Header
Respondido

Tenho fibra?


Ola boa noite. Como sei se tenho instalado em casa fibra? No dia da instalação fiquei com a ideia que sim e pedi para ter sinal analógico nas restantes TVs da casa, o técnico informou que esse é um serviço pago a parte e teria de o pedir posteriormente. Liguei para a NOS e disseram que tenho de alugar um descodificador para puder ver tv nas outras divisões da casa. Ora se tenho fibra na box UMA 4K não faz parte do serviço a instalação analógica nas outras tvs?

 

obrigada desde já.

icon

Melhor resposta por atcrs 26 August 2022, 18:34

Ver pergunta inicial

8 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Depende, o sinal analógico vai terminar e está a ser feito faseado por zonas. Se tiver televisões com DVBC tem acesso aos canais na mesma. Se a TV não tiver DVBC precisa de pelo menos o descodificador sim. Fale com o apoio técnico se for preciso.

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @DSway

O @Guimas deu uma boa ajuda. 

Algumas televisões sem box estão equipadas com um descodificador digital (DVB-C) que permite o acesso à grelha digital da NOS. Se for o caso da sua televisão, já pode ver os mais de 100 canais sem pagar mais por isso.

Diga-nos, por favor, se tem televisões com a norma DVB-C. 
Obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde @DSway , na primeira pergunta, o cabo fibra que vai para o router é um cabo muito fino em comparação com o cabo de cobre, fácil de identificar. Na segunda pergunta, a NOS, ou um técnico, tem de instalar um repartidor para poder levar o sinal via um cabo de cobre para as divisões que precisa de sinal, ou a um multiswitch se tiver instalação nas paredes, com tomadas nas divisões. Aqui sim, uma vez que o sinal é digital, precisa de um sintonizador DVB-C, através da sua tv, se está tiver o sintonizador integrado ou através de um sintonizador externo, o descodificador. Veja nas definições técnicas da sua tv se o sintonizador está incluído.

Não faço ideia se as TVs tem DVB-C mas não são recentes, são ambos LCDs com cerca de 5/6 anos. Mas vou averiguar no sintonizado se tem isso. O cabo que tenho ligado à box é o normal de cobre. Talvez me fique então mais em conta alugar o tar descodificar que a NOS me indicou (2€ Por mês) do que estar a pagar a um técnico para vir instalar repartidor. Obrigada a todos 😉

Reputação 7
Crachá +1

@DSway o repartidor tem sempre de instalar para que um cabo de cobre possa levar o sinal para as divisões que quiser, assim como descodificadores para cada televisão se não forem compatíveis, diga marca e modelo para assim podermos verificar. O cabo da box é cobre mas o que liga ao router também é, ou é o tal cabo mais fino? 

Ambos os cabos são de cobre. Ah ok então tem smp de haver repartidor. Já consultei a sintonia em ambas as TVs e em nenhuma há a sintonia de canais digitais. Vou ter mesmo de alugar ou comprar um descodificar e pedir a instalação do repartidor. Porque comprar TVs novas está fora de questão :).

Reputação 7
Crachá +1

@DSway se quiser partilhar marca e modelo da tv posso verificar. Se o cabo é cobre não é fibra até casa. Contacte a NOS e negoceie uma instalação gratuita, é um trabalho que eles deviam ter feito na primeira vez.

Reputação 7
Crachá +6

Boa noite @DSway

O @atcrs deu uma boa ajuda. 

Podemos verificar a possibilidade de uma deslocação de uma equipa técnica para verificar a situação, no entanto, caso seja necessárias tomadas de sinal tem sempre um custo de €15/cada. 

No entanto, antes de pôr a hipótese de deslocar uma equipa técnica, por favor, diga-nos a marca e modelo de um dos televisores para verificarmos se tem ou não DVB-C. 

Obrigado 

Comentário