Header
Pergunta

Má qualidade de imagem Box UMA?


Reputação 1
Boas,

Tenho uma TV Samsung UHD e recentemente fiz o "upgrade" de IRIS para UMA. A qualidade da imagem é visivelmente inferior a IRIS. Canais HD tem a imagem borrada, parece SD.

Nos canais 4K com a box em modo automático a TV mostra que a resolução transmitida é de 1920x1080 50i. Eu forcei nas definições da box para 4K 50hz mas não muda a qualidade da imagem, apesar de a TV confirmar que está em 4K. Se eu ligar o cabo diretamente à TV a imagem fica bem melhor, mas não era suposto essa box ser mais avançada?

Existe alguma forma de melhorar a imagem que a box transmite?

Outro detalhe é que o comando da TV não funciona nessa box por não ter IR. Não estou muito contente com esse upgrade mas sei que ainda vou a tempo de voltar atrás.

41 Comentários

Sim, o Cabo HDMI foi tb atualizado para o que veio com a Uma

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @RGWarrior,

Lamentamos o transtorno. Vamos ajudar

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Reputação 1

No passado dia 13, por alteração para um novo pacote/ novo contrato veio o técnico NOS instalar a box UMA, último modelo.

Passou a acontecer tudo o que o que foi descrito acima.

A minha televisão, SmartTv Sony KDL-48R550C Full HD.

A qualidade de imagem que tinha na Box IRIS desapareceu, e agora?

Igualmente a instalação de um novo Router com a promessa da passagem de 120Mb para 500Mb foi desfeita pelo técnico, 500Mb sim, mas apenas para aparelhos 5G.

Chama-se a isto mentir por omissão.

Gostaria de alguma dica ou para resolver este problema ou para regressar à box IRIS

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Luis Plantier,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 1

CXXXXXXX

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Luis Plantier,

Obrigada por nos enviar mensagem privada. Vamos responder-lhe logo que possível.

Ocultámos o seu número de cliente para proteger os seus dados.

 

Reputação 1

No passado dia 13, por alteração para um novo pacote/ novo contrato veio o técnico NOS instalar a box UMA, último modelo.

Passou a acontecer tudo o que o que foi descrito acima.

A minha televisão, SmartTv Sony KDL-48R550C Full HD.

A qualidade de imagem que tinha na Box IRIS desapareceu, e agora?

Igualmente a instalação de um novo Router com a promessa da passagem de 120Mb para 500Mb foi desfeita pelo técnico, 500Mb sim, mas apenas para aparelhos 5G.

Chama-se a isto mentir por omissão.

Gostaria de alguma dica ou para resolver este problema ou para regressar à box IRIS

Depois da visita do vosso "técnico", ontem dia 20, cheguei à conclusão que não é um técnico NOS mas sim de uma empresa subcontratada, com a finalidade de experimentar uma nova box UMA para comparar a qualidade de imagem, na possibilidade de haver algo errado com a box UMA que foi instalada há 1 semana.
E cúmulo dos cúmulos-
O dito "técnico" nem experimentou uma 2ª box pois ao olhar para a imagem da minha televisão, achou a mesma de "excelente qualidade" uma vez que ele em casa dele tem uma box UMA ligada a uma televisão 4K e a qualidade é igual à que eu estou a receber, absolutamente inacreditável, este senhor nem nunca deve ter tido a noção do que é Full HD muito menos 4K.
O que é certo é que continuo com a box UMA de péssima qualidade de imagem em relação à box anterior uma IRIS.
Continuo a aguardar aos vossos comentários

Reputação 7
Crachá +2

No passado dia 13, por alteração para um novo pacote/ novo contrato veio o técnico NOS instalar a box UMA, último modelo.

Passou a acontecer tudo o que o que foi descrito acima.

A minha televisão, SmartTv Sony KDL-48R550C Full HD.

A qualidade de imagem que tinha na Box IRIS desapareceu, e agora?

Igualmente a instalação de um novo Router com a promessa da passagem de 120Mb para 500Mb foi desfeita pelo técnico, 500Mb sim, mas apenas para aparelhos 5G.

Chama-se a isto mentir por omissão.

Gostaria de alguma dica ou para resolver este problema ou para regressar à box IRIS

Depois da visita do vosso "técnico", ontem dia 20, cheguei à conclusão que não é um técnico NOS mas sim de uma empresa subcontratada, com a finalidade de experimentar uma nova box UMA para comparar a qualidade de imagem, na possibilidade de haver algo errado com a box UMA que foi instalada há 1 semana.
E cúmulo dos cúmulos-
O dito "técnico" nem experimentou uma 2ª box pois ao olhar para a imagem da minha televisão, achou a mesma de "excelente qualidade" uma vez que ele em casa dele tem uma box UMA ligada a uma televisão 4K e a qualidade é igual à que eu estou a receber, absolutamente inacreditável, este senhor nem nunca deve ter tido a noção do que é Full HD muito menos 4K.
O que é certo é que continuo com a box UMA de péssima qualidade de imagem em relação à box anterior uma IRIS.
Continuo a aguardar aos vossos comentários

Veja nas definições da resolução da box ou da TV. E veja o que é melhor para si. Porque não é da box em si.

Reputação 7
Crachá +1

Vamos por partes, a UMA ou a ÍRIS ou ainda a Pace transmitem o sinal como a emissora o transmite. O HD 720p ou 720i e o full HD é 1080i. O problema de muitas tv UHD é que, por definição, simulam o sinal em upscaling, ou seja, depende muito do chip de processamento de imagem de cada aparelho a qualidade de imagem, que depende muito do dinheiro que podemos gastar (basta verem na internet os reviews de cada tv para verem o que as de alta gama fazem por comparação às outras). O problema não está do HD para o UHD mas sim do SD para o UHD, a imagem será mesmo assim de menor qualidade. Não esqueçam que muito sinal de tv dito HD já foi, muitas vezes, objecto de um upscaling porque em SD é muito mais barato de produzir. Vejam as diferenças de um filme com câmaras de alta definição e o sinal de tv, supostamente, com as mesmas câmaras. Se não gostam da imagem tentem desactivar o upscaling para o sinal ser mais genuíno. Quando se fala em 8k e nem mesmo um full HD decente temos está tudo dito. Em relação ao Wi-Fi e os 500mb de download, só a partir do IPhone 12 é que a Apple se liga em 5ghz por definição para mais velocidade e aí sim, só a partir do protocolo Wi-Fi 5 é que a velocidade pode chegar a esses níveis. 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Lamentamos o transtorno @Luis Plantier. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu número de cliente NOS.

Obrigado

Reputação 1

Mais estranho, ontem á noite quase todos os canais apresentavam uma qualidade bastante razoável para Full HD e em alguns canais a imagem era bastante boa.

Hoje de manhã a qualidade voltou a medíocre.

O canal 442 apresenta uma imagem comparável á imagem que eu tinha com a box IRIS.

Inexplicável, ou explicável se os cabos não forem totalmente blindados.

Conclusão, o melhor é não mexer mais, foi sempre assim há 22 anos, sempre que mexe...estraga

 

Reputação 2

Vamos por partes, a UMA ou a ÍRIS ou ainda a Pace transmitem o sinal como a emissora o transmite. O HD 720p ou 720i e o full HD é 1080i. O problema de muitas tv UHD é que, por definição, simulam o sinal em upscaling, ou seja, depende muito do chip de processamento de imagem de cada aparelho a qualidade de imagem, que depende muito do dinheiro que podemos gastar (basta verem na internet os reviews de cada tv para verem o que as de alta gama fazem por comparação às outras). O problema não está do HD para o UHD mas sim do SD para o UHD, a imagem será mesmo assim de menor qualidade. Não esqueçam que muito sinal de tv dito HD já foi, muitas vezes, objecto de um upscaling porque em SD é muito mais barato de produzir. Vejam as diferenças de um filme com câmaras de alta definição e o sinal de tv, supostamente, com as mesmas câmaras. Se não gostam da imagem tentem desactivar o upscaling para o sinal ser mais genuíno. Quando se fala em 8k e nem mesmo um full HD decente temos está tudo dito. Em relação ao Wi-Fi e os 500mb de download, só a partir do IPhone 12 é que a Apple se liga em 5ghz por definição para mais velocidade e aí sim, só a partir do protocolo Wi-Fi 5 é que a velocidade pode chegar a esses níveis. 

Ah, sim? A explicação é essa?

Então porque razão, no meu caso, a resolução varia ao longo do dia? De manhã, até por volta das 10h, consigo uma resolução relativamente boa, a partir dessa hora e até às 22 ou 23h, a qualidade de imagem é um nojo, bem pior que a IRIS e do que a imagem obtida através do cabo coaxial, sem box. É nítido que a degradação da imagem está relacionada com o aumento da utilização de dados pela população. A capacidade da NOS para gerir a distribuição de dados com qualidade é, claramente, insuficiente. O que significa que não cumpre a sua parte no contrato que tem com os clientes.

Reputação 7
Crachá +2

Vamos por partes, a UMA ou a ÍRIS ou ainda a Pace transmitem o sinal como a emissora o transmite. O HD 720p ou 720i e o full HD é 1080i. O problema de muitas tv UHD é que, por definição, simulam o sinal em upscaling, ou seja, depende muito do chip de processamento de imagem de cada aparelho a qualidade de imagem, que depende muito do dinheiro que podemos gastar (basta verem na internet os reviews de cada tv para verem o que as de alta gama fazem por comparação às outras). O problema não está do HD para o UHD mas sim do SD para o UHD, a imagem será mesmo assim de menor qualidade. Não esqueçam que muito sinal de tv dito HD já foi, muitas vezes, objecto de um upscaling porque em SD é muito mais barato de produzir. Vejam as diferenças de um filme com câmaras de alta definição e o sinal de tv, supostamente, com as mesmas câmaras. Se não gostam da imagem tentem desactivar o upscaling para o sinal ser mais genuíno. Quando se fala em 8k e nem mesmo um full HD decente temos está tudo dito. Em relação ao Wi-Fi e os 500mb de download, só a partir do IPhone 12 é que a Apple se liga em 5ghz por definição para mais velocidade e aí sim, só a partir do protocolo Wi-Fi 5 é que a velocidade pode chegar a esses níveis. 

Ah, sim? A explicação é essa?

Então porque razão, no meu caso, a resolução varia ao longo do dia? De manhã, até por volta das 10h, consigo uma resolução relativamente boa, a partir dessa hora e até às 22 ou 23h, a qualidade de imagem é um nojo, bem pior que a IRIS e do que a imagem obtida através do cabo coaxial, sem box. É nítido que a degradação da imagem está relacionada com o aumento da utilização de dados pela população. A capacidade da NOS para gerir a distribuição de dados com qualidade é, claramente, insuficiente. O que significa que não cumpre a sua parte no contrato que tem com os clientes.

Isso garanto-lhe que não é verdade.

Bom dia, já há alguns dias que a qualidade de imagem está com interferências mas hoje não se consegue ver os canais de televisão. Como posso contactar alguém para resolver o problema. 
Agradeço resposta urgente, obrigado

Reputação 7
Crachá +1

Boa tarde, ligar ao apoio técnico, gratuito a partir da rede NOS, ou enviando uma mensagem privada para @Fórum com o seu número de cliente e solicitar ajuda.

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Francisco Carlos Rocha Leite,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

O @atcrs prestou uma boa ajuda. 

Confirme-nos, por favor, que tipo de serviço tem instalado.

As interferências ocorrem em televisões sem box apenas? 

Obrigado 

Comentário