Header
Respondido

Resolução/bitrate Canais HD


Reputação 5
Crachá +1
Desde já, folgo em ver surgir novos canais HD na grelha da NOS.
Contudo, a resolução de imagem, mesmo nos canais em HD, têm vindo a deteriorar-se.

Veja-se como exemplo, os mais recentes canais Discovery HD ou Eurosport2 HD que não têm, de todo, a resolução digna de um canal em Alta Definição.

Algo se passa com a resolução (bitrate) que as operadoras aplicam nos seus canais HD, que em nada se compara com o (verdadeiro) HD que é aplicado por outras operadoras a nível europeu.

Porque motivo, estes como outros canais, têm tão baixa resolução?
icon

Melhor resposta por CP001 14 July 2019, 18:19

Ver pergunta inicial

3 Comentários

Reputação 7
Crachá +6
Olá @Bplacido.

Para o podermos ajudar necessitamos que nos indique o número de cliente ou número de contribuinte, por mensagem privada, por favor.

Ficamos aguardar a sua mensagem.
@Mário P., acho que o utilizador se refere a um problema geral. Também tenho notado. Também notei isso na Sport TV + HD quando totalizaram 8 ou 9 canais para o mux dos 408 MHz (salvo erro é essa a frequência).

Se a NOS puder divulgar os bitrates médios que usa para cada canal, todos agradecemos. Um canal full HD deve estar idealmente nos 8 Mb/s (mas claroq ue é ajustado dinamicamente).
Reputação 5
Crachá +1
Sim, creio que será comum aos demais Clientes.
Conforme tive oportunidade de expor em resposta privada ao moderador, considero que de facto a resolução dos canais HD, na maior parte dos canais está aquém daquilo que seria expectável. Dei como exemplo a qualidade de do canal Discovery HD, que por exemplo, se compararmos com a qualidade da SIC HD têm resolução completamente diferentes.
Compreendo que optem por “parametrizarem” estes canais para que tenham resolução mínima (720p) como forma de minimizarem o espaço que estes canais "ocupam" na rede. Contudo, enquanto cliente, e ao contrário do que acontecia até há uns tempos, lamento que a operadora NOS tenha deixado de ser (na minha opinião) a operadora que tinha a melhor qualidade de imagem na transmissão dos seus canais.

Comentário