Skip to main content
Header

Internet via Satélite é uma fraude, é 4G. Satélite é apenas a TV!

Olá a todos,

Venho partilhar a minha situação surreal com a NOS para alertar outros clientes e exigir uma resolução imediata por parte dos moderadores deste fórum, visto que os canais normais de apoio ao cliente atuam de extrema má-fé.

Tinha o serviço da NOS (Internet fixa, 3 telemóveis e telefone fixo) e liguei para pedir o cancelamento devido a uma mudança de morada. Expliquei claramente ao operador que me ia mudar para uma zona remota em Alenquer, num vale onde o sinal 4G/5G é praticamente inexistente para conseguir trabalhar.

A linha de retenção garantiu-me que não havia problema e vendeu-me o pacote "NOS Três", afirmando categoricamente que teriam Internet via Satélite disponível para a minha morada. Confiando na palavra da NOS, aceitei.

O primeiro problema: A instalação ficou agendada para o dia 18 de Julho, entre as 08h00 e as 13h00. O técnico simplesmente não apareceu. Não recebi qualquer justificação, apenas um SMS automático com um link para reagendar (que atirei para o final do mês).

O segundo problema (e o mais grave): Durante esta espera, fui investigar as letras pequeninas e o Modelo Resumo de Contrato. Descobri que a NOS faz publicidade enganosa. O serviço de satélite é APENAS para a televisão! A internet fixa que me impingiram não vem de satélite nenhum, é suportada por um router de rede móvel disfarçado, com débitos máximos estimados de apenas 40Mbps/4Mbps. Ou seja, mentiram-me para segurar o contrato, atirando-me exatamente para o problema de cobertura de rede móvel que eu tinha avisado que queria evitar! Isto é vício de consentimento e burla comercial.

A tática para fugir ao cancelamento: Como o serviço ainda não foi instalado (nem ativado), estou em pleno direito de livre resolução. Dirigi-me ontem, dia 27 de Julho, à loja da NOS no Almada Fórum para cancelar tudo imediatamente. A assistente de loja registou o pedido e disse que a linha de cancelamentos me iria ligar para concluir o processo. Eles ligaram de facto. Mas sabem o que aconteceu? Assim que atendi, desligaram a chamada em menos de 2 segundos.

É uma tática de desgaste vergonhosa: fingem que tentaram contactar o cliente, arrastam o processo, o tempo vai passando, e tentam faturar mais um mês de um serviço que o cliente recusou e que sequer foi instalado!

Exijo que algum moderador do fórum pegue no meu caso e processe o cancelamento imediato e sem qualquer custo do meu pedido de adesão/transferência. Não vou pagar um cêntimo por um serviço que não foi ativado e que foi vendido com base numa mentira comercial.

Fica o alerta para quem estiver a pensar aceitar a "Internet por Satélite" da NOS.

Aguardo um contacto sério da vossa parte.

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • July 28, 2026

Não foi mentira. Esse termo é usado para descrever o serviço faz décadas, mas efetivamente só a tv é que é satélite e o router é por 4G.

Toda a gente do apoio se vai referir ao serviço como “ por satélite”. 

• Autor
  • Kilobyte
  • July 28, 2026

Não foi mentira. Esse termo é usado para descrever o serviço faz décadas, mas efetivamente só a tv é que é satélite e o router é por 4G.

Toda a gente do apoio se vai referir ao serviço como “ por satélite”. 

É uma mentira parcial então.. Compras um carro, mas não podes andar nele.😁

ByteSábio
Forum|alt.badge.img

boas, o serviço de satelite sempre foi assim na NOS, tem tv por antena parabólica e a internet é através de um router 4G.

aguarde a resposta da moderação que certamente vão ajudar

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2026

Boa tarde ​@TCCC2026, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas e ​do @ByteSábio em esclarecer.

Lamentamos a situação que descreve. Esta não é a experiência que desejamos que tenha com os serviços.

Para melhor compreendermos o sucedido e ajudar, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigada

• Autor
  • Kilobyte
  • July 28, 2026

Boa tarde ​@TCCC2026, bem-vindo ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e a ajuda do ​@Guimas e ​do @ByteSábio em esclarecer.

Lamentamos a situação que descreve. Esta não é a experiência que desejamos que tenha com os serviços.

Para melhor compreendermos o sucedido e ajudar, por favor, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigada

Boa tarde Rafaela, acabei de enviar. Obrigado

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • July 28, 2026

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe o quanto antes, ​@TCCC2026.

Muito obrigada