Skip to main content
Header

Definições de segurança - Androidtv Box 4K

Olá, 

Tenho um familiar com alguma idade no qual lhe foi instalada uma Box Android 4K.

O problema, é que já por diversas vezes que me tive que deslocar a sua casa para resolver "problemas" básicos de utilizador:

Wireless desactivado

Abertura de outras aplicações

Aplicação NOS TV desinstalada

Logoff da conta google

Etc

Isto são tudo problemas de pessoas com alguma idade a qual estas "novas tecnologias" fazem sempre muita confusão, e de forma a evitar as minhas constantes idas, queria de alguma forma desactivar o acesso às definições de sistema.

Neste momento já desactivei e desinstalei todas a aplicações não necessárias, de forma a que a única aplicação disponível seja a NOS. 

Já pesquisei por toda a box e aparentemente não está disponível a opção de criação de perfis com controlo parental de certamente ajudariam neste caso e o menu de segurança tambem não está disponível. 

Existe alguma forma de restringir o acesso às configurações e tornar a utilização da box Android o mais básico possível? 

Obrigado 

5 Comentários

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • May 25, 2026

Não existe esse tipo de opções em nenhum equipamento no mercado, que eu conheça pelo menos.

pessoas com idade mais avançada vão ter sempre esses problemas com novas tecnologias. A solução é optar por equipamentos mais antigos como a box uma ou a iris, ou então um simples descodificador digital.

um bem haha 

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Em box Android convencionais essa opção está disponivel. 

Exemplo: numa chromecast consigo adicionar um perfil de "criança" limitando assim o acesso a muitas das funcionalidades. 

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • May 25, 2026

Definições > Contas e perfis > Adicionar uma criança
não aparece essa opção. A box android da nos é uma box android convencional, só por dizer que já vem com nos tv instalado, mas de resto é um sistema universal.

um bem haja 

• Autor
  • Kilobyte
  • May 25, 2026

Obrigado pelas respostas Bruno, no entanto quando eu me referia a boxes convencionais, estava a falar em boxes Android sem configuraçoes das operadoras. 

A box 4K vem com diversas configurações de fábrica, tais como a impossibilidade de "side-load" aplicacional ou mesmo acesso ao developer menu, o que eu penso que seja algo natural para preservar o funcionamento da box. 

Mas, o que eu pretendia era uma opção simples como a criação de perfis mais básicos ou qualquer outra opção que me permitisse limitar a utilização a pessoas mais básicas…

Não vejo outra opção que não o pedido de troca de box por algo mais simples... 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 25, 2026

Boa noite ​@CJSoares

Talvez deseje testar alterar/criar uma conta google com controlo parental.

Como configurar o controlo parental no Google Play - Google

Caso necessite de ajuda disponha. 

Obrigado.