Header

Novo pacote Digital na rede Cabo, em sinal aberto e sem box.


  • Anonymous
  • 0 comentários
A NOS acabou de eliminar codificação em 141 canais e radios na rede HFC e Fibra.
Se fizerem uma procura digital na norma DVB-C terão o pacote disponivel gratuitamente.

Finalmente temos canais digitais abertos (sem necessidade de box).

Para quem não tem TV com DVB-C, existem boxes com sintonizador DVB-C e android.

Aqui vai um tutorial para sintonizar canais digitais na TV, o método é practicamente igual em todos os televisores, mas também podem consultar o manual da vossa TV.

https://youtu.be/IQXKNU5Toks


Aqui está a relaçao dos canais digitais abertos:

https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Pages/digital-hd.aspx

536 Comentários

Reputação 1
Olá Vaz,

Estou a repetir o processo escolhendo "---" como país (acho que já fiz isso, mas na altura acho que me estava a debater com outra questão). Incrivelmente, este aparelho tem a escolha de "Portugal" como país, mas não a Suécia. Vou experimentar mais umas permitações, mas não tenho muita esperança.(a situação anómala está a ocorrer com "Portugal" escolhido).

No meu caso, não creio que seja uma questão de qualidade de sinal que usei a TV "problemática" com os mesmos cabos e no mesmo local onde a outra TV dá bem e, como disse, reporta um muito bom nível de sinal.

Em caso de força maior troco as TVs de posições que é-me mais importante no local onde não está tudo a funcionar ter os canais em causa a funcionar.

Não estou muito de acordo que nos tenhamos de "contentar" com "alguma coisinha" que um operador (ou qualquer fornecedor) nos pareça que está a dar "a mais". Com esta nova postura da NOS, acabou por conseguir angariar mais alguns pontos a seu favor. No meu caso, pode ser a diferença entre mudar de operador ou me manter (ainda estou a pesar as hipóteses). Esta nova funcionalidade de ter os canais digitais em aberto marcou uns quantos pontos a favor já que foi de encontro a um requisito importante que tenho que era ter acesso a uns determinados canais sem ser pela box (não era o caso dos que estou a ter agora problemas, já que os que queria estão no RF). Esta e uma outra funcionalidade estão, ao contrário de há muito pouco tempo, a pender para o lado da NOS. Se esta nova "benesse" poderá ter aqui algum problema técnico do lado da NOS, ela deve resolvê-lo. Ou bem que tem a oferta toda disponivel ou então, havendo potencialmente algum problema nalguns (e não digo que haja), a NOS deve resolver.

Lá vou continuar com mais umas tentativas e se fracassar troco (não é de todo a solução ideal, mas) troco as TVs de local.


CAT procura saber se de facto o Teu HEAD-Dend ( ou zona ) esta coberta com modelação ou nao RF.

Liga para 16990 e logo vez.

Abraço
Reputação 3
Olá a todos,

Hoje trazemos algumas novidades. :)

Estamos todos os dias a melhorar o nosso serviço e, seguindo as vossas sugestões, alargámos o número de canais sem box de 34 para 119, sendo 27 dos quais em HD.
Agora, podem ver canais como:
  • CMTV
  • Disney Channel
  • SIC Caras
  • Canal Q

Esta nova grelha está disponível para todos os Clientes, desde que tenham uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C (Digital Video Broadcasting – Cable).

Sugerimos que confirme esta caraterística no manual da sua tv, ou junto do fabricante. Caso não tenham, para conseguir ver estes canais, é preciso associar uma box extra.

Conheçam aqui aqui a nova lista de canais “fora da box”. :)


a NOS irá disponibilizar box extra sem custo?
Reputação 7
Crachá +1
Quem quiser saber mais sobre este assunto, pode consultar o forum da Zwame, onde foi aberto também um tópico sobre este assunto, pode ser que ajude a esclarecer mais as pessoas até a NOS fazer a apresentaçao oficial deste novo pacote.

https://forum.zwame.pt/threads/novo-pacote-digital-na-rede-cabo.987531/


Este forum também não sabe para quando o HEAD DEND de Leiria vai ter modelação RF.

Sory

Pensei que tinhas compreendido que sou servido pelo mesmo headend e recebo tudo. E não sou o único


Confirmado pelo 16990 Minha Célula não tem modelação RF. Esta para breve mas vou ter.

Ja agora não se esqueça que Leiria tem duas redes doxis 2/3 ( a antiga pluricanal ).

Obrigado a mesma

As minhas desculpas
Meu desconhecimento pois onde estou sou servido pela rede da antiga Pluricanal dependente de Leiria (Ainda fui abordado por essa empresa quando para cá vieram há mais de 10 anos daí saber)
E como outro utilizador conhecido é de uma zona mais a sul de Leiria e também tem pensei que estivesse tudo a funcionar.
Nas minhas TVs dão os 121 canais, as TVs são Samsung com 1 ano, dá a 100%
Reputação 7
Crachá +6
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.
Reputação 1
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.


Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado
Reputação 7
Crachá +1
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.


Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado

Posso estar enganado e já admiti que eventualmente estava sobre a existência de várias redes no headend de Leiria.


Mas pergunto-me se não falamos de coisas diferentes: supondo que tens box da NOS (IRIS, UMA, powerbox ou outra) recebes o sinal de que aqui se fala e sempre recebemos - o que permite a visualização de canais de televisão ou rádio. O que varia é a "descodificação" de mais canais para além dos +/- 20 que já estavam a dar além dos 4K. Sempre foi emitido pois de outro modo não terias na box. Eu usava os livres fora da box.

Admito que fales que a modulação exista na NOS, se entendermos a passagem do sinal mas isso +é diferente da modulação RF na concorrência (Vodafone e MEO) que em FTTH adicionam canais modulados em analógico e digital dvb-t disponíveis livremente na rede deles quando os libertam no OLT.

Mas o que eles servem às boxes é IPTV que não pode ser "lido" por nenhuma tv quer tenha sistema analógico, digital (terrestre,cabo ou satélite) sem a ajuda de um receptor próprio para iptv e conhecimento dos respectivos endereços e protocolos.
Pelo que eu li noutro forum, parece-me que as frequencias estao a ser alteradas, a começar pela zona de Leiria.

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-466
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.


Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado


Realmente falta algo no documento PDF referido na resposta de Tiago C.
Nao sei se acontece em mais marcas / modelos mas tomando como exemplo um dos meus televisores quando sintonizo canais digitais a busca sera efectuada na plataforma que estiver nesse momento activa.
Ou seja:
- se tiver seleccionado "Antenna" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-T, a usada pela TDT e tambem por outros operadores de Cabo
- se tiver seleccionado "Cabo" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-C, a usada por este operador.
Percebe-se que o procedimento normal seja este porque caso bastasse seleccionar "Digital" para que a busca se efectuasse em ambas as normas, ambas as listas de canais (TDT e Cabo) seriam sempre reiniciadas. Ora o televisor ou esta ligado a Antena ou a Cabo e nao as duas plataformas em simultaneo.

Como ja aqui foi referido, alguns modelos mais antigos e com capacidade DVB-C podem apresentar alguma dificuldade na selecçao das normas a usar e dependendo do pais escolhido. Se for o caso, ja foram tambem aqui apresentadas soluçoes.
Se tiver duvidas se e' o que lhe esta a acontecer, desligue o televisor do "Cabo" e ligue-lhe uma "Antena". Se do mesmo tipo de sintonia resultar a captaçao dos canais TDT entao tera' a certeza que a busca foi feita na norma DVB-T.
Desconheço em concreto este tipo de problema, mas em abstracto aconselho a seleccionar as opçoes "outros" no lugar dos operadores pre-configurados nos televisores com tais sintomas.

Relativamente a este tipo de questoes o operador pouco mais pode dizer do que RTFM (Read The ... Manual) 😉
Reputação 7
Crachá +1
Pelo que eu li noutro forum, parece-me que as frequencias estao a ser alteradas, a começar pela zona de Leiria.

https://forum.zwame.pt/threads/nos-topico-oficial.861409/page-466

Sim mas a maior alteração - segundo percebi será a redução dos analógicos e reorganização de frequências e "troca" de canais.
Reputação 7
Crachá +1
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.


Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado


Realmente falta algo no documento PDF referido na resposta de Tiago C.
Nao sei se acontece em mais marcas / modelos mas tomando como exemplo um dos meus televisores quando sintonizo canais digitais a busca sera efectuada na plataforma que estiver nesse momento activa.
Ou seja:
- se tiver seleccionado "Antenna" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-T, a usada pela TDT e tambem por outros operadores de Cabo
- se tiver seleccionado "Cabo" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-C, a usada por este operador.
Percebe-se que o procedimento normal seja este porque caso bastasse seleccionar "Digital" para que a busca se efectuasse em ambas as normas, ambas as listas de canais (TDT e Cabo) seriam sempre reiniciadas. Ora o televisor ou esta ligado a Antena ou a Cabo e nao as duas plataformas em simultaneo.

Como ja aqui foi referido, alguns modelos mais antigos e com capacidade DVB-C podem apresentar alguma dificuldade na selecçao das normas a usar e dependendo do pais escolhido. Se for o caso, ja foram tambem aqui apresentadas soluçoes.
Se tiver duvidas se e' o que lhe esta a acontecer, desligue o televisor do "Cabo" e ligue-lhe uma "Antena". Se do mesmo tipo de sintonia resultar a captaçao dos canais TDT entao tera' a certeza que a busca foi feita na norma DVB-T.
Desconheço em concreto este tipo de problema, mas em abstracto aconselho a seleccionar as opçoes "outros" no lugar dos operadores pre-configurados nos televisores com tais sintomas.

Relativamente a este tipo de questoes o operador pouco mais pode dizer do que RTFM (Read The ... Manual) ;)


Como já referi, volto ao exemplo LG - algumas anteriores às smartvs que vi em manuais, para encontrar "cabo" tem que ser seleccionado o país de sintonia "--", Finlândia ou Suécia


Nas tvs referidas se seleccionar DTV noutros "países" a pesquisa é pelo dvb-t, vulgo TDT ou emissões digitais noutros operadores
Boas Tardes, para quando no Hedende de LEIRIA a Modelação dos canais em HD para RF ?
Se souberem agradeço uma data. Obg.


Aconselho a leitura deste tópico:

https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/comunicado-da-nos-para-os-clientes-da-zona-oeste-e-ribatejo-2685
Reputação 7
Crachá +1
Boas Tardes, para quando no Hedende de LEIRIA a Modelação dos canais em HD para RF ?
Se souberem agradeço uma data. Obg.


Aconselho a leitura deste tópico:

https://forum.nos.pt/ver-televisao-em-casa-5/comunicado-da-nos-para-os-clientes-da-zona-oeste-e-ribatejo-2685

No Head-end de Leiria não vai haver modulação dos canais RF.... Os canais HD e SD já estou no RF à anos... como é que acha que as Box da NOS recebe os canais?? 🙂 a diferença agora é que não estão codificados, assim ser possivel ver na sua tv sem box.
Tenho uma powerbox de 1€ no quarto e acho que não descodifica mpeg4 e por isso não descodifica os canais HD. Vejo também que a NOS dá a possibilidade por 1€ de alugar um sintonizador para TV´s que não tem esta funcionalidade.

Pergunto se este sintonizador de 1€ é a powerbox que já tenho ou é outro aparelho que descodifica o mpeg4 ?
Reputação 7
Crachá +1
Tenho uma powerbox de 1€ no quarto e acho que não descodifica mpeg4 e por isso não descodifica os canais HD. Vejo também que a NOS dá a possibilidade por 1€ de alugar um sintonizador para TV´s que não tem esta funcionalidade.

Pergunto se este sintonizador de 1€ é a powerbox que já tenho ou é outro aparelho que descodifica o mpeg4 ?


acho que é possivel as box HD+ por 1 €, as que eram utilizadas no Nagra, antes da Iris. mas é uma boa pergunta, será que vão ser essas ou a powerbox ou umas novas?
Reputação 3
Olá cesarugusto,

Caso tenha uma televisão compatível com a tecnologia DVB-C tem acesso aos canais sem box.

Veja aqui como sintonizar os canais digitais.


Ola Tiago, resposta simples e pratica, mas na resposta só falta uma coisa quando a pessoa tem Tecnologia DVB- C os canais não aprecem depois de fazer a busca, qual e e resposta para o cliente ? obrigado


Realmente falta algo no documento PDF referido na resposta de Tiago C.
Nao sei se acontece em mais marcas / modelos mas tomando como exemplo um dos meus televisores quando sintonizo canais digitais a busca sera efectuada na plataforma que estiver nesse momento activa.
Ou seja:
- se tiver seleccionado "Antenna" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-T, a usada pela TDT e tambem por outros operadores de Cabo
- se tiver seleccionado "Cabo" a sintonia digital faz-se usando a norma DVB-C, a usada por este operador.
Percebe-se que o procedimento normal seja este porque caso bastasse seleccionar "Digital" para que a busca se efectuasse em ambas as normas, ambas as listas de canais (TDT e Cabo) seriam sempre reiniciadas. Ora o televisor ou esta ligado a Antena ou a Cabo e nao as duas plataformas em simultaneo.

Como ja aqui foi referido, alguns modelos mais antigos e com capacidade DVB-C podem apresentar alguma dificuldade na selecçao das normas a usar e dependendo do pais escolhido. Se for o caso, ja foram tambem aqui apresentadas soluçoes.
Se tiver duvidas se e' o que lhe esta a acontecer, desligue o televisor do "Cabo" e ligue-lhe uma "Antena". Se do mesmo tipo de sintonia resultar a captaçao dos canais TDT entao tera' a certeza que a busca foi feita na norma DVB-T.
Desconheço em concreto este tipo de problema, mas em abstracto aconselho a seleccionar as opçoes "outros" no lugar dos operadores pre-configurados nos televisores com tais sintomas.

Relativamente a este tipo de questoes o operador pouco mais pode dizer do que RTFM (Read The ... Manual) ;)


Como já referi, volto ao exemplo LG - algumas anteriores às smartvs que vi em manuais, para encontrar "cabo" tem que ser seleccionado o país de sintonia "--", Finlândia ou Suécia


Nas tvs referidas se seleccionar DTV noutros "países" a pesquisa é pelo dvb-t, vulgo TDT ou emissões digitais noutros operadores


obrigado. a minha tv só tem dvb-t e com esta dica consegui todos os canais!! 🙂

obrigado. a minha tv só tem dvb-t e com esta dica consegui todos os canais!! :)

Com mais comentarios destes e o pessoal ainda passa a acreditar:
- nao ser necessario que os televisores tenham a norma DVB-C;
- que tal como em outros operadores tambem a NOS usa DVB-T.

Sinceramente...;)
Reputação 3

obrigado. a minha tv só tem dvb-t e com esta dica consegui todos os canais!! :)

Com mais comentarios destes e o pessoal ainda passa a acreditar:
- nao ser necessario que os televisores tenham a norma DVB-C;
- que tal como em outros operadores tambem a NOS usa DVB-T.

Sinceramente...;)


haha. ah e por acaso tenho outra tv com DTV mas nem Finlândia nem Suécia.. lol

obrigado. a minha tv só tem dvb-t e com esta dica consegui todos os canais!! :)

Com mais comentarios destes e o pessoal ainda passa a acreditar:
- nao ser necessario que os televisores tenham a norma DVB-C;
- que tal como em outros operadores tambem a NOS usa DVB-T.

Sinceramente...;)





Tem, mas eu sintunizei e não tem nada que tipo de pais tenho que selecionar para ter como fosse TDT ou seja DVB-T????

Cumprimentos, Daniel
obrigado. a minha tv só tem dvb-t e com esta dica consegui todos os canais!! :)

Com mais comentarios destes e o pessoal ainda passa a acreditar:
- nao ser necessario que os televisores tenham a norma DVB-C;
- que tal como em outros operadores tambem a NOS usa DVB-T.

Sinceramente...;)

haha. ah e por acaso tenho outra tv com DTV mas nem Finlândia nem Suécia.. lol
não sei se sera so problema meu ou se mais alguém notou mas depois de tudo sintonizado
o canal fox HD e o canal Hollywood SD e HD não aparecem na grelha
local PORTO televisão LG
...
o canal fox HD e o canal Hollywood SD e HD não aparecem na grelha

Qual a rede? Faltam apenas esses 3?
119 canais encontrados
ps AXN HD não encontrado
Entao nem sempre falham os mesmos canais...
Parece ser resultado de sinal degradado.
Qual o BER (bit error rate) desse transponder?
Descobri que a minha TV t~em descodificar digital. Fiz a sintonia é apanhei 350 serviços, dos quais cerca de 100 são canais de radio.

Tudo funciona bem, menos 5 canais que não dão som nem imagem, mas consigo ver a programação em TV Guia. São eles:
- Crime e Investigação
- Nat Geo Wild SD ou HD
- FOX Comedy
- E! HD ou E! SD
- Fox Crime SD ou HD

Sei que são canais do pack documentários, mas pelo menos o Crime + Investigation devia de dar sinal, pois via-o na powerbox. Ainda por cima era dos canais que mais via na 2ª TV.

Vocês apanham estes canais ?
Reputação 5
Crachá
Oi Pedro! os canais q eles abriram para tv sem box não cobre esses q dizes, podes confirmar aqui

Comentário