Skip to main content
Header
Pergunta

Qualidade de imagem SportTV

Boa tarde.

o que é que passa com a qualidade de imagem da Sporttv?
Ultimamente tenho reparado que especialmente nos canais 1 a 5 da SportTV a qualidade da imagem é péssima.

Este problema acontece em tvs 4k e tvs HD, acontece na box uma, na Apple TV e em android chromecast 3a geração.

Neste momento ver um jogo da liga portuguesa é uma experiência horrível.

22 Comentários

• Kilobyte
  • May 16, 2026

Boa tarde. Tenho verificado degradação dos canais sportv através da nos tv para Apple tv. Neste momento consigo ter melhor qualidade ao ver a sportv 1 ao fazer cast através da aplicação mobile que é limitada a 720p do que ao ver na Apple tv. Tenho uma oled e tanto a TV como a Apple tv 4k estão devidamente configuradas. Tenho 1 GB contratado pelo que também não é problema de Internet. Alguém tem notado o mesmo problema principalmente nos canais sportv? Exemplo, os canais dazn apresentam excelente qualidade. 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 16, 2026

Boa tarde, ​@Bmpm1983.

Bem-vindo ao Fórum NOS.

Queremos ajudar.

Diga-nos, por favor, se a degradação ocorre apenas quando usa o chromecast.

Obrigada, 

Mais alguma informação.

Na mesma tv com o mesmo dispositivo, neste caso o Google, entrando na app da Sporttv com a minha conta a qualidade de imagem é muito melhor do que a que é disponibilizada pela NOS.

• Kilobyte
  • May 16, 2026

Boa noite, 

Recentemente troquei a box antiga por uma nova box Android TV (oficial Nos) mas ao contrário do que eu pensava a minha experiência piorou.

Acedo aos canais através da app NOS TV integrada na box e noto que em todos os canais a qualidade de imagem deixa muito a desejar e é inferior à que eu tinha na box anterior (box simples, HD com um comando com traços laranja, do tamanho de um tijolo).

Sou assinante da Sporttv e ver um jogo é como regredir 10 anos, a zona do público treme, os jogadores têm blocos de píxeis à volta, as linhas não são nítidas etc. Parece que estou a ver um qualquer streaming pirata. 

Não é um problema de velocidade de Internet uma vez que tudo o resto funciona bem. No YouTube os vídeos têm a qualidade esperada.

Penso que o problema se deve ao baixo bitrate da app NOS TV. 

A box está ligada ao router por cabo de rede. O router também é novo. 

Se esta situação for normal, só me resta voltar aos equipamentos antigos ou mudar de operador.

Existe alguma solução? 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 16, 2026

Boa noite ​@Gustavo leite,

A SPORT TV através da app oficial utiliza streaming OTT adaptativo, enquanto os canais na box NOS são distribuídos por IPTV/cabo com encoding próprio.
Os canais SPORT TV na grelha TV são emitidos em 1080i. Já a app SPORT TV utiliza vídeo progressivo adaptativo (HLS/DASH), normalmente em 720p ou 1080p dependendo da largura de banda e dispositivo.
Na prática, vídeo progressivo com maior bitrate pode apresentar melhor qualidade visual do que 1080i mais comprimido, especialmente em conteúdos desportivos com muito movimento.
O facto de a imagem ser superior na app SPORT TV usando:

• a mesma TV;
  • a mesma ligação;
  • e o mesmo dispositivo;
  • indica que a diferença está no stream fornecido e não no equipamento utilizado.

Obrigado. 

• Kilobyte
  • May 16, 2026

Boa tarde, ​@Bmpm1983.

Bem-vindo ao Fórum NOS.

Queremos ajudar.

Diga-nos, por favor, se a degradação ocorre apenas quando usa o chromecast.

Obrigada, 

Não. A degradação acontece ao usar a app nos tv+ na minha apple tv 4k. Imagem pixealizada e com muito grão. 

• Kilobyte
  • May 16, 2026

Tenho tido exatamente o mesmo problema. Imagem horrível cheia de grão. Serviço inadmissível tendo em conta os valores pagos. 

Agradeço o esclarecimento, fica a questão porque é que a qualidade dos canais Sporttv 1 a 5 piorou muito nos últimos dias? Os canais 6 e 7 da mesma Sporttv não me parecem mal.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 17, 2026

Bom dia ​@Bmpm1983,

A degradação que nos indicou, apenas acontece nos canais da Sport TV ou em outros canais?

Obrigada

• Byte
  • May 17, 2026

Bom dia, verifico também que nas minhas box, como em dispositivos móveis, a qualidade da sporttv parece estar em sd e nao hd como contratualizado. A internet está a quase 1gb de velocidade, já verifiquei as configurações da box e estão corretas. Saí há uma.semana da meo e a qualidade da sporttv estava em full hd e na tv 4k, estava a 4k. Verifico que apenas acontece com os canais sporttv. Por favor verifiquem se estão a cortar na qualidade de transmissão.

Obrigado 

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+2
  • Gestor da comunidade
  • May 17, 2026

Bom dia ​@gsantos,

Agradecemos a sua mensagem e queremos ajudar.

Confirme-nos, por favor, se a situação apenas acontece no canal SportTV ou em outros.

Obrigada

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 17, 2026

Bom dia ​@RuiMRS ,

Sugiro a leitura da explicação que partilhei neste tópico. 

Partilhe feedback connosco. 

Obrigado. 

• Kilobyte
  • May 17, 2026

Bom dia ​@gsantos,

Agradecemos a sua mensagem e queremos ajudar.

Confirme-nos, por favor, se a situação apenas acontece no canal SportTV ou em outros.

Obrigada

Bom dia, 

Nota-se mais nos canais sporttv porque são canais que tem mais movimento, etc. Mas existe diferença entre canais sport TV, ontem or exemplo, o jogo do Sporting (2) tinha uma imagem péssima e o do Benfica (3) era aceitável. Na DAZN já não se nota tanto.

No entanto penso que todos os canais têm um déficit de qualidade comparando com a box anterior. A imagem não é totalmente nítida.

Em todos os canais, o logótipo do canal tem artefactos à volta. 

Existe demasiada compressão na imagem. 

• Kilobyte
  • May 17, 2026

Bom dia ​@Bmpm1983,

A degradação que nos indicou, apenas acontece nos canais da Sport TV ou em outros canais?

Obrigada

Sem dúvida que é mais notório nos canais Sport tv. À uns meses atrás tal não se verificava pelo que algo mudou entretanto. 

• Kilobyte
  • May 17, 2026

Bom dia, aqui acontece o mesmo na box sdmc android que a NOS disponibiliza, para ter qualidade mais aceitável tenho que usar a app sport tv, inicialmente não acontecia.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • May 18, 2026

Boa tarde ​,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos.

Para organização do Fórum agrupámos os comentários de todos neste tópico que aborda o mesmo tema.

Confirmem-nos, por favor, se apenas notam esta situação através da NOS TV em equipamentos Android TV e Apple TV ou também na NOS TV em PC ou smartphones.

Obrigado

• Kilobyte
  • May 18, 2026

Boa tarde ​,

Agradecemos as vossas mensagens e testemunhos.

Para organização do Fórum agrupámos os comentários de todos neste tópico que aborda o mesmo tema.

Confirmem-nos, por favor, se apenas notam esta situação através da NOS TV em equipamentos Android TV e Apple TV ou também na NOS TV em PC ou smartphones.

Obrigado

Bom dia,

Fui espreitar a Sport TV 1 na Nos TV no PC e neste momento não é tão notório como era no sábado, mas também não é ideal, continuam a existir artefactos.

Não é imagem HD. 

CP001
  • May 18, 2026

Confirmo as queixas. Terrível a imagem na NOS TV para Android TV este fim de semana

• Kilobyte
  • May 18, 2026

Confirmo também a má qualidade de imagem na box android disponibilizada pela nos 

Má qualidade de imagem tanto na box uma como na box android como na box Apple TV assim como em tv 4k como em tvs full HD.

Verifiquei durante a final da taça feminina que também a RTP 1 tinha uma má qualidade de imagem para um jogo de futebol. Neste caso estava a usar uma box android e como se tratava da rtp1 resolvi ver como estava a imagem do mesmo canal mas no cabo. No cabo estava óptimo.

Eu diria que tanto na box UMA como nas boxes android e Apple o sinal não é full HD.

Nenhuma das TVs e boxes que uso são recentes, nada foi alterado nas suas configurações e este problema é relativamente recente, pelo menos apenas dei por ele há talvez duas semanas.

Os canais que já confirmei (em jogos de futebol) terem este problema de imagem são a rtp1, os canais Sporttv 1 a 5. Os canais 6 e 7 da Sporttv e os canais da dazn aparentemente estão bem ou pelo menos não estão tão mal.

Má qualidade de imagem tanto na box uma como na box android como na box Apple TV assim como em tv 4k como em tvs full HD.

Verifiquei durante a final da taça feminina que também a RTP 1 tinha uma má qualidade de imagem para um jogo de futebol. Neste caso estava a usar uma box android e como se tratava da rtp1 resolvi ver como estava a imagem do mesmo canal mas no cabo. No cabo estava óptimo.

Eu diria que tanto na box UMA como nas boxes android e Apple o sinal não é full HD.

Nenhuma das TVs e boxes que uso são recentes, nada foi alterado nas suas configurações e este problema é relativamente recente, pelo menos apenas dei por ele há talvez duas semanas.

Os canais que já confirmei (em jogos de futebol) terem este problema de imagem são a rtp1, os canais Sporttv 1 a 5. Os canais 6 e 7 da Sporttv e os canais da dazn aparentemente estão bem ou pelo menos não estão tão mal.

Testado hoje ao final do dia com um jogo da sporttv1:

Box uma boa qualidade de imagem.

Box android má qualidade de imagem.

Box Apple má qualidade de imagem.

• Kilobyte
  • May 18, 2026

Está visto que estamos todos a sentir a mesma anomalia. Já uso o serviço nos tv+ há bastante tempo. Inicialmente na minha nvidia shield mas quando comecei há uns meses a notar a degradação da imagem adquiri a Apple tv na esperança que fosse um problema da box que segundo opiniões de users consegue ter uma melhor qualidade de imagem. Como o uso que dou é 90% para ver os canais de desporto só posso estar extremamente insatisfeito com esta situação. Impossível ver numa oled de 65 polegadas com esta resolução e pixalizaçao da imagem. Espero sinceramente uma rápida resolução.