Skip to main content
Header
Pergunta

SABER SE NA MINHA HABITAÇÃO É POSSIVEL INSTALAR FIBRA

Bom dia,

Há uns tempos a esta parte, devido a falhas constantes do sinal satélite, pré contratualizei uma mudança para fibra na minha habitação.

Houve já 2 datas marcadas para efetivar esta mudança, mas, a mesma não aconteceu.

Na 1ª vez, logo a seguir ao termo do período acordado (13:00 a 18:00), mandaram-me um SMS dizendo que não tinha sido possível, por falta de tempo, com um link para remarcar. Ao tentar remarcar surgiu uma mensagem dizendo ser impossível remarcar, por questões técnicas. Mais tarde falei com alguém do 16990 e fez-se uma nova marcação. 

No dia acordado e nas horas previstas, apareceu-me um técnico que me disse não ser possível executar o serviço, porque o agendamento era para “ALTERAÇÃO DE SERVIÇO” e instalação de fibra em substituição do satélite não se enquadra na designação e que novo agendamento deveria ser feito.

Considerando o descrito e, sabendo eu que a caixa de fibra NOS está distanciada de ± 600m, ao invés de uma caixa de outra operadora que está exatamente em frente à minha casa, alguém me sabe dizer se, de facto, é possível instalar fibra na minha habitação e ou se não será melhor procurar outras alternativas?

Cumprimentos,

3 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

a nos não vai instalar fibra a 600m do pdo. 

pra ver a cobertura pode fazer o teste no site nos:

https://www.nos.pt/campanhas/pacotes/cobertura-zonas-expansao

um bem haja 

• Autor
  • Byte
  • March 4, 2026

Se calhar é isso, quem quer que seja acha que é muito longe.

No caso do link para fazer o teste de cobertura, a resposta é que é possível, só que, o problema é que tenho cabos de fibra NOS a passarem á minha frente, sem capacidade de derivação.

Não consigo falar com ninguém que me esclareça isto.

O melhor é não inventar e optar pela concorrência, que por acaso tem uma caixa mesmo á minha frente.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Se calhar é isso, quem quer que seja acha que é muito longe.

No caso do link para fazer o teste de cobertura, a resposta é que é possível, só que, o problema é que tenho cabos de fibra NOS a passarem á minha frente, sem capacidade de derivação.

Não consigo falar com ninguém que me esclareça isto.

O melhor é não inventar e optar pela concorrência, que por acaso tem uma caixa mesmo á minha frente.

De notar que a NOS instala fibra ftth e hfc, só porque diz que tem fibra não é necessariamente ftth, pode ser hfc.

um bem haja