Skip to main content
Header
Megabyte
March 28, 2025
Respondido

Fibra em 2 televisões com uma box

Boa tarde. Estou a pensar instalar fibra em minha casa mas tenho algumas dúvidas relativamente ao funcionamento das tvs com uma única box.

Numa divisão da casa onde tenho uma smart tv atual gostaria de colocar a box.

Na outra divisão onde irá ficar o router tenho uma televisão mais antiga.

- A minha primeira questão é como terei de ligar a box ao router? Terei de atravessar um cabo pela parede?

- A segunda questão é como coloco os canais na televisão mais antiga sem a box?

- E a terceira e última questão, posso ver canais diferentes em ambas as tvs ao mesmo tempo ou tem de estar as duas sintonizadas no mesmo?

Muito obrigado pela atenção. 

Melhor resposta por CP001

A documentação disponível na internet sobre essa TV/monitor faz referência a um sintonizador DVB-T, que não é suficiente para sintonizar os canais NOS. Para sintonizar os canais NOS precisa de DVB-C MPEG-4. De qualquer forma, experimente. Nas LG para experimentar a sintonia é aconselhável na opção país colocar “-” e só depois tentar sintonizar os canais. Se lhe aparecer a opção Digital Cabo (ao invés de antena) a TV tem DVB-C. Fica só a faltar saber se tem MPEG-4.

Se depois dos testes concluir que não tem mesmo essa norma DVB-C MPEG-4, terá sempre de instalar um descodificador digital ou uma box alternativa como sugerido acima, para conseguir visualizar os canais da NOS.

No caso de optar por um descodificador digital ,aconselho a compra numa loja de eletrónica especializada (descodificador DVB-C MPEG-4). Não aconselho aluguer à NOS, opte por comprar se houver essa opção. Cheguei a ter o aluguer à NOS, mas era um aluguer de oferta, não pagava nada. Não sei se essa campanha ainda existirá.

15 Comentários

Megabyte
March 29, 2025

Sim. A mais antiga é LG - Flatron M2262DL

Mário P.
Gestor da comunidade
March 29, 2025

@pedrosafotografia, boa tarde. 

Com a referência que nos indica, pelo que verificamos, corresponde a um monitor e não uma televisão. 
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
CP001Resposta
March 31, 2025

A documentação disponível na internet sobre essa TV/monitor faz referência a um sintonizador DVB-T, que não é suficiente para sintonizar os canais NOS. Para sintonizar os canais NOS precisa de DVB-C MPEG-4. De qualquer forma, experimente. Nas LG para experimentar a sintonia é aconselhável na opção país colocar “-” e só depois tentar sintonizar os canais. Se lhe aparecer a opção Digital Cabo (ao invés de antena) a TV tem DVB-C. Fica só a faltar saber se tem MPEG-4.

Se depois dos testes concluir que não tem mesmo essa norma DVB-C MPEG-4, terá sempre de instalar um descodificador digital ou uma box alternativa como sugerido acima, para conseguir visualizar os canais da NOS.

No caso de optar por um descodificador digital ,aconselho a compra numa loja de eletrónica especializada (descodificador DVB-C MPEG-4). Não aconselho aluguer à NOS, opte por comprar se houver essa opção. Cheguei a ter o aluguer à NOS, mas era um aluguer de oferta, não pagava nada. Não sei se essa campanha ainda existirá.

João H.
Gestor da comunidade
March 31, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@pedrosafotografia e a ajuda do ​@CP001 em esclarecer sobre o tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.