Skip to main content
Header
Pergunta

Situação anormal

• December 15, 2025
  • 7 comentários
  • 22 visualizações

Boa tarde, gostava só de colocar uma pequena questão sobre uma situação que me está a deixar algo confuso.

É o seguinte: há dois dias atrás a minha velhinha LG decidiu “falecer”. Como tinha outra televisão (Hisense), decidi experimentá-la com a box (UMA). O que acontece é que ela não apresentava sinal em nenhuma das entradas. Pensei logo… HDMI.

Testei outro cabo e... nada. Fiz as coisas do costume, desligar e ligar tudo da tomada, etc. Ainda nada.
Só depois é que reparei que se ligar a box antes da TV, esperar uns segundos e depois ligar a TV (por esta exata sequência) consigo ter logo sinal como na televisão antiga.

Isto acontece também com outra pequena TV Samsung que tinha para aqui encostada. Poderão ser problemas de “handshake”? Ou é mesmo a box que está a mostrar as longas horas de uso?

Obrigado por qualquer ajuda.

7 Comentários

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 15, 2025

isso tem a ver com reconhecimento do hdmi, veja se não tem mais equipamentos ligados

isso tem a ver com reconhecimento do hdmi, veja se não tem mais equipamentos ligados

Só mesmo a box. A unica entrada ocupada é a HDMI 1 (pela UMA), mas o resultado é o mesmo até à 3.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 15, 2025

experimente inverter as extremidades do hdmi, mas não sei há muito a fazer..

experimente inverter as extremidades do hdmi, mas não sei há muito a fazer..

Não resultou, só estática. É que nem ecrã preto a dizer “no signal”, foi mesmo ruido estático. Coisa que já não via há anos (e a TV é recente).

Update: Penso ter resolvido, por agora pelo menos.

Como era um problema de reconhecimento, fui buscar o único aparelho que esteve ligado à TV (Xbox). Voltei a ligar ao HDMI 1. Desconectei da entrada.
Peguei no cabo da box UMA e liguei ao HDMI 1… estática. Liguei ao HDMI 2… sinal detetado.

Absolutamente surreal, mas tenho a TV a funcionar há alguns minutos. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 15, 2025

A box uma tem os seus momentos com ligação HDMI. Ás vezes é preciso andar a brincar um pouco para estabilizar. Fazer reset de fábrica á box também pode ajudar

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 15, 2025

Boa noite, ​@Ricardo Luis Costa 

A comunidade deu uma boa ajuda. 
Ficamos contentes que a situação tenha ficado resolvida. A partilha pode ajudar outros membros que possam ter a mesma dificuldade. 
Obrigado, 

Update 2: Voltou a fazer o mesmo. Só mesmo ligando a box primeiro é que tenho sinal. Estou estupefacto. Se ligo a TV primeiro… estática.