Header

Definição dos Canais VS Informação na Grelha de Canais


A minha televisão LG OLed têm como particularidade uma função que me informa qual a qualidade de Imagem/vídeo que está a ser exibida no ecrã da mesma.
Assim e dependendo dos Canais tenho:
1- Uma definição SD 576i, para a maioria dos canais recebidos.
2- Uma definição HD 1080i, para os canais ditos HD, como é o caso do Canal 80 (Hollywood HD).
3- Uma definição UHD 2160p, para os canais 4K, como é o caso do Canal 441.
Ora na vossa Grelha de Canais no link https://www.nos.pt/particulares/televisao/canais/lista-de-canais/Documents/grelha-fibra2019.pdf vem lá referido, por exemplo, que o canal 1, 2, 3 são canais HD e a minha televisão diz-me que a definição de imagem destes canais é SD 576i, portanto não são HD.
Curiosamente, nessa vossa Grelha de Canais, o Canal 301 está como não sendo HD, mas a minha televisão diz-me que a definição é HD 1080i.
Também e por princípio os canais com imagem em HD têm a indicação na própria imagem que são HD, por exemplo Hollywood HD, mas o canal 301 que é a RTP1 e é transmitido em HD, não aparece na imagem, RTP1 HD, não identificando assim que o programa está a ser transmitido em HD.
E este é só um exemplo.
Verifica-se assim que a vossa Grelha de Canais no link supracitado e a identificação do canal na própria imagem do programa em exibição não estão corretas em relação à definição dos mesmos, o que dá origem a confusões em relação ao espetador.
Da mesma forma na vossa APP para Android, por exemplo, os canais 1, 2 e 3 estão indicados como sendo HD e como atrás referi não o são, alias na propria imagem dos respectivos programas nem sequer aparece a indicação HD, como aparece por exemplo para NOS STUDIOS HD.
Ora tudo isto é muito dubio e deixa muitas incertezas sobre a real qualidade/definição em que os programas estão realmente a ser transmitidos.
Seria pois de bom tom que, quer a informação que aparece na imagem do programa, quer a informação na grelha de canais passasse a corresponder à real qualidade/defenição da própria emissão, sob pena de ter que considerar que existe informação enganosa.

1 Comentário

... e a minha televisão diz-me que a definição de imagem destes canais é SD 576i, portanto não são HD....

Refere-se aos canais da grelha RF Digital (sem box)?
É que o link que indicou nao é da Lsta de canais digitais disponíveis sem box.
Embora esta lista nao indique se os canais sao SD/HD, basta reparar que os canais indicados estao num multiplexer com modulaçao 64 QAM, com débito máximo útil menor que os restantes multiplexer.

Quanto aos simbolos (logotipos) dos canais, sao da responsabilidade do propios canais.

Comentário