Header

Facturação NOS


Boa noite, preciso de alguns esclarecimentos relativamente ao processo de facturação.

Iniciei serviço na NOS dia 17 de Junho de 2023. Este contracto foi celebrado na loja do Almada Forum da NOS pelo Sr Diogo Ereira. Este contracto tem incluido os canais todos, incluindo os canais da FOX Comedy, menos os habituais Sportv Tv e afins. Tem 2 telefones incluídos com 20G cada mais 3500 minutos cada.

Foi oferta da loja, BOX para uma televisão para além da Box principal. Esta oferta surgiu na negociação, derivado a algumas TV da NOS precisarem da Box para aceder aos canais, porque não têm Smart tv. 

Foi oferta da loja a primeira mensalidade. 

No dia 24 de Junho recebi uma sms com o valor de 3.68€ para pagar. 

Os plano dos canais Fox Comedy não estavam activos aquando da instalação, ficou activo após contacto com Sr Diogo Ereira. 

Falou-se por SMS com o Sr Diogo a respeito dos 3.68€, em que o mesmo disse para ignorar.

Hoje dia 25 de Junho, recebi uma factura de 62,82€ mais os 3,68€ em atraso para pagar.

Ao consultar estas facturas, sim porque o valor de 3,68€ vem na factura de 17 de junho até 15 de julho, com a oferta da primeira mensalidade. Estes 3,68€ são a cobrança da Box extra.

Na factura de 25 de Junho vem a facturação de 16 de Julho até 15 de Agosto, onde se cobra novamente a box.

A minha pergunta é que em 1 mês de serviço tenho duas facturas.  Pergunto se na prestação de serviços se pode cobrar adiantado por um serviço ainda não prestado ao cliente? Pergunto qual a base legal para em apenas 1 mês de serviço eu ter 2 facturas?

Gostava que alguém me esclarecesse relativamente a estes aspectos.

Aguardo aciosamente por uma resposta.


7 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Deverá estar descriminado o tempo de utilização do serviço na fatura, normalmente esses valores estão corretos. A 2º box quase de certeza que será cobrada, pois é o valor dela. Mas aqui não conseguimos lhe dar respostas concretas.

Para rápido tratamento -» 16990 ou 9316990 opção 2 ( faturação).

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Mikke78, seja bem-vindo ao Fórum NOS

Estamos aqui para ajudar. 
Envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
Vamos verificar a situação e ajudar. 
Obrigado, 

Boa noite, a minha dúvida persiste. Qual a base legal para a cobrança de um serviço nan prestação de um serviço cobrado antecipadamente?

Tenho 1 mês e 10 dias de serviço de NOS, tenho 2 facturas.... Não sabia que ao fim de 4 dias após instalação já teria a primeira factura para pagar.

Nunca me aconteceu, daí perguntar qual a base legal?

Na eventualidade de ultrapassar os minutos do telemóvel ou os gigas? Vem facturado em que factura? Exemplo: Se hoje eu ultrapassar os gigas, a factura que tenho a pagar vai da data 16 de Julho a 15 de Agosto, estes gigas virão facturados aonde? Virá na factura de 16 Agosto a 15 de Setembro? Que base legal é essa? Os dados foram consumidos em Julho e serão cobrados em Agosto numa factura de 16 Agosto até 15 Setembro... qual o sentido.

É só um exemplo, por isso não percebo a base de sustentação destas facturas. 

Ditado popular já dizia, quem paga adiantado fica mal servido. 

Correndo o risco de ser mal interpretado, não quero dizer que não pago, os timings são errados de certeza.

Só preciso que alguém que me uma explicação plausível, e qual a base legal para o fazerem. Qual a base legal para me cobrarem serviços dos quais ainda não usei? Qual a base legal, numa factura facturarem serviços que foram usados nos meses anteriores? Terei de pagar isso? Uma vez pago, deverá ser oferta do operador?

Reputação 7
Crachá +6

O ciclo de faturação é atribuído consoante a data de instalação/contratação do serviço, pelo que no caso que refere o seu ciclo de faturação é de 16 a 15 de cada mês. Assim, inevitavelmente, para que cumpra um ciclo natural de 30 dias é necessário antecipar. Conforme disposto das cláusulas gerais contratuais [10.9]

Saiba mais sobre o seu ciclo de faturação na App NOS ou Área de Cliente em: 

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o ciclo de faturação, estamos disponíveis para ajudar. 

Obrigado

Obrigado por ter enviado o período de facturação da NOS. Continuo sem preceber, e sem entender a base legal da mesma, em que uma factura, com um período de facturação, corresponde a uma data como a própria factura indica? Penso que é correcto? Então porque com apenas 3 dias de serviço recebo uma factura de um mês de serviço? Então porque na segunda factura, vem duas datas? Período facturação e período de cobrança? Se a facturação corresponde ao mês em que cobram o serviço, porquê cobrar serviços anteriores com datas anteriores? Na minha segunda factura vem período facturado 16 Julho até 15 Agosto, mas depois detalhado vem 17 Junho até 15 Julho? Porquê? Isso não deveria ter sido na tal primeira factura que me enviaram? Isto foi remetido para a Anacon, visto a incompreensão da minha parte por haver duas datas na mesma factura, visto haver duas facturas com apenas 1 mês e 10 dias de serviço. A irregularidade é bem visível, e vem patente na vossa factura.

Numa empresa como a NOS, qual a pressa, qual o intuito, o que ganham com isto? As facturas vão ser pagas, porquê aldrabar o sistema? No fim do contracto como fariam os acertos? Se andam um mês à frente na facturação. Isto deveria ser um não assunto, se tivesse tudo preto no branco, como manda a lei. Agora deveria receber a primeira factura, não a segunda. Vou continuar a protestar até ficar resolvido. 

Reputação 7
Crachá +6

Esclarecemos a questão quanto ao motivo de ter esse ciclo de faturação. 

O Fórum NOS não discute temas de legais ou consulta legislação, pelo que se pretender podemos endereçar a sua questão à equipa que o pode esclarecer e informar em conformidade, @Mikke78  

Obrigado

Comentário