Skip to main content
Header
Respondido

HDR da Box UMA

Bom Dia, troquei a minha box iris por uma box Uma, para aproveitar a minha tv 4k hdr, uma lg oled c2, está conectada com o cabo hdmi fornecido com a box, em todos os canais, até os do youtube da box em que algum conteúdo está em hdr (nas opções de resolução do youtube da box só aparece 2160p60 sem hdr), tal como na própria box da UMA em que tenho para 2160p60, na info do ecrã da minha tv só aparece 2160p60/ YCBCR420 8b TM SDR em todo o conteúdo,seja de canais,seja de youtube, Netflix apareceu um ecrã preto sem som, o youtube da minha tv já aparece em HDR, tal como na minha PS5,PC,etc..tenho algum problema com a minha box UMA?

Melhor resposta por Jorge C

Miguel Santana escreveu:

Como troquei a box iris pela UMA, é possivel que os parâmetros de utilizador da box iris tenha migrado para a UMA visto que ainda mantenho as gravações que tinha na iris? Será que tenho que repor os parâmetros originais para ter o hdr e não apenas a resolução 4k?

A box UMA v2 muda automaticamente a resolução de defeito para a resolução da TV. 

Sugiro que desligue o HDMI-CEC e verifique se a mudança de resolução fica mais versátil. 

Obrigado.

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?
7% acharam o tópico útil

10 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8337 comentários
  • 27 de março de 2025

Boa tarde ​@Miguel Santana

Se consegue selecionar 4k e visualizar TV deveria funcionar. 

Verifique se a Netflix funciona colocando as definições em automático. 

Obrigado.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 27 de março de 2025

Ok, as definições em automático cheguei a experimentar na box para os canais,provavelmente aplica-se igualmente para a netflix, no youtube aquele conteúdo em hdr tenho nas definições da box e nas definições do youtube em 2160p60, experimentei igualmente em automático, não existe nenhuma opção para ativar ou desativar o hdr, nem na box, nem nas definições do youtube, e na info do ecrã da tv sempre diz sdr quando na minha tv qualquer conteúdo em hdr ativa logo o hdr e até aparece o logo hdr no canto superior direito e com todo e qualquer conteúdo da box não ativa o hdr da tv, nas definições da tv para o hdmi 1 (da box) são as mesmas para a PS5 e para o PC onde o hdr da tv é logo acionado, na info do ecrã da tv com a box UMA é sempre 2160p60/YCBCR420 8b TM SDR. Será que qualquer usuário de uma box da UMA aparece igualmente SDR em vez de HDR na info de ecrã das suas tv's? Se a Netflix estiver em hdr e o ecrã continuar preto e sem som é possivel que seja o hdr da box? Será que usando outra entrada hdmi na tv poderia resolver a situação? O cabo hdmi é o fornecido pela box, é hdmi 2.0.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 582 comentários
  • 27 de março de 2025
Miguel Santana escreveu:

Bom Dia, troquei a minha box iris por uma box Uma, para aproveitar a minha tv 4k hdr, uma lg oled c2, está conectada com o cabo hdmi fornecido com a box, em todos os canais, até os do youtube da box em que algum conteúdo está em hdr (nas opções de resolução do youtube da box só aparece 2160p60 sem hdr), tal como na própria box da UMA em que tenho para 2160p60, na info do ecrã da minha tv só aparece 2160p60/ YCBCR420 8b TM SDR em todo o conteúdo,seja de canais,seja de youtube, Netflix apareceu um ecrã preto sem som, o youtube da minha tv já aparece em HDR, tal como na minha PS5,PC,etc..tenho algum problema com a minha box UMA?

Qual foi a box UMA que lhe colocaram a UMA v1 ou a UMA v2, julgo que a UMA V1 não tem HDR.

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 27 de março de 2025

Foi a V2, a pequenina.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 582 comentários
  • 27 de março de 2025
Miguel Santana escreveu:

Foi a V2, a pequenina.

Então essa suporta HDR

• Autor
  • Kilobyte
  • 3 comentários
  • 27 de março de 2025

Como troquei a box iris pela UMA, é possivel que os parâmetros de utilizador da box iris tenha migrado para a UMA visto que ainda mantenho as gravações que tinha na iris? Será que tenho que repor os parâmetros originais para ter o hdr e não apenas a resolução 4k?

dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • 2233 comentários
  • 27 de março de 2025
Miguel Santana escreveu:

Eu posso estar enganado mas alguém que confirme melhor na UMAV2, acho que também não converte muito bem o HDR, pois isso devia ser automático, não é preciso fazer nada. a TV automaticamente deteta o formato da fonte emitida, se a suportar.

Lembro-me bem do mundial da Russia de 2018 que  RTP transmitiu nesse formato em HDR, o problema que foi nas boxes da UMA.

Por exemplo nas transmissões do Eurosport4K, são emitidas em HDR/HLG e esta através da UMA V1 no meu caso a TV deteta o formato emitido, por isso acho que há algum problema nas boxes.

Jorge C
Super User
  • 8337 comentários
  • Resposta
  • 27 de março de 2025
Miguel Santana escreveu:

A box UMA v2 muda automaticamente a resolução de defeito para a resolução da TV. 

Sugiro que desligue o HDMI-CEC e verifique se a mudança de resolução fica mais versátil. 

Obrigado.

Renato Gomes
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 582 comentários
  • 28 de março de 2025
dxnog escreveu:
Miguel Santana escreveu:

Eu posso estar enganado mas alguém que confirme melhor na UMAV2, acho que também não converte muito bem o HDR, pois isso devia ser automático, não é preciso fazer nada. a TV automaticamente deteta o formato da fonte emitida, se a suportar.

Lembro-me bem do mundial da Russia de 2018 que  RTP transmitiu nesse formato em HDR, o problema que foi nas boxes da UMA.

Por exemplo nas transmissões do Eurosport4K, são emitidas em HDR/HLG e esta através da UMA V1 no meu caso a TV deteta o formato emitido, por isso acho que há algum problema nas boxes.

Tens razão, a minha TV tem HDR e se a transmissão for em HDR ela muda automáticamente, por isso acho estranho. Como não tenho a V2 não posso confirmar.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29944 comentários
  • 31 de março de 2025

Boa noite a todos, 

A box compatível com HDR, no entanto, para que esta seja utilizada é necessário que a transmissão do canal seja nessa qualidade. 
Obrigado, 

Comentário