Skip to main content
Header
Bit
November 28, 2021
Pergunta

Fibra

Olá. Sou cliente NOS há cerca de 20 anos, sempre satisfeito com o vosso serviço e leal à vossa empresa.

Este mês comprei uma nova habitação em Oeiras, e pedi transferência de morada dos serviços da minha casa de Lisboa para a casa nova. Demoraram três dias para me dizer que não existe fibra no meu prédio. Expliquei que é um prédio novo, com caixa à porta e obviamente preparado para receber fibra de qualquer operadora. Entretanto já confirmei que o prédio ao lado do meu (dista cerca de 10 metros), tem utilizadores da Nos com acesso a Fibra. Gostaria portanto de perceber, se não é má vontade da parte da Nos recusar-se para já a garantir-me fibra no apartamento. Tenho 20 anos de Nos, nunca falhei um pagamento nas datas devidas, no entanto parece que querem escorraçar um cliente leal. 

Repito que a habitação é em Oeiras, numa rua onde existem clientes Nos com fibra. Gostaria de perceber a recusa em prestarem o serviço. Só o fazem se os meus futuros vizinhos também pedirem Nos com fibra? Deve haver um número mínimo de clientes no prédio para que valha a pena para vocês?

Qual é o critério?

Se não for tratado rapidamente obviamente rescindirei contrato com a Nos, e todos os contratos da minha família com a vossa empresa (fui eu que os fiz) serão alterados para outra operadora aquando o prazo do contrato terminar.

Aguardo da vossa parte algum feedback.

Cumprimentos 

Rui Costa 

14 Comentários

Guimas
Super User
Super User
November 28, 2021

Aqui não vai receber resposta diferente. Se já fez o pedido para fibra e lhe dizem que não é possivel, é o que é. Acha mesmo que não colocariam se não fosse?

Super User
November 28, 2021

O que se passa é que, provavelmente, um outro serviço tem de passar para fazer outro tipo de ligações primeiro e esses não estão contactáveis pelos canais normais. Tente contactar o @Fórum e peça a ajuda deles. A resolução poderá ser simples mas pode levar algum tempo.

Inês B.
Moderador
November 30, 2021

Olá @Rui Manuel Carvalho,

Vamos analisar a situação.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Megabyte
January 1, 2026

Boa noite, Iniciei um processo de reclamação no Livro de Reclamações, no qual exijo uma explicação para o facto de existir uma caixa da Vodafone no meu prédio que não permite a partilha de fibra. Disseram‑me que teria de mudar para coaxial, apesar de existir fibra instalada, porque alegadamente não há partilha. Nessa reclamação, uma das exigências que apresentei foi precisamente a autorização de partilha. Resumindo: como posso pedir à NOS que solicite o acesso a essa caixa?

Guimas
Super User
Super User
January 1, 2026

Se a resposta do apoio é que a disponibilidade é HFC basicamente é a resposta que vai ter. Mas se fez a reclamação aguarde a resposta dessa via

Rafaela F.
Gestor da comunidade
January 2, 2026

Bom dia ​@KalyPT,

Agradecemos a sua mensagem e partilha. 😊

Apesar de existir um PDO da Vodafone no prédio, a NOS não tem rede própria nem acordo de utilização dessa infraestrutura nesse local. Por esse motivo, tecnicamente não é possível instalar fibra NOS aí neste momento.

Ainda assim, sendo que já expôs a situação através do livro de reclamações, esta já se encontra a ser acompanhado por uma equipa NOS que dará uma resposta assim que possível.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Megabyte
January 2, 2026

Fiz uma reclamação no Livro de Reclamações dirigida à Vodafone. O meu objetivo é que o acesso à caixa instalada no meu prédio seja disponibilizado à NOS, conforme solicitei na reclamação.

O que pretendo saber é: onde devo pedir para que a NOS faça o pedido formal de acesso à caixa, de forma a que a Vodafone autorize essa partilha?

João H.
Gestor da comunidade
January 2, 2026

Boa tarde ​@KalyPT,

Agradecemos a sua mensagem e clarificação da situação.

A gestão de infraestruturas NOS e parcerias de partilha de infraestruturas são realizadas diretamente entre marcas, não existindo um canal direto para pedidos de clientes.

Sendo que já expôs o seu pedido diretamente com o detentor das infraestruturas, sugerimos que aguarde resposta dos mesmos.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
January 2, 2026

Muito obrigada pelo esclarecimento. 
Bom ano 😃

João H.
Gestor da comunidade
January 2, 2026

Agradecemos também a sua mensagem  ​@KalyPT. 🙂

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado e bom ano. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.