Skip to main content
Header
Destaque

Novidades UMA TV – Maio 2022

Mostre a primeira mensagem

94 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • August 11, 2022

Agradecemos o seu testemunho @Azul,

Confirmamos que este tema já se encontra a ser acompanhado por uma equipa especializada da NOS.

Será contactado logo que possível.

Obrigado 

Uma pergunta,o fraco sinal de Internet que tenho,tem haver com estes problemas?

Claro, se for hfc é muito provável, pode ser um problema de sinal exterior que esteja a afectar os vários serviços ao mesmo tempo. Mas isso só o apoio tecnico é que conseue ver o sinal da linha e se há picos ou oscilações. 

um bem haja 

Azul
  • Kilobyte
  • August 11, 2022

Agradecemos o seu testemunho @Azul,

Confirmamos que este tema já se encontra a ser acompanhado por uma equipa especializada da NOS.

Será contactado logo que possível.

Obrigado 

Uma pergunta,o fraco sinal de Internet que tenho,tem haver com estes problemas?

Claro, se for hfc é muito provável, pode ser um problema de sinal exterior que esteja a afectar os vários serviços ao mesmo tempo. Mas isso só o apoio tecnico é que conseue ver o sinal da linha e se há picos ou oscilações. 

um bem haja 

Já veio a casa dois técnicos e disseram que da Rua para Casa o Sinal está péssimo,e ninguém faz nada,aliás isto já dura desde Maio e vai durar mais alguns meses.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • August 12, 2022

Boa noite @Azul,

Estamos a acompanhar este tema internamente. 

Logo que tenhamos mais informações serão partilhadas através de mensagem privada.

Contamos ser breves.

Obrigado 

Azul
  • Kilobyte
  • August 12, 2022

Boa noite @Azul,

Estamos a acompanhar este tema internamente. 

Logo que tenhamos mais informações serão partilhadas através de mensagem privada.

Contamos ser breves.

Obrigado 

A vossa resposta é sempre a mesma e por ser sempre a mesma é que isto já dura desde do mês de Maio.

• Megabyte
  • February 22, 2023

Boa noite como utilizar o comando da uma para ligar e desligar a tv

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 22, 2023

Boa noite @RISA,

Agradecemos a sua mensagem.

Para organização do Fórum movemos o seu comentário para este tópico que aborda o mesmo tema. 😊

Funcionalidade HDMI-CEC - Ligar/Desligar a TV com o comando NOS

Com o HDMI-CEC controle a sua TV com o comando NOS. Quando pressiona o botão Ligar/Desligar do comando da box, liga/desliga a sua TV juntamente com a box, com um único comando.  😊

Caso a sua TV já esteja ligada, ao ligar a sua box está também a sintonizar a entrada HDMI da mesma.

Faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes, no menu “Definições”, em “Configurações” da UMA TV.

Diga-nos, por favor, se conseguiu ou caso surja alguma dificuldade.

Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 25, 2025

Boa tarde, estava muito curioso/interessado neste update por causa do suporte HDMI-CEC e hoje reparei que aparece uma nova linha no menu “Definições”, em “Configurações” da UMA TV (HDMI-CEC ativo/inativo). No entanto só liga a TV (conjuntamente com a box) através do comando, mas infelizmente não desliga (ou melhor, desliga a box mas não a TV). Por outro lado as outras funcionalidades referidas para este update não aparecem. E.g. Teclado na pesquisa, Nova página “Novidades”,…

Isto será normal?

Eu sei que esta resposta já tem 3 anos… mas estou com o mesmo problema com uma BOX UMA instalada há 2 dias (enviada pela NOS após renegociação de contrato)

Com as configurações feitas na BOX e na TV, a BOX liga a TV mas não a desliga!

É certo que a TV já tem uma boa década, mas é uma LG com suporte para HDMI-CEC (a LG apelida-o de SIMPLINK: https://www.lg.com/br/suporte/suporte-ao-producto/solucionar-problemas/help-library/cs-CT20096005-1425572269483)

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 25, 2025

Provavelmente é um problema da TV com o HDMI-CEC em que quando desligas a box, não é cortada a alimentação da TV.

Não dá para selecionar individualmente as opções de ligar/desligar a TV?

Na minha TV dá para fazer isso se queres só ligar a tv quando ligas um dispositivo ou ambas as

opções e pode ser esse o caso de estar desativada essa opção de desligar a TV no HDMI-CEC

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 25, 2025

Provavelmente é um problema da TV com o HDMI-CEC em que quando desligas a box, não é cortada a alimentação da TV.

Não dá para selecionar individualmente as opções de ligar/desligar a TV?

Na minha TV dá para fazer isso se queres só ligar a tv quando ligas um dispositivo ou ambas as

opções e pode ser esse o caso de estar desativada essa opção de desligar a TV no HDMI-CEC

Não tem essa opção… apenas posso ligar ou desligar o “HDMI-CEC”

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 27, 2025

Boa tarde ​@Marco Barroso 

Vamos ajudar. Esta funcionalidade depende das características da sua televisão. Por isso, sugerimos que consulte o manual do fabricante para confirmar se está disponível.

Recomendamos também que faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes no menu “Definições” > “Configurações” da sua UMA TV.

Obrigado,

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 27, 2025

Boa tarde ​@Marco Barroso 

Vamos ajudar. Esta funcionalidade depende das características da sua televisão. Por isso, sugerimos que consulte o manual do fabricante para confirmar se está disponível.

Recomendamos também que faça a gestão da funcionalidade HDMI-CEC e consulte mais detalhes no menu “Definições” > “Configurações” da sua UMA TV.

Obrigado,

Pelo que pude apurar através de trocas de ideias, é que as TV LG (até as mais recentes) têm alguma especificidade na implementação do HDMI-CEC no que toca à funcionalidade de DESLIGAR a TV, pelo que a BOX UMA não consegue desligar a mesma

O problema é que estava habituado a usar apenas UM comando com a BOX IRIS (que controlava perfeitamente a funcionalidade de LIGAR / DESLIGAR através do seu comando com dupla funcionalidade) e agora vejo-me obrigado a ter o comando da TV por perto apenas para a DESLIGAR...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 28, 2025

Compreendemos, ​@marcolopes 

No entanto, o comando UMA funciona por radiofrequências, pelo que não garantimos a opção que pretende. 

Obrigado, 

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • September 28, 2025

Compreendemos, ​@marcolopes 

No entanto, o comando UMA funciona por radiofrequências, pelo que não garantimos a opção que pretende. 

Obrigado, 

Bastaria que a implementação HDMI-CEC fosse compatível com a implementação da LG...

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • October 1, 2025

Não temos conhecimento de como funciona o serviço LG, pelo que endereçámos a sua questão, ​@marcolopes
Caso existam novidades ou seja tida em conta como sugestão, partilharemos. 
Obrigado,

• Byte
  • December 30, 2025

Boa noite,

Pretendia usar o comando da box NOS para ligar/desligar a TV via HDMI-CEC, mas o que acontece é que apenas desliga a TV quando desligo a box. Quando ligo a box a TV não liga. No entanto, se a TV já estiver ligada noutra fonte e ligar a box está muda automaticamente para a fonte da box. Estou a usar uma TV LG e uma box UMA.

Informação da box:

Model: ZC4430KNO

Hardware version: 0001

Software version

-> UX: 6.0.18

-> MW: 9.67.4.m.prod

Obrigado,

Hugo M.

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • December 31, 2025

Boa noite,

Pretendia usar o comando da box NOS para ligar/desligar a TV via HDMI-CEC, mas o que acontece é que apenas desliga a TV quando desligo a box. Quando ligo a box a TV não liga. No entanto, se a TV já estiver ligada noutra fonte e ligar a box está muda automaticamente para a fonte da box. Estou a usar uma TV LG e uma box UMA.

Informação da box:

Model: ZC4430KNO

Hardware version: 0001

Software version

-> UX: 6.0.18

-> MW: 9.67.4.m.prod

Obrigado,

Hugo M.

No meu caso é ao contrário! :D

Liga, mas não desliga…

Tenho uma LG já bastante antiga.

AJ67
Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • February 26, 2026

Hoje ligo a box UMA e aparece a mensagem

“Novidades na sua Tv, eleito produto do ano 2026, obrigado por confiar em nós”

eleito produto do ano 2026?  O ano 2026 já terminou? 🤔

“Confiar em Nós?”  Não confio, vivo todos os dias com uma mentira da NOS que me ficará atravessada para sempre.

nunca mais confiarei na vossa palavra.  Cuidado novos clientes…

Sobre as “novidades”  deve ser mensagem só para se envaidecerem-se com essa ilusão.

Ao clicar em “Consulte as novidades”  vai diretamente para “Ir para a emissão em direto” 

Não parece haver novidades nenhumas. Os bugs devem continuar a ser os mesmos.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Autor
  • Gestor da comunidade
  • February 26, 2026

Boa tarde ​@AJ67,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Pode ler mais sobre a noticia diretamente no Site Oficial Produto do Ano.

O Produto do Ano é o único sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Fique a par de todas as novidades sobre o serviço de televisão NOS, assim como restantes serviços, aqui no Fórum NOS.

Obrigado

AJ67
Forum|alt.badge.img+1
  • Zettabyte
  • February 26, 2026

Boa tarde ​@AJ67,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Pode ler mais sobre a noticia diretamente no Site Oficial Produto do Ano.

O Produto do Ano é o único sistema de avaliação mundial que distingue produtos que se destacam pela inovação e com avaliação direta dos consumidores.

Fique a par de todas as novidades sobre o serviço de televisão NOS, assim como restantes serviços, aqui no Fórum NOS.

Obrigado

Boa tarde,

Não sei onde esse site vai buscar os dados para avaliar a NOS, eu não fui visto em nenhum voto ou inquérito diretamente a essa entidade sobre a minha avaliação da NOS.  Caso seja dos inquéritos feitos na NOS, existe alguma entidade independente que faz a recolha de Todos os inquéritos para entregar a esse site?  

Fica a duvida no ar,  um interface novo e o resto basicamente igual e eleito produto do ano?  🤔

O único produto da NOS que realmente merece ser produto do ano, é o serviço Móvel WOO