Skip to main content
Header
Pergunta

Definições de segurança - Androidtv Box 4K

Olá, 

Tenho um familiar com alguma idade no qual lhe foi instalada uma Box Android 4K.

O problema, é que já por diversas vezes que me tive que deslocar a sua casa para resolver "problemas" básicos de utilizador:

Wireless desactivado

Abertura de outras aplicações

Aplicação NOS TV desinstalada

Logoff da conta google

Etc

Isto são tudo problemas de pessoas com alguma idade a qual estas "novas tecnologias" fazem sempre muita confusão, e de forma a evitar as minhas constantes idas, queria de alguma forma desactivar o acesso às definições de sistema.

Neste momento já desactivei e desinstalei todas a aplicações não necessárias, de forma a que a única aplicação disponível seja a NOS. 

Já pesquisei por toda a box e aparentemente não está disponível a opção de criação de perfis com controlo parental de certamente ajudariam neste caso e o menu de segurança tambem não está disponível. 

Existe alguma forma de restringir o acesso às configurações e tornar a utilização da box Android o mais básico possível? 

Obrigado 

5 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1

Não existe esse tipo de opções em nenhum equipamento no mercado, que eu conheça pelo menos.

pessoas com idade mais avançada vão ter sempre esses problemas com novas tecnologias. A solução é optar por equipamentos mais antigos como a box uma ou a iris, ou então um simples descodificador digital.

um bem haha 

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Em box Android convencionais essa opção está disponivel. 

Exemplo: numa chromecast consigo adicionar um perfil de "criança" limitando assim o acesso a muitas das funcionalidades. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • May 25, 2026

Definições > Contas e perfis > Adicionar uma criança
não aparece essa opção. A box android da nos é uma box android convencional, só por dizer que já vem com nos tv instalado, mas de resto é um sistema universal.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Obrigado pelas respostas Bruno, no entanto quando eu me referia a boxes convencionais, estava a falar em boxes Android sem configuraçoes das operadoras. 

A box 4K vem com diversas configurações de fábrica, tais como a impossibilidade de "side-load" aplicacional ou mesmo acesso ao developer menu, o que eu penso que seja algo natural para preservar o funcionamento da box. 

Mas, o que eu pretendia era uma opção simples como a criação de perfis mais básicos ou qualquer outra opção que me permitisse limitar a utilização a pessoas mais básicas…

Não vejo outra opção que não o pedido de troca de box por algo mais simples... 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 25, 2026

Boa noite ​@CJSoares

Talvez deseje testar alterar/criar uma conta google com controlo parental.

Como configurar o controlo parental no Google Play - Google

Caso necessite de ajuda disponha. 

Obrigado.