Em Julho deste ano efetuamos o pedido de cancelamento do contrato existente com a NOS, o qual se encontrava em nome do meu pai, falecido em Maio de 2019. O pagamento da mensalidade foi sempre efetuado por debito direto até junho de 2019 inclusive.
No cancelamento fomos informados que a NOS iria proceder ao calculo do valor remanescente e nos informaria desse valor (envio de fatura) assim como para entrega dos equipamentos, contacto este que nunca foi efetuado pela NOS.
Com o passar do tempo e pelo facto de não termos recebido nenhuma informação da NOS deslocámo-nos a uma loja física para entrega dos equipamentos, tendo a mesma sido recusada, e novamente informados de que seriamos posteriormente contactados pela NOS para a entrega do equipamento.
Dia 09.12.2021 recebemos um SMS a informar que tínhamos uma divida de 339,91€ e que se não fosse paga iriam para a via judicial. Informação esta sem qualquer detalhe do que se tratava.
Ao entrarmos em contacto com o nº indicado (800 932 900) foi nos transmitido que o valor era do remanescente do contrato + equipamentos + juros. Volto a salientar que até este SMS a NOS não efetuou nenhum contacto connosco como é da sua responsabilidade e tinha indicado que o iria fazer, e dado que enviaram o SMS dia 09.12.2021 tinham pelo menos o numero de telefone de um de nós.
Até à data não temos em nossa posse qualquer fatura, aviso de falta de pagamento, indicação para entrega do equipamento (tendo sido recusado quando nos deslocamos a uma loja física) seja por contacto telefónico, SMS ou carta, pois a morada mantem-se a mesma.
A minha questão é como pode a NOS sem ter cumprido a sua obrigação e responsabilidade de informar, avançar com o processo para contencioso e apresentar o valor que lhe interessa para pagamento sob a ameaça de via judicial, não é obrigada a enviar a fatura do valor? a informar do incumprimento do pagamento? da falta de entrega do equipamento? Mais uma vez reforço que não foi por falta de ter em sua posse os contactos necessários, pois a morada é a mesma do contratado cancelado e o numero de telefone para o qual enviaram o SMS também.
Adicionalmente informo que assim que recebemos a SMS nos deslocamos a uma loja física da NOS para entrega do equipamento, e mesmo assim só após falarmos com o gerente da loja o equipamento foi aceite. Assim, solicitamos que nos seja enviada a fatura detalhada do valor remanescente do contrato, como a NOS ficou de enviar, a fim de regularizarmos a mesma, pois sempre informamos e estivemos dispostos a efetuar o pagamento.
Qualquer atraso na regularização desta situação é única e exclusivamente da NOS que falhou na sua obrigação de notificar o cliente. Contudo, caso a NOS considere ter efetuado as devidas diligencias, solicito que o comprovem.