Header
Pergunta

Manutenção a box vai se desligar dentro 2 minutos


Ultimamente recebo esta notificação “Manutenção a box vai se desligar dentro 2 minutos” e quem manda é a box não há nada a fazer. Se tiver a ver algo estou a ver apenas a mensagem com o ecrã negro desliga-se. Tenho de aguardar e depois a espera que ressuscite.

Estou farto de manutenções em que cada vez que fica pior. Por exemplo todas as gravações anteriores que tenho é impossível de visualizar.  Passa o tempo com a imagem estática.

Para mim o disco está a ir a vida. A mesma tem 50% de espaço livre. Por isso não é falta de espaço.

Como posso livrar destas manutenções forçadas ou apenas faça quando está em standby.


11 Comentários

Reputação 7
Crachá

Ultimamente recebo esta notificação “Manutenção a box vai se desligar dentro 2 minutos” e quem manda é a box não há nada a fazer. Se tiver a ver algo estou a ver apenas a mensagem com o ecrã negro desliga-se. Tenho de aguardar e depois a espera que ressuscite.

Estou farto de manutenções em que cada vez que fica pior. Por exemplo todas as gravações anteriores que tenho é impossível de visualizar.  Passa o tempo com a imagem estática.

Para mim o disco está a ir a vida. A mesma tem 50% de espaço livre. Por isso não é falta de espaço.

Como posso livrar destas manutenções forçadas ou apenas faça quando está em standby.

Bom dia, 

Antes de mais é necessário dizer qual é a box que tem. 

Depois, não há como ser o utilizador a controlar as manutenções na box, ela necessita delas. 

Também é importante nos dizer em que horário isso acontece para que alguém possa tentar ajudar, pois se for a meio da noite isso é normal, se isso acontecer durante o dia e a box durante a noite está ligada à corrente eléctrica, aí já não é um comportamento normal. É necessário verificar todas essas situações. 

Diariamente a box poderá fazer uma actualização para actualizar o guia TV por exemplo. 

...

Diariamente a box poderá fazer uma actualização para actualizar o guia TV por exemplo. 

@Pedro Rios , está a referir-se a boxes do serviço satélite ou a todas, independentemente do suporte?

No serviços “Fibra”, quando as boxes perdem a conectividade (segundo as dificuldades relatadas aqui no fórum), deixam de estar acessíveis vários serviços interactivos e também o guia TV,  certo?

Reputação 7
Crachá

...

Diariamente a box poderá fazer uma actualização para actualizar o guia TV por exemplo. 

@Pedro Rios , está a referir-se a boxes do serviço satélite ou a todas, independentemente do suporte?

No serviços “Fibra”, quando as boxes perdem a conectividade (segundo as dificuldades relatadas aqui no fórum), deixam de estar acessíveis vários serviços interactivos e também o guia TV,  certo?

Refiro me ao serviço fibra (FTTH), todos os dias A box, seja UMA ou IRIS faz o update.

@Pedro Rios , faz o update do guia EPG (aka guia TV)?

Então o guia EPG não está acessível em qualquer altura? Não é assim que funciona em qualquer televisor sem box?

Reputação 7
Crachá

@Pedro Rios , faz o update do guia EPG (aka guia TV)?

Então o guia EPG não está acessível em qualquer altura? Não é assim que funciona em qualquer televisor sem box?

Sim, ela actualiza o guia TV. 

Ele está disponível a qualquer altura, no enta to faz updates diariamente de madrugada, presumo que para renovar ou corrigir as programações e horários. 

Já questionei várias vezes o apoio técnico especializado dos pilotos acerca da razão desses updates e nunca se chegou a um consenso. 

Uns dizem que é para essas correcções, outros dizem que é para renovar o sétimo dia pra frente do guia TV, e outros não sabem. 

Mas a verdade é que ela faz esse update diariamente. 

@Pedro Rios , os dados do EPG são enviados na emissão de cada canal de TV. “...The broadcast signal contains an EPG data...”

Por isso temos acesso aos dados da programação de cada canal em qualquer televisor, sem necessidade de qualquer update diário…

Os updates diários que refere, entre outros objectivos, podem também abranger a lista de acessos às gravações automáticas (7 dias anteriores) e talvez resida aí a confusão ao dizer-se que o EPG é actualizado diariamente nas boxes, o que de facto não acontece na minha humilde opinião.

Reputação 7
Crachá

@Pedro Rios , os dados do EPG são enviados na emissão de cada canal de TV. “...The broadcast signal contains an EPG data...”

Por isso temos acesso aos dados da programação de cada canal em qualquer televisor, sem necessidade de qualquer update diário…

Os updates diários que refere, entre outros objectivos, podem também abranger a lista de acessos às gravações automáticas (7 dias anteriores) e talvez resida aí a confusão ao dizer-se que o EPG é actualizado diariamente nas boxes, o que de facto não acontece na minha humilde opinião.

No caso das boxs elas puxam o guia TV diariamente, depois mesmo sem conectividade ele está lá, só se perde a interactividade. 

Pelos testes que fiz, o EPG é actualizado 1 vez por dia. 

Mas não posso dar muitos detalhes, pois entre o que eu próprio testei e o que o apoio técnico diz, não há consenso. 

É também nunca é esclarecido nada, mesmo que se questione várias vezes. 

@Pedro Rios , podem eventualmente serem actualizados os links de acesso às gravações automáticas, porque a programação dos próximos dias está acessível em qualquer altura em qualquer televisor, não sendo necessária qualquer box, actualizada ou não...

A box é a IRIS by Zon Fibra. Ela faz isto entre 01:00 e 02:00. Não há falta de conectividade.

@rcabral , fez bem em relembrar a pergunta de abertura do tópico e peço desulpa por ter desviado o foco da questao.

Sim, sao efectuados updates diarios, regra geral durante a madrugada, independentemente do estado da box, desde que (obviamente) alimentada e com conectividade.

O que lhe posso dizer em relaçao a dificuldade…

"...e quem manda é a box não há nada a fazer. Se tiver a ver algo estou a ver apenas a mensagem com o ecrã negro desliga-se. Tenho de aguardar e depois a espera que ressuscite...." 

... é que na altura em que eu era cliente Iris, o aviso do update em dois minutos podia ser cancelado com a tecla [ok] do comando. Nao sei dizer se actualmente tal ainda é possivel ou se foram efectuadas alteraçoes nesse aspecto ao firmware das boxes.

Parece-me muito estranho que tivessem retirado a possibilidade de cancelar o update, mas...

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Pedro Rios, @rcabral e @C24XXXX201

@rcabral, a comunidade deu uma boa ajuda! :blush:

O @C24XXXX201 fez uma apreciação bastante pertinente. Não lhe surge a opção de cancelar a atualização?
Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Comentário