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Em Julho deste ano efetuamos o pedido de cancelamento do contrato existente com a NOS, o qual se encontrava em nome do meu pai, falecido em Maio de 2019. O pagamento da mensalidade foi sempre efetuado por debito direto até junho de 2019 inclusive.

No cancelamento fomos informados que a NOS iria proceder ao calculo do valor remanescente e nos informaria desse valor (envio de fatura) assim como para entrega dos equipamentos, contacto este que nunca foi efetuado pela NOS.

Com o passar do tempo e pelo facto de não termos recebido nenhuma informação da NOS deslocámo-nos a uma loja física para entrega dos equipamentos, tendo a mesma sido recusada, e novamente informados de que seriamos posteriormente contactados pela NOS para a entrega do equipamento.

Dia 09.12.2021 recebemos um SMS a informar que tínhamos uma divida de 339,91€ e que se não fosse paga iriam para a via judicial. Informação esta sem qualquer detalhe do que se tratava.

Ao entrarmos em contacto com o nº indicado (800 932 900) foi nos transmitido que o valor era do remanescente do contrato + equipamentos + juros. Volto a salientar que até este SMS a NOS não efetuou nenhum contacto connosco como é da sua responsabilidade e tinha indicado que o iria fazer, e dado que enviaram o SMS dia 09.12.2021 tinham pelo menos o numero de telefone de um de nós.

Até à data não temos em nossa posse qualquer fatura, aviso de falta de pagamento, indicação para entrega do equipamento (tendo sido recusado quando nos deslocamos a uma loja física) seja por contacto telefónico, SMS ou carta, pois a morada mantem-se a mesma.

A minha questão é como pode a NOS sem ter cumprido a sua obrigação e responsabilidade de informar, avançar com o processo para contencioso e apresentar o valor que lhe interessa para pagamento sob a ameaça de via judicial, não é obrigada a enviar a fatura do valor? a informar do incumprimento do pagamento? da falta de entrega do equipamento? Mais uma vez reforço que não foi por falta de ter em sua posse os contactos necessários, pois a morada é a mesma do contratado cancelado e o numero de telefone para o qual enviaram o SMS também.

 

Adicionalmente informo que assim que recebemos a SMS nos deslocamos a uma loja física da NOS para entrega do equipamento, e mesmo assim só após falarmos com o gerente da loja o equipamento foi aceite. Assim, solicitamos que nos seja enviada a fatura detalhada do valor remanescente do contrato, como a NOS ficou de enviar, a fim de regularizarmos a mesma, pois sempre informamos e estivemos dispostos a efetuar o pagamento.

Qualquer atraso na regularização desta situação é única e exclusivamente da NOS que falhou na sua obrigação de notificar o cliente. Contudo, caso a NOS considere ter efetuado as devidas diligencias, solicito que o comprovem.

Caro @DanielSantos_2021 

 

Está é a informação que está no site da NOS e que resulta de uma obrigação legal:

 

«Estes são os motivos em que não são cobrados quaisquer encargos com a cessação antecipada:

  • Óbito do titular do serviço, comprovado com a certidão de óbito.»

 

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/pf-cessacao.aspx

 

Portanto, desde Maio de 2019 que terminou a sua obrigação de pagar mais um tostão que seja à NOS. Exponha urgentemente a situação pelo livro de reclamações eletrónico https://www.livroreclamacoes.pt/Inicio/ e envie carta registada com aviso de receção com o mesmo conteúdo. Aguarde por uma carta da NOS que diga que não é devedor de nenhuma quantia e que o processo de contencioso se extinguiu.

 

Até há outra coisa.Se algum desses valores até puder dizer respeito a uma mensalidade de um período em que o titular do contrato estivesse vivo, esse seria o único valor legalmente admissível. Mas mesmo esse, como já passaram mais de 6 meses e presumo que a NOS não o tenha tentado cobrar judicialmente entretanto, está prescrito. Deve invocar também essa prescrição por carta. 


@CP001 Muito obrigado pela ajuda, acabei de fazer a queixa no livro de reclamações eletrónico.


Olá  @DanielSantos_2021,

Lamentamos a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum. Queremos ajudar.

Obrigada


Bom dia @Inês B. ,

 

Enviei dados solicitados por mensagem privada. Obrigado.


Após vários contactos telefónicos para a linha de contencioso, sempre de minha iniciativa, finalmente consegui resolver a situação.

Do valor inicialmente apresentado erradamente como devido de 339,91€ passou para 60€, dado ser o valor do serviço decorrido até cessação a mesma foi paga a 23.12.

Desde essa data, e já por 3 vezes, solicitei a confirmação de extinção do processo por parte da NOS, até à data, decorridos praticamente 2 meses, nenhuma resposta. É lamentável….

Decorrente de toda esta triste situação efetuei a cessação também do meu contrato com a NOS, escusado será dizer que a qualidade do serviço se mantem, pedido efetuado a 26.01, e até à data nenhuma informação pela NOS, mas isso está retratado noutro tópico… Enfim...


Boa tarde @DanielSantos_2021.

Agradecemos o seu testemunho. Lamentamos a situação.

Para que possamos verificar envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado


Após vários contactos telefónicos para a linha de contencioso, sempre de minha iniciativa, finalmente consegui resolver a situação.

Do valor inicialmente apresentado erradamente como devido de 339,91€ passou para 60€, dado ser o valor do serviço decorrido até cessação a mesma foi paga a 23.12.

Desde essa data, e já por 3 vezes, solicitei a confirmação de extinção do processo por parte da NOS, até à data, decorridos praticamente 2 meses, nenhuma resposta. É lamentável….

Decorrente de toda esta triste situação efetuei a cessação também do meu contrato com a NOS, escusado será dizer que a qualidade do serviço se mantem, pedido efetuado a 26.01, e até à data nenhuma informação pela NOS, mas isso está retratado noutro tópico… Enfim...

Aconselho-o a fazer nova reclamação no livro, e tantas quantas as reclamações necessárias até que a NOS resolva a situação. O próprio site da NOS fala na situação do óbito do titular.


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