Skip to main content
Header
Resposta

Dificuldade em sintonizar canais de TV sem box (via cabo coaxial)


Olá,

Em minha casa estou a tentar sintonizar os canais de televisão através do cabo coaxial, mas sem sucesso.

Tenho duas televisões:

  • Uma está ligada à box da NOS via HDMI (funciona normalmente).

  • A outra pretendia ligar diretamente por cabo coaxial, sem box, para ver os canais do serviço NOS.

Atualmente, essa segunda televisão está ligada a uma antena e consigo obter os 7 canais públicos. O que eu queria era conseguir os canais do pacote NOS via cabo.

Tentei:

  • Ligar a televisão à saída OUT do splitter — não sintoniza canais.

  • Desligar o cabo coaxial da box e ligá-lo diretamente à televisão — também não obtive sinal (apesar de a box funcionar perfeitamente).

  • Fiz testes nas duas televisões e o resultado foi o mesmo.

Como não percebo muito do assunto, pode ser que esteja a fazer algo errado…
Será que o sinal coaxial da NOS é codificado e só a box consegue interpretá-lo?

PS: Adicionei uma imagem com legenda das saídas do splitter, para ajudar a perceber a ligação.

Obrigado desde já pela ajuda!

 

Box
Splitter
ONT
Serviço contratado

 

Melhor resposta por dxnog

parece que o problema estará na TV se ligou diretamente o cabo à Tv e nao consegue sintonizar.

Ou a TV nao tem dvbc ou estará a fazer mal a sintonia.

Nao estará no modo de DVBT da TDT, uma vez que menciona que tem os 7 canais da TDT  sintonizados? tem de mudar a sintonia para o DVBC.

 

17 Comentários

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 10, 2025

Boa tarde ​@RuiLiberal,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a ter acesso à grelha de canais NOS em televisões sem box, é necessário a sua televisão tenha capacidade de descodificação de sinal DVB-C. 

Caso a televisão não tenha descodificador DVB-C integrado, é necessário que utilize um externos.

Confirme, por favor, se a sua televisão é dotada desta característica.

Obrigado


  • Autor
  • Megabyte
  • November 11, 2025

Boa tarde ​@RuiLiberal,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

De forma a ter acesso à grelha de canais NOS em televisões sem box, é necessário a sua televisão tenha capacidade de descodificação de sinal DVB-C. 

Caso a televisão não tenha descodificador DVB-C integrado, é necessário que utilize um externos.

Confirme, por favor, se a sua televisão é dotada desta característica.

Obrigado

As televisões que testei foram a LG 32LB75 e LG 19LH2000 e, pelo que pesquisei, ambas têm descodificador DVB-C.


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.


  • Autor
  • Megabyte
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).


Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).

Pode ser o spliter que esteja estragado. Teste trocar a saida da box e televisão, para ver se continua com sinal na box. 

Se ficar sem sinal na box depois desta inversão, quer dizer que o spliter está avariado e é trocar. 

Se mesmo assim continuar sem sinal, é ligar pro apoio ao cliente e dizer que está sem sinal numa das televisões de casa que não têm box, mas não diga nada sobre a instalação anterior ou que agora está a tentar ligar essa tv, porque senão cobram-lhe a intervenção técnica. Diga que tinha essa tv a funcionar e que deixou de funcionar. 

um bem haja 


dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • Resposta
  • November 11, 2025

parece que o problema estará na TV se ligou diretamente o cabo à Tv e nao consegue sintonizar.

Ou a TV nao tem dvbc ou estará a fazer mal a sintonia.

Nao estará no modo de DVBT da TDT, uma vez que menciona que tem os 7 canais da TDT  sintonizados? tem de mudar a sintonia para o DVBC.

 


  • Autor
  • Megabyte
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).

Pode ser o spliter que esteja estragado. Teste trocar a saida da box e televisão, para ver se continua com sinal na box. 

Se ficar sem sinal na box depois desta inversão, quer dizer que o spliter está avariado e é trocar. 

Se mesmo assim continuar sem sinal, é ligar pro apoio ao cliente e dizer que está sem sinal numa das televisões de casa que não têm box, mas não diga nada sobre a instalação anterior ou que agora está a tentar ligar essa tv, porque senão cobram-lhe a intervenção técnica. Diga que tinha essa tv a funcionar e que deixou de funcionar. 

um bem haja 

Pois secalhar o melhor será ligar para o apoio ao cliente.

Eu já tentei pegar no cabo que vai para a box e liga-lo diretamente à TV mas não consigo sintonizar na mesma.


  • Autor
  • Megabyte
  • November 11, 2025

parece que o problema estará na TV se ligou diretamente o cabo à Tv e nao consegue sintonizar.

Ou a TV nao tem dvbc ou estará a fazer mal a sintonia.

Nao estará no modo de DVBT da TDT, uma vez que menciona que tem os 7 canais da TDT  sintonizados? tem de mudar a sintonia para o DVBC.

 

Como não tenho os manuais das TVs, fui pesquisar e pelo que vi parece que têm DVB-C...

Eu quando faço a sintonização não encontro a opção de escolher DVB-C ou DVB-T.


Forum|alt.badge.img+2
  • Zettabyte
  • November 11, 2025

 

parece que o problema estará na TV se ligou diretamente o cabo à Tv e nao consegue sintonizar.

Ou a TV nao tem dvbc ou estará a fazer mal a sintonia.

Nao estará no modo de DVBT da TDT, uma vez que menciona que tem os 7 canais da TDT  sintonizados? tem de mudar a sintonia para o DVBC.

 

Como não tenho os manuais das TVs, fui pesquisar e pelo que vi parece que têm DVB-C...

Eu quando faço a sintonização não encontro a opção de escolher DVB-C ou DVB-T.

Boa tarde,

Eu tenho uma televisão LG com mais de 10 anos onde é preciso definir como país Finlândia para que a opção cabo dvb-c fique acessível.

Os seus televisores também são antigos, mas já terão muito provavelmente dvb-c, mas apenas disponibilizado para os países onde essa técnica já era utilizada. É por isso que é importante escolher como país Finlândia.


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).

Já experimentou ligar um cobre do RF out para a tv? 


  • Autor
  • Megabyte
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).

Já experimentou ligar um cobre do RF out para a tv? 

Sim, tentei ligar no RF OUT da box até à TV e também não deu


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 11, 2025

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho ​@RuiLiberal e partilha de ajuda da comunidade sobre este tema.

Diga-nos, por favor, se alterando o país como sugerido pelo ​@Carlos AC, resolve a situação. Consegue captar alguns canais?

Obrigado


Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • November 11, 2025

Boa tarde,,

Se percebi bem, está ligado à antena exterior para a TDT, o que terá de fazer é injectar o sinal da box no sistema. Não pode desligar o coaxial do router senão não tem sinal. Poderá ter de meter um splitter de sinal e aumentar o mesmo ou mesmo mudar de router., para um que as saídas que pretende. Compreenda que terá de contactar um eletricista para que ele lhe diga o que tem de fazer.

O coaxial sai do ONT e vai para o splitter como está na imagem. A partir do splitter os cabos estão ligados diretamente à box e à televisão (conforme a legenda a vermelho).

Já experimentou ligar um cobre do RF out para a tv? 

Sim, tentei ligar no RF OUT da box até à TV e também não deu

Então o problema estará na energia, o sinal digital requere mais sumo, só um técnico ou electricista como seus aparelhos pode ver isso.


Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 11, 2025

O ​@atcrs deu uma boa ajuda, ​@RuiLiberal 

Obrigado, 


  • Autor
  • Megabyte
  • November 12, 2025

Acabei por conseguir testar noutra televisão e consegui sintonizar os canais todos.

Afinal o problema é mesmo das televisões… 😅


dxnog
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • November 12, 2025

Acabei por conseguir testar noutra televisão e consegui sintonizar os canais todos.

Afinal o problema é mesmo das televisões… 😅

ora bem, bem tinha dito que o problema era das TVs 


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 12, 2025

Bom dia ​@RuiLiberal,

Agradecemos o seu testemunho e ficamos contentes por saber que se encontra resolvido.

Se surgirem mais questões, partilhe com a comunidade. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado,