco Font Bell,

Lamentamos todo o transtorno causado. 

Pedimos que aguarde um contacto da nossa parte com a máxima brevidade. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    February 18, 2020

Os utilizadores que tenham serviços com suporte HFC (Hybrid Fiber Coax), especialmente aqueles cujas instalações estejam ligadas à cablagem aérea do operador e que se queiram prevenir contra os efeitos das sobre-tensões na rede coaxial devem verificar a existência de um isolador à entrada da instalação particular. Caso não exista devem solicitar ao operador a sua instalação.

Já agora acrescentar que o referido isolador deve ficar ligado à terra da instalação elétrica que deve existir nos ATI (Armário de Telecomunicações Individual) das instalações ITED.

@Francisco Font Bell , na sua instalação o isolador ficou ligado à terra?

Tratec Tris 102A Isolator

Kilobyte
    February 18, 2020

Não está ligado à terra, isso chamou-me a atenção porque nos quadros elétricos os DPS ficam ligados à terra, o aparelho está dentro de casa, no quadro geral da NOS fora de casa não existe nenhum aterramento, o que é normal nos quadros antigos, tampouco tem DPS similar ao colocado em casa. Eu achei que o DPS colocado seria tipo varistor e que abria pela sobretensão, procurei informação e as poucas instalações que vi estavam sem ligação a terra por isso achei que estava certo, mas já vejo que nem isso. Mais uma vez obrigado.